Assembleia Legislativa emite nota de pesar pela morte de Fernando Rezende

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte perde neste sábado (30) o servidor, amigo e Diretor-Geral da Presidência da Assembleia, Fernando Dantas de Rezende Filho, aos 65 anos. Ele estava internado desde a última terça após um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Fernandinho, como era carinhosamente chamado pelos amigos era advogado, servidor público e atuava no Legislativo Estadual desde março de 2019, a convite do presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira.

Natural de Natal, Rezende teve uma carreira pautada no exercício da advocacia e exerceu funções administrativas no Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª região, no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sempre pautando sua história e trajetória no exercício público, com retidão e correção.

O presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, os 24 deputados estaduais que compõem a Assembleia Legislativa do RN, o conjunto de servidores da Casa e amigos se solidarizam com os familiares, a esposa Caroline Freitas de Macedo; os filhos Ana Júlia (Ju); Álvaro Alberto (Beto); Maria Fernanda e Eduardo (Dudu) nesse momento de dor.

Descanse em paz, Fernandinho!

Palácio José Augusto

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

004al750x200

Ezequiel solicita ações em infraestrutura, abastecimento e segurança para Macaíba

O município de Macaíba, na região metropolitana de Natal, motivou uma série de requerimentos que foram apresentados pelo deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. As solicitações envolvem investimentos em infraestrutura, abastecimento e segurança pública.

O primeiro ofício apresentado por Ezequiel requer a realização de serviços de manutenção e reparos na barragem de Tabatinga, em Macaíba. O equipamento foi construído para conter as águas do rio Jundiaí, afim de evitar enchentes na cidade. Além disso, tem capacidade para atender a população e o distrito industrial. Na justificativa, o parlamentar lembra que o local nunca passou por serviços de manutenção na comporta e na parede.

Ezequiel também solicitou a reforma geral do Caic de Macaíba, localizado no bairro Campo das Mangueiras. A área é administrada pelo Estado em parceria com o Governo Federal. O local também abriga a Escola Estadual Deputado Jessé Pinto Freire e "não recebe serviços de recuperação e reformas há mais de 20 anos".

Ainda para Macaíba, outro requerimento solicita a recuperação asfáltica da RN-160, no trecho que liga os municípios de Serrinha e Macaíba. A estrada se encontra esburacada em consequência das fortes chuvas que caíram na região e da falta de manutenção.

O deputado também requer a perfuração e instalação de poços nas comunidades de Japecanga, Capoeira, Curralinho e Ferreiro Torto, além da disponibilidade de uma nova viatura policial para a cidade.

004al750x200

Diretor da Escola da AL participa da celebração dos 20 anos da Escola do TCE

Os 20 anos da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira foram celebrados com uma ampla programação que contou com a inauguração do Complexo Educacional do TCE, composto pelo novo espaço da biblioteca e da sala de produção de vídeo-aula, além da galeria de fotos dos ex-diretores e coordenadores da Escola de Contas. Na ocasião, também foi feito o lançamento da 25ª edição da Revista do TCE, que este ano destacou em caderno especial a poesia do Cordel.

A programação foi iniciada com o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, destacando a importância da escola de contas na capacitação dos jurisdicionados, passando a palavra para o fundador e atual diretor da Escola de Contas, conselheiro Tarcísio Costa, que falou sobre a história e os resultados apresentados pela unidade de ensino. “Na minha visão, a máxima de orientar antes de punir sempre foi uma das mais importantes. Tenho esperança de que no meu centenário possa ver processos de contas que não sejam mais reprovados”, afirmou.

O coordenador geral da referida Escola, André Gustavo, destacou os projetos executados e as perspectivas para o futuro. “Foram mais de 500 ações educacionais em 10 anos, atendendo mais de 36 mil alunos”, ressaltou, abrindo espaço para o coordenador da escola da Assembleia Legislativa do Estado, José Bezerra Marinho, que destacou o trabalho da Rede de Escolas do Judiciário – REJUG, implantada este ano de 2023. participação destacada nas comemorações dessa marcante celebração. O diretor da EALRN, também teve a honra de representar a Rede de Escolas Judiciárias e de Governo (REJUG), enfatizando a colaboração e a sinergia entre as instituições educacionais ligadas ao poder público. Suas palavras refletiram o comprometimento com a formação contínua e a excelência na gestão pública.

