'Tiraria meu dinheiro dos EUA e botaria em mercados emergentes como Brasil', diz investidor pioneiro em crítica aos Brics

O real no seu momento mais fraco dos últimos dois anos; prêmios de risco subindo no mercado; embates do presidente da República com o presidente do Banco Central; dúvidas no mercado sobre o compromisso do governo com metas fiscais.

A economia brasileira enfrenta o seu momento mais turbulento desde o começo do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro de 2023.

E os investidores estão reagindo a isso com reflexo nos preços. O mês passado foi o pior da bolsa brasileira neste ano.

Por isso, surpreendeu a frase do investidor e colunista do Financial Times Ruchir Sharma em entrevista à BBC News Brasil na semana passada: "eu retiraria meu dinheiro dos EUA e colocaria em mercados emergentes".

Sharma faz a ressalva de que não acredita no modelo de crescimento do Brasil — e não acha que o desempenho país seja exemplar entre emergentes. Pelo contrário: ele segue pessimista em relação a economia brasileira.

O que acontece agora — segundo ele — é que na sua visão existe um otimismo exagerado dos mercados com a economia dos Estados Unidos, o que fez encarecer os preços dos papéis americanos. Já os emergentes, ele acredita, estão subvalorizados além da conta.

Haveria, portanto, espaço nos próximos cinco a dez anos para ganhar dinheiro com esse descompasso. Ele acredita que é o momento para se retirar dinheiro investido nos EUA e colocá-lo em mercados emergentes diversos — o que inclui o Brasil.

Com informações da BBC

06bannerok

IBGE disponibiliza Agenda de 1° a 7 de julho

Divulgada hoje (1°), às 9h, a Agenda IBGE traz as programações do Instituto para a próxima semana. A Agenda traz as divulgações, as reuniões internas e externas e os compromissos da Presidência, das Diretorias e Assessorias do IBGE, de suas Superintendências Estaduais e da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE).

A Agenda IBGE é disponibilizada todas as segundas-feiras, às 9h. Confira a programação completa do IBGE para esta semana no canal informativo Agenda IBGE.

Presidência

Na segunda-feira (dia 1°), às 10h, representantes da presidência participam de reunião com a equipe do ODS 18 sobre Relações Institucionais. Às 13h30, equipe da presidência participa de evento interno “Levantamento de informações e ações iniciais relacionadas ao relatório de atividades da Corregedoria no primeiro semestre de 2024”. Já às 14h, o Ministro de Estado da Previdência Social visita o IBGE.

Na terça-feira (2), às 9h, equipe da presidência participa de reunião de Relações Institucionais do Fórum Internacional do Apoio Oficial Total ao Desenvolvimento Sustentável (TOSSD). Às 9h30, a presidência participa da 1ª reunião da Comissão Consultiva do 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola do IBGE.

Na quarta-feira (3), às 9h, a presidência participa de reunião de acompanhamento do Banco de Dados Operacionais (BDO). Às 11h, equipe da presidência viaja para participar de reunião com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).

Já na quinta-feira (4), às 8h, será realizada corregedoria interna: Análises das novas admissibilidade das manifestações do FALA.BR. Às 14h, ocorre reunião interna com a Coordenação-Geral de Operações Censitárias, sobre o sobre o cronograma das Operações Censitárias.

Na sexta-feira (5), às 8h, equipe participa de reunião com consultor do Projeto ODS.

 

06bannerok

Lula bloqueia R$ 3,8 bilhões e cortes atingem hospitais, livros didáticos da educação básica e Auxílio Gás

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já bloqueou em 2023 a liberação de verbas para o funcionamento de hospitais, o pagamento do Auxílio Gás e a compra de livros didáticos na educação básica.

Os bloqueios realizados pelo Governo Lula somaram R$ 3,8 bilhões até o dia 1º de novembro.

Os recursos também ainda não foram destravados, de acordo com levantamento da Associação Contas Abertas com dados do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop).

Com a trava nos gastos, as ações do Governo Lula nas áreas afetadas correm o risco de paralisarem até o fim do ano ou atrasarem.

Os ministérios de Lula admitem o impacto para as atividades essenciais com os bloqueios, mas minimizam os riscos de um “apagão” nos programas até o fim do ano.

Com informações do Estadão

89a5d93b ab88 4115 b28b 91f187ea9e57

Morre Glória Maria, um dos grandes nomes da TV brasileira

A jornalista Glória Maria, ícone da TV brasileira, morreu no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (2). “É com muita tristeza que anunciamos a morte de nossa colega, a jornalista Glória Maria”, informou a TV Globo, em nota.

Em 2019, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão. O tratamento com imunoterapia teve sucesso. Depois, ela sofreu metástase no cérebro, que também pôde, inicialmente, ser tratada com êxito por meio de cirurgia, mas os novos tratamentos não avançaram.

“Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio”, afirma o comunicado.

Glória foi pioneira inúmeras vezes. Ela foi a primeira a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional, mostrou mais de 100 países em suas reportagens e protagonizou momentos históricos.

Com informações do G1

001cursinho

Com venda proibida, cigarro eletrônico é sensação entre os jovens e acende alerta

Nas ruas, portas de escola, bares, tabacarias e festas, eles deixam uma fumaça branca e densa, com cheiro que nada lembra os cigarros comuns. No boca a boca, recebem diversos nomes: vape e pod são os mais comuns.

Com venda proibida no Brasil, especialistas alertam para complicações cardiovasculares e pulmonares dos cigarros eletrônicos. Consumidos por jovens, podem ser porta de entrada para o tabagismo e colocar em xeque avanços no combate à dependência química da nicotina.

