A Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia ganhou um novo atrativo neste sábado, 1º de fevereiro, com a instalação da cúpula da torre principal do templo católico. A cúpula era prevista no projeto original, que foi idealizado pelo Monsenhor Emerson Negreiros, nos anos 1950. A atual matriz substituiu uma capela centenária, sendo esta demolida em 1954.
O Padre Vicente Fernandes ao realizar um trabalho de reforma das fachadas da Igreja Matriz decidiu então finalizar o projeto original, com a instalação de uma cúpula na torre principal, que também é o campanário de uma das principais edificações católicas no interior do estado. Em 2018, uma primeira cúpula foi colocada, mas retirada semanas depois por apresentar muitas imperfeições.
"A CATEDRAL DE SANTA RITA"
A Igreja Matriz em Santa Cruz, diante de sua grandiosidade, é chamada carinhosamente por muitos como a "Catedral de Santa Rita", e os números de suas dimensões impressionam a todos. A torre mede 37 metros de altura, e agora somada com a cúpula esse valor chega aos 47 metros.
A cúpula tem 10 metros de altura, sendo o corpo dela 7 metros e a cruz 3 metros. Com essa nova altura, continua sendo uma das edificações mais altas da cidade, além da posição geográfica privilegiada, no alto da colina do centro da cidade. A Igreja Matriz está erguida no mesmo local da primeira capela erguida pelos fundadores da cidade, nos anos de 1820.
{BANNER}