Representantes BRICS, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, se reuniram essa semana em Brasília para discutir a expansão e desenvolvimento das comunicações no mundo, bem como cooperação internacional na área.
O potiguar Erich Rodrigues, CEO da Interjato Soluções, foi um dos participantes dos painéis falando sobre a importância da expansão da conectividade para o desenvolvimento do país, incluindo crescimento sustentável do setor e desafios de provedores regionais.
"Brasil tem mais de 5 mil municípios. Seria inimaginável pensar que um País de dimensões continentais seria inteiramente atendido apenas pelos grandes grupos. Provedores cresceram e ainda crescem levando o acesso à internet às localidades desprezadas pelos grandes grupos, atendendo a mais de 8 milhões de usuários. Na formulação de políticas públicas, é preciso reconhecer o papel indispensável do provedor regional para a expansão do acesso à Internet. Me sinto honrado em poder ter falado, como um potiguar, para representantes de tantos países sobre o assunto", pontuou.
Entre os temas abordados no encontro, a expansão do sinal 5G foi um dos que mais tiveram destaque. O ministro Marcos Pontes, titular da pasta da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, destacou a importância do encontro para o país.
"O Trabalho do BRICS 2019 é importante para discutirmos assuntos que podem ajudar o Brasil nas questões de 5G, telecomunicações, cooperação entre os países e também sobre o futuro do bloco na geopolítica mundial", disse.
Estiveram presentes e ministros de comunicações dos países que integram o bloco. Seguindo um rodízio, o Brasil ocupa a Presidência dos BRICS no ano de 2019.
{BANNER}