Operação Linha de Produção mira fraude e ocultação de documentos públicos em Santa Cruz

Policiais civis do Departamento de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD), em conjunto com a 80ª Delegacia de Polícia de Santa Cruz, deflagraram, nesta sexta-feira (21), a "Operação Linha de Produção", com o objetivo de desarticular um grupo suspeito de alterar, suprimir e ocultar documentos públicos da Prefeitura do município de Santa Cruz.

As investigações indicam que as irregularidades teriam sido cometidas por integrantes da gestão municipal anterior (2021-2024), logo após as eleições de 2024.

Durante a apuração, a Polícia Civil identificou a existência de uma estrutura clandestina voltada à adulteração documental, operada por ex-servidores e contratados já exonerados.

A operação resultou no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Natal, Parnamirim, Macaíba e Santa Cruz, além da aplicação de nove medidas cautelares diversas da prisão. Até o momento, uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, no município de Santa Cruz, interior do RN.

0005ok

 

Polícia Civil recupera aparelhos eletrônicos furtados em Santa Cruz

Policiais civis da 80ª Delegacia de Polícia (DP) de Santa Cruz recuperaram, nesta terça-feira (18), celulares e tablets furtados de um comércio no município de Santa Cruz. Durante a ação, mais de 10 aparelhos furtados foram recuperados.

Com base nas investigações, foi constatado que os suspeitos teriam aproveitado da credibilidade e confiança que detinham por trabalharem em uma empresa prestadora de serviço.

As investigações continuam para localizar e prender os suspeitos envolvidos nos crimes de furto e receptação.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população, que pode repassar informações de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN - SECOMS

0005ok

Arcebispo de Natal, Dom João Santos, chega hoje (14) a Santa Cruz em Visita Pastoral

O Arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, chega nesta sexta-feira (14) a Santa Cruz para participar dos momentos finais da Visita Pastoral.

Uma vasta programação será desenvolvida com a presença do Arcebispo, em momentos de oração, reuniões e entrevistas com o Arcebispo próximo ao povo de Santa Cruz.

Dom João Santos chega à capital do Trairi por volta de meio-dia, onde almoça com os padres locais, na residência paroquial. À tarde, por volta das 15h, participará de um encontro com autoridades locais no auditório do IFRN.

Nesta sexta-feira à noite acontecerá celebração de missa de acolhida ao Arcebispo. Uma caminhada sairá da Casa Paroquial, às 18h30, e a missa será celebrada na Matriz de Santa Rita de Cássia a partir das 19h.

No sábado (15), Dom João Santos Cardoso realizará visitas pela manhã nos terrenos onde serão construídas a cúria, a residência e o seminário da futura Diocese de Santa Cruz, no bairro Alegre. Em seguida, ele visitará a Clinica de Hemodiálise e a APAE, entidades que foram construídas em terrenos doados pela Paróquia.

A partir das 11h da manhã, o Arcebispo de Natal concederá entrevista exclusiva na Rádio Santa Cruz FM, no programa Trairi em Pauta. Às 14h, na quadra do Instituto Cônego Monte acontecerá uma Assembleia Pastoral.

O encerramento da programação será com uma missa, às 19h, na Matriz de Santa Rita de Cássia.

A Visita Pastoral tem sido um sucesso na Paróquia de Santa Rita de Cássia, com vários eventos recebendo grandes públicos, o que deverá ser intensificado nestes dois dias com a presença do Arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, a Santa Cruz.

0005ok

Família santa-cruzense faz vaquinha online para custear tratamento de doença rara de Ana Laura, bebê de 04 meses

A bebê Ana Laura precisa da nossa ajuda.

Com apenas 04 meses de vida, Ana Laura, que mora em Santa com sua família, foi diagnosticada com fibrose cística.

A doença é delicada, rara e tem um tratamento muito caro, no qual a família não pode custear. A mãe é beneficiária do programa Bolsa Família e recebe R$ 850,00 por mês.

Ana Laura nasceu prematura e desde os primeiros dias de vida tem recebido tratamentos paliativos até o fechamento do diagnóstico, que ocorreu na última segunda-feira (10).

A fibrose cística é uma doença que atinge 01 a cada 3.000 crianças. Ela é multissistêmica, atingindo com maior gravidade os sistemas digestivo e respiratório.

Não há um tratamento curativo e Ana Laura precisa de um tratamento multidisciplinar e de uso contínuo por tempo indeterminado de medicações fluidificantes de vias aéreas, broncodilatadores, antibióticos sistêmicos, antibióticos para nebulizações, antiinflamatórios, suplementos vitamínicos e enzimas pancreáticas.

