Deputado Tomba Farias pede intervenção do MP/RN para resolver o problema de cirurgia de amputação de membros que o Estado não realiza

Considerando a situação da saúde pública como sendo “dramática”, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) pediu para que o Ministério Público do Rio Grande do Norte intervenha junto ao governo do Estado para tentar solucionar o problema que atinge centenas de potiguares que precisam e não têm acesso a realizar cirurgias de amputação de membros, muitos desses procedimentos já determinados por ordem judicial.

“Peço o apoio do Ministério Público para que se tome as devidas providências”, disse Tomba, destacando que o governo Fátima Bezerra (PT) tem recursos para tudo, inclusive para autopromoção nos meios de comunicação, mas não tem para atender as necessidades médicas da população.

“Tenho diariamente clamado ao governo que encontre soluções para que as pessoas tenha o direito de amputar os seus membros. Em Santa Cruz tem um caso da paciente Sandra Maria da Silva, que estava com os dedos do pé necrosados, e que, só agora, por ordem judicial, foi autorizada a realização de uma consulta, onde se constatou que, pela demora, ela não terá apenas os dedos amputados, como também o seu pé”, revelou o parlamentar.

Lembrando que recente matéria jornalística veiculada pela Intertv Cabugi mostrou o drama vivido por quem precisa de amputação, Tomba Farias questiona até quando a população do Estado vai conviver e passar por esse tipo de situação, que, segundo ele, vai de encontro ao direito que todo cidadão tem de ter um atendimento de saúde digno.

“O governo do Estado fechou o Hospital Ruy Pereira e jogou os pacientes aos ‘trancos e barrancos’ no Hospital da Polícia Militar, onde a reportagem da Intertv Cabugi mostrou que naquela unidade hospitalar não tem papel higiênico nem alimentação para os usuários.

“Não aceito esse tipo de coisa que está acontecendo no estado do Rio Grande do Norte”, protestou.

O parlamentar revelou ainda a ocorrência de uma situação gritante de descaso com a saúde pública, ao declarar no Plenário da Assembleia Legislativa que um paciente *- José Nilson Bezerra -* teve a sua prótese para uma cirurgia de quadril erradamente destinada para outro paciente. A prótese que seria utilizada no senhor José Nilson Bezerra foi comprada através de decisão judicial, mediante bloqueio de recursos do Estado para a aquisição do equipamento.

“Sabe o que aconteceu, senhores deputados? A prótese foi usada em outro paciente. E então, até hoje, o paciente que tinha o direito a utilização da prótese, graças a uma decisão judicial, não teve a sua cirurgia feita e se encontra em uma cadeira de rodas”, ressaltou.

FONTE: Assessoria de imprensa do deputado Tomba Farias

Fábio Dantas será apresentado como pré-candidato ao Governo do RN; Rádio Santa Cruz AM entrevista Fábio nesta terça (19)

A pré-candidatura do advogado Fábio Dantas a governador do Rio Grande do Norte será confirmada, nesta terça-feira (19), às 9h, no hotel Holiday Inn, em Natal.

Fábio é do partido Solidariedade e fará dobradinha com o pré-candidato ao Senado da República, Rogério Marinho, do PL.

Nesta terça-feira (19), dia do lançamento de sua pré-candidatura, Fábio Dantas concede entrevista exclusiva a Rádio Santa Cruz AM.

A entrevista será no programa Primeira Hora, que começa às 7h, e será conduzida pelo radialista Edmilson Silva.

Ministro Rogério Marinho faz retrospectiva das ações de seu Ministério nesta quarta (29) no programa A Voz do Brasil

O ministro do Desenvolvimento Regional, o potiguar Rogério Marinho, será destaque nesta quarta (29) no programa "A Voz do Brasil", veiculado diariamente nas rádios brasileiras.

No programa, o ministro vai falar sobre as ações do Ministério, um dos principais da gestão do presidente Jair Bolsonaro, que tem trabalhos desenvolvidos em todos os estados brasileiros.

O ministro deverá destacar as atividades no Rio Grande do Norte, no qual o Ministério do Desenvolvimento Regional tem sido um dos principais na destinação de recursos para ações de infraestrutura, especialmente na área hídrica.

"A Voz do Brasil" tem início às 19h em todas as rádios brasileiras.

Senador Jean visita Santa Cruz nesta sexta (01)

O Senador Jean estará nesta sexta-feira (01) em Santa Cruz para cumprir uma série de agendas no município. Pela manhã, o parlamentar realizará uma visita institucional ao campus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN), onde será recebido pelos diretores da instituição.

