O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, recebeu no final da manhã desta quinta-feira(9), o conselheiro de Administração da Petrobras, José Maria Ferreira Rangel, acompanhado por representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP). No encontro, os petroleiros informaram ao presidente que pleiteiam a revogação do parágrafo 3º do artigo 2º da Lei 12.353/10, que prevê a participação dos trabalhadores da Petrobras no Conselho de Administração da empresa. "Queremos retirar essa parte do texto da lei, para que tenhamos ampla participação no Conselho", disse Rangel.
De acordo com os dirigentes da FUP, o representante dos petroleiros não pode participar de discussões que tratem de questões previdenciárias, relações sindicais, vantagens ou benefícios. O dispositivo teria sido incluído, afirmaram durante a audiência, para evitar conflito de interesses, mas a mesma restrição não é imposta a outros conselheiros, que podem participar de assuntos nos quais eventuais conflitos possam surgir.
Segundo o coordenador-geral da FUP, João Antônio de Moraes, a entidade pretende marcar audiência com a presidente da Petrobras, Graça Forster, para apresentar a demanda. Também participaram da reunião desta quinta a deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN) e Francisco José de Oliveira e Marcos Frederico Dias Breda, diretores da FUP.
{BANNER}