Banner

A Pró-reitoria de Ensino do IFRN, atráves do Campus de Educação a Distância (EaD), divulgou, na última terça-feira, dia  22 de novembro, a lista com os nomes dos aprovados nos processos seletivos regidos pelos Editais nº 35/2016 e nº 36/2016. Das 2.450 vagas inicialmente disponibilizadas em cadastro de reserva, 1.710 foram homologadas para os cursos técnicos subsequentes e para o Programa Profuncionário, ambos na modalidade EaD, oferecidos pela Instituição. A homologação, de responsabilidade da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi feita através do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

Segundo Alexsandro Oliveira, diretor-geral do Campus EaD, as vagas – como explicado no edital – estavam na dependência de aprovação por parte da Setec/MEC e a homologação em menor quantidade se deu em função da distribuição delas com outras instituições de todo o Brasil. "É importante reforçar que os editais eram de reserva de vagas. A Setec, ao homologá-las, só autorizou parte dos cursos. Sendo assim, apenas esses cursos homologados serão ofertados", disse o diretor.

As matrículas acontecem no período de 28 a 30 de novembro nos Campi/Polo para os quais os candidatos foram aprovados. Uma possível convocação para vagas remanescentes poderá acontecer a partir do dia 2 de dezembro, caso restem vagas não-ocupadas.

Os aprovados para Santa Cruz foram os seguintes:

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO

IFrN_EDU2016-1

IFrN_EDU2016-2

IFrN_EDU2016-3

IFrN_EDU2016-4

TÉCNICO EM SEGURANÇA NO TRABALHO

IFrN_EDU2016-5

IFrN_EDU2016-6

IFrN_EDU2016-7

IFrN_EDU2016-8

IFrN_EDU2016-9

supercopia_ok

Comentários (0)

correios_papainoel2014-2Por mais um ano, a agência dos Correios de Santa Cruz participa da campanha solidaria de final de ano denominada Papai Noel dos Correios, arrecadando brinquedos para crianças carentes do município.

Este ano, a fase de recebimento das cartas encerrou na última sexta-feira. Foram adotadas mais de 300 cartas pela agência local, para beneficiar crianças de escolas rurais e de demanda espontânea da cidade.

Agora, os Correios estão intensificando a campanha para doadores destes brinquedos. Os interessados devem procurar a agência local e pegar a carta que deseja fazer a doação. Os brinquedos deverão ser doados até o início de dezembro.

Somente das escolas públicas de Santa Cruz, foram adotadas mais de 150 cartas de diversas localidades rurais, levando mais alegria e dignidade as famílias e as crianças neste final de ano. O númeor total de cartas já ultrapassa os 300, por isso a importância de doadores para que a campanha seja um sucesso.

Comentários (0)

LANAMENTO-LIVRO-FESTFRANGOA programação do Fest Frango (Feira de Avicultura do Trairi) contará com o lançamento do livro "Nobrezas da Vida Agreste" escrito pela santa-cruzense Cleudia Bezerra Pacheco e Haroldo Pinheiro Borges. A obra descreve a história e a geografia das regiões do Potengi e do Trairi no século passado.

O lançamento do livro acontecerá no próximo sábado (26), terceiro e último dia do evento, na Praça da Matriz, a partir das 19 horas.

O IV Fest Frango começa nesta quinta-feira (24) com uma intensa programação. O evento, realizado pelo Prefeitura de Santa Cruz, acontece com o patrocínio do Governo do Estado por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur/RN) e com as parcerias com o Sebrae, Guaraves Alimentos e Fecomércio/RN.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)

BOLSA

Reconhecer o valor dos profissionais da educação e professores é um dos méritos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Um dos gestos de tal reconhecimento é a honraria, proposta pela deputada Márcia Maia (PSDB) ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Pibid-IFRN). O Fórum Estadual do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Rio Grande do Norte (Forpibid-RN) também foi homenageado.

"Estamos reunidos para homenagear profissionais que, tantas vezes, tem seu papel na sociedade menosprezado pela ignorância dos gestores, ou subdimensionado propositadamente em razão do papel libertador que a educação oferece na vida das pessoas. Ousaria dizer que, sem professores, não há futuro possível para a humanidade", disse Márcia.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) promove a prática da docência para estudantes de cursos de licenciatura. Atualmente, cerca de 10% dos estudantes das licenciaturas, da UERN, UFERSA, UFRN, IFRN e Facex, no RN são atendidos pelo Pibid. Ao todo, são 200 mil estudantes do Ensino Superior, Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental são beneficiados pelo Programa.

A deputada destacou que torna-se fundamental estimular, reconhecer e homenagear ações capazes de promover a melhoria da educação nas cidades potiguares, no Estado e no país. "Hoje homenageamos um programa de fundamental importância para a educação no Rio Grande do Norte".

O Programa é nacional e visa fortalecer os cursos de licenciatura no país. De acordo com a deputada Márcia Maia, no Estado, ele passa a ter uma função indispensável por uma série de razões, dentre elas, o desempenho no IDEB, em que as escolas públicas potiguares de ensino médio aparecem na segunda pior colocação do país e a falta de professores em uma série de disciplinas durante vários meses do ano é, sem dúvida, um dos principais problemas para alcançar a vice-liderança nesse ranking.

Para a Coordenadora do Pibid no IFRN e no Forpibid, a professora doutora Andrezza Tavares, a cerimônia é uma forma de reconhecer a diferença que o programa está fazendo nas escolas da rede pública municipal e estadual. "A importância dessa solenidade de reconhecimento ao Pibid IFRN ocorre, pois somos hoje o maior programa de fortalecimento das Licenciaturas e também somos o programa que conta com um contingente de 700 pessoas, entre alunos e professores. Essas pessoas trabalham para que 45 mil estudantes do RN sejam beneficiados e recebam uma educação de qualidade", declarou.

