UFRN firma nova parceria com instituição europeia

ufrninstituicaoespura

O Termo de Cooperação entre a Dublin City University (DCU) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi entregue oficialmente na manhã desta quarta-feira, 28, na Sala de Reuniões, pelos professores Theo Lynn e Pierangelo Rosati ao reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo. A parceria é fruto de uma aproximação fruto do World Technology Universities Network – Exchanges Grants (WTUN), rede mundial de cooperação entre universidades que busca aproximar instituições emergentes e que propiciou, em 2018, a cooperação de trabalhos científicos entre pesquisadores da DCU e da UFRN.

"Tanto o WTUN como este termo de cooperação abrem portas importantes para a troca de experiências e oportunidades de pesquisa, potencializando assim a internacionalização da UFRN. Na época, para termos uma ideia, fomos a única universidade brasileira contemplada com bolsas pelo projeto", colocou o professor do Instituto Metrópole Digital (IMD), Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva, cujos trabalhos se debruçam sobre aspectos no contexto da Internet das Coisas Industriais. Além dele, o docente Marcelo Augusto Costa Fernandes, do Departamento de Engenharia da Computação (DCA) também foi contemplado em 2018 com uma bolsa na Coventry University, na Inglaterra.

O reitor da UFRN especificou que um dos eixos de atuação da Universidade nos próximos anos será justamente alcançar a excelência acadêmica, e um dos meios é o fortalecimento da internacionalização. Representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) e da Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (SRI) estiveram presentes. Na oportunidade, o secretário da SRI, Márcio Venício, afirmou que o estreitamento das relações é uma das demandas inerentes ao Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de atingir as metas do Plano Estratégico de Internacionalização.

{BANNER}

Artigos semelhantes