No período da tarde, Jean conversa com avicultores e representantes da Associação dos Produtores de Aves Caipiras da Região do Trairi (Apac). A atividade econômica já vem sendo desenvolvida em Santa Cruz e no Trairi, transformando a região no principal polo avícola do Rio Grande do Norte.

Em seguida, o senador fará uma visita à Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA). A agenda
do parlamentar se encerra no final da tarde, em um encontro com lideranças do Partido dos Trabalhadores na cidade.

Em 2021, o mandato do senador Jean destinou uma emenda no valor de R$ 200 mil para aquisição de equipamentos e estruturação da rede hospitalar, fortalecendo o sistema de saúde do município.

banneraljulho

Caso Benes Leocádio dispute Governo do Estado, prefeito de São Tomé, Babá Pereira, deverá concorrer a Deputado Federal

Com a possibilidade do deputado federal Benes Leocádio disputar o Governo do Estado, surge uma nova liderança que pode o substituir na tentativa de conquistar uma vaga federal: Babá Pereira.

Atual presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e prefeito de São Tomé, Babá tem se mostrado uma das principais lideranças de oposição ao governo Fátima Bezerra e defensor do presidente Jair Bolsonaro.

Além disso, Babá já teve encontro com o presidente da República e é presença em destaque nas solenidades do Governo Federal no Rio Grande do Norte.

Babá assumiria as bases de Benes Leocádio e teria que renunciar ao cargo de prefeito de São Tomé para concorrer a Câmara Federal.

banneraljulho

Prefeito Ivanildinho, de Santa Cruz, destaca que Rogério Marinho é nome mais preparado no Rio Grande do Norte para o Senado Federal

O prefeito de Santa Cruz, Ivanildinho Ferreira (PSDB) afirmou ao Blog que o ministro Rogério Marinho é o nome mais preparado atualmente para representar o Rio Grande do Norte no Senado Federal.

Enfatizando que o Ministro tem se mostrado um parceiro dos municípios potiguares, Ivanildinho destaca que as ações de seu ministério, do Desenvolvimento Regional, tem chegado a todas as regiões do Estado. “Temos visto obras, especialmente na área de recursos hídricos, sair do papel após vários anos e isso tem a influencia direta do ministro Rogério Marinho, que tem tido olhar especial pelas causas dos municípios potiguares”, destacou o prefeito de Santa Cruz.

Entre essas obras, Ivanildinho destaca o compromisso de Rogério Marinho com a nova adutora na região Agreste potiguar, que será decisiva para melhoria no abastecimento de água para Santa Cruz e região Trairi. “É inegável que hoje o político que tem trabalhado melhor a pauta municipalista é Rogério Marinho. É um ótimo nome para o Senado Federal e para lutar por cada município potiguar”, ressaltou Ivanildinho.

Ainda ao Blog, Ivanildinho se mostrou empolgado com a possibilidade do deputado Tomba Farias ser o candidato a governador, compondo chapa com Rogério Marinho. “Tomba é inegável um político em ascensão. O que ele fez por Santa Cruz como prefeito foi inovador. É um político empreendedor e um nome preparado para assumir o Governo do Estado, especialmente por ser um lutador dos municípios”, afirmou Ivanildinho.

Ivanildinho ainda enfatizou o estilo aguerrido de Tomba. "Tomba sempre foi um político de ação. É de bater nos gabinetes dos deputados ministro e consegue transformar isso em ação e recursos para Santa Cruz e diversos outros municípios potiguares. Estamos precisamos de um governador assim, de ação, que consiga recursos e investimentos onde precisar. E Tomba tem esse perfil que o Rio Grande do Norte necessita atualmente", disse Ivanildinho.

O prefeito de Santa Cruz assinou recentemente convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional, de Rogério Marinho, para construção de cisternas e poços tubulares na zona rural de Santa Cruz.

Além disso, Ivanildinho ressaltou que Rogério Marinho já ajudou Santa Cruz e outros municípios na liberação de recursos em seu e outros Ministérios, mostrando seu compromisso com a população do Rio Grande do Norte. "Com Rogério Marinho podendo ir para o Senado, não tenho dúvidas, que esse trabalho será intensificado ainda mais, beneficiando o povo do Rio Grande do Norte", destacou o gestor de Santa Cruz.

