Para acabar com as dúvidas da população santa-cruzense, a Prefeitura confirmou que a feira livre não será antecipada e acontecerá normalmente no próximo sábado (30), mesmo sendo feriado municipal.
Como não haverá nenhum grande evento nesta data e os comerciantes registram sempre uma queda significativa nas vendas quando há uma antecipação da feira livre, a gestão municipal resolveu mantê-la em seu dia tradicional, o sábado.
Quanto ao feriado de 30 de novembro, de emancipação politica do município, esse pode ser o último ano que o feriado aconteça nesta data. A explicação está nos argumentos de vários historiadores locais que afirmam que há um equívoco histórico e que a verdadeira data de emancipação de Santa Cruz é 11 de dezembro.
A Prefeitura de Santa Cruz pretende reunir nos próximos dias alguns dos historiadores que levantaram a tese do erro na data para juntar todas as informações que foram colhidas em pesquisas e formular um projeto de lei objetivando alterar a data do feriado de emancipação política para 11 de dezembro, a partir de 2020.
Entenda a principal tese defendida
Nos últimos anos uma dúvida surgiu quanto a real data de aniversário da cidade e qual a diferença de aniversário para emancipação política. Estamos falando do "30 de novembro" e "11 de dezembro".
Santa Cruz/RN completa, no próximo sábado (30 de novembro), 105 anos de elevação de município para a categoria de cidade, isso aconteceu através da lei nº 372 de 30 de novembro de 1914, sancionada por Joaquim Ferreira Chaves. Nesta data é feriado municipal na capital do Trairi.
O professor, Edgar Santos, é um dos que apontam o erro na comemoração. Ele foi pesquisar e encontrou a resposta.
Segundo Edgar Santos, no dia 30 de novembro de 1914, Santa Cruz recebia o título honorífico de cidade, mas bem antes, em 11 de dezembro 1876, através da lei nº 777, sancionada por Dr. Antônio Passos de Miranda, desmembrou Santa Cruz/RN de São José de Mipibú/RN lhe dando autonomia administrativa, política e jurídica, a chamada emancipação política.
De acordo então com essas informações levantadas, a data de 30 de novembro se refere apenas ao título de cidade, mas a emancipação política de fato já havia sido conquistada anos antes, na data de 11 de dezembro de 1876.
Para Edgar Santos por muitos anos se comemorou, de forma equivocada, a emancipação política de Santa Cruz/RN.
São dois momentos distintos, porém, igualmente importantes para história da capital do Trairi. 105 anos de aniversário da cidade de Santa Cruz, que serão comemorados no próximo sábado (30), e no próximo dia 11 dezembro, 143 anos de emancipação política.
{BANNER}