Facisa e Hospital Ana Bezerra capacitam servidores que atuam no combate a covid-19

A Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Facisa/UFRN), e o Hospital Universitário Ana Bezerra, da rede gerenciada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Huab/EBSERH), promoveram nos mêses de junho e julho um projeto de capacitação de 248 profissionais que atuam junto às unidades da V Região de Saúde, no combate à pandemia de covid-19.

O Projeto de Extensão Capacitação para o manejo de pacientes com covid-19 para profissionais da V Região de Saúde do RN ofereceu cursos de capacitação por meio de formação teórica e simulações práticas. A parte teórica aconteceu online e a prática nas dependências da Facisa, beneficiando os profissionais da linha de frente no combate à covid 19.

As atividades aconteceram no período de 6 de junho a 30 de julho, sob a coordenação dos professores Maria do Socorro Luna Cruz e Luiz Alves Morais Filho. A construção e execução do projeto contou com o apoio de profissionais enfermeiros e fisioterapeutas treinados e capacitados da Facisa e Huab, para o desenvolvimento das atividades práticas simuladas.

Os mais de 200 profissionais que participaram dos cursos de capacitação atuam em áreas diversas. São enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em radiologia, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, odontólogos e pessoal de apoio como ASGs e motoristas de ambulância. A ação atingiu 15 municípios do interior do Rio grande do Norte: Santa Cruz, Tangará, São Pedro, Serra Caiada, Bom Jesus, Barcelona, São Paulo do Potengi, Campo Redondo, Sítio Novo, Lajes Pintadas, Ruy Barbosa, São José do Campestre, Boa Saúde, Coronel Ezequiel e Jaçanã.

A iniciativa marca a parceria firmada entre as instituições de ensino e os setores de saúde, como as Secretarias Municipais de Saúde, uma vez que a qualificação dos profissionais possibilita assegurar uma melhor e mais eficaz assistência às populações destes municípios, especialmente, neste momento grave para a sociedade, em decorrência da pandemia.

Artigos semelhantes