A professora chamou a atenção ainda para a PEC 55/2016, conhecida com o PEC do Teto. A proposta limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Para ela, com a aprovação da Emenda, o Plano Nacional de Educação vai virar "letra morta".

Na ocasião, foram homenageados Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, coordenadora do Fórum do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no RN (ForPibid-RN) e do Pibid-IFRN; o professor doutor em Linguística, Lucrécio Araújo de Sá, coordenador institucional do Pibid-UFRN; professora doutora em Educação, Marcia Betania de Oliveira, coordenadora institucional do Pibid-UERN; professor doutor em Matemática, Walter Martins Rodrigues, coordenador institucional do Pibid-UFERSA e a professora doutora em Psicobiologia, Daniele Bezerra dos Santos, coordenadora institucional do Pibid-FACEX.

A deputada Cristiane Dantas (PCdoB) e Fernando Mineiro (PT) também participaram da solenidade.

banner_carloschagas

Comentários (0)

fernanda_tomba_ebserhok1Um encontro em Brasília na tarde de hoje afinou o discurso entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Prefeitura de Santa Cruz.

A reunião, que contou com a presença do presidente nacional da EBSERH, Kleber Morais, a reitora da UFRN, professora Ângela Paiva, a prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa e o deputado estadual Tomba Farias, serviu para confirmar o interesse mútuo entre gestão municipal e EBSERH para que a empresa assuma o Hospital Regional Aluízio Bezerra, federalizando a gestão e as instalações da unidade de saúde.

fernanda_tomba_ebserhok3De acordo com a prefeita Fernanda Costa, a reunião foi proveitosa e ela reafirmou o pensamento único das instituições por melhorias na qualidade do serviço de saúde da cidade. "É uma discussão sempre pertinente e acredito que estamos no caminho certo. É interesse da EBSERH assumir o hospital regional de Santa Cruz e nós vamos continuar com estas negociações a fim de que a empresa assumindo o hospital, todos os serviços oferecidos na unidade de saúde sejam de responsabilidade da EBSERH, com padrão de qualidade para todos os pacientes do Trairi, principalmente o pronto-socorro, que salva vidas na região e que queremos a garantia que a empresa tem intenção em assumir este serviço", ressaltou a prefeita.

O deputado Tomba Farias confirmou que o discurso das instituições foi afinado e que o melhor para a região Trairi está em pauta. "Nós temos um hospital municipalizado, mas que atende a toda a região e, mesmo com os problemas que temos, vemos que a grande maioria dos cidadãos sai com o atendimento médico necessário, coisa difícil de se ver em outras regiões do estado. Vamos lutar para que isso seja mantido e ainda mais aprimorado com esta negociação em federalizar o hospital regional acreditando que trará inúmeros benefícios para a região", destacou o legislador estadual.

EBSERH, UFRN e Prefeitura de Santa Cruz continuarão as discussões para que a melhor proposta para a região seja elaborada, garantindo melhorias no sistema de saúde de Santa Cruz e do Trairi, com o equipamento sob responsabilidade da empresa federal.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

CACIMBAS-01_prefeituraA Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciou na semana passada uma importante ação de assistência ao homem do campo, a construção de cacimbas na Zona Rural. A primeira comunidade a ser beneficiada foi Massapê.

O Secretário de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros (Dudu), explicou que a ação, que contemplará outras comunidades nos próximos dias, não resolve completamente a situação que as famílias rurais passam em decorrência do longo período de estiagem, entretanto, é muito importante para aqueles que dispõem de pouquíssimos recursos hídricos para sobreviver. A qualidade da água obtida com as escavações das cacimbas em alguns casos é muito boa, podendo atender as necessidades dos seres humanos e dos animais.

Eduardo Medeiros explicou ainda que o uso das cacimbas é coletivo, ou seja, uma mesma cacimba poderá ser utilizada por várias famílias de uma mesma comunidade, beneficiando dezenas de pessoas.

Santa Cruz é um dos vários municípios potiguares com estado de calamidade decretado em virtude da falta de chuvas e muitas das comunidades rurais do município são abastecidas pela operação carro-pipa do Exercito. A construção das cacimbas contribui para que as famílias rurais possam superar esse momento difícil e de raríssimas chuvas.

supercopia_ok

Comentários (0)

jose-agripino-presdente-dem-size-598Atendendo à ação do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN), a Justiça Federal determinou que a União observe o teto constitucional quando do pagamento dos subsídios de senador da República a José Agripino Maia, considerando também para o cômputo da limitação o valor da pensão eletiva de ex-Governador. Os R$ 30.471,11 recebidos mensalmente pelo senador, a título de "pensão especial de ex-governador", não eram contabilizadas na base de cálculo de seu teto salarial. O político já recebe R$ 33.763 de subsídio pelo cargo no Senado. As duas fontes totalizam R$ 64.234,11, valor 90,2% acima do limite constitucional, que atualmente é de R$ 33.763.

Com a decisão, o senador poderá escolher sobre qual das fontes de renda será descontado o valor irregularmente recebido. Caso ele não faça a opção, o Senado deverá descontar do subsídio o valor que ultrapassa o teto e repassar apenas a diferença que resta para o alcance do limite constitucional – R$ 3.291,89 –, enquanto a "pensão especial" continuar sendo paga a José Agripino. Isso sem considerar os demais descontos legais. O senador ainda poderá recorrer da decisão.

O teto salarial está previsto no artigo 37, XI, da Constituição Federal e foi regulamentado em 4 de junho de 1998 pelo Congresso Nacional, por meio da Emenda Constitucional nº 19. A partir daquela data, as remunerações dos servidores públicos, inclusive quando provenientes de mais de uma fonte, não poderiam ultrapassar o subsídio mensal dos Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que hoje é de R$ 33.763, o mesmo valor do atual subsídio dos senadores.

