Banner

Assembleia Legislativa

Escola Da Assembleia lança edital para especialização em Comunicação Pública

Imprimir
PDF

assembleiaestudoO Curso de Especialização em Comunicação Pública, pós-graduação lato sensu, oferecido pela Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (EALRN), está com inscrições abertas. O edital foi lançado no boletim eletrônico de 8 de junho. Direcionado, especialmente, à qualificação de servidores do Legislativo Federal, Estadual e Municipal, o curso tem o objetivo de modernizar o processo de gestão do Poder Legislativo, promovendo a valorização do servidor, seja pelo incremento da titulação acadêmica, com avanço na formação escolar de nível superior, seja pelo aprimoramento de seu desempenho funcional.

A turma tem iniciação prevista para o segundo semestre deste ano, no dia 18 de agosto de 2017, com aulas que acontecerão um final de semana por mês (sexta, sábado e domingo). Com duração de 24 meses, o curso terá 400 horas de carga horária, e formação acadêmica com Especialização (pós-graduação lato sensu). Estão sendo disponibilizadas 60 vagas, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso. (Art. 3º c/c § 1º do art. 4º do Ato da Mesa nº 126/2014).

As inscrições já podem ser feitas até o dia 20 de julho de 2017, das 08h às 17h, na central de atendimento da Escola da Assembleia do Rio grande do Norte, localizada na Rua Açu, nº 426, Bairro do Tirol.

Além dos servidores da Casa Legislativa, o curso tem como público alvo servidores de órgãos conveniados à Escola até a data da publicação deste Edital, portadores de titulação acadêmica nível mínimo de graduação.

Confira o edital completo: http://www.al.rn.gov.br/portal/escola/editais 

banner_carloschagas

Comentários (0)

Parlamentares iniciam visitas da Caravana das Águas no RN, PB, PE E CE

Imprimir
PDF

caranavaasselbleiaokA comitiva de deputados estaduais do Rio Grande do Norte, integrantes da bancada federal potiguar e membros do Poder Legislativo dos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará já deu início as atividades da Caravana das Águas. Os parlamentares buscam a retomada das obras do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, paralisadas em razão de demanda judicial.

"Essa caravana é fundamental nesse momento, porque está para ser decidida, no Supremo Tribunal Federal, a retomada das obras de transposição do São Francisco, no Eixo Norte, que são uma alternativa para enfrentar a seca prolongada na nossa região", explica o deputado Fernando Mineiro (PT), que integra a comitiva.

A programação da manhã desta segunda-feira (19) se concentrou no município de Terra Nova, em Pernambuco. À tarde, as visitas ocorrem em outros municípios que serão beneficiados com as águas do Rio São Francisco: Jati (CE) e São José de Piranhas e Cajazeiras (PB).

Na terça-feira (20), a Caravana chega ao RN, para realizar audiências públicas nos municípios de Pau dos Ferros e Caicó, nos turnos da manhã e tarde, respectivamente.

A Caravana acontece por ação da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal e conta com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado, por meio da Frente Parlamentar das Águas e do Comitê de Ações de Combate à Seca.

A cobertura da programação pode ser acompanhada pela TV Assembleia ou por meio dos perfis do parlamento potiguar nas redes sociais.

banner_carloschagas

Comentários (0)

Doadores de sangue são homenageados em sessão solene na Assembleia Legislativa

Imprimir
PDF

assembleiahomenagemjunhoOs maiores doadores de sangue do Rio Grande do Norte foram homenageados em Sessão Solene, na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue. Proposta pelo deputado estadual Carlos Augusto Maia (PSD), a sessão solene também foi momento para chamar a atenção da sociedade para a importância da doação de sangue. Para estimular a doação de sangue, a Unidade móvel do Hemonorte está fazendo a coleta e esclarecendo as dúvidas da população durante todo o dia em frente ao prédio da Assembleia, na Praça Sete de Setembro, Centro da cidade.

"Nosso interesse é estimular o assunto promovendo a cultura de doação de sangue, tendo em vista que a primeira doação, na maioria das vezes, vem com a necessidade de um parente ou conhecido. Por isso nosso esforço para que o recado que a doação salva vidas, já conhecido, seja amplamente compreendido. Precisamos entender que a doação de sangue não deva apenas atender ao apelo de quando os estoques estão acabando. A doação precisa ser constante, periódica e regular. Sem se preocupar com quem vai receber. Por isso essa homenagem, disse Carlos Augusto.

Atualmente, o estoque do banco de sangue do Hemonorte passa por uma situação crítica. "O doador é um herói anônimo que deve ser homenageado diariamente. Hoje contamos com mais de 20 mil doadores voluntários. Isso é filantropia", disse o fundador da Associação de Doares de Sangue, Paulo Luiz de Lima Neris, que vai realizar a doação de número 178, firmando-se um dos maiores doadores em atividade no país. Ele também destacou que uma única doação pode salvar quatro vidas.

O diretor do Hemonorte, Rodrigo Vilar de Freitas, dest6acouo caráter educativo da homenagem. "Hoje é um dia especial. O objetivo é homenagear, mas o foco é educativo. Além do ato nobre e altruísmo, a doação deveria ser encarada como um dever cívico do cidadão. Essa data fica como marca para disseminar essa ideia e fazer surgir novos doadores voluntários", disse.

