Banner

Assembleia Legislativa

Imprensa elege George Soares o parlamentar do ano da Assembleia Legislativa

Imprimir
PDF

ezequiel_georgeparlamentarano

Os jornalistas que atuam nos jornais, rádios, TVs, blogs e sites e que cobrem diariamente as atividades da Assembleia Legislativa elegeram, na manhã desta terça-feira (28), o deputado estadual George Soares (PR) como o Parlamentar do Ano de 2017. Ele foi escolhido com 24 votos dos 32 registrados.

"Estou muito feliz, muito emocionado também, com essa indicação por parte dos jornalistas que tem essa presença muito forte aqui na atividade dos 24 parlamentares, e agradecer em meu nome, em nome da minha família e a todos que fazem o meu gabinete", disse George. "Estamos há 7 anos na Casa, mas representamos uma história", afirmou George.

O Parlamentar do Ano de 2017, que foi cumprimentado pelos demais parlamentares, disse que se sente satisfeito em receber, pela primeira vez, o título para a região do Vale do Açu, mas ressaltou que divide o prêmio com os outros 23 deputados. Ele disse que o título conquistado nesta terça-feira aumenta a sua responsabilidade como homem público.

A deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB), Parlamentar do Ano de 2016, ficou em segundo lugar com 2 votos. Também foram votados os deputados Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), eleito parlamentar do ano em 2015, Galeno Torquato (PSD), Hermano Morais (PMDB), Fernando Mineiro (PT), José Dias (PSDB), e Nelter Queiroz (PMDB), com um voto cada.

"Esse ano tivemos uma participação expressiva e mais uma vez os jornalistas escolheram o deputado que teve uma boa performance. Isso não quer dizer que os demais deputados não tiveram uma boa participação, mas só um pode ser eleito, e este termina representando toda a Assembleia", disse Oliveira Wanderley, presidente do Comitê de Imprensa, responsável pelo processo eleitoral.

A eleição se realiza desde o ano de 1972, quando o primeiro eleito pelos jornalistas foi o ex-deputado Roberto Furtado. De acordo com as regras do Comitê, todos os jornalistas que realizam a cobertura jornalística das atividades legislativas têm direito ao voto para escolher o parlamentar que mais se destacou durante o ano. No final de quatro anos, é escolhido o deputado que mais se destacou na Legislatura.

IMG-20171205-WA0069

Comentários (0)

Sessão na Assembleia Legislativa marca centenário do Corpo de Bombeiros do RN

Imprimir
PDF

al_centenariobombeiros

O centenário de fundação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, celebrado em novembro de 2017, foi comemorado em sessão solene na Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira (27). A solenidade, proposta pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB), homenageou praças que realizaram atos de bravura reconhecidos pela corporação, a primeira mulher a ingressar no Corpo de Bombeiros, além da homenagem in memoriam ao soldado João Batista de Macedo. Ele foi o primeiro herói do Corpo de Bombeiros do RN ao morrer em serviço, no ano de 1964. O deputado Hermano Morais (PMDB) também participou da solenidade.

"É uma grande honra ser a propositora desta homenagem pela comemoração dos 100 anos de fundação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte. Um século de serviço à sociedade a ser reverenciado em reconhecimento à dedicação no que há de mais nobre no ser humano: arriscar a própria vida para salvar vidas", disse Cristiane Dantas.

Enquanto agradecia a homenagem em nome da corporação, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sócrates Vieira de Mendonça Junior, contou um pouco dos 100 anos de história dos bombeiros no estado e destacou a parceria com os poderes Executivo e Legislativo para manutenção das ações.

"São poucas as instituições que conseguiram atingir o respeito alcançado pelo Corpo de Bombeiros do RN ao longo do tempo. Sabemos que estamos passando por uma crise econômica em todo país, por isso temos buscado soluções viáveis, que possam trazer o Corpo de Bombeiros Militar para junto daquelas populações que ainda não têm o serviço da corporação. Agradecemos a atuação em conjunto com o poder Executivo e o poder Legislativo, como no caso da aprovação do Código de Segurança contra Incêndio e Pânico, que deu aos bombeiros a necessária celeridade nos processos, auxiliando o fomento da economia do estado", disse.