Desde então, os vencimentos de José Agripino, somando o subsídio e a "pensão especial", ultrapassam o teto e desrespeitam a Constituição. O senador recebe a "pensão especial" vitalícia de ex-governador desde 1986 quando deixou o governo, após seu primeiro mandato. Os vencimentos equivalem aos dos chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estadual da ativa e o pagamento só foi interrompido entre março de 1991 e março de 1994, quando ele voltou a ocupar o cargo de governador do Rio Grande do Norte. O pedido de devolução dos recursos recebidos irregularmente nos últimos cinco anos não foi deferido pela Justiça Federal.

Comentários (0)

Desde a manhã desta terça-feira (22), que o Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) juntamente com a Agência Executiva de Águas da Paraíba (AESA), Agência Nacional de Águas (ANA) e Polícia Militar da Paraíba realizam fiscalização ao longo do Piancó/ Piranhas/Açu, principalmente nas cidades que ficam na divisa dos dois estados.

Segundo o diretor-presidente do Igarn, Josivan Cardoso, a ação pretende retirar todos os equipamentos de captação irregular de água encontrados ao longo do manancial. " A Bacia é de responsabilidade Federal e cabe à ANA essa fiscalização, mas mesmo assim, o Governo do estado verificou, ao longo do ano, toda calha do rio, tanto no trecho do Rio Grande do Norte como na Paraíba", explicou.

Após a vistoria nas ultimas semanas deste mês do Igarn, 15 denúncias qualificadas foram encaminhadas à Agência Nacional. Além da fiscalização, há alguns meses o Instituto providenciou com o Governo Federal a abertura das comportas das barragens Coremas/Mãe D'Água para abastecer o do Piancó/ Piranhas/Açu com a vazão de três metros cúbicos por segundo. Porém, aos inúmeros desvios irregulares de água estão impossibilitando que o rio chega com capacidade suficiente à região Seridó.

banner_carloschagas

Comentários (0)

kelps955619836fdd0253ce64e2235061bGovernadores do Rio Grande do Norte estão proibidos de fazer autopromoção com verba publicitária do Estado e a partir de agora só poderão utilizar o dinheiro da propaganda dos Governos para campanhas educativas ou que tenham exclusivo interesse público.

Projeto de lei com este teor foi aprovado na manhã desta terça-feira, 22 de novembro, à unanimidade, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, de autoria do deputado estadual Kelps Lima.

Pelo projeto, o dinheiro da publicidade oficial deve ser utilizado em propagandas educativas – que ajudem a população a viver melhor -, em campanhas de arrecadação de impostos, na divulgação das potencialidades turísticas e das riquezas do Estado.

"Este projeto não proíbe nem diminui a propaganda governamental. Ao contrário. Propaganda bem feita pode e deve ajudar o desenvolvimento do Estado. O que este projeto faz é tornar o Estado maior do que os governos. Com ele, a partir de agora, nenhum governante poderá fazer propaganda de obras ou autopromoção de seus atos à frente do Executivo, utilizando essa exposição de forma eleitoreira", explica Kelps.

A aprovação deste projeto vinha sendo aguardada pelo mandato do deputado Kelps desde 2013, quando foi acatado à unanimidade pela CCJ e passou a tramitar na Assembleia em 10 de setembro daquele ano.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

A audiência pública sobre "Políticas de Gerenciamento Costeiro", promovida pelo Ministério Público Federal (MPF), será nesta quarta-feira, dia 23, na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, no Centro Administrativo do Estado, no bairro de Lagoa Nova, em Natal, das 9h às 14h. O evento irá reunir gestores públicos, políticos, membros de conselhos de meio ambiente, estudantes da área, integrantes do Judiciário e representantes da sociedade civil em geral.

A audiência pretende recolher subsídios para o trabalho desenvolvido pelos procuradores da República que atuam na área e ainda discutir temas importantes junto aos representantes dos vários setores ligados ao assunto. O principal será o reflexo da Lei 13240/2015, sobretudo no que diz respeito à classificação de uso das áreas costeiras e sua ocupação (inclusive por ambulantes e quiosques), bem como quanto às responsabilidades dos governos municipais, estaduais e federais e os cuidados ambientais com esse ecossistema.

O evento terá a participação da procuradora da República Clarisier Azevedo, que atua no Rio Grande do Norte, e da procuradora regional da República Gisele Porto, que atua no Rio de Janeiro e Espírito Santo, e faz parte do projeto MPF Gerco – Ministério Público Federal pelo Gerenciamento Costeiro, promovido pela 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF.

banner_carloschagas

Comentários (0)

rafael_motta_antarticaA convite da Marinha do Brasil, o deputado federal Rafael Motta (PSB) embarcou no início desta semana, rumo à Estação Antártica Comandante Ferraz, localizada na ilha Rei George – Baía Almirantado – Antártica.

Durante a missão oficial, o parlamentar está conhecendo o trabalho realizado do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), que tem como finalidade promover pesquisas cientificas no continente antártico, para ampliar o conhecimento dos fenômenos naturais que ocorrem na região e qual será repercussão desses fenômenos sobre o território brasileiro.

"Conhecer a base brasileira na Antártica será uma experiência positiva, pois é importante para que possamos incentivar o trabalho de pesquisas desenvolvido no continente pela Marinha", disse Rafael Motta.

