A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 completa um ano em Santa Cruz nesta quinta-feira (20).
Neste ano, muita coisa mudou, apesar de um primeiro semestre de 2021 com os piores índices da Pandemia, os números foram melhorando a partir de julho, e atualmente, mesmo com o novo aumento de casos visto com a variante ômicron, a Pandemia vive uma outra realidade, sem maiores agravos à população.
Neste ano, os números são expressivos e mostram a importância da vacinação em Santa Cruz, seguindo tendência internacional.
Desde a enfermeira Sayonara Gomes, primeira vacinada, até hoje, 28.461 santa-cruzense tomaram ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Com duas doses, são 25.325 pessoas, o que representa 63% da população totalmente imunizadas contra a doença.
Se considerarmos apenas a população adulta, acima de 18 anos, Santa Cruz já tem 80% da população totalmente imunizada.
Em um ano, foram aplicadas 60.259 doses de vacinas contra a Covid-19. Um número significativo que confirma a eficácia da vacinação, especialmente contra os casos mais graves da doença.
A vacinação entra agora na fase das crianças. Embora não seja uma unanimidade, a vacinação deste público deve ampliar o número de vacinados nas próximas semanas.
Já para os demais públicos, a vacina continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde, sempre a tarde, e no Centro de Apoio Rural, que funciona no prédio da antiga Escola Municipal Rita Nely Furtado, vizinho ao IESC, à noite, garantindo imunização à população.