TÍTULO
Também por iniciativa da deputada Cristiane Dantas, foi concedido o título de Cidadão Norte-riograndense ao comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sócrates Vieira de Mendonça Junior. Natural de Pernambuco, ele tem 18 anos de serviços prestados à instituição militar, onde, ao longo da carreira, já exerceu diversas funções administrativas e técnicas.

HOMENAGEADOS
Soldado João Batista de Macedo (in memorian)
Sargento Eunildes Martins de Souza Júnior
3º Sargento Walderey Saldanha
Major Denise Maria Bezerra Figueiredo

al_centenariobombeiros2

IMG-20171205-WA0069

Comentários (0)

Assembleia recebe Concurso Internacional de Cartazes sobre Paz

Imprimir
PDF

assembleiacursoscartazpazA Assembleia Legislativa teve uma tarde rica em cores e mensagens de paz, nesta quinta-feira (23). Por iniciativa do Lions Clubs Internacional, cartazes com desenhos produzidos por estudantes de 11 a 13 anos de três estados foram expostos no concurso "O Futuro da Paz", que reunirá obras de jovens produzidas em todo o mundo em uma exposião internacional promovida pelo Lions, uma das maiores organizações de clubes de serviço do mundo. O Legislativo participou da escolha do cartaz.

Com 100 anos de história no mundo, o Lions possui aproximadamente 1,4 milhão de sócios em mais de 46 mil clubes espalhados por 200 países e promove o concurso em todo o mundo com o mesmo tema, que terá uma exposição geral nos Estados Unidos, em 2018, com as obras escolhidas em cada país.

Ao todo, o Brasil possui seis distritos e a escolha que ocorreu no Salão Nobre da Assembleia foi referente ao distrito LA-5, que reúne clubes no Rio Grande do Norte, Paraíba e parte de Pernambuco, contando com 51 unidades. Para o governador do distrito, Raimundo Bandeira, a exposição é uma forma de se incentivar a paz entre a juventude mundial.

"Além da oportunidade para desenvolver nos jovens a arte e a pintura, começa a fazer com que os alunos pensem sobre a paz no mundo e a sua importância. Apesar da limitação da idade, os cartazes expostos têm muita qualidade não só nos traços, mas principalmente na mensagem passada", disse Raimundo Bandeira.

A secretária administrativa da Assembleia Legislativa, Dulcinéa Brandão, foi uma das juradas na votação para escolha do cartaz para representar o distrito LA-5 na disputa nacional. Segundo ela, todo o material trazido à Assembleia tinha muita qualidade e, mais importante do que a beleza dos cartazes, está a mensagem dos jovens.

"É de uma riqueza muito grande para todos nós, principalmente porque são jovens e estão olhando com tanto zelo por esse tema. É uma ação muito importante do Lions para a sociedade, porque é uma disputa que desperta para a necessidade da paz no mundo", disse Dulcinéia Brandão.

Na escolha, a comissão formada indicou por unanimidade o cartaz produzido pela estudante Maria Luiza de Oliveira Gomes, do 7º ano do Colégio IPI, de João Pessoa, que tinha como tema "Deixemos que a Paz Faça Morada em Nosso Interior".

assembleiacursoscartazpaz2

assembleiacursoscartazpaz3

carto_bem_estar

Comentários (0)

Ezequiel Ferreira debate celeridade do concurso da saúde com SESAP e MP

Imprimir
PDF

ezequiel_concursosaude

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), recebeu nesta sexta-feira (24) representantes do Ministério Público e da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para debaterem a possibilidade de acelerar a realização do concurso público para suprir o déficit da Sesap.

"A Assembleia Legislativa tem sido solidária aos pleitos da Saúde para o Estado. Esse é um assunto constante no plenário da Casa. Estamos elaborando um estudo para analisar a viabilidade de realização do processo seletivo e de concursos que vão atingir ainda áreas com certames em andamento", disse Ezequiel.

O secretário de Saúde, George Antunes, destacou que o déficit na Secretaria é de aproximadamente três mil servidores. "Já cortamos alguns serviços devido à falta de pessoal", falou ele.

