Banner

Assembleia Legislativa

Macau receberá próxima edição do projeto Assembleia e Você

Imprimir
PDF

assembleiamacauvcNos próximos dias 29 e 30 de novembro, o município de Macau irá receber o projeto "Assembleia e Você", reunindo os serviços da Assembleia Legislativa, como Assembleia Cidadã, Saúde pelo RN e Procon Legislativo. O local do evento será a Escola Municipal Edinor Avelino.

"Com esse projeto iremos ao encontro do cidadão aonde ele estiver, na sua cidade, na sua rua. Nós parlamentares sabemos que o cidadão no seu dia-a-dia não tem tempo de participar das atividades da Casa e com esse conjunto de ações a Assembleia irá se aproximar ainda mais da comunidade", explica o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

Através do Assembleia Cidadã serão ofertados serviços como: emissão de RG, corte de cabelo (em parceria com o SENAC) e sala de jogos.

Com o Saúde pelo RN serão oferecidos atendimentos em clínica geral, pediatria, cardiologia, ortopedia, dermatologia, nutrição e enfermagem.

Para solucionar problemas, mediar conflitos e dar orientações aos consumidores de Macau e da região, o Procon Legislativo também integrará o projeto "Assembleia e Você".

Assembleia e Você

Data: 29 e 30/11

Hora: 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h

Local: Escola Municipal Edinor Avelino

autoescolar3a1banner

Comentários (0)

Assembleia legislativa homenageia FAB em sessão solene no dia 14

Imprimir
PDF

assembleiahomanegemfabO dia 14 de novembro, às 9h, na Assembleia Legislativa, será momento para homenagear aqueles que aprenderam a dominar a arte de voar e alimentar a eterna aspiração de liberdade dos homens. Para celebrar o Dia do Aviador, comemorado no dia 23 de outubro, haverá sessão solene proposta pelo presidente da Casa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) em homenagem a Força Aérea Brasileira (FAB).

"Foi em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, que a Força Aérea Brasileira (FAB) teve seu batismo de fogo. A Aeronáutica em solo potiguar surgiu com a criação da Base Aérea de Natal, em 2 de março de 1942, sendo ativada em 7 de agosto daquele ano. Há 75 anos atrás, portanto, tinha início a história da Aeronáutica no Rio Grande do Norte", relembra Ezequiel Ferreira.

Hoje comandada pelo Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, que também é Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Natal, por ser a maior autoridade da Força Aérea em solo potiguar, a Base Aérea de Natal por seu valor e representatividade rende homenagens ao grande brasileiro, Alberto Santos Dumont, que cobriu nosso País de glórias no dia 23 de outubro de 1906, ao ser responsável pelo 14 Bis, primeiro avião a ganhar os céus.

A Base Aérea de Natal (BANT), que ficou conhecida na II Guerra Mundial como "O Trampolim da vitória" completou 75 anos de ativação. A BANT tem hoje a missão de apoiar as unidades de Aeronáutica que nela operem permanentemente, temporariamente ou estejam sediadas. Atualmente, conta com Unidades que desempenham tarefas operacionais de formação de pilotos de caça, de transporte, de patrulha, de reconhecimento e de helicóptero e treinamento de militares e segurança do espaço aéreo nacional.

A FAB conta hoje com 67 mil homens e mulheres em seus quadros, tendo a missão de manter a soberania do espaço aéreo nacional, prevenindo e impedindo a prática de atos hostis ou contrários aos interesses do País. A solenidade vai contar com a presença de representantes da Força Aérea Brasileira (FAB) e de autoridades dos diversos segmentos da sociedade civil.

"A Força Aérea Brasileira é uma das nossas mais insignes instituições, pois, operando em sintonia com a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro, mantém a convicção do seu dever de proteger o nosso país e de resguardar a política de desenvolvimento e de independência da Nação Brasileira", afirmou o parlamentar.

banner_carloschagas

Comentários (0)

História e projeto de inclusão da Assembleia terão espaço no Congresso das APAES

Imprimir
PDF

assembleiacongressoapae

O Memorial do Legislativo Potiguar participa, desta quarta-feira (8) até a próxima sexta-feira (10), no Centro de Convenções de Natal, do 26º Congresso Nacional das Apaes. Por meio de um estande e com a presença de três servidores com deficiência, a Casa expõe a história do Rio Grande do Norte e apresenta o programa de inclusão, referência para legislativos de todo o Brasil.