O Brasil é membro pleno do Tratado da Antártida, acordo firmado desde o ano de 1959, e que determina o uso do continente para fins pacíficos. Além disso, o Tratado estabelece o intercâmbio de informações científicas.

supercopia_ok

Comentários (0)

Robinson_Faria_anuncia_aes_em_Caic_1-_Rayane_MainaraO governador Robinson Faria esteve em Caicó nesta terça-feira (22) para anunciar as ações da Operação Vertente no município do Seridó Potiguar. O chefe do executivo explicou, em audiência pública na Câmara Municipal, as medidas do Governo do Estado para combater a crise hídrica. "O Governo do Estado está fazendo tudo que está ao seu alcance para atender a população de Caicó e não deixar que falte água", afirmou o governador.

A Operação Vertente levará para Caicó cerca de 180 mil litros de água potável por dia para atender a população, após a cidade deixar de receber o abastecimento em função do esgotamento do rio Piancó/Piranhas-Açu.

"Serão dezenas de carros-pipa que chegarão nesta quarta-feira, com o objetivo de garantir água para a população e também fazer com que os serviços essenciais não parem. Por isso daremos prioridade a locais como hospitais e escolas", explicou o governador Robinson Faria.

A água será distribuída em 40 caixas d'água, dotadas de chafarizes, que foram disponibilizadas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Os locais de instalação foram definidos ainda ontem pela Defesa Civil.

O governador cancelou uma viagem à Brasília, onde se encontraria com o presidente Michel Temer e outros governadores, para ir até Caicó. "Decidi vir junto com a minha equipe para mostrar que o Governo do Estado está trabalhando para atender o povo", completou o governador.

A medida emergencial foi bem recebida por quem acompanhou a audiência. O deputado estadual Nélter Queiroz pontuou que a ação mostra compromisso por parte do Governo do Estado. "O governador e sua equipe vieram aqui e mostraram que estão fazendo tudo que é possível para não deixar a população sem água", disse o deputado. O prefeito de Caicó, Roberto Germano, também ressaltou que a chegada da Operação Vertente impedirá que seja decretado estado de emergência.

banner_carloschagas

Comentários (0)

SOLENIDADE

A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quarta-feira (23), uma sessão solene em homenagem aos 30 anos de fundação do Instituto Waldemar de Almeida, comemorado oficialmente no dia 20 de janeiro passado. A comemoração foi proposta pelo deputado Albert Dickson (PROS) em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela escola de música ao longo dessas três décadas de atuação em favor da música e da cultura no Rio Grande do Norte.

"Essa honraria que essa Casa concede ao Instituto Waldemar de Almeida significa a valorização deste parlamento a cultura através de uma arte que se constrói além das palavras, pois a música tem suas maneiras próprias de falar ao mundo. E nessa manhã o recado dessa Casa e do povo do Rio Grande do Norte é: obrigado Instituto Waldemar de Almeida pelos 30 anos de dedicação a cultura de inclusão musical", destacou o deputado.

O professor e historiador Cláudio Galvão teve a chance de encontra-se com o 'maestro', como era chamado pelos alunos. Em discurso, pontuou a história do patrono da instituição, destacando sua dedicação à cultura. "Foi uma feliz escolha que o patrono fosse um dos mais importantes e dedicados trabalhadores pela cultura do estado. Waldemar de Almeida é um bom exemplo de pessoa que teve a tarefa honrosa de proporcionar para a juventude ótimas experiências na música", destacou.

Os grupos de músicas do professor Alexandre Moreira e da professora Márcia Pires fizeram uma breve apresentação durante a sessão solene, que foi prestigiada por renomados músicos potiguares.

O Instituto de Música Waldemar de Almeida é vinculado à Fundação José Augusto. Única escola de música ligada ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte mantém programas de profissionalização de instrumentistas, com cursos de formação inicial e continuada. Promove ainda recitais e apresentações, além de contar com grupos de música e coral consagrados no cenário musical.

O objetivo principal do Instituto Waldemar de Almeida é o ensino básico para instrumentistas com professores concursados e monitores. O nome da escola é uma homenagem ao compositor e professor de piano Waldemar de Almeida, nascido em Macau em 1904.

Comentários (0)

EXPEDITO

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) confirmou na manhã desta quarta-feira (23) que a Casa fará uma sessão solene em homenagem ao centenário de Monsenhor Expedito, em São Paulo do Potengi. O anúncio aconteceu em reunião com o prefeito da cidade, Naldinho Cassimiro, o pároco Severino Ramos e o deputado Gustavo Fernandes (PMDB), propositor da sessão solene, que vai acontecer na Câmara Municipal, no próximo dia 13, às 16h.

"A Assembleia irá homenagear essa grande figura humana. O esforço de Monsenhor Expedito pelas adutoras marcou o nosso Estado e beneficiou milhares de pessoas e essa luta, sem dúvida nenhuma, inspira os constantes debates em nossa Casa", afirma o presidente Ezequiel Ferreira.

Presente na reunião, o secretário legislativo e ex-deputado Elias Fernandes (PMDB) lembrou o esforço na Assembleia para aprovação da Lei que instituiu o Programa Estadual de Recursos Hídricos, em 1993. "Tornamos realidade o sonho do Monsenhor Expedito e ele sempre fazia questão de agradecer a essa Casa pelo empenho em levar água aos municípios do RN", lembrou o ex-parlamentar. Hoje, o programa contempla 2.500 km de adutoras em todo o Estado.

Além da sessão solene da Assembleia, a cidade homenageará o centenário de Monsenhor Expedito, nos dias 10 a 13 de dezembro. "A cidade estará voltada a homenagear este homem que marcou o nosso Estado e o nosso município", disse o prefeito Naldinho Cassimiro.

Na reunião, foram lembrados discursos e histórias do Monsenhor. "Ele foi pároco de São Paulo do Potengi durante 56 anos. Era um visionário, um lutador pelas obras de combate à seca e deixou um legado em nossa história", afirma o padre Severino, contando histórias do "Profeta da Água", como ficou conhecido.

