Evento astronômico raro: Santa Cruz e região Trairi são locais privilegiados para acompanhar eclipse solar anular neste sábado (14)

O Brasil vai poder acompanhar neste sábado (14) o eclipse anular do Sol e nas regiões Norte e Nordeste será possível ver o eclipse completo. Esse fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, cria-se um "anel de fogo" no céu.

Santa Cruz, e a região do Trairi, estão na faixa principal do eclipse, onde ele poderá ser acompanhado de forma completa.

Em conversa com o professor de física do IFRN Santa Cruz, Roney Melo, o melhor lugar para acompanhar o eclipse solar anular em Santa Cruz é no Santuário de Santa Rita de Cássia, onde o por do sol pode ser contemplado em sua plenitude.

É torcer para que não haja nuvens, e a população possa acompanhar esse fenômeno raro, mas muito belo da natureza.

ATENÇÃO: Nunca olhe diretamente para o Sol. Um eclipse solar só pode ser observado com óculos específicos para a visualização do fenômeno, filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol. Nada de usar placas de raio X, filmes fotográficos, celulares ou outros artefatos.

O mais indicado é acessível para nossa região é o filtro N° 14 de soldador, encontrado em qualquer casa de material de construção.

Em Santa Cruz e região, o início do eclipse parcial será às 15h25, quando a Lua começar a ficar entre a Terra e o Sol; o início da anulidade será às 16h42, quando o sol ficará completamente coberto, restando apenas as bordas, formando o anel de fogo; o final da anulidade será às 16h48, quando a posição da Lua começará a deixar de cobrir o Sol; o fim do eclipse parcial será às 17h27.

Uma oportunidade única para essa geração, já que um novo eclipse solar anular não é previsto para as próximas décadas para esta região.

003728x90al

Artigos semelhantes