A programação foi encerrada com a inauguração do Complexo Educacional do TCE, com abertura do novo espaço da biblioteca e da sala de produção de videoaulas. Esta última recebeu o nome do fotógrafo Jorge Filho, profissional que atuou vários anos no TCE, além da inauguração da galeria de fotos dos ex-diretores e coordenadores da Escola de Contas. Na ocasião, a bibliotecária Michelle Rodrigues Dias anunciou que no próximo ano o TCE potiguar será sede da próxima edição do Fórum Nacional dos Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas.

O evento contou com a participação dos conselheiros Paulo Roberto Alves, Renato Costa Dias, Adélia Sales, do conselheiro substituto Marco Montenegro, dos conselheiros do TCE do Ceará, Ernesto Saboia e Soraia Thomaz, a vice-presidente da Femurn, Luciano Santos, a prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida Nascimento, do presidente da Fecam-RN, Wolney França, entre outras autoridades.

004al750x200

Comitê de Governança e Gestão da Assembleia do RN valida plano estratégico 2024-2027

O Comitê de Governança e Gestão da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte reuniu-se na manhã desta terça-feira (19) para validar a nova edição do Planejamento Estratégico 2024 - 2027. Denominado Horizonte 27, o documento apresentou um compilado dos macrodesafios, indicadores e iniciativas estratégicas que irão compor o novo plano de ação da Casa Legislativa.

Para o consultor Leonardo Aguiar, responsável pelo levantamento de informações base e alinhamento dos macrodesafios, indicadores e iniciativas estratégicas, “é raro encontrar até mesmo na iniciativa privada o nível de amadurecimento no tocante a planejamento encontrado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte”.

Evidenciando a excelência da equipe da Casa, o diretor geral da ALRN, Augusto Carlos Viveiros, destacou a quantidade de vezes que o verbo ousar foi utilizado na construção do documento. “São muitos desafios e melhorar o nível corporativo da Assembleia do RN é o central. Vamos trabalhar”, convocou.

Com a denominação de “Horizonte 2027”, o plano estratégico contempla os macrodesafios, indicadores e iniciativas estratégicas que irão compor o novo plano de ação da Casa Legislativa no próximo quadriênio.

A diretora legislativa da ALRN, Tatiana Mendes Cunha, aplaudiu os planos para melhorar a qualidade da produção legislativa da Casa, além de considerar “muito importante descobrir o que a sociedade espera da Assembleia do RN”.

O plano elaborado teve como base o levantamento dos cenários interno e externo e definição dos principais pontos positivos e negativos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, identificados ao longo da elaboração do documento, com metas para serem alcançadas nos próximos quatro anos.

Compõem o documento os seguintes macrodesafios.

1. Aprimorar a atividades fiscalizadora do Legislativo Estadual
2. Fortalecer a atuação parlamentar a partir de uma produção legislativa de qualidade
3. Potencializar as ações de transparência da Assembleia
4. Promover os direitos da cidadania, impulsionando a participação da sociedade
5.Fortalecer a comunicação com a sociedade
6. Aprimorar a governança e o alinhamento estratégico entre as áreas da Assembleia Legislativa
7. Elevar o nível de maturidade em governança em tecnologia da informação
8. Desenvolver políticas de ESG com foco no desenvolvimento sustentável
9. Buscas a excelências nas práticas de gestão
10. Modernizar a estrutura tecnológica com foco em segurança
11. Reestruturar as instalações físicas com foco em inovação

004al750x200

Nos 60 anos da Ocern, Ubaldo destaca contribuição para desenvolvimento do RN

Na sessão solene pela passagem dos 60 anos de atividades da Organização das Cooperativas do RN (Ocern), o deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), propositor da homenagem, destacou os serviços prestados pela entidade. A solenidade aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira (18), reunindo representantes dos principais segmentos de cooperados do RN.