Participaram ainda do encontro o vereador de São Paulo do Potengi Allyson Guedes, o ouvidor geral e procurador do município e a deputada Márcia Maia (PSDB), que confirmou presença no evento.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

A Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (Facisa), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promoveu nos dias 10 e 11 deste mês, o I Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitaçãoda Facisa, em Santa Cruz. O evento foi ministrado pela professora Dra. Keiko Shikako-Thomas.

Durante o seminário, foram discutidos diversos temas atuais no campo das Ciências da Reabilitação, como estratégias para iniciar programas de KT em Centros de Reabilitação no Rio Grande do Norte.

Na ocasião estiveram presentes aproximadamente 70 pessoas, dentre elas mestrandos em Ciências da Reabilitação, mestrandos em Saúde Coletiva, docentes do Campus Central e da Facisa, residentes do Hospital Universitário Ana Bezerra, gestores e discentes da Graduação.

"Estou ainda transbordando de felicidade e gratidão por ter tido a oportunidade de assistir a palestra da Dra. Keiko, satisfeito por conhecer essa pesquisadora humilde e inteligente, me fazendo me apaixonar pela área de saúde da criança e grato, por ter tido essa possibilidade ainda enquanto discente de graduação, o que possibilita planejar minha trajetória para a pós-graduação", explicou José Clécio Lima, discente da graduação da Facisa.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

Rogrio_em_Seminrio_do_BNCC_Foto__Luis_Macedo___Camara_dos_DeputadosApós o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), se espalharam no país ações de sindicatos e organizações controladas por partidos de esquerda e liderados pelo PT, sempre a favor do governo passado, o mesmo que deixou 12 milhões de desempregados e um rombo financeiro na conta dos brasileiros. Para o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), o país não pode aceitar as chantagens de "facções sindicais".

"Somos maiores do que as demandas corporativas somadas, portanto não podemos e não devemos aceitar chantagem de facções sindicais e organizações controladas por partidos de esquerda liderados pelo PT. O espetáculo de balbúrdia, terrorismo e violência política, que estamos assistindo nos últimos meses, é deprimente", disse o parlamentar em artigo publicado neste final de semana. Recentemente, no RN, manifestantes da CUT e do MST armados com facões atacaram um motoqueiro que ousou furar o bloqueio em uma rodovia do Estado.

Segundo o deputado, "as corporações tentam apropriar-se do país e impor uma agenda equivocada, que, certamente, levará ao aprofundamento do caos econômico e do desemprego, fincando bases definitivas do nosso subdesenvolvimento. A questão é clara: visão corporativa é sempre vesga e voltada aos próprios interesses; está muito longe de representar o brasileiro. Ademais, a tradição pelega é a significativa marca dessas corporações que trabalham contra o Brasil, existem, é verdade, as exceções de praxe".

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)

ADVOGADO

A Assembleia Legislativa promoveu, nesta terça-feira (22), sessão solene para entrega de título de cidadão norte-riograndense ao advogado André Augusto de Castro. A solenidade foi proposta pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB) e contou com a presença de parlamentares, advogados, familiares e amigos do homenageado.

"Hoje é um dia de muita alegria. O Rio Grande do Norte, por meio desta Casa Legislativa, reconhece mais um filho. Mesmo vindo de outra terra, colocou debaixo dos seus pés a quente areia do solo e das belas praias potiguares e fez aqui a estrada para trilhar seu caminho reto e justo. Fincou os pés no Estado para nunca mais deixá-lo. Em retribuição mais do que justa e merecida, tu te tornas um filho querido desta terra. Hoje tu és cidadão norte-riograndense", disse Cristiane Dantas.

Usando a tribuna do plenário, a deputada fez um discurso destacando a trajetória profissional e familiar do advogado André de Castro no RN. "No ano 2000 recebeu a inscrição de número 3.898 na Ordem dos Advogados Seccional Rio Grande do Norte, iniciando assim, uma trajetória sempre pujante no meio jurídico potiguar. Carreira até hoje marcada pela competência, comprometimento, seriedade e credibilidade", falou ela.

Emocionado com a deferência prestada pela Casa Legislativa, o advogado agradeceu a homenagem e dedicou o título aos amigos e familiares. "Costumo dizer que sou filho adotivo desta terra potiguar, tão pungente em todas as suas regiões. Recebo hoje aqui a minha segunda certidão de nascimento como filho deste solo que tão bem me acolheu e me deu tudo. Serei eternamente grato pelo dia de hoje. Só tenho a agradecer aos meus pais, irmão, familiares e amigos", declarou André de Castro.

Presente na solenidade, o também advogado e sócio de André, Gustavo Smith, falou em favor do homenageado. "Os caminhos traçados em sua vida o trazem a uma trajetória de sucesso no Rio Grande do Norte. Além de sócio, é praticamente um irmão para mim. Um profissional que preza pela ética, abnegado no desejo de corresponder aos que os seus constituintes lhe confiam. André construiu e possui envergadura para essa homenagem tão justa pela Casa Legislativa", afirmou Smith.

André Augusto de Castro nasceu em Recife/PE e mudou-se com a família para o RN na década de 80. O advogado foi membro do Conselho de Recursos Fiscais do Estado, Tribunal Administrativo Municipal de Tributos de Natal e procurador-geral do município de Galinhos. Atualmente é um dos profissionais à frente da sociedade CASTRO, SMITH, DUARTE E ROCHA ADVOGADOS, com dedicação ao Direito Público e Eleitoral. Em 2014, André foi homenageado pela Assembleia em sessão pelo Dia do Advogado.

