Banner

Assembleia Legislativa

Assembleia Legislativa inicia campanha para arrecadação de lenços

Imprimir
PDF

allencos

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte dá início, nesta segunda-feira (16), à campanha "Doe Lenços". A iniciativa, criada pelas Secretarias de Saúde e da Mulher da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em parceria com todas as Assembleias Legislativas brasileiras, acontece em função do movimento Outubro Rosa, de conscientização às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O lenços arrecadados serão encaminhados à uma instituição que atua junto a mulheres em tratamento da doença. A divulgação também está sendo feita pela TV Assembleia, por meio de um vídeo institucional pela Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL).

O período de arrecadação do lenço será de 16 a 27 de outubro e a instituição que receberá os lenços será indicada pela Comissão de Saúde da Casa. A entrega deverá ser realizada nos dias 30 ou 31 de outubro, fechando o mês da campanha do Outubro Rosa.

Como parte da programação do Outubro Rosa, a Assembleia Legislativa promoveu, em parceria com os Grupos Reviver e Despertar, e a Rede Feminina Contra o Câncer, uma Sessão Solene proposta pela deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB) e presidida pelo presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB). "Contribuir com essas entidades é sempre muito gratificante, principalmente, quando se constata o benefício de impactar as pessoas trazendo conforto e bem estar", justificou o presidente da Assembleia.

Em parceria com o Grupo Reviver, a Assembleia lançou, pelo terceiro ano consecutivo, um mutirão para realização de exames de mamografia, onde uma unidade móvel se instalou na frente da sede do legislativo, e seguirá, até o final do mês, para outros pontos da capital. "Há uma fila de milhares de mulheres em busca de mamografias na rede pública e um pouco desta demanda reprimida chega para atendimento durante o Outubro Rosa. A Casa Legislativa junto com as voluntárias do Grupo Reviver contribui para a prevenção do Câncer de Mama há três anos, e ao detectar casos da doença, já efetua o encaminhamento para o início do tratamento", explicou o deputado Ezequiel Ferreira.

É de autoria de Ezequiel, a Lei aprovada e sancionada em 2015, que instituiu no calendário oficial do Estado do Rio Grande do Norte, o movimento 'Outubro Rosa'.

banner_carloschagas

Comentários (0)

Profissionais que atuam no combate ao câncer de mama são homenageados

Imprimir
PDF

al10.10

Profissionais da área de saúde e de estética e voluntárias amigas do peito que se dedicam à prevenção e ao combate do câncer de mama no Rio Grande do Norte foram homenageados nesta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa. A solenidade alusiva ao Outubro Rosa foi proposta pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB), presidente da Frente Parlamentar da Mulher.

"De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 700 novos casos são registrados no Estado a cada ano, mas quando diagnosticados de forma precoce, há grandes chances de cura. Por isso, louvamos os que colaboram com essa luta e fazemos a nossa parte, por meio de proposições e emendas parlamentares", pronunciou-se Cristiane Dantas, que destinou recursos para compra de mamógrafos em Alexandria e São José do Mipibu.

Foram homenageados os médicos mastologistas Flávio Rocha de Medeiros e Daniella da Gama Dantas Coelho, da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM); os oncologistas Ivo Barreto de Medeiros e Karla Assunção de Carvalho Emerenciano; a cirurgiã plástica Valéria Karlla Rocha Lima de Melo; enfermeira Maria do Socorro Azevedo Macedo; a assistente social Tamara Simone Dias de Farias; a empresária da área de estética Thalita Melo; as voluntárias Lenilda de Carvalho Emerenciano e Maria José Paiva Soares.

Flávio Rocha de Medeiros falou em nome dos homenageados. "O alerta do Outubro Rosa é muito importante, mas essa conscientização deve durar o ano todo, por isso a importância do acesso a profissionais competentes por todas as mulheres, as que possuem de 45 a 65 anos em especial", afirmou ele.

"A Assembleia Legislativa abraçou o Outubro Rosa e, por meio de parceria com o Grupo Reviver, oferece mamografias gratuitas a mulheres do interior e da capital. Também temos promovido ações em favor da saúde de nossas servidoras, atuando na prevenção ao câncer de mama", disse o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), que prestigiou a sessão, assim como os deputados Vivaldo Costa (PROS) e Márcia Maia (PSDB).

A solenidade foi encerrada pelo Coral Noilde Ramalho, formado por ex-alunas da Escola Doméstica de Natal. A deputada Cristiane Dantas concluiu seu pronunciamento de homenagem a profissionais e voluntárias parafraseando a religiosa Madre Teresa de Calcutá: "As mãos sagradas que ajudam são mais sagradas que os lábios que rezam".

banner_carloschagas

Comentários (0)

Serviços da AL na Festa do Boi chamam atenção de frequentadores

Imprimir
PDF

alfestaboi

O motorista Maxwell Pimentel Júnior e sua esposa, a professora aposentada Maria Cláudia Alves de Barros, passeavam pelas alamedas do Parque Aristófanes Fernandes, que abriga a 55ª edição da Festa do Boi, quando perceberam que a continuidade da mostra rural foi quebrada por um estande de ares urbanos.

Fitaram a exposição da Assembleia Legislativa com ar de curiosidade, mas não ousaram deixar o passeio público para conhecer mais da exposição que lhes chamou a atenção.Abordados pela equipe da assessoria de comunicação, vocalizaram seu interesse pela exposição com uma pergunta: "O que a Assembleia Legislativa oferece?".