"São seis décadas prestando serviço ao nosso Estado, com a força do cooperativismo, que gira a economia de várias instituições a ela filiadas, seja nos ramos da agricultura, educação, farmácia, entre outros segmentos. É uma rede de apoio à produção que move a nossa economia e, por parte do poder Legislativo, ficamos muito felizes prestando esta justa homenagem", declarou Ubaldo, que também foi homenageado, na ocasião. O parlamentar recebeu da Ocern o certificado de reconhecimento de gratidão pela sua contribuição com o fortalecimento do cooperativismo no RN.

Ubaldo destacou o papel das cooperativas na promoção da inclusão de pequenos agricultores, produtores e trabalhadores em diversos setores, fortalecendo a economia local e gerando empregos. "Esta homenagem é em reconhecimento e gratidão pela relevância que tem a Ocern, que representa muito em nosso Estado e em âmbito regional, pois fez, faz e fará história", disse o parlamentar.

No RN, o cooperativismo desempenha importante papel junto a economia agrícola e pesqueira, beneficiando com seus produtos e serviços, segundo a Ocern, uma população estimada em dois milhões de potiguares. Atualmente são 179 cooperativas em solo potiguar, fortalecendo comunidades e permitindo o acesso a recursos e mercados.

Também presente à homenagem, o deputado Hermano Morais (PV), destacou a contribuição da Ocern "fortalecendo setores que lutam e contribuem para o desenvolvimento do RN", destacou.

Presidente da Ocern, Roberto Coelho afirmou que o cooperativismo está pronto para se integrar com os municípios, governo, poder Legislativo "para desenvolver ações em áreas sociais".

Ele citou a importância das cooperativas na economia e nos serviços prestados no RN: "Só existe agricultura por causa das cooperativas, sem elas teríamos dificuldade em alimentação. As cooperativas médicas, por exemplo, são 40% de todas as pessoas que têm plano de saúde no RN. O sistema cooperativo tem um trabalho importante de elaboração de projetos, captação de recursos e no desenvolvimento", disse.

Membro da diretoria executiva da Ocern, Eduardo Gatto de Azevedo Cabral agradeceu ao trabalho da Frente Parlamentar do Cooperativismo, citando os projetos de lei em prol da atividade cooperativista. O gestor citou o recente prêmio conquistado nacionalmente pela Ocern e ressaltou a participação dos funcionários e colaboradores que se empenham pela excelência na prestação dos serviços: "No sistema de cooperativas existe uma grande rotatividade e nós somos destaque a nível nacional por mantermos nossos colaboradores, que têm orgulho de trabalhar e de fazer parte do sistema cooperativista e colhidos juntos grandes resultados", disse.

Homenageados:
Arlindo Barbosa de Araújo
Eduardo Gatto de Azevedo Cabral
Francisco Rubens Lopes
Frederich Marcks Abreu de Góes
José Edgar Gomes Júnior
Joseilson Medeiros de Araújo
Manoel Santa Rosa Macedo da Silveira
Roberto Coelho da Silva
Roniere Carvalho de LIma
Roberto Coelho

004al750x200

Dr. Bernardo recebe a placa de Parlamentar do Ano de 2023 da Assembleia Legislativa

O deputado estadual Dr. Bernardo (PSDB) recebeu, nesta sexta-feira (15), a homenagem do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa como Parlamentar do Ano de 2023. Ele obteve 22 dos 40 votos dos jornalistas credenciados. Desde 1982, o Comitê de Imprensa reúne jornalistas que cobrem os trabalhos da Assembleia Legislativa e acompanham a atividade do Poder Legislativo ao longo do ano para realizar a escolha.

O deputado recebeu a homenagem das mãos do presidente Ezequiel Ferreira (PSDB) e dos colegas parlamentares: Divaneide Basílio (PT), Eudiane Macedo (PV), Isolda Dantas (PT), Luiz Eduardo (SDD), Neilton Diógenes (PP), Taveira Júnior (União) e Ubaldo Fernandes (PSDB), em solenidade no restaurante Agaricus.

