Primeira instituição financeira pública brasileira a criar um hub de inovação, o Banco do Nordeste acaba de receber premiação do Governo Federal por esta iniciativa. O prêmio foi entregue ao diretor administrativo da instituição, Cláudio Freire, durante a programação da 5ª Semana de Inovação realizada pelo Governo Federal em Brasília (DF), na manhã desta segunda-feira, 4 de novembro.
O evento teve a participação do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes; do secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel; e ainda dos presidentes do Tribunal de Contas da União, José Múcio, e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Diogo Costa.
O prêmio de Iniciativa Inovadora do 23º Concurso de Inovação da Enap teve o BNB como vencedor na categoria Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal, pela implantação do Hub de Inovação Banco do Nordeste. Os critérios de avaliação levaram em conta a inovação, resultados, utilização eficiente de recursos, foco nas pessoas e mecanismos de transparência e controle social.
"Recebemos esta premiação com muita humildade, mas também com muita alegria. Nós sabemos que, diante dessa premiação, a nossa responsabilidade aumenta muito porque, cada vez mais, temos que atender melhor o nosso cliente, com mais inovação e mais plataformas digitais", afirmou o diretor Cláudio Freire.
Ele ressaltou que o evento foi voltado para inovação no Governo, que tem oito laboratórios de inteligência artificial. "A ideia é inovar para oferecer serviços mais eficientes para a população", argumenta.
O diretor ressaltou ainda que o Hub de Inovação Banco do Nordeste foi criado com objetivo de facilitar a gestão da inovação no BNB e em empresas da região, incentivando o empreendedorismo inovador. "Fomentamos o protagonismo criativo e inovador que o Nordeste precisa para continuar avançando. Temos espaços para startups, capacitação, compartilhamento de ideias e transformação de negócios", disse.
A premiação valoriza as equipes de servidores públicos que, comprometidos com o alcance de melhores resultados, dedicam-se a repensar atividades cotidianas por meio de pequenas ou grandes inovações. É um incentivo a implementação de iniciativas inovadoras, em organizações do governo federal e estadual/distrital, que contribuam para a melhoria dos serviços públicos.
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