UFRN entrega acervo digital de livros didáticos ao MEC

Acervo-Digital

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou a entrega do Acervo Digital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) ao Ministério da Educação (MEC) na tarde desta quarta-feira, 11, com as participações do vice-reitor, Henio Ferreira de Miranda, e da técnica de Assuntos Educacionais da Secretaria de Educação Básica do MEC, Geilza Ladeira Bizarra, no Gabinete do Reitor. De forma pioneira, o material digital foi produzido pela UFRN e contém cerca de 45 mil títulos, que correspondem a toda história do PNLD.

Para a técnica do MEC, o trabalho realizado pela UFRN foi muito bom, devido ao cumprimento do prazo de entrega e à qualidade do acervo que ficou bem organizado. "A gente precisa ter uma análise do passado e do presente do livro, por meio de pesquisa científica baseada nesse acervo", explicou sobre a importância do material, lembrando que essas análises contribuirão para a modernização da produção de livros, que deverá se basear na inclusão e na acessibilidade.

A professora do Departamento de História da UFRN, Margarida Dias, foi responsável pelo trabalho de produção do Acervo Digital do PNLD, que corresponde a todas as obras inscritas para avaliação do MEC, com títulos de 1985 até 2018. Ela contou que sua equipe realizou diversas etapas, como a limpeza, a catalogação e a digitalização das publicações.

O vice-reitor Henio Miranda agradeceu os elogios da técnica do MEC e parabenizou a equipe da UFRN, composta por estudantes, professores e técnicos. "É um trabalho excelente que honra muito a nossa universidade pela qualidade do acervo que teremos aqui", afirmou.

Com a entrega do acervo digital ao MEC, os títulos físicos ficarão disponíveis no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), na Sala C4 do Setor de Aulas 2 e na Didateca.

{BANNER}

Artigos semelhantes