A família fez uma vaquinha on-line no valor de R$ 100 mil para custear o tratamento, que deverá ser iniciado o quanto antes.

Quem quiser doar o link é o seguinte:

Link- https://www.vakinha.com.br/vaquinha/custear-o-tratamento-de-ana-laura 

0005ok

Polícia Civil prende em flagrante suspeitos por tráfico de drogas em Santa Cruz

Policiais civis da 80ª Delegacia de Polícia (DP) de Santa Cruz cumpriram um mandado de busca e apreensão, expedido pelo Poder Judiciário, na tarde desta terça-feira (11). A ação resultou na prisão em flagrante de dois homens, um de 23 e outro de 27 anos, suspeitos da prática do crime de tráfico de drogas.

Durante as investigações, foi constatado que uma residência no município de Santa Cruz estaria sendo utilizada como ponto de comercialização de entorpecentes. No local, foram apreendidas porções de maconha fracionadas, prontas para venda, além de sacos de zip-lock.

Os dois homens que estavam no imóvel foram presos em flagrante. Eles foram conduzidos à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e solicita que informações sobre crimes sejam repassadas, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.

0005ok

Gestão Ivanildinho conquista mais uma premiação nacional na educação: Selo Ouro de Alfabetismo

A gestão Ivanildinho, que encerrou-se em 31 de dezembro em Santa Cruz, continua dando frutos na educação.

Santa Cruz se destacou como município alfabetizador e conquistou o Selo Ouro de Alfabetização.

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é um reconhecimento a esforços e iniciativas exitosos das secretarias de Educação na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças. A iniciativa foi lançada por meio do Decreto nº 12.191, de 20 de setembro de 2024.

A premiação foi ofertada pelo Governo Federal em cerimônia que contou com a presença do presidente Lula, nesta segunda-feira (10).

No município de Santa Cruz, o trabalho foi coordenado pela então articuladora municipal, Jafia Sdena, com aval da ex-secretária de Educação, Suelem Bulhões, e apoio do então prefeito Ivanildinho Ferreira.

O Selo Ouro em Alfabetização é mais uma premiação que comprova os esforços da gestão do prefeito Ivanildinho, que deixou marcas importantes na educação santa-cruzense, se tornando uma referência para investimentos na educação em todo estado do Rio Grande do Norte.

0005ok

MPF, DPU e DPE cobram solução para desaparecimentos ocorridos na rebelião na Penitenciária de Alcaçuz (RN) em 2017

O Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) entraram com uma ação civil pública contra a União e o estado do Rio Grande do Norte por omissão na apuração de 19 desaparecimentos forçados de detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, durante a rebelião ocorrida em janeiro de 2017.

Não se sabe, até hoje, o paradeiro desses 19 presos que estariam na unidade prisional quando a rebelião eclodiu, marcada por brigas de facções criminosas que resultaram em massacres e levaram, pelo menos, 26 detentos à morte.

O objetivo da ação é responsabilizar os gestores pela falta de medidas efetivas para esclarecer a situação desses presos desaparecidos e obter a reparação integral dos danos materiais e morais causados aos familiares das vítimas, além da adoção de medidas que impeçam a repetição das cenas de caos observadas há oito anos na penitenciária.

A ação – assinada pelo procurador da República Fernando Rocha, pelo defensor público estadual Rodrigo Gomes e pelas defensoras públicas federais Carolina Soares e Flávia Fernandes – aponta que o estado do Rio Grande do Norte falhou na gestão do sistema prisional, permitindo a rebelião e não adotando providências efetivas para evitar mortes e desaparecimentos.

A União, por sua vez, conforme indicado na ação, foi negligente na fiscalização e no cumprimento de compromissos internacionais de direitos humanos, incluindo a Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra o Desaparecimento Forçado, à qual o Brasil aderiu em 2007.

Além da responsabilização dos gestores, a ação também requer que sejam adotadas medidas concretas para localizar os desaparecidos e garantir transparência na investigação. Entre as providências previstas na ação estão:

criação de um plano de contingência para crises no sistema prisional;
fortalecimento dos mecanismos de controle externo sobre as unidades prisionais;
implementação de tecnologias de monitoramento, como câmeras e drones;
fornecimento de informações contínuas às famílias das vítimas;
implementação de um banco de dados genéticos para identificação de possíveis vítimas; e
adoção de um sistema de registro eficiente de movimentação dos detentos.

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada no município de Nísia Floresta, na Região Metropolitana de Natal, é o maior complexo prisional do estado. A rebelião de 2017 envolveu presos pertencentes a grupos criminosos rivais e foi parte de uma onda de violência nacional ligada à guerra entre facções.