Os deputados Tomba Farias (PSB), Getúlio Rêgo (DEM) e Gustavo Fernandes (PMDB) e o vice-governador Fábio Dantas (PCdoB) também participaram da solenidade.

banner_carloschagas

Comentários (0)

AL

Os 30 anos de fundação do Instituto de Música Waldemar de Almeida serão tema de solenidade nesta quarta-feira (23), às 9h30min, na Assembleia Legislativa. A instituição é vinculada à Fundação José Augusto e foi criada em 20 de janeiro de 1986. A homenagem é uma proposição do deputado Albert Dickson (PROS).

"A sessão solene se dá em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo Instituto Waldemar de Almeida ao longo desses 30 anos de atuação em favor da música e da cultura no Rio Grande do Norte", justifica Albert Dickson.

Única escola de música ligada ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, o Instituto mantém programas de profissionalização de instrumentistas, com cursos de formação inicial e continuada. Promove ainda recitais e apresentações, além de contar com grupos de música e coral consagrados no cenário musical.

O objetivo principal do Instituto Waldemar de Almeida é o ensino básico para instrumentistas com professores concursados e monitores. O nome da escola é uma homenagem ao compositor e professor de piano Waldemar de Almeida, nascido em Macau em 1904.

banner_carloschagas

Comentários (0)

SANTA-CRUZ-VISTA_PARCIAL-OKSanta Cruz viveu uma das maiores interrupções no fornecimento de energia nos últimos anos.

Desde a madrugada desta segunda-feira, por volta das 3:20h, a interrupção no fornecimento de energia foi iniciada, sendo retomada no início da tarde, por volta das 12:50h. Foram, praticamente nove horas e trinta minutos sem energia em toda a cidade.

Segundo o atendimento ao cliente da COSERN, problemas em equipamentos na subestação Paraíso I, localizada no bairro Paraíso, em Santa Cruz, geraram o transtorno.

Com o fornecimento de energia interrompido, muitos problemas foram verificados, como lojas fechadas, auto-atendimento bancário sem funcionamento, serviços de telefonia com problemas, entre outros.

Comentários (0)

A cesta básica nordestina apresentou leve queda em outubro (-0,3%) e fechou o mês como a segunda mais barata entre as regiões do Brasil. A informação é do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão de pesquisas do Banco do Nordeste. A variação negativa de outubro contrapõe o aumento de 0,8% verificado em setembro, que toma como referência o mês de agosto.

De acordo com o estudo do Etene, a variação acumulada em 2016 é de 21,3%, acima dos 11,3% no igual período de 2015. Considerando os últimos 12 meses, a taxa de variação da cesta básica nordestina está em 21,0%, pouco acima dos 19,5% relativos aos 12 meses imediatamente anteriores.

A cesta básica do Nordeste encerrou outubro custando R$ 388,39. Na variação em 12 meses, ela ficou no mesmo patamar que a variação da cesta nacional, 21,0% para 20,7%. Natal, com uma redução de 0,2% na cesta de outubro, mas uma variação positiva de 18,5% nos últimos 12 meses, é a capital com o conjunto de produtos básicos mais em conta: R$ 366,90.

O valor é 13,2% menor que a cesta mais cara, de Fortaleza, que custa R$ 415,41. Maceió (R$ 403,12), Teresina (R$ 395,21) e São Luís (R$ 386,41) completam o topo da tabela. Recife (R$ 373,66), Aracaju (R$ 378,17) e João Pessoa (R$ 385,50), estão entre as capitais mais baratas depois de Natal.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)

Dois vídeos vazaram na internet durante este domingo em que mostram um servidor da Escola Estadual Quintino Bocaíuva, em Santa Cruz, praticando o ato de masturbação nas dependências da instituição de ensino.

Os vídeos circularam em diversos grupos de whatsapp, o que gerou incomodo entre os santa-cruzenses, especialmente os pais de alunos, que externaram nas redes sociais a indignação pelo ato cometido pelo servidor.

Em resposta ao vazamento dos vídeos, a direção da Escola Estadual Quintino Bocaíuva publicou nota repudiando a ação do servidor e afirmando que todas as medidas estão sendo tomadas para que a situação seja apurada.

Confira a nota oficial da escola na íntegra:

Pessoal, boa tarde!

A nossa escola Quintino Bocaiúva está passando por um problema delicado, pela infelicidade de um servidor realizar uma prática indevida em nossa Instituição.

Queremos deixar claro que não somos coniventes com tal fato e acontecimento e estamos tomando as devidas providências quanto ao acontecido.

Comunicamos também que o servidor está suspenso de suas atividades até que o caso seja resolvido, mas que nossas aulas estarão sendo cumpridas normalmente.

Quero que saibam que enquanto gestor da escola estou tomando todas as medidas cabíveis para que nossa Instituição continue sendo vista tal qual ela é, inclusive com a atuação do Conselho Escolar, com comunicados a Direc, para que continue a ser o nosso local de ensino, aprendizagem, de educação.

Sabemos que fatos como o ocorrido, infelizmente acontecem todos os dias, em qualquer lugar, a todo momento, e não se justifica, mas que dessa vez, por infelicidade, estamos passando e vivenciando este constrangimento, o qual não deveria ocorrer, principalmente em um momento em que nossa escola está tão bem, tão atuante na sociedade, visando sempre o melhor para nossos educandos.

Por isso, peço, encarecidamente, que não deixem de encaminhar os filhos de vocês para a escola.

Eles não podem ser restringidos ao direito pelo erro de outros.

E mais uma vez informo que estamos atuando nesse caso, justamente para que os nossos alunos, a nossa escola, não paguem o preço de atitudes e comportamentos errados.

Agradeço e peço a compreensão de todos.

