Banner

ediponatan.com.br

07
Jan

Pesquisador da UFRJ seleciona praia em Macau para cultivo experimental de algas marinhas

Imprimir
PDF

Cultivo_de_algas_-_Foto_Reproduo

O professor e pesquisador Mauroli Cabral, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), esteve, neste final de semana, no Rio Grande do Norte para definir o trecho de mar em que serão realizados os cultivos experimentais de algas marinhas e escolheu a praia de Diogo Lopes, no município de Macau.

O projeto para cultivo das chamadas macroalgas, da espécie Kappaphycus alvarezii, é pioneiro no Brasil e pode impulsionar a economia local. Os processos de industrialização de algas têm como principal objetivo a extração do ácido algínico ou alginatos em sais de sódio, potássio, cálcio, magnésio, entre outros, que são essenciais para o agronegócio em todo o mundo.

O professor Mauroli Cabral selecionou a praia de Diogo Lopes pelo fato dela reunir as condições favoráveis ao desenvolvimento e por ter o apoio da Prefeitura. "O cultivo de macroalgas e a profícua interação da algicutura com a agricultura e a pecuária no Rio Grande do Norte é importante para todos. Macau está apta tanto pelo apoio da gestão, quanto pelas condições naturais favoráveis", contou.

O prefeito Túlio Lemos reafirmou o apoio da Prefeitura no projeto que vai funcionar em uma área de 10 hectares e que terá a participação da colônia de pescadores do município. "Nossa gestão está focada no desenvolvimento econômico e tenho acompanhado presencialmente todas as etapas para que esse projeto coloque Macau como referência mundial no cultivo de macroalgas, um produto tão importante para a economia mundial", pontuou.

O secretário municipal de Agricultura e Pesca de Macau, professor Antônio Alberto Cortez, explicou os próximos passos para que o projeto seja implementado. "Escolhida a praia, vamos agora partir para: avaliação do grau de salinidade da água nos vários canais formados pelas ilhas de mangue, aferição das correntes marinhas vigentes na área, medição do índice de túrbidos da água nos diferentes canais e, por fim, a instalação do cultivo experimental de macroalgas nativas, em pontos estratégicos, para avaliar a taxa de crescimento", detalhou.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
04
Fev
18
Fev
02
Mai
28
Jan

“Próprio veneno”: Tomba Farias diz que Fátima Bezerra vai pagar muito caro por prometer o que não podia entregar”

Imprimir
PDF

tombaoknovocabelo

O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) fez duras críticas à postura da governadora Fátima Bezerra (PT), que nesta segunda-feira omitiu-se de comparecer a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para ler a mensagem governamental anual. Tomba Farias destacou que Fátima Bezerra "vai pagar muito caro porque prometeu aquilo que não podia entregar". Na opinião do parlamentar, Fátima Bezerra está sentindo na pele o que é ser governo. "Ela está provando do próprio veneno, por tudo aquilo que ela falou e pregou com suas palavras", ressalta.

Tomba Farias enfatizou ainda que o quadro de calamidade que o Rio Grande do Norte enfrenta na saúde pública, "é o pior de todos os tempos".

E acrescentou: "o povo está sendo mandado para casa e ficando esquecido nas suas casas. Eu não sei mais o que fazer, não tenho mais a quem recorrer. Governadora, tome conta do povo do Rio Grande do Norte, que está morrendo nas filas dos hospitais. Estão mandando ir embora para casa pessoas com 80 anos de idade, com fratura de fêmur, com fratura de braço. Essas pessoas estão sendo esquecidas", denuncia.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

América é campeão em ano do centenário

Imprimir
PDF

americacampeao2015O filme se repetiu. Assim como em 2012, na última vez que se encontraram em uma decisão do Campeonato Potiguar, o América-RN bateu o ABC no Estádio Frasqueirão e soltou o grito de campeão.

A vitória por 1 a 0 valeu o bicampeonato estadual ao time rubro e teve como protagonista o zagueiro Flávio Boaventura, que defendeu o Alvinegro em 2013. Além de ser um monstro na defesa, foi dele o gol que explodiu a torcida americana na casa do rival.

Com a conquista, o Mecão deu fim a uma "maldição" que já durava cinco anos. Desde 2010, o campeão do primeiro turno não conseguia o título estadual. O último havia sido o Assu, em 2009.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Esquenta Canela acontece nesta quarta em Santa Cruz

Imprimir
PDF

esquentacanela2020

Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, acontece a 4ª edição do Esquenta Canela, previa carnavalesca que visa levar atividades físicas com dança parta a praça pública.

O evento é coordenado pelo instrutor de dança Bruno Maia e já virou tradição em Santa Cruz neste período pré-carnavalesco.

Entre as novidades este ano está: Arrastão nas ruas da cidade, Aulão De dança, Bonecos Gigantes, Animação e Música ao vivo.

O Esquenta Canela acontece amanhã, a partir das 17h30, com concentração na Praça Coronel Ezequiel Mergelino. Todos são convidados a participar do evento, que é gratuito.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Construção civil fecha mais de 480 mil postos de trabalho em 2015

Imprimir
PDF

O setor da construção civil fechou 483 mil postos de trabalho em 2015, terminando o ano com 2,835 milhões de trabalhadores formais, mesmo patamar de maio de 2010. Os números foram divulgados hoje (27) pelo Sindicato da Indústria de Construção Civil de São Paulo (SindusCon-SP).

Na comparação com novembro, houve queda de 3,98%, com a extinção de 117,6 mil postos de trabalho no último mês do ano.

O levantamento da entidade é feito em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, com base em dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com o SindusCon-SP, todas as regiões brasileiras apresentaram queda no nível de emprego da construção civil. Os piores resultados foram registrados nas regiões Norte e Nordeste, com retrações de 6,45% e 3,98%, respectivamente.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)