O legislativo de Santa Cruz continua alcançando destaque em transparência pública, avaliado por órgãos de fiscalização. Além de obter uma premiação pelo TCE, no início deste ano, agora o Ministério Público do Rio Grande do Norte também emitiu uma avaliação positiva para Câmara Municipal.
Dos 1.300 pontos totais, Santa Cruz obteve 1.199, sendo considerada 92,23% nos quesitos totais de transparência pública.
A nota foi comemorada pelo presidente Fábio Dias, que explicou o trabalho que vem sendo realizado desde o biênio 2019-2020, na sua primeira passagem pela presidência da casa. "Nós organizamos, criamos as estruturas necessárias para que a Câmara Municipal tivesse independência e força. O legislativo criou todo um sistema de transparência, fortalecendo os setores de controle e fiscalização, além de tornar todos os atos mais transparentes possíveis. Agora, neste biênio atual, vamos buscar a nota máxima e tornar a casa do povo ainda mais aberta para o conhecimento de todos", disse o presidente.
Os critérios da avaliação passam por: saúde do portal, qualidade dos dados, usabilidade do portal, disponibilidade do portal, atualização por séries históricas, quantidade da despesa, qualidade do gasto público e qualidade da compra pública.