A presidenta Dilma Rousseff tem 43% das intenções de voto e 21 pontos porcentuais de vantagem sobre os principais adversários, revela a primeira pesquisa Ibope do ano sobre as eleições de outubro. Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) aparecem, respectivamente, com 15% e 7%.
Com esse resultado, a petista venceria no primeiro turno se a eleição fosse realizada hoje, pois teria mais votos que a soma dos adversários. Mas os brasileiros só irão às urnas daqui a mais de seis meses, e a maioria não está interessada na sucessão, segundo revela a pesquisa. Em relação ao levantamento anterior do Ibope, feito em novembro do ano passado, o quadro é de estabilidade. Dilma e Campos mantiveram seus índices, e Aécio oscilou um ponto para cima.
Além de medir as intenções de voto sobre os três principais candidatos, o Ibope avaliou cenários em que incluiu, pela primeira vez, nomes de "nanicos" na lista apresentada aos entrevistados. Nesse caso, os representantes do PT, do PSDB e do PSB aparecem, respectivamente, com 40%, 13% e 6%. Pastor Everaldo (PSC), com 3%, e Randolfe Rodrigues (PSOL), com 1%, são os únicos nanicos com pontuação na pesquisa. Mesmo neste cenário com mais candidatos, Dilma fica com mais eleitores que a soma dos adversários (40% a 23%) - condição necessária para vencer no primeiro turno.
{BANNER}