O Hospital Universitário Ana Bezerra, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huab-UFRN), vinculado à Rede Ebserh, obteve uma média geral de 9,5 em uma pesquisa realizada com usuários de hospitais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Com isso, o HUAB situa-se como a quarta melhor unidade hospitalar de toda a rede. O desempenho final é referente ao índice de satisfação geral dos pacientes em relação aos serviços prestados pela instituição.
No quesito confiança, a unidade obteve um percentual equivalente a 99,5% e ficou na 2ª colocação, sendo o hospital mais indicado em toda a Rede Ebserh em um universo de 41 hospitais universitários.
Foram entrevistados 1.120 usuários, entre pacientes e acompanhantes, no período de 12 de maio a 31 de dezembro de 2022. O formulário da entrevista foi estruturado de forma a abranger temáticas relacionadas a infraestrutura, serviços de hotelaria, alimentação, internação e ambulatorial.
Segundo a ouvidora substituta do Huab, Horlene Aquino, as pesquisas são estratégias essenciais para o aprimoramento dos serviços. “Os resultados possibilitam uma melhor definição de estratégias, tornando a experiência do usuário mais satisfatória”, afirma.
“Além disso, ouvir e valorizar as opiniões dos usuários é uma forma de alinhar a instituição com a sua missão e ser sensível às suas demandas”, comenta.
O Huab faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como são hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais da área e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde, por isso a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos do país.