Banner

Assembleia Legislativa

Alunos da rede pública se beneficiam de palestra com dicas para o ENEM

Imprimir
PDF

ENEM

 

Alunos da Escola Estadual Frei Miguelinho, no Alecrim, tiveram dúvidas esclarecidas e motivação de sobra para embarcar na parceria resultante do "Conexão Enem", da Assembleia Legislativa, com o "Quero Aprender", da Secretaria Estadual de Educação.

"A maioria dos alunos não sabe que tem uma série de serviços de aprendizagem, e gratuitos à disposição. A parceria desses dois projetos é um exemplo disso", explicou o professor João Maria de Lima, que palestrou sobre esse tema para cerca de 70 alunos da escola nesta quinta-feira (4).

É o caso de Nataniel Nogueira, 17, que se surpreendeu com o conteúdo ministrado. "Nossa! É muita informativa a palestra dele. Essas dicas simples sobre o Enem eu nem imaginava sobre como poderia me beneficiar", contou o estudante.

Durante a palestra, o professor falou serviços integrados de aprendizagem que os alunos podem acessar no Portal Sigeduc, da Secretaria Estadual de Educação. Em seguida, dedicou atenção para falar sobre o "Conexão Enem", citando dicas gerais para os alunos na hora da prova.

O projeto Quero Aprender ajudará estudantes no processo de aprendizagem tendo como estratégia a ampliação do acesso aos conteúdos didáticos, que buscam consolidar os conhecimentos básicos que o aluno da Rede Estadual deve ter construído ao final de alguns anos de escolaridade.

Através, agora, do Conexão Enem, as metas do programa tem ganhado amplitude maior, com divulgação na TV Assembleia e a junção do conteúdo ministrado pelo professor João Maria de Lima para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Comentários (0)

Assembleias do Brasil se reúnem na 21ª Conferência da UNALE

Imprimir
PDF

UNALE

As Assembleias Legislativas do Brasil se reúnem durante a 21ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que vai acontecer entre 7 e 9 de junho deste ano, na cidade e de Foz do Iguaçu.

A Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, promovida anualmente pela Unale, União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, objetiva reunir o maior número de parlamentares e entidades legislativas para discutir as mudanças necessárias para o desenvolvimento do Brasil.

O evento terá como abordagem principal "O Brasil e suas reformas", aprofundando as discussões sobre a relevância do poder legislativo estadual, a crise nos estados e as soluções, as reformas política e trabalhista, além de outros temas de relevância nacional e internacional.

Edital de Convocação

UNIÃO NACIONAL DOS LEGISLADORES E LEGISLATIVOS ESTADUAIS – UNALE, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 00.627.992/0001-81, com endereço no SGAS 902, Edifício Athenas, Entrada C, Salas 120 a 131, Brasília – DF, nos termos do Estatuto, convoca os seus filiados para a reunião da Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no Rafain Palace Hotel e Convention, nas dependências do "Expocenter IV", sala A1, situado na Avenida Olímpio Rafagnin, 2357, Parque Imperatriz, na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, no dia 09 de junho de 2017, às 11h15, em primeira convocação, havendo quórum de 50% (cinquenta por cento), ou às 11h30, em segunda convocação, com qualquer número de presentes, para o fim de deliberarem sobre a seguinte pauta:

• Prestação de Contas do Mandato;

• Eleições da Nova Diretoria.

Cientifica ainda aos seus filiados que o prazo de 05 (cinco) dias para impugnação da candidatura ao cargo da Diretoria Executiva e demais cargos de Direção da UNALE, terá início imediatamente após vencido o prazo de registro das candidaturas previsto no art. 14 do estatuto consolidado.

Os interessados deverão entrar em contato com o Diretor-Geral da entidade pelo telefone (61) 3533-7300 ou através do e-mail germano@unale.org.br. Eventuais impugnações aos candidatos deverão ser protocoladas por escrito, na sede da UNALE, devidamente fundamentada e acompanhada dos documentos necessários para comprovação do fato alegado.

Brasília/DF, 05 de maio de 2017.

