No horário destinado aos deputados, Galeno Torquato (PSD) fez uso da palavra durante sessão ordinária por videoconferência, nesta quarta-feira (10), para destacar o trabalho que vem sendo realizado no município de São Miguel, na região do Alto Oeste, no combate ao novo coronavírus. De acordo com o parlamentar, no último dia 3, a prefeitura municipal abriu o Hospital Municipal de Campanha, mesmo com a cidade tendo registrado 34 casos confirmados de coronavírus.
"A prefeitura de São Miguel vem fazendo um grande trabalho com os profissionais de saúde e, mesmo possuindo um hospital municipal, resolveu abrir o hospital de campanha, com médico, enfermeiro, fisioterapeuta, e todos os profissionais necessários e, nesses sete dias de funcionamento, dos 23 leitos de enfermaria, apenas três leitos foram ocupados até agora", celebrou.
Galeno disse ainda que no município também foram abertas duas salas de estabilização. Uma sala amarela e uma sala vermelha para os casos mais graves. "Todas equipadas com respiradores e uma equipe preparada para atender os casos mais graves", comentou.
De acordo com o parlamentar, o município investiu aproximadamente R$ 700 mil, sendo parte desses, recursos próprios da prefeitura, de emendas parlamentares e a contrapartida do Governo Federal.
"Isso dá uma segurança à população que está em casa isolada. É uma garantia que o povo de São Miguel tem que se precisar vai ter um serviço de saúde de qualidade e com profissionais preparados. Quero parabenizar o prefeito e a toda equipe de saúde de São Miguel por esse serviço que está sendo exemplo. E torcer para que nenhum cidadão possa precisar daqueles serviços, mas se precisar, terão com qualidade", comemorou.
Já o deputado Vivaldo Costa (PSD) demonstrou preocupação com os mais pobres e especialmente aqueles cidadãos mais carentes, que não tem moradia digna, que precisam usar o transporte público, que moram em bairros sem saneamento básico, que, segundo o parlamentar, são os mais atingidos com essa pandemia.
O deputado destacou que no bairro Planalto, em Natal, a ocupação Elenir Ferreira, onde casas são feitas de tábuas e madeiras, cobertas de papelão, os moradores estão passando por muita dificuldade em relação ao alto índice de contaminação da Covid-19. "Solicitarei à governadora Fátima Bezerra e ao presidente da Caern que mandem colocar água encanada ali naquela ocupação, pois a situação fica ainda mais complicada sem a água para que eles possam lavar as mãos, tomar banho e possam fazer a sua higiene pessoal", disse.
Vivaldo informou que existe um grupo de cientistas da UFRN que revela que é alto o índice de contaminação no grupo de pessoas com poder aquisitivo baixo, moradores de bairros periféricos e de baixa renda. "Que as pessoas carentes fiquem em casa e que os prefeitos e os governadores, igrejas e clubes, ajudem a essas pessoas a cumprirem o isolamento social e evitem ser contaminados para que não precisem da saúde pública", frisou.
Vivaldo subscreveu o voto de pesar do deputado Francisco do PT pelo falecimento de Cristino Jerônimo, caicoense, que foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó.
Por sua vez, o deputado Ubaldo Fernandes (PL) mostrou-se preocupado com a situação negativa do RN no combate ao novo coronavírus, principalmente nas mídias nacionais. Segundo o deputado, a falta de estrutura da rede de saúde, tanto pública como privada, já entrou em colapso. "Isso nos preocupa, principalmente por que ainda estamos no pico dessa doença e sabemos que poucos municípios do Estado têm condições de atender como deveriam a população que precisar e com isso, esses municípios estão enviando os pacientes para a capital", disse.
Ubaldo cobrou o fortalecimento do formato tripartite da saúde, onde todo o financiamento é custeado com recursos do Governo Federal, Estadual e Municipal. "Somente com o fortalecimento dessa forma de financiamento, teremos novos leitos abertos. A união de todos os entes nesse momento é sinônimo de salvar vidas", afirmou.
Recursos Hídricos
No seu pronunciamento durante o horário destinado aos deputados, Francisco do PT citou os requerimentos que apresentou, todos destinados ao Governo Federal, a fim de obter informações sobre projetos relativos ao abastecimento de água. O parlamentar citou especificamente as informações solicitadas ao Ministério do Desenvolvimento Regional acerca do Projeto Seridó.
