Uma decisão liminar da Comarca da Justiça em Santa Cruz permitiu que um aluno antecipasse a conclusão do ensino fundamental para assumir vaga conquistada no processo de sleeção para o ensino médio no IFRN Santa Cruz.
O estudante Mateus Luis Nogueira de Lima, ainda cursando o 8º ano em uma escola da rede privada de Santa Cruz, foi aprovado no processo seletivo para o curso técnico integrado de nível médio em |Informática do IFRN.
Sua família entrou com uma ação judicial e obteve na Justiça o direito de realizar a prova do Supletivo oferecido pela Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos – SUEJA. Com as provas realizadas e o certificado de conclusão emitido, Mateus agora é aluno do IFRN Campus Santa Cruz.
Este é o primeiro caso no IFRN Santa Cruz em que o aluno consegue a antecipação da conclusão do ensino fundamental e ingresso em um nível de ensino mais avançado.
A ação mostra a capacidade do aluno Mateus Luis, que conseguiu aprovação apesar de não concluir seus estudos, e pode servir de inspiração para outros estudantes que desejem ingressar em outro nível de ensino mais rapidamente.
Com 14 anos, Mateus acumula diversos títulos e medalhas de reconhecimento nacional pelo seu desempenho escolar, além de medalhas de 1º lugar nos jogos escolares na modalidade Xadrez, categoria mirim (JESC e JERNS). Mateus atribui os seus excelentes resultados à dedicação de seus pais, Emerson Lima e Lourena Nogueira, em sua rotina escolar.