Deputado Adjuto Rodrigues Afonso

Presidente da UNALE

Comentários (0)

Assembleia entrega título de cidadão a Mairton França e Clauder Arcanjo

Imprimir
PDF

souza

O professor Mairton França, titular da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do RN, e o engenheiro, professor e escritor Clauder Arcanjo são os mais novos cidadãos norte-riograndeses. Os títulos foram entregues na manhã desta quarta-feira (30) em sessão proposta pelo deputado Souza Neto (PHS) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

O parlamentar destacou o extenso currículo dos homenageados e a importância da outorga do título. "Minha fala é revestida de um caráter especial e pessoal. Tenho certeza que os títulos de cidadania que o Poder Legislativo do RN entrega hoje ao professor Mairton França e ao engenheiro, professor e escritor Clauder Arcanjo, são, de fato, manifestação de reconhecimento e também de justiça. Os agraciados passam a ser irmãos, conterrâneos, parte de nós mesmos", disse.

Natural de Fortaleza, José Mairton França foi breve em seu discurso. "O lugar de onde somos é aquele que nos identifica. Que escolhemos ser, viver e ser felizes. Para mim, este lugar é o Rio Grande do Norte. Minha terra das oportunidades. Desde criança ouço minha avó, a mãe do meu pai falar do povo daqui sempre com muita admiração. E ela me falou que a origem do meu sobrenome é potiguar. Uma alegria para mim", destacou.

Um pouco mais emocionado, o também cearense Clauder Arcanjo agradeceu à família e amigos. "Obrigado. Estou muito emocionado e feliz. Nesta terra de Cascudo estou há quase 30 anos. Minha Santana do Acaraú está um pouco enciumada, sabe que estou morrendo de amores pelo solo potiguar, mas devo dizer que nunca rompemos com nossa terra natal. Mas o solo potiguar está marcado em minha memória afetiva", discursou.

LANÇAMENTO

Depois da entrega dos títulos o professor Clauder Arcanjo lançou o livro Cambono, de sua autoria, na Assembleia Legislativa. Em formato de novela-folhetim , o autor constrói uma trama labiríntica em que o cotidiano dos moradores da fictícia Licânia é retratado de forma surpreendente.

OS HOMENAGEADOS

Antônio Clauder Alves Arcanjo (Clauder Arcanjo)

Engenheiro civil, formado, em 1985, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é natural de Santana do Acaraú-CE. Escritor, publicou as seguintes obras: Licânia (contos), Lápis nas veias (minicontos), Novenário de espinhos (poemas), Uma garça no asfalto (crônicas), e o livro de aforismos, edição bilíngue português-espanhol, Pílulas para o silêncio (Píldoras para el silencio), lançado em outubro de 2014, em Salamanca – Espanha. No prelo, obras inéditas nos seguintes gêneros: romance, resenhas literárias e novela. Reside em Mossoró-RN, desde 1986, sendo um dos editores da Sarau das Letras. É membro da Academia Mossoroense de Letras (AMOL), da Academia Maçônica de Letras do Rio Grande do Norte (AMLERN), da Sociedade Brasileira para Estudos do Cangaço (SBEC) e do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP). Cronista semanal dos jornais Gazeta do Oeste e O Mossoroense, além de colaborador de diversos sites literários. Clauder Arcanjo é, também, um dos coordenadores do programa Pedagogia da Gestão, na Tv Cabo Mossoró (TCM), programa este voltado para o incentivo às boas ações de gestão, educação e cultura na região.

José Mairton Figueiredo de França

Nasceu na cidade de Fortaleza - CE. Em 1990 chegou ao Rio Grande do Norte para residir com a família na cidade do Natal, onde morou até 1994. É economista, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre em economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ocupou os cargos de Diretor de Pós-Graduação e Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação no período de 1998 a 2000 na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). No campo da pesquisa acadêmica, o Prof. Mairton França foi líder do grupo de pesquisa sobre "estudos de eficiência e produtividade" da Faculdade de Ciências Econômicas da UERN. Na Prefeitura Municipal de Mossoró em janeiro de 2005, assumiu a função de assessor técnico da Secretaria Municipal da Cidadania, e depois o cargo de Gerente Executivo da Gestão Ambiental (em outubro de 2005 a dezembro de 2012). Atuou no Grupo de Trabalho Local para a elaboração do Plano Diretor de Mossoró-RN, na elaboração do Código Municipal de Meio Ambiente e como colaborador na elaboração do Código de Obras, Edificações e Posturas e dos Planos de Mobilidade Urbana e de Gestão dos Resíduos Sólidos do Município de Mossoró. Atualmente ocupa o cargo de Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, onde preside o Conselho Estadual de Recursos Hídricos - CONERH, o Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONEMA e o Conselho de Administração da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte-CAERN, tem conseguido através de reiteradas visitas ao ministério da Integração à liberação de Recursos para obras importantes como a Barragem de Oiticica e projetos de integração de Bacias hidrográficas, bandeiras defendidas pelo Secretário e pelo Governo do Estado.

