O Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde realizou nesta quarta-feira, 30, mais uma ação de combate à sífilis, aberta a comunidade de Santa Cruz e municípios vizinhos.
O evento aconteceu na praça Tequinha, localizada em frente ao Hospital, durante toda a manhã. O local foi cedido gentilmente pelos proprietários e serviu plenamente aos objetivos propostos.
Foram realizados diversos momentos de orientações e esclarecimentos sobre a prevenção e os cuidados no tratamento quando necessário. Houve distribuição de preservativos masculinos e femininos bem como a realização de testes rápidos para verificação de possíveis infectados.
Segundo o Ministério da Saúde a sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).
Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.
A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal previne a sífilis congênita e é fundamental.
{BANNER}