ALRN presta homenagem a profissionais de Administração e aos 35 anos do CRA-RN

A Assembleia Legislativa do RN realizou nesta segunda-feira (04), em Sessão Solene no Plenário da Casa, uma homenagem aos 35 anos do Conselho Regional de Administração (CRA-RN) e também ao Dia do Profissional de Administração. A ação foi proposta pelo deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB), que também é administrador por formação.

Em seu discurso, o parlamentar destacou a pluralidade de atuações do profissional de administração e exaltou as atuações do Conselho Regional de Administração do RN, pontuando o histórico de lutas, desafios e avanços.

“Sou administrador por formação. Esse foi um trabalho que sempre me encantou pela diversidade de abordagens envolvidas. No trabalho como deputado estadual, mandato que muito me honra e traz grande responsabilidade, os conhecimentos do administrador são importantíssimos. Seja na apresentação de um Projeto de Lei, no trabalho como presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Micro e Pequenas Empresas ou na missão de fiscalizar, inerente a esta Casa Legislativa”, declarou o deputado Kleber.

O CRA potiguar integra o sistema do Conselho Federal, hoje presente em todos os Estados brasileiros através das regionais. O Conselho Federal de Administração e os Conselhos Regionais de Administração têm como finalidade maior orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de administrador.

Também é responsabilidade dos Conselhos Regionais efetuar o registro dos profissionais de Administração e das empresas, entidades e escritórios que prestam serviços no campo profissional do administrador.

Kleber Rodrigues lembrou das homenagens que proporcionou aos profissionais da Administração em anos anteriores na Assembleia Legislativa e frisou que este ano os administradores homenageados são todos gestores públicos municipais.

“Esta foi a forma que encontramos de aplaudir, saudar todos aqueles profissionais da Administração que aplicam seus conhecimentos, sua vocação e devoção à sua gente, ao nosso povo”, afirmou. “Estamos todos, atônitos, acompanhando o delicadíssimo momento que atravessam as prefeituras. Gestores que tentam resolver uma equação complicadíssima: poucos recursos e despesas em crescimento exponencial. É um grande desafio. Por isso, nossa homenagem a esses administradores e administradoras que estão a serviço do povo”, acrescentou.

Foram homenageados na sessão os prefeitos Gilson Dantas (Carnaúba dos Dantas), Luciano Santos (presidente da Femurn e prefeito de Lagoa Nova-RN), Odon Júnior (Currais Novos), Rosano Taveira (Parnamirim), Marcos Aurélio (Riacho da Cruz) e Hudson Pereira de Brito (Santana do Seridó), que não pôde comparecer ao evento por questões de saúde.

Representando todos os homenageados, o prefeito Gilson Dantas falou sobre os desafios de administrar uma cidade como Carnaúba dos Dantas, gerindo os recursos de forma eficiente e eficaz em benefício dos munícipes. Ele também falou sobre a importância de ser um administrador e atuar na esfera pública, ressaltando o apoio que sua administração tem recebido do CRA-RN por meio de capacitações e orientações.

“A boa gestão passa obrigatoriamente por todos nós, as empresas públicas e os governos têm que garantir profissionais capacitados na gestão. Muitas vezes, uma ineficiência administrativa custa muito caro, principalmente para os cofres públicos”, defendeu o prefeito.

O presidente do CRA-RN, Flávio Emílio, agradeceu a homenagem prestada pelo mandato do deputado Kleber Rodrigues e entregou uma placa ao parlamentar em gratidão. O presidente também frisou a luta dos 27 Conselhos Regionais de Administração de todo o País na defesa dos profissionais.

“A defesa da profissão depende de cada um de nós que temos a formação em administração, de honrar essa formação. A profissão não é defendida apenas de maneira institucional, mas há um compromisso individual de nós defendermos. E como é que se defende? Com competência”, discursou.

Também participaram da sessão o secretário de Estado da Administração do RN Pedro Lopes, o ouvidor-geral do Município de Natal Sérgio Alves; o presidente do Conselho Regional de Administração do RN Flávio Emílio; a ouvidora da UFRN Célia Maria; o vereador de Natal Kleber Fernandes; o assessor parlamentar da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada coronel Ozael Teodósio de Melo, além dos deputados estaduais Hermano Morais (PSB) e Taveira Júnior (União Brasil), os secretários da Casa Civil, da Segurança e do Planejamento de Parnamirim Homero Grec, Marcondes Pinheiro e Giovani Rodrigues, respectivamente e a presidente da Academia Feminina de Letras Zelma Bezerra Furtado.

003728x90al

Artigos semelhantes