Ações de saúde e cidadania estão disponíveis à população no estande do Poder Legislativo na Festa do Boi. Na programação, os interessados encontrarão diversos serviços relacionados à saúde, como verificação de pressão, vacinação e orientações sobre a prevenção do câncer de mama.

Além disso, o espaço contará com a presença do Memorial do Legislativo Potiguar, que apresentará, através do seu acervo de fotos, documentos e objetos, a história dos 182 anos do parlamento estadual.

O caso do início desta matéria demonstrou ainda especial interesse pelo serviço do Procon Legislativo, sobre o qual já tinha referência. "Ouvi que é muito bom", comentou Maria Cláudia.

A mostra da Assembleia Legislativa segue até o dia 15 de outubro. O estande funciona em concomitância com a programação da Festa do Boi, cujos portões abrem a partir das 16h.

banner_odontopremium

Comentários (0)

Outubro Rosa: Assembleia homenageia profissionais e voluntários Amigos do Peito

Imprimir
PDF

assembleiavoluntariosoutubrorosa

A assembleia Legislativa, por meio do mandato da deputada Cristiane Dantas (PCdoB) vai homenagear profissionais da saúde e voluntários amigos do peito durante a campanha do Outubro Rosa, de prevenção do câncer de mama. A solenidade acontecerá nesta terça-feira (10), às 9h30, no Plenário Clóvis Motta.

"É importante reconhecer a atuação desses profissionais e voluntários que se dedicam às mulheres que lutam contra o câncer de mama oferecendo orientação e apoio, como também abraçam a campanha do Outubro Rosa para a prevenção de novos casos", ressalta Cristiane.

Entre os homenageados estão profissionais da mastologia, oncologia, cirurgia plástica, assistência social, enfermagem, além de voluntárias de grupos de apoio. O mastologista e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia no Rio Grande do Norte, Flávio Rocha, será o orador em nome dos homenageados.

Homenageados:

Daniella da Gama Dantas Coelho

Flávio Rocha Medeiros

Ivo Barreto de Medeiros

Karla Emerenciano

Lenilda Emerenciano

Maria do Socorro Azevedo Macedo

Maria José Paiva Soares

Tamara Simone Dias de Farias

Thalita Melo

Valéria Karlla Rocha Lima de Melo

supercopia_ok

Comentários (0)

Dia do Idoso é marcado por sessão solene na Assembleia Legislativa

Imprimir
PDF

assembleia_diadoidoso

Comemorado em 1º de outubro, o Dia do Idoso foi marcado por homenagens durante solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (6) na Assembleia Legislativa, numa iniciativa do deputado Hermano Morais (PMDB). A data foi instituída em alusão à entrada em vigor da Lei do Estatuto do Idoso, em 2003. O deputado destacou a necessidade de se criar novas formas de melhoria da qualidade de vida para este segmento da população que muito já contribuiu e ainda contribui com a sociedade.

"O aumento da expectativa de vida no Brasil é um desafio para toda a sociedade, que deve criar formas de melhorar a qualidade de vida destes que já viram muito da vida e ainda têm muito a ver. Os números mostram uma necessidade de novas e eficientes políticas públicas voltadas para este público, garantindo o seu bem-estar", destacou o parlamentar.

No Rio Grande do Norte vivem mais de 400 mil idosos, um aumento de mais de 38% em 10 anos. Hermano lembrou ações do seu mandato, como a criação de um Projeto de Lei que institui o Fundo Estadual da Pessoa Idosa (FUNEPI), que será destinado a financiar os programas e ações relativas à pessoa idosa. O objetivo é assegurar os seus direitos e criar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. O Projeto de Lei é fruto de uma audiência pública, com suporte da Comissão de Defesa e Amparo aos Direitos do Idoso (CDADI), da OAB/RN.

"Mesmo diante de tantas dificuldades, os idosos sempre têm muitas histórias para contar e muitas experiências para compartilhar: ensinamentos valiosos. Muitos deles conseguem superar a solidão, as limitações físicas e deixar boas energias por onde quer que passem. Uma fase da vida em que se pode ter a alegria da infância sem tantas responsabilidades peculiares à vida adulta. Uma vida leve e plena", disse o deputado.

Na solenidade foram homenageados a professora Etilde Gurgel Pinto Siqueira (ex-presidente do conselho do idoso da OAB), o padre Robério Camilo, do abrigo Espaço Solidário em Mãe Luiza; irmã Rita de Cássia Cerqueira, do Juvino Barreto, irmã Maria Enide Leite, do Dispensário Professor Pedro Gurgel em Caicó e Maria Margarida Simplício, ex-presidente da Comissão do Idoso da OAB.

Falando em nome dos demais homenageados, a professora Etilde Siqueira disse que o momento é de comemoração, mas também de reflexão sobre os desafios ainda existentes: "As políticas de proteção social precisam agora mais do que nunca de compromissos em defesa das pessoas idosas. Indagamos o que realmente tem sido feito. Como podemos formar uma rede de proteção, sem a garantia desses equipamentos?", questionou.

Etilde disse que muitas vezes a aposentadoria é a renda da família e mesmo assim os idosos são desconsiderados, sofrem maus tratos e preconceitos. "Não cumprir os direitos sociais e não atender as pessoas idosas nos seus direitos básicos também é uma violência. Certamente agradecemos as atenções que nos são dispensadas, mas continuaremos formando essa força como cidadãos de direito, pois assim estaremos atentos e sempre vigilantes", afirmou.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)