O instituto Quallitá, aquele com diversos problemas judiciais no Rio Grande do Norte, divulgou seus números para a corrida eleitoral de Santa Cruz.
Essa foi a única pesquisa feita pelo instituto e divulgada inicialmente no Blog do Michael Pontes.
Os números mostram um empate técnico entre Aninha de Cleide e Dra. Fernanda, com a candidata oposicionista numericamente a frente.
Aninha de Cleide aparece com 44,75% e Dra. Fernanda com 40,5%.
O número de indecisos é de 7,75% , brancos e nulos somam 7,0%.
A pesquisa foi realizada com 400 eleitores em Santa Cruz. A margem de erro é de 4,86 pontos percentuais para mais ou para menos, o que caracteriza o empate técnico, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-07673/2024.
Como a Quallitá não fez nenhum outro levantamento não tem como compará-la com outras pesquisas realizadas por outros institutos.
O histórico da Quallitá que não é bom.
O Blog fez um levantamento no início da semana que mostra que o instituto tem diversos problemas judiciais por todo o Estado.
A empresa já foi condenada a suspender definitivamente a publicação de pesquisas nas cidades de Macaíba, Monte Alegre, Caiçara do Norte, Jandaíra e Senador Eloi de Souza.
Em dois processos, a multa aplicada foi de 53 mil reais em cada um deles.
O último processo que chama atenção é em Caicó, onde o instituto poderá ser investigado pela Polícia Federal sobre suposta fraude em sua realização.
Com todo esse cenário, o instituto divulgou seus dados, em uma pesquisa onde ele mesmo pagou para realizar o levantamento em Santa Cruz.