Por iniciativa do deputado Tomba Farias, Central do Cidadão de João Câmara receberá o nome do empresário Josafá Araújo da Costa

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nesta quinta-feira, 24, projeto de Lei de autoria do deputado estadual Tomba Farias (PSDB) que denomina a Central do Cidadão de João Câmara com o nome do empresário Josafá Araújo da Costa, falecido em julho deste ano. A iniciativa foi aprovada por unanimidade, como forma de homenagear o empresário que em vida muito contribuiu para o desenvolvimento social e econômico daquele município. Também conhecido como “Josafá de Bere”, ele também foi vice-prefeito de João Câmara em 2012, ao lado do então prefeito Vavá.

Em um breve discurso de agradecimento aos deputados que apoiaram o seu Projeto de Lei, Tomba Farias destacou que, em vida, Josafá Araújo da Costa tornou-se referência e exemplo para as novas gerações. “Denominar a Central de Cidadão de João Câmara com o nome de Josafá Araújo da Costa é uma simples homenagem à memória de grande homem forjado pelo trabalho, pela ética e compromisso social. A iniciativa também atende ao pleito do Vereador Daniel Enfermeiro, que tem atuação de destaque na Câmara Municipal daquela cidade”, disse o parlamentar.

Tomba Farias enfatizou ainda a história de sucesso do empresário, que quando jovem vendia água e balas, tornando-se depois um empresário vitorioso, liderando o grupo empresarial “Araújo”, constituído por empresas do ramo de material de construção, posto de gasolina, pousada, entre outros empreendimentos.

“Ele trabalhou duro, se mostrou incansável, não perdeu o foco do que queria conquistar. Foi feirante junto com o seu pai e graças a sua habilidade no trato com as pessoas, logo chamou a atenção de um comerciante local, que o convidou para trabalhar em sua mercearia, da qual chegou a ser gerente. Com o passar do tempo, resolveu instalar o seu primeiro ponto comercial, uma singela mercearia. Em seguida, inaugurou seu primeiro mercadinho e a partir daí, a sua estrela não parou de brilhar”, enfatizou o deputado.

Josafá era casado com a senhora Maria de Lourdes Pinheiro e pai de dois filhos. “É justamente pelo seu exemplo de vida que o seu legado permanecerá para sempre na história da cidade de João Câmara e no estado do Rio Grande do Norte”, finalizou o parlamentar.

FONTE: Assessoria de imprensa do deputado Tomba Farias

CASO DAS AMBULÂNCIAS: Tomba questiona encerramento de contrato pelo governo do Estado

O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) retomou a discussão em torno da contratação do transporte sanitário avançado pelo Governo do Estado. O parlamentar questionou o encerramento do contrato, anunciado pelo deputado Francisco do PT em pronunciamento durante a sessão remota por videoconferência e classificado por ele como repentino.

“Me surpreendi como que ele [deputado Francisco] trouxe ao plenário. Ele disse que o governo encerrou o contrato das ambulâncias no dia 22 de agosto e que foi contratado R$ 8,5 milhões e só foi executado R$ 440 mil, fazendo 1.856 atendimentos. Ai eu me pergunto se a pandemia acabou, já que o contrato foi encerrado”, questionou Tomba durante sessão remota da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (3).

Tomba Farias avalia que a finalização do contrato aconteceu de forma precoce, visto que a pandemia não chegou ao fim. “Eles [o Governo do Estado] não souberam responder aos questionamentos feitos pelo deputado Gustavo Carvalho”, apontou.

O parlamentar ainda questionou a situação e idoneidade da empresa. “E essa empresa que foi aberta? A forma que tudo foi conduzido, leva a crer que o governo entendeu, carimbou, que esse contrato não estava correto. Fica aqui minha indignação na forma como foi feito tudo isso”, finalizou.

PT decide apoiar pré-candidato a prefeito governista em Campo Redondo

O Partido dos Trabalhadores decidiu continuar na base do prefeito Alessandru em Campo Redondo e apoiar a pré-candidatura de Dr. Renan Luiz (PROS).

Em comunicado assinado pelo diretório do partido, o apoio foi fechado com aval da maioria do partido, que foi base da atual gestão municipal neste segundo governo de Alessandru.

A nota pede que os filiados sejam fiéis a decisão e não apóiem outras pré-cabdidaturas, além de Dr. Renan.

O PT busca ainda fortalecer a legenda na cidade, com vários nomes pré-candidatos a vereador.