"Teremos duas grandes oportunidades em um único momento. Primeiro, porque promoveremos a segunda exposição itinerante do Memorial, aproximando a nossa história das pessoas. Depois, pela troca de experiências e informações que o evento representa, com espaço para apresentarmos iniciativas inclusivas do legislativo estadual", comentou o presidente da Casa, deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

O estande do Memorial no Congresso vai expor documentos, fotografias e objetos pertencentes à Assembleia e a parlamentares que já passaram pela Casa. Acervo semelhante ao disposto no shopping Midway Mall, durante o mês de setembro, quando o Memorial deixou as dependências da Assembleia indo de encontro à sociedade.

Os servidores da Assembleia, Camila de Lima, Stives Luiz da Silva e Felipe Medeiros, ambos portadores de necessidades especiais, vão recepcionar os visitantes ao longo dos três dias de exposição. As Apaes - Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – de todo o Brasil participam do Congresso. Simultaneamente, também ocorre o 7º Fórum de Autogestão e Autodefensoria. A abertura dos eventos está marcada para as 19h.

carto_bem_estar

Comentários (0)

Solenidade vai homenagear 50 anos da Renovação Carismática Católica

Imprimir
PDF

assembleiahermanorcc

Por proposição do deputado Hermano Morais (PMDB), a Assembleia Legislativa promove sessão solene nesta sexta-feira (10) em homenagem aos 50 anos da Renovação Carismática Católica (RCC). O evento acontece a partir das 9h, no plenário da Casa, e irá homenagear personalidades ligadas ao movimento.

"Esse ano a Renovação Carismática Católica celebra 50 anos, momento oportuno para que, juntos a todos os carismáticos, membros de grupos de oração e de novas comunidades, possam disseminar esse movimento de fé que muito tem feito em favor do norte-rio-grandense", argumenta Hermano.

O cinquentenário marca, para a religião católica, o Pentecostes, comemoração da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus e sua mãe, Maria. O movimento é caracterizado pelo uso da música como forma de louvar. Fundada em 1967, enquanto um grupo de estudantes participava de um retiro dedicado ao Espírito Santo, nos Estados Unidos, a Renovação Carismática conta hoje com 100 milhões de membros. No Brasil, a origem remonta a 1969, quando o padre jesuíta Haroldo Joseph Rahm iniciou os primeiros retiros em Campinas.

Durante a sessão solene, serão homenageados: Diácono Amadeus Ferreira, Bento Ferreira da Fonseca, Aldir Paulino Pires, Marcondes Valber Dutra, Arialene Vieira de Freitas, Elizabeth Fernandes Negreiros, Maria Melo Mariz, Maxsuel Martins Tenório da Silva, Guiomar Lopes da Silva e Márcio Araújo Souza.

banersaomiguel

Comentários (0)

Deputados cobram melhorias na segurança para municípios do interior

Imprimir
PDF

assembleiamelhoriasseguranca

A insuficiência de efetivo, viaturas e estrutura policial em municípios do interior do Estado embasou requerimentos dos deputados Kelps Lima (Solidariedade) e Souza (PHS), direcionados à Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). Já o pleito da parlamentar Cristiane Dantas (PCdoB), também na área da Segurança Pública, busca a capacitação de policiais no combate à violência doméstica.

Kelps Lima solicitou uma viatura e o aumento do efetivo da polícia militar para Serra do Mel e Jaçanã, além da reforma da delegacia deste último município. O deputado justifica seu pleito reforçando que o índice de criminalidade vem crescendo assustadoramente nos municípios.

"A polícia militar conta com um efetivo insuficiente e não tem estrutura para combater a criminalidade. Em Serra do Mel, por exemplo, a única viatura que havia disponível foi retirada da cidade", argumenta Kelps.

O parlamentar Souza também requereu um veículo policial para o município de Serra do Mel. "Uma das principais problemáticas da falta segurança no Estado é a falta de viaturas. A rápida locomoção dos policiais é necessária para a agilidade no atendimento às diligências", justifica ele.

Na mesma temática, a deputada Cristiane Dantas pleiteou a promoção de curso de capacitação sobre a Lei Maria da Penha para os agentes de segurança (civis e militares) do município de Assú. "Devido ao aumento dos inquéritos relacionados à Maria da Penha na cidade, é necessário capacitar os policiais para atender adequadamente as vítimas de violência doméstica", explica Cristiane.

banner_carloschagas

Comentários (0)