O aumento no número de óbitos nesta semana causados por Covid-19 em Santa Cruz voltou a preocupar as autoridades em saúde.
Desde que o município implantou o protocolo da utilização de medicamentos no início dos sintomas, que essa semana tem sido a pior em casos de óbitos confirmados.
Mas, um dado da Secretaria Municipal de Saúde que o Blog apurou chama atenção: a grande maioria dos óbitos registrados foram de pessoas que já procuraram o sistema de saúde em estado avançado da doença, após 10 dias de início dos sintomas.
Em algumas das mortes, o paciente já chegou ao serviço de saúde com síndrome respiratória grave, no estado mais avançado da Covid-19.
Ainda de acordo com dados da Secretaria, todos os pacientes que começaram o tratamento medicamentoso nos primeiros dias de sintomas, tem se recuperado bem da doença e o tratamento tem obtido o êxito esperado.
Fica o alerta. Se começar a sentir sintomas leves, especialmente de for de grupo de risco, não fique em casa, procure o Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, no Ginásio Poliesportivo Deputado Marcílio Furtado, e inicie o tratamento. Não há tempo a perder contra a Covid-19.