Durante a sessão desta terça-feira (12), o deputado estadual Tomba Farias (PSB) defendeu a implantação do Cartão SUS em todo o território do Rio Grande do Norte. Para o parlamentar, o instrumento, que não vem sendo usado, é a saída para o setor que se encontra totalmente fragilizado e deficitário.
"Gostaríamos de saber a quem interessa a não aplicação do Cartão SUS. O instrumento, que está sendo negado desde a gestão de Ives Bezerra como secretário de saúde, é a saída para a saúde do Rio Grande do Norte" disse.
Tomba descreve as possibilidades que o documento propõe. "Digamos que um senhor viaja com destino a Currais Novos, sua cidade Natal, e é acometido por um acidente nas proximidades de Santa Cruz. Ele vai ser atendido no hospital da cidade, o Aluísio Bezerra, entretanto, todos os gastos com atendimento, procedimentos não serão repassados aquele município que o recebeu. O que mostra uma fraqueza nesta questão" aponta.
"Com a aplicação do documento, o paciente passaria o cartão e os gastos com atendimento, procedimentos e operações seriam repassados ao município que o atendeu, no caso, Santa Cruz" destaca.
{BANNER}