Banner

ediponatan.com.br

20
Nov

Do Ninho ao Galeão, Flamengo é levado nos braços da torcida para final da Libertadores

Imprimir
PDF

flalima

Já no clima da final da Libertadores, o Flamengo fez seu último treino no Rio de Janeiro antes da viagem para Lima na manhã desta quarta-feira, no Ninho do Urubu. Depois da atividade, que teve apenas os minutos iniciais abertos à imprensa, a delegação partiu, em dois ônibus, para o Aeroporto Internacional do Galeão. Aí começou toda a loucura.

Na porta do Ninho, milhares de torcedores se aglomeravam esperando a saída do ônibus. O veículo teve dificuldade em sair e pegar a Estrada dos Bandeirantes. Muitos jogadores do Flamengo postaram vídeos e fotos agradecendo o carinho recebido.

A saída do Ninho ocorreu por volta de 12h40. O ônibus chegou próximo ao Galeão por volta das 14h, onde outro mar de rubro-negros esperavam os jogadores, mesmo com o clube avisando que o embarque seria pelo setor de carga e não haveria contato com a torcida.

Além do voo que levará a delegação, que decola às 15h30, há mais dois aviões fretados: um no mesmo dia com integrantes da diretoria - Jesus prefere que não se misturem os grupos - e outro na sexta, bancado pelo elenco e que levará familiares, mulheres e amigos.

Com informações do GlobEsporte.com

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
21
Nov
26
Dez
11
Fev
18
Fev

Assembleia recebe propostas do Governo para corrigir orçamento e finanças do RN

Imprimir
PDF

a4492a407899a598245d6940b4849dc6

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), recebeu do governador em exercício Antenor Roberto (PCdoB) dois projetos que têm repercussão sobre o orçamento e as finanças do RN. O primeiro autoriza a abertura de crédito extraordinário ao Orçamento Geral do 2019, no valor de R$ 1,77 bilhão e o segundo pede autorização da Casa para vender títulos do Estado. As duas propostas foram lidas em plenário na manhã desta quarta-feira (20) e seguem para as comissões permanentes da Casa em regime de urgência.

"Esses dois projetos são de suma importância para fechar o exercício financeiro do Estado em 2019. É o Estado buscando alternativas para poder quitar as dívidas que foram herdadas de administrações passadas. O que acontece é que havia um disparate da peça orçamentária feita pelo Executivo e encaminhada ao Legislativo, por isso que essa correção não poderia ser feita pelo Legislativo. O que o Governo do Estado está fazendo é essa correção. O segundo projeto busca vender títulos do estado e precisa dessa autorização da Assembleia. Com a venda desses títulos, esses recursos irão para o Fundo Previdenciário", explicou Ezequiel Ferreira.

O governador em exercício, Antenor Roberto, explicou que os dois projetos representam um dos esforços do Governo em construir uma política nova no que diz respeito ao orçamento público. "Nós instituímos agora, com apoio da Secretaria do Tesouro Nacional, um modelo novo de contabilidade pública e o que percebemos é que na nossa peça, existia a ausência de cobertura orçamentária de várias despesas, inclusive algumas oriundas do exercício anterior", disse.

Antenor Roberto continuou. "Estamos trazendo essas despesas que estavam sem cobertura orçamentária para pedir abertura desse crédito suplementar de forma que em 2020 a gente possa ter a previsibilidade real entre despesa e receita pública. Por outro lado, trouxemos uma nova fonte de receita congravando com a vinculação na área de previdência, que é de suma importância, sobretudo considerando o nosso déficit previdenciário que é o que diz respeito ao Fundo de Compensação das Variações Salariais", disse.

O secretário estadual de Planejamento, Aldemir Freire, explicou a urgência dos projetos. "Faltava mais de um bilhão de despesas para 2019, além disso as folhas de 2018 não foram pagas e não têm dotação orçamentária. Estamos corrigindo isso. Temos urgência nesse projeto, porque hoje o Ipern e outras secretarias, embora tenhamos dinheiro, não tem dotação orçamentária para pagar a folha de dezembro e o 13º salário de 2019. A partir dessa correção os orçamentos do RN vão ficar mais transparentes e limpos a partir de 2020", disse sobre o projeto que pede abertura de crédito extraordinário ao Orçamento Geral do 2019.

