Tomba anuncia para setembro o movimento Salve os Municípios

tombaparlamentarEnfatizando que os municípios do Rio Grande do Norte e do Brasil estão à beira da falência, o deputado estadual Tomba Farias (PSB) anunciou na manhã desta sexta-feira, 30, durante entrevista do jornalista Diógenes Dantas, na 96 FM, que no próximo mês de setembro será realizado o movimento "Salve os Municípios", reunindo as diversas federações e associacões representativas dos municípios, como a Federação dos Municípios do RN (Femurn), a Federacão das Câmaras Municipais (Fecam/RN), prefeitos, vereadores e lideranças políticas.

Para participar da iniciativa, que já vem sendo discutida com o presidente da Femurn, Benis Leocádio, vão ser convocados todos os deputados estaduais, além dos representantes da bancada federal no Congresso Nacional.

De acordo com o parlamentar municipalista, após a realização do movimento será produzido documento que sintetizará as reivindicações dos municípios. "Os municípios vivem o pior momento de sua história", explica o deputado, enfatizando que os prefeitos não têm condições de continuar arcando com as despesas dos programas que o Governo Federal implanta e deixa a conta para as prefeituras pagarem.

"Em Santa Cruz, onde a minha esposa é a prefeita, a prefeitura terá que pagar todo mês a quantia de cerca de R$ 35 mil/mês para que o SAMU implantado pelo Governo Federal funcione no município", explica.

Tomba Farias disse ainda que os municípios não podem mais esperar e destacou que neste segundo semestre os municípios vão enfrentar uma redução de R$ 6 bilhões na divisão do bolo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Tomba destacou também que nos ultimos 8 meses a receita do FMP teve um reajuste de apenas 0,07 % -menos de 1%. "Enquanto isso, houve o aumento do salário mínimo, do piso dos professores e a gasolina. Aonde vamos parar? A situação está se agravando e temos que tomar decisões que fortaleçam os municípios", destaca.

{BANNER}

Artigos semelhantes