"Esse é um projeto extremamente importante do ponto de vista da criação de uma rede de adutoras capaz de prover os municípios seridoenses para que em tempos de seca seja garantida a sustentabilidade hídrica", defendeu o deputado. O Projeto Seridó é fruto de um convênio entre o governo estadual e a Agência Nacional de Águas (ANA), integrante do Plano Nacional de Segurança Hídrica, que visa garantir o abastecimento da região pelos próximos 50 anos com as águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
Francisco também informou que solicitou ao Governo Federal informações sobre quais providências estão sendo tomadas para que as águas da Transposição cheguem ao RN. "Somos os últimos que deveriam ter sido contemplados e não tivemos infelizmente a alegria de ver as águas do São Francisco adentrarem em território potiguar", ressaltou o deputado. Ele está solicitando informações sobre a conclusão das obras da Transposição e as providências para que sejam retomadas.
Em outro momento do seu pronunciamento, Francisco do PT externou sua admiração pelo sindicalista rural Cristino Jerônimo, que faleceu. "Cristino era um defensor da vida, além de lutar pelos trabalhadores, enquanto teve força e vida, lutou em defesa da saúde em nosso Estado, especialmente em Caicó. Sempre foi muito atuante no Conselho Municipal de Saúde, uma pessoa que se preocupava com seus conterrâneos, defensor das políticas públicas para o homem e a mulher do campo, destacadamente na área dos recursos hídricos, para que em tempos de seca eles tivessem o seu sofrimento amenizado", ressaltou o deputado.
O deputado enalteceu a trajetória do líder sindicalista Cristino Jerônimo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caicó, falecido, e destacou sua vida de luta em prol dos agricultores. Também citou a honra por ter o colega Vivaldo Costa subscrito o voto de pesar para o sindicalista.
Ceará-Mirim
A utilização de um prédio em condições precárias de funcionamento do Detran em Ceará-Mirim foi a tônica na fala de Sandro Pimentel (PSOL). O parlamentar fez um alerta para que o governo estadual cesse o contrato de locação, tendo em vista que o local não atende todas as condições de bom funcionamento.
"Venho aqui reiterar o pedido que eu já havia feito em relação à abertura da Central do Cidadão de Ceará-Mirim, não é a abertura ao público, mas o uso do espaço da Central do Cidadão, inaugurado no governo passado, mas que nunca funcionou e também congrega o Detran", explicou o deputado.
Sandro Pimentel citou que o governo poderia economizar com a locação do prédio em R$ 6 mil mensais, transferindo o Detran para a nova Central, inaugurada, mas não utilizada, mas equipada com material de escritório com cadeiras, bancadas, ar-condicionado e computadores. O parlamentar afirmou que o argumento é de que não foi emitida a certidão de habite-se para a nova Central do Cidadão, mas no entanto o prédio deteriorado também não detém a mesma certidão.
"Estou citando o exemplo de Ceará-Mirim, mas o governo pode fazer um levantamento se situações semelhantes não estão ocorrendo em outros municípios. Pagar por um prédio ruim é jogar dinheiro fora", lamentou.
João Câmara
Em seu horário o deputado Coronel Azevedo (PSC) anunciou os requerimentos que fez ao governo estadual para que oferte respiradores e habilite leitos de UTI para o hospital de João Câmara. "Além dos equipamentos necessários, estou solicitando insumos e equipe médica para fazer funcionar essas UTIs. A cidade atende 26 municípios, onde está concentrada 10% da população potiguar", afirmou Azevedo.
Outro requerimento do deputado, este direcionado à Caern, é a regularização do abastecimento de água no município de Ouro Branco, com a reforma da caixa d'água. O parlamentar também destacou sua solicitação à Secretaria de Segurança e Defesa Social, para que realize ações e operações, tanto na prevenção com as polícias Militar e Civil para o enfrentamento do tráfico de drogas no entorno do município de Serra Negra do Norte, no Seridó. "Ali tem havido ocorrências e há uma grande preocupação dos moradores com esse problema", disse o deputado.
{BANNER}