Sobre o segundo, explicou que "o RN tem crédito a receber da Caixa Econômica Federal do antigo Fundo de Compensação das Variações Salariais e estamos pedindo que a AL autorize a Secretaria de Planejamento a fazer a venda desses direitos creditórios" numa forma de antecipar a recepção desses recursos através da venda de títulos no mercado financeiro, uma vez que a Caixa não está fazendo esses pagamentos e provavelmente vai estender para pagar apenas em 2027.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Conexão Felipe Camarão presente na inauguração da Iluminação Cultural do Memorial Câmara Cascudo

Imprimir
PDF

Arquvio_Conexo_Felipe_Camaro_-_Auto_de_Boi_de_Reis_3

Na próxima quinta-feira (13), a partir das 18h, o Conexão Felipe Camarão estará presente em um grande evento para Natal: A inauguração da Iluminação Cultural no Memorial Câmara Cascudo. A convite do Instituto Neonergia - responsável pela implantação da nova iluminação do Memorial para valorizar ainda mais o rico patrimônio potiguar, o Conexão Felipe Camarão levará a apresentação do Auto do Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro, uma das atrações a se apresentar.

O Conexão Felipe Camarão, um dos projetos culturais apoiados pelo Instituto Neoenergia, desenvolve oficinas nas escolas públicas da comunidade através dos patrimônios imateriais. O Auto do Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro é um deles. A apresentação do Auto contará com a participação da viúva do Mestre, Iza Galvão e os brincantes. Na ocasião serão apresentadas algumas composições do Mestre Manoel Marinheiro, como: "Na chegada desta casa", "Menino Jesus da Lapa" e "Despedida da maruja".

O Mestre Manuel é o símbolo de uma época de ouro do folclore potiguar e de sua luta para não cair no esquecimento. Ele é reconhecido como Patrimônio Imaterial pelo Ministério da Cultura. O Auto do Boi de Reis representa a força e o ritmo da cultura brasileira, pela expressão dos seus personagens e a figura do Boi, num cenário de habilidades artísticas, músicas, danças, cores, ritmos e movimentos embalados pelo som da rabeca.

Dona Iza – Odaíza de Pontes Galvão, viúva do Mestre Manoel Marinheiro, assumiu o legado do Auto do Boi de Reis. Sempre ativa junto ao Mestre, herdou não apenas o seu saber da montagem do Boi, figurinos, adereços e personagens, mas o ritual, a dança, os cantos e as loas.

O Conexão Felipe Camarão é um projeto sociocultural e educativo desenvolvido pela Associação Companhia Terramar na comunidade de Felipe Camarão – Natal/RN, que atua na preservação, valorização e difusão da cultura de tradição oral local, fundamentando-se nos patrimônios imateriais do bairro, como: o Auto do Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro, a musicalidade do Mestre Cícero da Rabeca e a Capoeira do Mestre Marcos.

O evento contará com a presença de representantes da Fundación Iberdrola España, da Neoenergia, da Cosern, de familiares do folclorista Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), de artistas, intelectuais e autoridades do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Crescimento de vendas no Natal é o maior desde 2014, diz associação dos lojistas de shoppings

Imprimir
PDF

sem-titulo-2

As vendas no Natal subiram 9,5% em termos nominais, sobre 2018, segundo informou a Alshop, associação dos lojistas de shopping centers, nesta quinta-feira (26). É o melhor desempenho desde 2014, início da crise econômica, a pior da história do país, que afetou duramente as vendas do varejo até 2018.

"Tem que festejar porque o Natal foi bastante positivo. E a expectativa é que até o dia 31 esse ritmo mais forte se mantenha por causa das vendas pré-réveillon e do período de trocas de produtos", disse Nabil Sahyoun, presidente da Alshop.

A retomada da geração de empregos neste ano, a liberação do saldo do FGTS, a queda da taxa de juros da economia especialmente ao longo de 2019 e a redução da inflação explicam o desempenho do fim do ano, diz Sahyoun.

Com informações do G1

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Com apoio de Tomba Farias, empresário Paulo Eduardo anuncia pré-candidatura a prefeito de São Tomé

Imprimir
PDF

tomba_eduardosaotome1

O empresário Paulo Eduardo Andrade Gomes Barreto confirmou a sua pré-candidatura a prefeito de São Tomé (RN), no último domingo, 16, durante a posse da nova diretoria do DEMOCRATAS. O evento, que contou com a presença do deputado estadual Tomba Farias (PSDB), foi prestigiado por lideranças da política da região.

Paulo Eduardo, que disputará um mandato político, surge como o nome capaz de unir a oposição para enfrentar nas urnas o atual prefeito, "babá" Pereira, que vem enfrentando altos índices de desgastes.

A implantação do diretório do DEM em São Tomé faz parte do projeto de expansão do partido do estado, que vem sendo capitaneado pelo senador José Agripino Maia, que é avalista da candidatura de Paulo Eduardo em São Tomé.

tomba_eduardosaotome2

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)