banner_carloschagas

Comentários (0)

Comissão de Constituição e Justiça distribui seis matérias para os relatores

Imprimir
PDF

 

comisso

Seis Projetos de Lei foram distribuídos hoje em reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) pela sua presidente, deputada Márcia Maia (PSDB), que serão relatados na reunião da próxima terça-feira (9). Entre eles está o que proíbe no Estado, a realização de eventos festivos em município onde a Prefeitura esteja em débito com o funcionalismo ou em estado de emergência ou calamidade pública, de autoria do deputado Gustavo Carvalho (PSDB).

"O fundamento jurídico norteador desse Projeto de Lei tem sua matriz constitucional destacada no artigo 37 da Carta Magna, além do princípio da razoabilidade que deve lastrear as decisões administrativas do gestor público. Torna-se relevante destacar que a presente proposição tem como objetivos evitar os atrasos no pagamento de folha salarial de servidores públicos e por outro lado, garantir aos gestores municipais uma lei que ampare juridicamente sua decisão de não realizar festas, quando as prefeituras estiverem em atraso", é a justificativa do deputado propositor.

Além das matérias distribuídas nesta terça-feira, outras seis matérias já estão prontas para serem discutidas e votadas no plenário da CCJ. Uma delas é um Projeto de Lei Complementar do Governo do Estado que institui o Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPPIR), junto à secretaria da Justiça e da Cidadania (SEJUC).

Há também na pauta o Projeto de Emenda Constitucional 01/2017 para Instituir Regime Fiscal Especial pelo prazo de 20 anos. Participaram da reunião, os deputados Márcia Maia e Kelps Lima (Solidariedade).

Comentários (0)

Novembro Azul: servidores da Assembleia participam do Circuito Saúde

Imprimir
PDF

azul

Em alusão ao Novembro Azul, período que marca a campanha nacional de conscientização de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Assembleia Legislativa preparou a programação especial 'Circuito Saúde', voltada para o atendimento dos servidores da Casa. A ação, de iniciativa do setor Médico, acontece ao longo desta quarta-feira (30), na sede do Legislativo.

"Trata-se de um mutirão multiprofissional com ações direcionadas para a saúde do homem, em especial à prevenção do câncer de próstata. Dentre os diversos atendimentos que estão sendo oferecidos, destacamos a coleta de exame PSA (Antígeno Prostático Específico), que serve para diagnosticar alterações na próstata. É mais uma iniciativa da Assembleia em atenção à saúde e qualidade de vida de seus servidores", explica o coordenador de saúde e assistência social da Casa, Ricardo Fonseca, ressaltando ainda a campanha do Outubro Rosa promovida pelo setor.

Além do exame PSA, o Circuito Saúde contempla consulta médica com urologista, vacinação antitetânica e hepatite b, aferição de pressão, teste de glicemia, ginástica laboral, orientações sobre alimentação saudável, prevenção à DST's, distribuição de folhetos e preservativos, além de práticas integrativas, complementares e uso de florais.

Na fila de espera para o exame de PSA, o servidor Ricardo Alexandre de Oliveira (41) comemorou a iniciativa. "É uma oportunidade que a Assembleia nos oferece para checarmos as nossas condições de saúde e nos prevenirmos de algumas doenças. Ações louváveis como essa devem se repetir constantemente", disse ele, ressaltando ainda a importância do diagnóstico precoce para a cura do câncer.

As ações do Circuito Saúde tiveram início na última terça-feira (29) com a estação anti-estresse, oferecendo atendimento com aromaterapia, reflexologia somática, shiatsu e outros equipamentos de destencionamento somático.

Câncer de Próstata

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Rio Grande do Norte terá mais de 900 casos de câncer de próstata até o final do ano. O Estado apresenta a 3º pior taxa do Nordeste, com 57,8 mil casos para cada 100 mil pessoas.

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença. Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de aproximadamente 90%.

Comentários (0)