Os dispositivos têm tecnologia simples. Uma bateria permite esquentar o líquido que, em geral, é uma mistura de água, aromatizante alimentar, nicotina, propilenoglicol e glicerina vegetal.

Eles aquecem a nicotina em vez da combustão dos cigarros comuns. Na fumaça do tradicional, há alcatrão, que contém produtos químicos potencialmente cancerígenos, e monóxido de carbono, que aumenta a chance de enfarte e dificulta o transporte de oxigênio das células.

O aerossol do dispositivo pode conter substâncias nocivas, alertam os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Destacam, também, que é difícil saber quais substâncias o produto contém. Por vezes, no lugar da nicotina, o aparelho é usado para vaporizar outras drogas, como maconha. Alguns, ditos livres de nicotina, apresentaram a substância em análises.

Paulo Corrêa, coordenador da Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), diz que o eletrônico tem toxicidade aumentada em relação ao cigarro convencional, por causa da forma de produção do aerossol. “Ele tem um filamento, que deve ser aquecido. O filamento é revestido por níquel e outros metais, como latão e cobre. O nível de níquel que tem nos cigarros eletrônicos é de duas a 100 vezes maior do que nos tradicionais. O níquel é considerado cancerígeno.”

No Brasil, em 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a importação, comercialização e propaganda dos dispositivos eletrônicos para fumar, que além dos cigarros incluem os produtos de tabaco aquecido.

Com informações do Estado de São Paulo

Após internação por problemas renais, morre Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta

A cantora Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, morreu nesta quarta-feira (23), aos 43 anos, em Aracaju. Ela foi internada no dia 11 de fevereiro, com problemas renais.

A artista morreu às 19h26 em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico, segundo nota divulgada pela assessoria de comunicação do Hospital Primavera.

Paulinha Abelha foi internada após sentir dores, logo depois de ter chegado a Aracaju depois de uma turnê com a banda, em São Paulo. Dias depois, o caso evoluiu para um coma profundo.

A artista a estava internada no Hospital Primavera desde o dia 17 de fevereiro, sob os cuidados de equipes médicas de terapia intensiva, neurologia e infectologia (leia abaixo mais detalhes sobre a internação).

Nas últimas 24 horas, segundo nota divulgada pelo hospital, Paulinha teve agravamento de lesões neurológicas. A morte encefálica da cantora foi confirmada após exames clínicos específicos.

O corpo vais ser levado para uma central de velórios onde vai ser preparado e o velório vai ser realizado no Ginásio Constâncio Vieira, na capital, e será aberto ao púbico. O horário de início ainda não foi divulgado.

Com informações do Portal G1

Brasil tem 1.124 mortes e 20.727 casos confirmados de coronavírus, diz ministério

mortes1104

O balanço dos casos de Covid-19 divulgados pelo Ministério da Saúde neste sábado (11) aponta:

1.124 mortes

20.727 casos confirmados

Letalidade: 5,4%

Na sexta-feira (10), havia 1.056 mortes e 19.638 casos confirmados. São 1.089 casos (alta de 6%) e 68 mortes (alta de 6%) a mais, em 24 horas. Tocantins segue sendo o único estado do país sem mortes devido à Covid-19.

Com informações do G1

{BANNER}

Brasil tem 77 casos confirmados de novo coronavírus, diz ministério

sintomas-coronavirus-910x650

Novo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde às 16h20 desta quinta-feira (12) aponta que o Brasil tem 77 casos confirmados de novo coronavírus. Com mais registros, o estado de São Paulo tem 42 pacientes infectados pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), agente causador da doença Covid-19.

Os principais dados do balanço são:

77 casos confirmados, eram 52 casos na quarta-feira

1.427 casos suspeitos

1.156 descartados

No novo balanço, pela primeira vez aparecem casos confirmados em Pernambuco e no Paraná.

{BANNER}

Sobe para 8 casos de coronavírus no Brasil

20200305164031vZSX5A

O Ministério da Saúde confirmou mais quatro casos de coronavírus no Brasil, totalizando seis em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro no Espírito Santo. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, o caso confirmado no Espírito Santo entrará no banco de dados do ministério nas próximas horas, mas já está confirmado.

O caso do Espírito Santo é uma mulher de 37 anos, com histórico de viagem. Além disso, existe um caso confirmado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, mas o ministério aguarda a contraprova para confirmar oficialmente. Assim, o Brasil tem 636 casos suspeitos e oito confirmados.

Com informações da Agência Brasil

{BANNER}

Crescimento de vendas no Natal é o maior desde 2014, diz associação dos lojistas de shoppings

sem-titulo-2

As vendas no Natal subiram 9,5% em termos nominais, sobre 2018, segundo informou a Alshop, associação dos lojistas de shopping centers, nesta quinta-feira (26). É o melhor desempenho desde 2014, início da crise econômica, a pior da história do país, que afetou duramente as vendas do varejo até 2018.

"Tem que festejar porque o Natal foi bastante positivo. E a expectativa é que até o dia 31 esse ritmo mais forte se mantenha por causa das vendas pré-réveillon e do período de trocas de produtos", disse Nabil Sahyoun, presidente da Alshop.

A retomada da geração de empregos neste ano, a liberação do saldo do FGTS, a queda da taxa de juros da economia especialmente ao longo de 2019 e a redução da inflação explicam o desempenho do fim do ano, diz Sahyoun.

Com informações do G1

{BANNER}

Login Form