Por volta das 22h30min desta sexta-feira, dia 22 de dezembro, os santa-cruzenses, assim como milhares de internautas de diversas cidades da nossa região, bem como de outros estados do Nordeste, se surpreenderam com um fenômeno incomum cruzando o céu.
Diversos feixes de luz foram vistos no território paraibano, bem como em Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte, por exemplo, durante alguns minutos, despertando nas pessoas a dúvida sobre o que de fato seria esse evento, de certo modo, raro aqui na nossa região.
Inicialmente, sugeriu-se que as luzes faziam parte da esperada chuva de meteoros Úrsidas, um espetáculo celestial que se estende de 17 a 26 de dezembro e atinge o seu pico entre os dias 22 e 23 deste mês, no caso, ontem e hoje.
No entanto, de acordo com informações repassadas pela Associação Astronômica de Arcoverde-PE, com base no observatório da Corporação Norte-Americana Aeroespace, o fenômeno se trata da reentrada de lixo espacial na atmosfera terrestre.
De maneira mais específica, essa foi a reentrada de um corpo de foguete chinês lançado em 25 de janeiro de 2018, no Centro de lançamento de satélites Xichang.
Informações com ajuda do site Patos Online