Hospital Ana Bezerra amplia a formação de profissionais com a nova residência em enfermagem obstétrica

O Hospital Universitário Ana Bezerra, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huab/UFRN), vinculado à Rede Ebserh, recebe o credenciamento para ofertar duas vagas no Programa de Residência em Área Profissional da Saúde em Enfermagem Obstétrica, com financiamento do Ministério da Saúde.

Segundo o chefe da gestão de ensino do Huab, Pedro Farias, o credenciamento fortalece a Rede de Atenção à Saúde, principalmente de atenção ao parto e ao nascimento, e a formação dos profissionais. “Os enfermeiros obstetras serão qualificados para exercer o cuidado à saúde da mulher, orientados pelas boas práticas e evidências científicas ao parto e ao nascimento, possibilitando o aprimoramento dos serviços, tendo como base as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde”, afirma.

As residências são modalidades de ensino de pós-graduação destinadas aos profissionais da área da saúde, orientadas segundo os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das realidades e das necessidades locais e regionais. As residências são caracterizadas por ensino em serviço, com carga horária de 60 horas semanais, abrangendo diversas profissões da saúde.

A formação tem como campo de aprendizagem instituições públicas e privadas, nas quais os profissionais que desejam se especializar são acompanhados por preceptores.

Para a especialista Kleyde Ventura, professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), integrante da diretoria nacional da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo) e coordenadora do projeto de Aprimoramento e Inovação no Ensino e no Cuidado em Obstetrícia e Neonatologia (Apiceon), cujo o Huab faz parte, a Instituição presta um serviço de qualidade nas boas práticas de cuidado materno infantil, sendo destaque na região que atua e no Brasil.

“O Hospital Ana Bezerra é um espaço de muitos instrumentos e dispositivos de humanização que fazem com que o serviço realizado seja cada vez mais reconhecido e, por isso, tenham sido concedidos grandes prêmios. Em um momento do fortalecimento do SUS, é credenciado na ampliação da formação de profissionais com a nova residência em enfermagem obstétrica”, comenta Ventura.

O Huab possui cinco programas de residência: Anestesiologia, Medicina da Família e Comunidade, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Multiprofissional com área de concentração Materno-Infantil, abrangendo profissionais de enfermagem, farmácia, serviço social, psicologia, nutrição, fisioterapia e odontologia. A partir de agora, contará com o novo Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica.

001cursinho

Artigos semelhantes