“Entrego esta homenagem nas mãos de um grande parlamentar, mas sobretudo de um grande homem. Dr. Bernardo tem um histórico familiar de alguém que acredita no poder da educação, que tem o poder de transformar. Aqui tenho a alegria de dividir com cada um o reconhecimento por tudo que você já fez. Você recebe este prêmio porque todos sabem de tudo que você já fez e pode fazer na política e na sua profissão em defesa do povo do Rio Grande do Norte ”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

As jornalistas da Casa, Anna Karlla Fontes e Thaisa Galvão conduziram a placa da homenagem. Após a entrega pelo presidente Ezequiel e deputados, Dr. Bernardo agradeceu a todos os presentes e relembrou suas origens. O deputado ofereceu a homenagem ao seu irmão, o ex-prefeito das cidades de Almino Afonso e Rafael Godeiro, Dr. Abel Filho, falecido em junho deste ano.

“Agradeço a generosidade do Comitê de Imprensa, que ao me eleger, aumenta ainda mais a responsabilidade que temos como o nosso povo e farei valer a pena o reconhecimento de cada um”, disse Dr. Bernardo.

O presidente do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa, Oliveira Wanderley, ressaltou a importância da comenda. "A placa de Parlamentar do Ano é o reconhecimento do Comitê de Imprensa ao trabalho realizado pelo deputado durante o exercício do mandato", disse.

Também estavam presentes o diretor-geral da ALRN, Augusto Carlos Viveiros; o procurador- geral, Renato
Guerra; o diretor administrativo da ALRN, Pedro Cascudo, a diretora de Comunicação Institucional, jornalista Marília Rocha, além de servidores, jornalistas e gestores da Casa.

004al750x200

Assembleia homenageia premiados da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou nesta sexta-feira (15) uma sessão solene em homenagem aos estudantes, professores e escolas do Estado finalistas e premiados da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. A proposição do evento foi da deputada estadual Isolda Dantas (PT).

A parlamentar ressaltou em seu discurso que é preciso “discutir a história do Brasil e estimular os estudantes a entender e desafiar limites individuais e coletivos”. Segundo Isolda, “a construção independente do pensar histórico, contribui para formação cidadã dos participantes” da Olimpíada, sendo esta iniciativa um “instrumento poderoso e significativo que impacta toda a atividade escolar”.

A 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil contou com mais de 120 mil participantes, sendo quase 4 mil do RN. O torneio contou com várias etapas, sendo inicialmente disputado de forma híbrida e a parte final presencial em São Paulo. É importante ressaltar que esta é uma competição em que alunos fazem a mesma prova. Nesta edição, o tema central foi a “Questão Indígena no Brasil”.

Em nome dos homenageados, o professor Cleiton Andrade de Lima enfatizou a importância da Olimpíada para a formação dos alunos. "A palavra de hoje é de agradecimento e reconhecimento. É muito difícil falar da Olimpíada de História, é preciso viver o que é para saber. Essa jornada teve início em 2009 e nossos alunos tiveram o privilégio de viajar, fazer prova nacional e discutirem temas relevantes ao Brasil", disse.

A solenidade contou com a participação do secretário adjunto de gestão escolar de Natal, Mário Sérgio de Oliveira: a vereadora de Natal, Camila Barbosa (Psol), e o diretor do IFRN de Lajes, André Bezerra.

004al750x200

Assembleia Legislativa aprova Lei Orçamentária Anual e PPA 2024-2027

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou durante sessão ordinária nesta quarta-feira (13), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2023-2027. A aprovação se deu por unanimidade pelos parlamentares potiguares. Com a votação, conclui-se as sessões ordinárias do ano de 2023.

