Conexão Felipe Camarão presente na inauguração da Iluminação Cultural do Memorial Câmara Cascudo

Arquvio_Conexo_Felipe_Camaro_-_Auto_de_Boi_de_Reis_3

Na próxima quinta-feira (13), a partir das 18h, o Conexão Felipe Camarão estará presente em um grande evento para Natal: A inauguração da Iluminação Cultural no Memorial Câmara Cascudo. A convite do Instituto Neonergia - responsável pela implantação da nova iluminação do Memorial para valorizar ainda mais o rico patrimônio potiguar, o Conexão Felipe Camarão levará a apresentação do Auto do Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro, uma das atrações a se apresentar.

O Conexão Felipe Camarão, um dos projetos culturais apoiados pelo Instituto Neoenergia, desenvolve oficinas nas escolas públicas da comunidade através dos patrimônios imateriais. O Auto do Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro é um deles. A apresentação do Auto contará com a participação da viúva do Mestre, Iza Galvão e os brincantes. Na ocasião serão apresentadas algumas composições do Mestre Manoel Marinheiro, como: "Na chegada desta casa", "Menino Jesus da Lapa" e "Despedida da maruja".

O Mestre Manuel é o símbolo de uma época de ouro do folclore potiguar e de sua luta para não cair no esquecimento. Ele é reconhecido como Patrimônio Imaterial pelo Ministério da Cultura. O Auto do Boi de Reis representa a força e o ritmo da cultura brasileira, pela expressão dos seus personagens e a figura do Boi, num cenário de habilidades artísticas, músicas, danças, cores, ritmos e movimentos embalados pelo som da rabeca.

Dona Iza – Odaíza de Pontes Galvão, viúva do Mestre Manoel Marinheiro, assumiu o legado do Auto do Boi de Reis. Sempre ativa junto ao Mestre, herdou não apenas o seu saber da montagem do Boi, figurinos, adereços e personagens, mas o ritual, a dança, os cantos e as loas.

O Conexão Felipe Camarão é um projeto sociocultural e educativo desenvolvido pela Associação Companhia Terramar na comunidade de Felipe Camarão – Natal/RN, que atua na preservação, valorização e difusão da cultura de tradição oral local, fundamentando-se nos patrimônios imateriais do bairro, como: o Auto do Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro, a musicalidade do Mestre Cícero da Rabeca e a Capoeira do Mestre Marcos.

O evento contará com a presença de representantes da Fundación Iberdrola España, da Neoenergia, da Cosern, de familiares do folclorista Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), de artistas, intelectuais e autoridades do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

{BANNER}

Artigos semelhantes