Atenciosamente,

Diogo Silva

Diretor da Escola

Comentários (0)

festfrango_bannerA Prefeitura de Santa Cruz divulgou as atrações culturais da quarta edição do Fest Frango, a Feira de Avicultura do Trairi que acontece na próxima semana, entre quinta (24) e sábado (26).

O que mais chama atenção na programação é a prioridade dada pela gestão municipal as atrações locais, sendo a maioria das atrações culturais.

Na abertura do Fest Frango, dia 24, a animação ficará por conta dos santa-cruzenses do Trio Arapuá, tocando o mais tradicional forró pé de serra. Na sexta-feira (25), o seresteiro Messias Paraguai animará a noite no pátio da Matriz.

No sábado, encerramento do Fest Frango, a animação ficará por conta de duas revelações da música santa-cruzense: Ericleidson Lima e Gerliane Souza, tocando o melhor da música popular no palco principal.

Os músicas animarão o Festival Gastronômico, no pátio da Matriz, com estrutura montada para acolher às famílias santa-cruzenses, de forma gratuita.

Comentários (0)

REUNIAO-FINALISTAS-OKAs finais do Campeonato Municipal de Futebol e do Ruralzão já têm data definida. As duas competições, realizadas pela Prefeitura de Santa Cruz, terão suas partidas decisivas no próximo dia 26 de novembro (sábado).

Uma reunião, realizada nesta quinta-feira (17), entre o Secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, e representantes das equipes finalistas definiu a data e os horários dos jogos. No Raralzão, Pau de Leite x Rancho Kambito decidirão o título a partir das 15h30. Já o Campeonato Municipal será decidido entre Juventude x Evabary em seguida, a partir das 17h. Os dois jogos serão realizados no Estádio Municipal Iberê Ferreira de Souza (Iberezão).

banner_carloschagas

Comentários (0)

Desde o último dia 11, a Arquidiocese de Natal vive a festa da padroeira, Nossa Senhora da Apresentação, com extensa programação, na antiga Catedral e na Catedral Metropolitana. A santa também é a padroeira da capital potiguar.

O encerramento dos festejos acontece na próxima segunda-feira, 21. A programação iniciará nos primeiros minutos do dia, na Pedra do Rosário, situada na Avenida do Contorno, na Cidade Alta, com uma vigília, conduzida pela Comunidade Shalom. Às 3h30, acontecerá a procissão fluvial, com a imagem da padroeira, saindo do Iate Clube com destino à Pedra do Rosário, local onde, em 1753, pescadores encontraram um caixote e, dentro dele, havia uma imagem de Nossa Senhora. Na Pedra do Rosário, às 5h, será celebrada missa, presidida pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de João Câmara, Padre Fábio Pinheiro. Após a missa, haverá procissão até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), onde também será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Na Catedral Metropolitana, às 10h, haverá a missa solene, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. No final da missa, acontecerá o ritual de fechamento da Porta Santa, por ocasião do encerramento do Ano Jubilar da Misericórdia.

À tarde, às 16h, será realizada procissão, saindo da antiga Catedral, seguindo pela Rua Ulisses Caldas, Rua Mossoró, Av. Hermes da Fonseca, Rua Apodi, Av. Deodoro da Fonseca, culminando na Catedral Metropolitana, onde acontecerá a missa de encerramento dos festejos, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

kelpslimaO deputado Kelps Lima está articulando, em Brasília, para que a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, ligada à Casa Civil do Governo Federal, envie recursos que possam ser utilizados na melhoria da gestão do setor da agricultura do Rio Grande do Norte.

O secretário Nacional responsável pela pasta, José Ricardo Ramos Roseno, pertence ao mesmo partido de Kelps, o Solidariedade, e o deputado potiguar pretende utilizar essa aproximação de legenda para buscar benefícios para o Rio Grande do Norte.

"Na nossa visão, o maior entrave para o RN melhorar seus índices de desenvolvimento econômico é o pouco investimento em gestão. Por isso, vamos tentar arranjar recursos que possam ser utilizados pelos escritórios agrícolas das várias entidades públicas nos municípios, para que tenham equipamentos de fomento e dinamizem a economia rural", explica Kelps.

Um ofício do gabinete do deputado já foi despachado para Brasília, solicitando esses recursos.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

Gestores públicos, políticos, membros de conselhos de meio ambiente, estudantes da área, integrantes do Judiciário e representantes da sociedade civil em geral estão sendo convidados a participar da audiência pública sobre "Políticas de Gerenciamento Costeiro", promovida pelo Ministério Público Federal (MPF). O evento ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 23, na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, no Centro Administrativo do Estado, no bairro de Lagoa Nova, em Natal, das 9h às 14h.

O objetivo é garantir subsídios ao trabalho dos procuradores da República que atuam na área e discutir temas importantes junto aos representantes dos vários setores ligados ao assunto. O principal será o reflexo da Lei 13240/2015, sobretudo no que diz respeito à classificação de uso das áreas costeiras e sua ocupação (inclusive por ambulantes e quiosques), bem como quanto às responsabilidades dos governos municipais, estaduais e federais e os cuidados ambientais com esse ecossistema.

A audiência terá participação da procuradora da República Clarisier Azevedo, que atua no Rio Grande do Norte, e da procuradora regional da República Gisele Porto, que atua no Rio de Janeiro e Espírito Santo, e faz parte do projeto MPF Gerco – Ministério Público Federal pelo Gerenciamento Costeiro, promovido pela 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF.

Comentários (0)

fernanda_vicente_tomba_telefericoa3A prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, o deputado estadual Tomba Farias e o pároco de Santa Rita de Cássia, Pe. Vicente Fernandes, realizaram hoje uma visita técnica ao teleférico de Aparecida, no interior de São Paulo.

A visita foi supervisionada pelo engenheiro da empresa que administra o teleférico, responsável pela instalação da parte técnica, e mostrou como é o funcionamento do equipamento turístico, que foi inaugurado no ano passado.