No relatório, o deputado Tomba Farias (PSDB) demonstrou sua preocupação com a situação financeira do Estado. O parlamentar ressaltou que, de acordo com a série histórica, o RN tem sido nos últimos anos o Estado que mais gasta com despesa de pessoal. “É um quadro preocupante. Após analisar esses dados, nos deparamos com uma realidade inquietante. Essa relação de custo com receita corrente do RN é a mais desafiadora de toda a federação”, disse o parlamentar.

De acordo com o orçamento aprovado, a previsão de receita para o Estado em 2024 é superior a R$ 20 bilhões. A LOA estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2024, indicando quanto será aplicado em cada área e de onde virão os recursos. A matéria também prevê a arrecadação do governo com tributos e outras fontes de recursos; define os valores que o Governo poderá usar para investimentos e financiamentos, por área; entre outros. As emendas também deverão ser analisadas individualmente no plenário.

O Legislativo também aprovou na mesma sessão o PPA 2024-2027, que teve este ano o relatório do deputado José Dias (PSDB). O parlamentar esclareceu que as 25 emendas encartadas ao projeto foram sugeridas pela equipe técnica da Comissão de Fiscalização e Finanças da Assembleia, com o objetivo de corrigir equívocos identificados pelo colegiado. Todas as alterações também foram aprovadas por unanimidade pelos deputados.

O PPA é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública organizado em programas, estruturado em ações, que resultem em bens e serviços para a população. O PPA tem duração de quatro anos, começando no início do segundo ano do mandato do chefe do poder executivo e terminando no fim do primeiro ano de seu sucessor, de modo que haja continuidade do processo de planejamento. Nele constam, detalhadamente, os atributos das políticas públicas executadas, tais como metas físicas e financeiras, públicos-alvo, produtos a serem entregues à sociedade, entre outros.

004al750x200

Em última reunião do ano, Comissão de Constituição e Justiça da ALRN aprova 17 projetos

Em sua última reunião do ano, na manhã desta terça-feira (12), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do RN aprovou 17 projetos de lei. Como explicou o presidente do colegiado, deputado estadual Francisco do PT, o recesso parlamentar está previsto para iniciar a partir do próximo dia 22 e, antes desta data, haverá a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024.

“Diante da possibilidade de votação ainda esta semana, gostaria de avisar que já nos encaminhamos para o recesso parlamentar. Acredito que, se o orçamento realmente for votado e a Casa entrar em recesso, não teremos a reunião da comissão da próxima terça-feira”, observou. Sobre os trabalhos da CCJR, Francisco destacou a produção. “O trabalho de todos merece destaque e aproveito para parabenizá-los. Foi um ano de muita deliberação e zeramos a pauta de alguns anos que se encontrava aqui”.

Das matérias apreciadas, duas de autoria do deputado Luiz Eduardo (SDD) foram aprovadas: a que institui o programa Rotas Turísticas Sociais (RTS) e a que cria a política estadual de incentivo à economia do mar como estratégia de desenvolvimento socioeconômico estadual. Outras duas de iniciativa de Ubaldo Fernandes (PSDB) também foram aprovadas. Primeiro a proposta para instituir o dia da Música Potiguar, a ser comemorado anualmente no dia 24 de dezembro, no calendário oficial do Estado, e a que reconhece como de utilidade pública estadual a Comunidade de Aprendizagem Guarapes (Comag), com sede em Natal.

De autoria de Terezinha Maia (PL), os projetos de lei instituindo o programa educativo de sensibilização para prevenção e combate ao uso de mídias sociais e jogos eletrônicos e virtuais que induzam crianças e adolescentes à violência, à automutilação e ao suicídio, e o selo Escola Amiga da Educação Inclusiva. Mais dois projetos, dessa vez da deputada Cristiane Dantas (SDD) foram aprovados na reunião da CCJR desta terça-feira (12). O PL que assegura aos candidatos norte-rio-grandenses residentes no RN a bonificação de 10 % na nota obtida nos concursos públicos, na área de segurança pública, e o que reconhece como de utilidade pública a Associação de Amparo às Mulheres.

