Hospital Universitário Ana Bezerra inaugura Centro de Parto Normal e Casa da Gestante, Bebê e Puérpera

O Hospital Universitário Ana Bezerra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huab-UFRN) e integrante da rede de hospitais universitários públicos federais administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugura, no próximo dia 21, a partir das 10h, dois importantes espaços de atenção à saúde materno-infantil que compõem a Rede Cegonha: o Centro de Parto Normal (CPN) e a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP). São serviços pioneiros no estado do Rio Grande do Norte, que conquistaram credenciamento e habilitação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com os novos equipamentos de saúde, o número de atendimentos passará de 2.400 partos/ano para 2.880 partos/ano, no mínimo. Com esse possível aumento de 480 (quatrocentos e oitenta) partos anuais, o Huab contribuirá de maneira significativa, para a redução da Mortalidade Materna e Infantil, e para o fortalecimento do Modelo Humanístico do Cuidado mediante boas práticas de atenção ao parto e nascimento, e protagonismo da mulher.

O Huab é um hospital estratégico para o SUS, por oferecer assistência materno-infantil para mais de 20 cidades do interior do Rio Grande do Norte, bem como, ser cenário de prática para a formação de estudantes de graduação dos cursos da área de saúde da UFRN e unidade executora de programas de residência médica e multiprofissional em saúde.

As novas áreas beneficiarão as mulheres provenientes da região Trairi/Potengi que compreende 21 municípios: Boa Saúde, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã, Japi, Lajes Pintadas, Santa Cruz, São Bento do Trairi, São José do Campestre, Serra Caiada, Sítio Novo, Tangará, Barcelona, Bom Jesus, Lagoa de Velhos, Ruy Barbosa, Santa Maria, São Tomé, São Paulo do Potengi, São Pedro e Senador Elói de Souza. A área de abrangência corresponde a todos os municípios da quinta região e alguns municípios da terceira e quarta região de saúde. Além disso, terão acesso a este equipamento, usuárias de outras regiões do estado, que procuram e/ou são referenciadas para o Huab.

Além disso, recentemente foi incorporada à infraestrutura do hospital a nova área de Acolhimento e Classificação de Risco para suporte ao atendimento das urgências obstétricas. “Tais estratégias de gestão, subsidiam os objetivos institucionais de qualificar a atenção e a formação em saúde no âmbito da saúde materno-infantil e consolidar o HUAB na Rede de Atenção à Saúde”, destaca a superintendente do Huab, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim Costa.

Solenidade contará com diversas autoridades do Município, do Estado e do Governo Federal, e macará oficialmente a entrega das áreas à sociedade norte rio grandense, já que o Centro de Parto Normal já estava em funcionamento desde maio deste ano.

SAIBA MAIS SOBRE O HUAB
Localizado no município da Santa Cruz, a 122 quilômetros de Natal, o Hospital Universitário Ana Bezerra adota o modelo de cuidado que valoriza a fisiologia do trabalho de parto, parto e nascimento, por meio de boas práticas baseadas em evidências e implementação das políticas públicas em saúde. Tal modelo favorece a melhoria dos resultados maternos e neonatais por reduzir intervenções desnecessárias e promover maior satisfação da mulher com o cuidado ofertado.

O acesso aos serviços do Huab é regulado e ocorre por meio da Central de Regulação Obstétrica do Rio Grande do Norte e também por demanda espontânea de pacientes que procuram o serviço de urgência obstétrica.

001cursinho

Artigos semelhantes