O encontro foi importante, pois o teleférico de Santa Cruz deverá funcionar de forma semelhante, com este apelo ao turismo religioso, já que Aparecida é o lugar no país que mais recebe visitantes interessados neste seguimento turístico, pois está localizada a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

O deputado estadual Tomba Farias afirmou que a visita foi importante também, pois o engenheiro da empresa suíça, responsável pelo teleférico de Aparecida, se interessou no projeto de Santa Cruz e visitará a cidade, para verificar a obra.

A construção do teleférico de Santa Cruz está avançada, com a primeira etapa concluída, e a segunda etapa sendo erguida, restando o maquinário ser adquirido e implantado para a obra ser finalizada.

fernanda_vicente_tomba_telefericoa2

Pe. Vicente e o engenheiro do teleférico de Aparecida

fernanda_vicente_tomba_telefericoa1

Comentários (0)

presosbocas7A Polícia Civil identificou os homens que foram presos na operação conjunta com a Policia Militar realizada na manhã de ontem. Cinco homens forma presos e dois adolescentes apreendidos.

As prisões aconteceram após serem cumpridos mandados de busca e apreensão nos locais, com autorização da vara criminal de Santa Cruz. A ação contou com policiais civis e militares de Santa Cruz e Tangará.

Foram presos Francisco Emanuel Alves da Silva vulgo "Galego/Magão" , André de Lima Soares (foragido da Justiça), Iranilson Martins de Araújo, Jose Andrier Santos, Francisco Canindé Pontes, além de dois adolescentes YPS e IPSJ.

Com os presos foram apreendidos uma grande quantidade de maconha, crack e cocaína, além de um ponto de LSD, dois revolveres e espingardas, além de celulares, toucas ninja, e objetos que possivelmente tenham envolvimento com outros crimes praticados na cidade.

O Delegado Regional de Santa Cruz alerta a necessidade da ajuda da população em denunciar criminosos e locais de crime, para que a policia possa realizar mais operações e tirar de circulação criminosos que tentam se fixar na cidade.

As investigações continuam e possivelmente outros crimes, que tenha ligação com essas quadrilhas, serão elucidados no decorrer da semana.

A seguir veja a foto dos acusados de tráfico de drogas presos pela polícia em Santa Cruz:

presosbocas1

presosbocas2

presosbocas3

presosbocas4

presosbocas5

presosbocas6

Comentários (0)

senai_novoscaminhos1Em um evento bastante concorrido, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), através da escola técnica de Santa Cruz do SENAI, promoveu a ação "Novos Caminhos da Indústria".

Durante todo o dia de quarta-feira, capacitações foram oferecidas a população, com mais de 100 vagas em minicursos, oficinas e palestras oferecidas, mostrando um pouco do trabalho da instituição.

O grande momento do evento foi um seminário que aconteceu no auditório do SENAI, que contou com a presença de diversos prefeitos eleitos da região, e o presidente da FIERN, Amaro Sales, além de empresários locais, onde foi apresentado o projeto "Mais RN", que a FIERN elaborou para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

No final, um saldo bastante positivo da ação, que estimulou também a busca de parcerias entre as prefeituras do Trairi e o SENAI para capacitação de mão de obra para o mercado de trabalho.

senai_novoscaminhos2

banner_carloschagas

Comentários (0)

adutora_monsenhor_expeditoO abastecimento de água em Santa Cruz tem sofrido constantes interrupções nos últimos dias. A informações foi confirmada pela direção do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) de Santa Cruz junto a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN).

De acordo com as informações repassadas pela CAERN, problemas de falta de energia e manutenção da Adutora Monsenhor Expedito tem feito com que o abastecimento para Santa Cruz sofressem interrupções desde o final da semana passada, com a última interrupção na manhã desta quinta-feira (17), para manutenção da Adutora.

Com os problemas verificados, aliando-se ao período de altas temperaturas, onde a população consome mais água, o abastecimento foi atrasado em todos os bairros, gerando reclamações da população com a falta de água em suas residências.

Segundo o diretor do SAAE, Ângelo Giuseppe, a ação deve voltar a se normalizar nesta tarde de quinta-feira. "Já entramos em contato com a direção da Adutora que garantiu o retorno do abastecimento de água para Santa Cruz nesta tarde, mas pedimos aos setores que estão sendo abastecidos, economia de água, para que toda a cidade seja abastecida o mais rápido possível, minimizando os problemas da população", destacou o gestor da autarquia municipal.

MENOR OFERTA DE ÁGUA

Outro problema verificado pela gestão do SAAE é que a oferta de água da Adutora Monsenhor Expedito, tem diminuído nos últimos meses, chegando em outubro a ser menor, quase que, 30%, do que foi ofertado pela CAERN a Santa Cruz no mês de maio, por exemplo, o que tem aumentado os transtornos para abastecer toda a cidade, dificultando o trabalho do SAAE.

Ainda de acordo com Ângelo Giuseppe, o município tem procurado medidas para que esta diminuição não ocorra. "Santa Cruz não tem problemas com pagamento da água que compramos da Adutora para abastecer a cidade. Com as contas em dia, não justifica que a vazão de água para o município seja menor, especialmente, neste período, em que a população consome mais água. A prefeita Fernanda Costa e o deputado Tomba Farias estão se esforçando para reverter este quadro e que todos os problemas sejam resolvidos para que não voltem a afetar a população", enfatizou o diretor do SAAE.

A seguir você verá um quadro elaborado pelo SAAE com a quantidade de ligações de água, que aumenta mês a mês, e a oferta de água por parte da CAERN, que tem sofrido diminuição:

graficoabastecimento_santacruz

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)