Dando continuidade aos trabalhos, os deputados aprovaram o projeto que institui o programa Educar sem Tabu, a ser executado com professores da rede pública estadual de educação e o projeto que reconhece a associação Companhia Terramar como sendo de utilidade pública. Ambos da deputada Divaneide Basílio (PT). De autoria do presidente do colegiado, deputado Francisco do PT, o projeto que denomina Glorinha Oliveira a Central do Cidadão localizada em Natal e o que institui, no calendário oficial de eventos do RN, a semana estadual de segurança e de saúde nas escolas.

Ainda foram aprovados o projeto que dispõe sobre a garantia de prioridade na tramitação dos procedimentos investigatórios que visem à apuração e responsabilização de crimes contra a vida e outros crimes com resultado morte, inclusive na modalidade tentada, que tenham como vítimas crianças e adolescentes no RN, de Eudiane Macedo (PV); o que dispõe sobre a implantação de espaços de acolhimento para adolescentes grávidas, em estado de puerpério ou lactantes, que estejam em situação de rua, de Isolda Dantas (PT); e o que reconhece como patrimônio cultural imaterial do RN a Filarmônica ‘Monsenhor Honório’, a Banda de Música do município de Macau, do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

Finalizando a reunião, foi aprovado o projeto de lei de iniciativa da Mesa Diretora da Casa que dispõe sobre o procedimento de apuração de indícios de acumulação de cargos, funções e empregos públicos dos servidores da Assembleia Legislativa, e o projeto de lei complementar, iniciativa do Tribunal de Justiça do RN, que regulamenta o instituto da estabilidade financeira no âmbito do regime jurídico dos servidores do poder judiciário do estado do Rio Grande do Norte e dá outras providências.

Outros cinco projetos foram retirados de pauta pelos deputados. Participaram da reunião os deputados Hermano Morais (PV), Galeno Torquato (PSDB), Ubaldo Fernandes (PSDB), Francisco do PT, Adjuto Dias (MDB) e Dr. Bernardo (PSDB).

 
004al750x200

Assembleia homenageia Federação Estadual de Karatê "Amigos da Escola" pelos 28 anos

Por iniciativa do deputado Taveira Júnior (União), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte homenageou a Federação Estadual de Karatê Amigos da Escola Norte-Rio-Grandense (Fekaen). A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (11), no plenário da Casa, reunindo toda a comunidade escolar formada pelos professores, alunos, familiares e amigos da instituição, que completa 28 anos de serviços prestados.

"A Fekaen em 28 anos de história vem formando esportistas e cidadãos através de suas atividades educacionais no esporte, auxiliando os jovens com disciplina, foco, determinação e fomento do espírito competitivo, criando um ambiente mais humanizado e fortalecendo os valores de jovens e adolescentes", destacou Taveira.

O parlamentar destacou a formação de excelência que a Fekaen promove junto aos seus alunos, se mostrando como fator de desenvolvimento humano e social. "É relevante a sua contribuição com a formação dos jovens, sejam eles da ala do esporte amador ou profissional, impactando diretamente na sua formação. No campo educacional podemos destacar a inserção do esporte e sua contribuição na formação intelectual dos jovens e adolescentes através dos campeonatos estaduais", ressaltou o deputado.

"Tambén não poderíamos deixar de falar sobre um importante tema, o bullying nas escolas, forma dissociativa do comportamento dos jovens que encontram nas brincadeiras não saudáveis uma autoafirmação e é responsável por boa parte dos conflitos escolares. Através de seus projetos sociais, a Fekaen protege os jovens de transgressões desta natureza", afirmou Taveira.

Representando os demais homenageados, o professor e presidente da federação, André Luiz Andrade Calixta agradeceu a colaboração de toda a equipe: "A Fekaen são todos que fazem parte. Estamos fechando o ano com chave de ouro, são 28 anos de muita luta e nosso foco não é somente formar o atleta, mas um cidadão de bem, direcionando para o mercado de trabalho e vida acadêmica. Entretanto, não é fácil desenvolver um projeto social, poruqe muitas vezes falta apoio. Por isso agradeço a todos os nossos colaboradores", disse.

004al750x200

Login Form