Hospitais Ana Bezerra e Onofre Lopes são certificados pelo segundo ano consecutivo com o Selo “SUS Aqui Se Ensina”

Pelo segundo ano consecutivo, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), em Natal, e o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), em Santa Cruz, ambos geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), receberam o certificado “SUS Aqui Se Ensina”, na última semana.

É um reconhecimento da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), que de forma pioneira no Brasil, evidencia as práticas da educação e do fomento à implementação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Receberam a certificação 27 serviços de saúde e 22 instituições de ensino.

São certificadas as instituições de ensino que tenham convênio vigente com as Secretarias de Saúde Estadual e/ou municipal, e que apresentem projetos de Pesquisa e Extensão voltados para as boas práticas do cuidado ao paciente realizados dentro de algum serviço de saúde da Rede Pública do estado e/ou municípios do Rio Grande do Norte.

Huab e Huol fazendo a diferença na saúde e no ensino

Ambos foram certificados no eixo “Serviços de Saúde, Cenários de Práticas, Pesquisa/ extensão e Residências em Saúde”. Para a superintendente do Huab, Cláudia Rubim, o Hospital tem contribuído ativamente como um importante cenário de aprendizagem para o Sistema Único de Saúde.

“Ele dispõe de estratégias basilares como educação permanente em saúde, realização de pesquisa e extensão para áreas de interesse do SUS, além de oferecer práticas inovadoras para a disseminação em outras realidades hospitalares. A formação cidadã em saúde faz parte da missão institucional, vinculando-se cada vez mais às necessidades trazidas pela população. E nesse contexto a certificação vem coroar um trabalho já consolidado no interior do Rio Grande do Norte”, enfatizou Cláudia.

“Esse é um momento significativo por promover a importância do fortalecimento e a qualificação das práticas do cuidado, bem como, dar maior visibilidade aos espaços onde se dá o diálogo entre o trabalho e a educação”, completou a gerente de Ensino e Pesquisa do Huab, Simone Pedrosa.

As categorias específicas da certificação se dividem em quatro: Serviços de Saúde e Cenários de Prática; Serviços de Saúde, Cenários de Práticas e Pesquisa/ extensão; Serviços de Saúde, Cenários de Práticas, Pesquisa/ extensão e Residências em Saúde; e Instituições de Ensino em Saúde.

A superintendente do Huol, Eliane Pereira da Silva, destacou que no hospital existe uma integração nos diferentes níveis de formação, desde o técnico até a pós-graduação e que ao longo dos anos a instituição se destaca na formação de profissionais no SUS, contribuindo para um cuidado mais humanizado e integrado.

“Formar profissionais capacitados e competentes, com ética, respeito e que tenham cuidado humanizado para o SUS é nossa responsabilidade e desejo. E para isso, através da integração ensino e assistência, estamos atuando cada vez mais para melhorar o perfil dos nossos profissionais e dos nossos campos de prática. Receber esse certificado só reforça o nosso compromisso com a saúde”, frisou Eliane.

O Huol é o maior hospital público do Estado e o maior formador de recursos humanos da área da saúde do Rio Grande do Norte, exercendo um papel fundamental na Rede de Atenção à Saúde. “Temos 32 residências, sendo 28 médicas, 03 multiprofissionais e 01 uniprofissional na área de cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial. Diariamente, evidenciamos juntos aos alunos a importância do SUS e da integração em Rede para a oferta da melhor assistência para a população”, pontuou o gerente de Ensino do Huol, Carlos Alberto Araújo.

Sobre a Ebserh

O HUAB-UFRN e MEJC-UFRN fazem parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

0005ok

Artigos semelhantes