Além dos homenageados, os deputados Getúlio Rego (DEM), Hermano Morais (PMDB), Albert Dickson (PROS), Nélter Queiroz (PMDB) e Larissa Rosado (PSB), além de representantes do Hemonorte e profissionais da saúde participaram da sessão.

Ação
Atenta a importância da doação de sangue e buscando sensibilizar novos doadores, a Assembleia Legislativa promoveu ação conjunta na segunda quinzena de maio para a coleta de sangue junto aos servidores legislativos e população. A campanha teve o objetivo de contribuir para o reforço do estoque de bolsas de sangue do Hemonorte, na unidade móvel de coleta de sangue que estará instalada na Praça Sete de Setembro, no Centro da cidade.

Homenageados
Áurea Maria Xavier Barbosa
Carlos Antônio Batista de Oliveira
Erikson Girley Andrade de Lucena
Flávio Dantas Celestino Correia
Francisco Halysson da Costa Oliveira
Francisco Rogério Coelho
Isabel Cristina Viana da Costa
Maria Zélia Fernandes
Paulo Luiz de Lima Neris
Ranildo Pereira da Silva
Roberto Rivelino Silva Xavier
Ronaldo Paulino de Brito
Rodrigo Villar de Freitas

Certificados entregues aos homenageados na Associação dos Doadores de Sangue
Aldeirton José de Oliveira
Almir César Costa de Oliveira
Céu Maria do Nascimento
Claudia Regina Veloso
Demétrio Xavier Neto
Fábio Alexandre Barbosa
Fernando dos Santos Lima Filho
Janai da Costa Pereira
Leocádia Silva de Almeida
Marconi Ribeiro do Nascimento
Paulo Luiz de Lima
Walter de Paiva Barreto

banner_carloschagas

Comentários (0)

Assembleia Legislativa decreta luto de três dias por morte de Wilma de Faria

Imprimir
PDF

wilmadecretoassembleia

O Poder Legislativo, por intermédio dos representantes do povo, os deputados estaduais da 61ª legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, lamentam a morte da vereadora de Natal, ex-prefeita da cidade e ex-governadora do Estado Wilma Maria de Faria.

Professora ou Dona Wilma, como muitos a chamavam, faleceu aos 72 anos com trajetória marcada como primeira mulher eleita deputada federal no RN, primeira prefeita de Natal e primeira governadora do Estado, eleita e reeleita. Em sua trajetória política, a "guerreira" também somou o trabalho como deputada constituinte e vice-prefeita de Natal, com atuação na área social e liderança em todo o Rio Grande do Norte.

Por todo o trabalho na política e história do RN, o Poder Legislativo decreta três dias de luto oficial pelo falecimento da ex-governadora.

Em nome dos deputados estaduais e do presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira de Souza, a Assembleia presta sinceras condolências aos familiares, amigos e admiradores de Wilma, pedindo a Deus que conforte a todos.

Palácio José Augusto
Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

banner_carloschagas

Comentários (0)

CFF recebe Secretário de Saúde para prestação de contas do 3º quadrimestre 2016

Imprimir
PDF

 

 SECRETARIO

A apresentação do relatório da secretaria de Saúde Pública, referente ao último quadrimestre do exercício de 2016, na audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira, pela Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) transformou-se num debate produtivo sobre o setor que agradou tanto aos deputados como ao secretário George Antunes e sua equipe técnica.

"Pela exposição do secretário George Antunes e a sua equipe deu para se perceber que a secretaria de Saúde deu um avanço nesse terceiro quadrimestre, embora faltem condições de trabalho. Na nossa opinião foi um debate muito positivo. Ficou claro o esforço da equipe para a melhoria dos serviços oferecidos à população", disse o presidente da CFF, deputado George Soares (PR).

O secretário George Antunes disse na comissão que só este ano a secretaria perdeu mais de 500 funcionários e que precisava do apoio dos deputados para a aprovação do projeto autorizando a contratação provisória de profissionais da área médica.

De acordo com o relatório a dotação para o terceiro quadrimestre foi de R$ 1,7 bilhão e já foram liquidados R$ 1,3 bilhão.

O secretário disse quer mais de 60% dos recursos da saúde são destinados ao pagamento de pessoal, porque ao longo do tempo a secretaria estadual de Saúde absorveu muitos serviços das atividades primárias.

"A secretaria tem poucos recursos para investimentos em obras, equipamentos, medicamentos e tecnologia da informação. Quando se tem baixo investimento as atividades se tornam mais caras porque temos que contratar empresas privadas, o que custa bem mais caro. Para o próximo ano vamos apresentar o orçamento para a saúde", disse o secretário George Antunes.

Participaram da audiência os deputados George Soares, Cristiane Dantas (PCdoB), Dison Lisboa (PSD), Getúlio Rêgo (DEM), Carlos Augusto (PSD), Márcia Maia (PSDB), José Dias (PSDB) e Nélter Queiroz (PMDB).

Comentários (0)