Em meio à violência, à superlotação e à falta de controle dentro da penitenciária, os criminosos impuseram sua própria forma de justiça, resultando em mortes, mutilações e ocultação de cadáveres.

A investigação do MPF teve início a partir de relatórios do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), que identificou indícios de desaparecimento de internos, além de relatos sobre a incineração e descarte de corpos em fossas sépticas.

O inquérito conduzido pelo MPF apontou a ausência de perícia adequada, falhas na preservação da cena do crime e contradições nos dados oficiais sobre foragidos, mortos e desaparecidos.

Para os autores da ação, a omissão do estado e da União configura uma grave violação aos direitos fundamentais dos detentos e seus familiares. “Não se trata apenas de um problema administrativo, mas de um cenário de desaparecimento forçado, crime reconhecido internacionalmente como uma das mais severas violações de direitos humanos”, ressalta Fernando Rocha.

A ação tramita na Justiça Federal do Rio Grande do Norte e pode resultar em condenações à União e ao Estado por danos morais e coletivos, além da imposição de medidas estruturais para evitar que situações similares voltem a ocorrer.

0005ok

Crianças em bicicleta são atropeladas no bairro Paraíso, em Santa Cruz

Duas crianças foram atropeladas no bairro Paraíso em Santa Cruz na manhã desta sexta-feira (07).

Os jovens estavam em uma bicicleta, quando foram atropelados por um veiculo, ainda não identificado, e que o motorista se evadiu do local.

Os crianças foram atendidas pela unidade local do SAMU e encaminhadas ao Hospital Municipal Aluízio Bezerra. Ainda não há detalhes do estado de saúde.

Mais informações a qualquer momento.

Além dos milhões deixados por Ivanildinho, atual gestão municipal recebeu quase R$ 10 milhões em janeiro

Além dos mais de R$ 20 milhões deixados pela gestão Ivanildinho Ferreira, a atual gestão municipal recebeu quase R$ 10 milhões somente neste mês de janeiro de 2025.

Os recursos são de várias fontes e podem ser utilizados pela gestão pública municipal em seu dia a dia.

Entre as principais fontes de recursos estão: o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), onde a gestão atual recebeu R$ 4.484.540,97; o FUNDEB com destinação de R$ 3..887.648,38, e o ICMS repassado pelo Governo do Estado no valor de R$ 1.127.172,98.

Outros recursos específicos ainda chegaram como verba para o município ao longo do mês.

As verbas são importantes para o trabalho cotidiano da gestão pública do município, garantindo governabilidade para a atual gestão de Santa Cruz.

Ivanildinho reúne vereadores aliados e apresenta balanços que comprovam recursos deixados por sua gestão: Mais de R$ 20 milhões em conta

O ex-prefeito Ivanildinho Ferreira, reuniu vereadores aliados nesta quinta-feira (06) para apresentar os balanços finais de sua de gestão.

E os números impressionam.

Com vários relatórios preparados para os vereadores, Ivanildinho apresentou os recursos deixados por sua gestão em 31 de dezembro de 2024.

E ainda mais. Cada recurso apresentado veio com os extratos das contas bancárias, comprovando que as verbas estão nas contas da Prefeitura de Santa Cruz.

Os relatórios apresentam que a gestão Ivanildinho deixou em caixa R$ 20.728.742,08.

Destes recursos, o ex-prefeito apresentou a quantidade de verbas para cada área da gestão pública municipal e onde elas estão disponíveis.

Ivanildinho enfatizou que deixou a Prefeitura de Santa Cruz organizada, com verbas disponíveis prontas para ser gerida pela atual gestão.

O ex-prefeito também criticou a transição feita, pois muitas informações foram repassadas a equipe de transição, mas a atual gestão afirma que não recebeu os dados que foram repassadas durante as reuniões de transição.

Os recursos deixados pela gestão Ivanildinho Ferreira são os seguintes:

Recursos ordinários (recursos que podem ser utilizados para qualquer finalidade): R$ 879.217,39
Recursos vinculados à Educação: R$ 5.848.035,33
Recursos vinculados à Saúde: R$ 7.791.719,46
Recursos vinculados à Assistência Social: R$ 301.630,75
Recursos vinculados à Cultura: R$ 23.619,30
Recursos vinculados ao SAAE: R$ 14.454,75
Recursos vinculados a convênios, repasse de contratos, emendas parlamentares e transferências especiais: R$ 5.870.065,10.

Participaram do encontro o presidente da Câmara, vereador Glauber Bezerra, e os vereadores Fábio Dias, Israel Fernandes, Beto da Saúde, Gilliard Paraibano, Talita Marielle e Dra. Luziana Fonseca.

IMG 6424
IMG 6428

Login Form