Confira o comunicado na íntegra:

NOVOS RUMOS PARA CAMPO REDONDO

O Partido dos Trabalhadores defende que as eleições municipais de 2020 ocorram, mesmo que em um calendário ajustado por conta da pandemia do novo Corona vírus, por compreender que qualquer medida que estenda os mandatos pode tornar-se precedente para outros processos, ainda mais considerando o atual momento em que temos um governo federal que se mostra cada dia mais hostil ao processo democrático e aos demais poderes da república estabelecidos pela Constituição de 88. Sendo assim, para garantir que nossos votos sejam seguros, reafirma que todas as medidas de segurança sanitária devem ser cumpridas, para isso defende o distanciamento social, o uso de máscaras e álcool em gel por todas e todos. Neste sentido, o PT em todo o Brasil se mobiliza para garantir suas pré-candidaturas e/ou apoiar os pré-candidatos que representem a construção e implementação do projeto petista para os municípios.

Em Campo Redondo a direção partidária, respeitando os preceitos democráticos, dialogou com todos os pré-candidatos que procuraram o partido apresentando suas propostas para nossa cidade. Após todos os diálogos, em reunião virtual, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Campo Redondo decidiu, na noite de quarta-feira (05/08/20), apoiar a pré-candidatura de Dr. Renan Luiz (PROS), ao mesmo tempo que não constrangerá nenhuma filiada ou nenhum filiado que trilhar outro caminho para este pleito. Foi a partir de várias mãos que se pôde concretizar esta decisão a qual exigiu cautela por compreender as grandes dificuldades que a gestão atual teve em implementar certas políticas públicas necessárias ao nosso povo. Porém, tendo certo da responsabilidade do PT para com todas e todos camporedondenses, fortalecemos este projeto observando também seus acertos e seu potencial para o próximo mandato.

Desta forma o Partido dos Trabalhadores de Campo Redondo se disponibiliza para a construção do plano de governo da pré-candidatura de Dr. Renan Luiz (PROS), objetivando a implementação das políticas públicas petistas na iminente gestão, assim como o desenvolvimento da cidade para nossos munícipes.

Campo Redondo, dia 08 de Agosto de 2020.

Diretório Municipal do PT de Campo Redondo.

Deputado desmente argumento de Fátima Bezerra e diz que o RN não será penalizado se reforma não for aprovada até o dia 30

O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) jogou por terra o argumento da governadora Fátima Bezerra de que se a Assembleia Legislativa não aprovar até o próximo dia 30 de julho a reforma da previdência estadual, o Rio Grande ficará automaticamente impedido de receber recursos e benefícios do governo federal. O parlamentar revelou que o governo Jair Bolsonaro deverá ampliar para 31 de dezembro o prazo para que os estados aprovem a reforma previdenciária. Ele foi taxativo ao afirmar que a Assembleia Legislativa não irá aprovar a 'toque de caixa' e de forma não presencial a reforma da Previdência nos moldes que a governadora deseja.

"Falta diálogo e humildade da governadora. A Assembleia Legislativa já poderia ter aprovado a reforma ( da Previdência) desde fevereiro ou março , mas o governo protelou o envio da matéria. Agora, durante uma pandemia, quer que os deputados aprovem a matéria sem discussão com a sociedade, sem poder fazer alteração no projeto do governo. A reforma proposta de Fátima Bezerra penaliza quem ganha pouco e beneficia quem ganha muito", disse o parlamentar, durante entrevista à rádio 98 FM, em Natal.

Segundo o deputado municipalista, o governo deixa tudo para última hora para "descer de goela abaixo e a gente não tenha tempo de discutir".

Tomba revelou que o governo tem atuado no sentido de responsabilizar os deputados pela não votação da reforma da previdência, sob o argumento de que o estado ficará sem receber recursos federais, caso a matéria não seja aprovada até o dia 30. "O prazo não será esse. Fátima vai ser desmitida, pois o prazo será prorrogado até o dia 31 de dezembro. Só tem 13 estados com a reforma aprovada, nem Minas Gerais aprovou ainda. Mais de 50 % dos estados não fizeram suas reformas, você acha que esses estados vão ser penalizados pelo governo federal?", questionou.

Segundo afirma, o governo perdeu uma grande oportunidade de ter um diálogo.

Para Tomba, hoje ninguém sabe mais quem fala pelo governo. "Era George (Soares), era Francisco do PT, entrou Fernando Mineiro, agora já é Cadu (Carlos Eduardo Xavier). A própria governadora deveria ter tido a humildade de ter vindo para a 'Casa do Povo', que é a Assembleia, para explicar os motivos da urgência. O seu secretário de Saúde não atende telefone de ninguém", finalizou o parlamentar.

FONTE: Assessoria de imprensa do deputado Tomba Farias

Login Form