Na ocasião, a promotora de justiça de defesa da Saúde, Yara Pinheiro, pediu que fosse analisada ainda a ampliação de vagas no concurso para médicos. "Dessa forma poderíamos suprir, em partes, os serviços oferecidos pelas cooperativas médicas", destacou.

Participaram da reunião o secretário geral da Assembleia, Augusto Viveiros; a Procuradora Geral de Justiça adjunta, Elaine Cardoso, o chefe de gabinete da Procuradoria do MP, Carlos Henrique e o assessor jurídico do Conselho Regional de Medicina, Klevelando Augusto.

IMG-20171205-WA0069

Comentários (0)

População de Angicos aprova atendimento do PROCON Móvel da Assembleia

Imprimir
PDF

assembleiaproconmacau1Os direitos do consumidor foram detalhados nesta quarta-feira (22) no município de Angicos aos consumidores da cidade e população da região através dos serviços oferecidos pelo Procon Móvel da Assembleia Legislativa, instalado em frente à Câmara Municipal da cidade. A presença da unidade itinerante do órgão em Angicos atende a solicitação do executivo municipal, através do prefeito Deusdete Gomes, para atender a demanda da população. O atendimento do Procon Móvel continua até amanhã.

O coordenador do Procon, Dary Dantas, explica que o projeto do Legislativo Estadual busca interiorizar os atendimentos do órgão em defesa dos direitos do consumidor. "Por meio dessa ação, estamos ampliando e democratizando a atuação do Procon Legislativo, levando os nossos serviços à população do interior do Estado", afirma Dary.

Insatisfeita com uma cobrança indevida por parte de sua operadora de telefonia móvel, a vendedora Fabíola Alcântara recorreu ao Procon Móvel no intuito de se informar sobre a causa. "Aqui no atendimento me certifiquei sobre a ilegalidade da negativação do meu nome em razão do não pagamento de uma multa indevida e recebi toda a orientação necessária sobre como devo proceder para solucionar o problema", disse ela enaltecendo ainda a presença do órgão na cidade. "O atendimento é excelente e de grande utilidade para a população. Estou bastante satisfeita com o resultado", acrescentou.

Acreditando ter sido vítima de fraude, o aposentado Antônio Flávio foi outro a procurar os serviços do Procon em Angicos. "Recebi uma multa por infração no trânsito originária da cidade de São Paulo, contudo nunca estive lá, tampouco o meu carro, que nunca saiu daqui. Penso que a placa poderia ter sido clonada", falou ele sendo orientado pelos atendentes a prestar queixa na delegacia e recorrer da multa. "É muito bom sermos orientados por profissionais devidamente capacitados para atender nosso conflito", ressaltou.

A consultora Jane Karla também aprovou os serviços do Procon Móvel. Com dúvida sobre uma fatura recebida, ela compareceu à unidade móvel do órgão em busca de orientações. "Me senti prejudicada quanto à cobrança de uma fatura que considerei indevida e vim procurar atendimento para conhecer os meus direitos. Graças ao serviço do Procon Móvel, agora sei como agir", disse a consultora.

Os resultados dos atendimentos prestados em Angicos apontam para uma maior quantidade de queixas relacionadas às transações financeiras com planos de saúde e operadoras de cartão de crédito. Ainda de acordo com o coordenador Dary Dantas, a atuação do órgão foca em prestar esclarecimentos à população e solucionar os conflitos através de acordo entre as partes, evitando que os processos demandem os tribunais judiciários. Além de consumidores, o Procon Móvel da Assembleia também atende comerciantes e fornecedores.

Após Angicos, a ação segue para Macau, onde irá prestar atendimentos nos dias 28 e 29 de novembro, integrando a programação do projeto Assembleia e Você. O Procon Móvel já esteve em bairros de Natal, Parnamirim e Ceará-Mirim.

Serviço

Além do atendimento itinerante, o Procon Legislativo atende de segunda a sexta-feira na rua Jundiaí, no bairro do Tirol, em Natal. O órgão também disponibiliza orientação através do telefone 3615-9000 ou no Whatsapp 98849-1189.

assembleiaproconmacau2

assembleiaproconmacau3

banner_carloschagas

Comentários (0)