Banner
03
Feb

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, a partir desta sexta-feira, 3, o cadastramento dos aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As datas de atendimento variam de acordo com o campus para o qual seja destinada a vaga, distribuídas da seguinte forma: campi Natal e Macaíba nos dias 3, 6, 7 e 8; campus Caicó ou curso multicampi de Medicina (Caicó, Currais Novos e Santa Cruz) nos dias 6, 7 e 8; campi de Currais Novos e Santa Cruz nos dias 7 e 8.

A pró-reitora de Graduação, Maria das Vitórias Vieira Almeida de Sá, recomenda aos estudantes acessar o edital, no qual poderão consultar dia e local do cadastramento, além das declarações e dos documentos necessários. O horário de atendimento será das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h em todos os pontos de cadastramento.

Os aprovados nos campi de Natal e Macaíba serão atendidos na Escola de Ciência e Tecnologia (ECT), no Campus Central da UFRN. Já os novos estudantes do campus Caicó ou do curso multicampi de Medicina devem comparecer ao Centro Regional de Ensino Superior (CERES) em Caicó. O cadastramento dos aprovados nos campi Currais Novos e Santa Cruz acontece, respectivamente, no CERES Currais Novos e na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), em Santa Cruz.

Lista de espera

Os que não foram aprovados na primeira chamada têm até o dia 10 de fevereiro para acessar o Sisu e manifestar interesse em participar da lista de espera para ocupação de vagas remanescentes. A lista de segunda chamada será divulgada pela UFRN no dia 18 de fevereiro. O cadastramento, por sua vez, acontecerá de 21 a 24 do mesmo mês.

supercopia_ok

Comentários (0)
03
Feb

02.02_Leitura_da_mensagem_anual_na_Assembleia_Legislativa_-_Foto_Rayane_Mainara_2"Para seguir com a reconstrução do Rio Grande do Norte, convoco todas as pessoas que querem uma administração voltada para o bem estar da coletividade. O momento é de união, de trabalho, de luta e de ação conjunta para superarmos as dificuldades e vencermos a crise". A convocação foi feita pelo governador Robinson Faria ao ler sua mensagem anual na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira, 02.

Robinson Faria enfatizou que a crise nacional, que também atinge o RN, não é motivo para paralisação ou desânimo: "Estamos superando tudo isso com luta, ousadia e planejamento. A hora é de ação e de foco na superação", reforçou o Governador para complementar: "No meu governo não há espaço nem tempo para a inércia, para o desânimo, para a apatia. Travamos uma guerra diária contra o imobilismo que as crises provocam, mas guiados pela fé em Deus, e com o apoio e a compreensão do nosso povo, estamos resgatando o tempo perdido no passado e retomando a melhor rota para o desenvolvimento e para a paz. Sobrevivemos ao ano de 2016 quando estados maiores despencaram no abismo da crise, como o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul", registrou.

O Governador explicou que enfrenta problemas e crises originadas em gestões anteriores e disse que ao concluir o segundo ano de sua gestão tem muitas realizações. "Nossa gestão é democrática não apenas na teoria. Estimulamos a participação popular no planejamento estadual, na elaboração do orçamento, nas decisões tomadas em favor do Estado, ouvindo as demandas da população e com o diálogo aberto e permanente com os servidores públicos".

Apesar da frustração de receitas de mais de R$ 1,2 bilhão nos últimos dois anos, dos seis anos de seca, a maior dos últimos cem anos, e da crise econômica nacional o Governo chega a 2017 com muitas obras executadas, projetos em andamento e melhores serviços à população.

Comentários (0)
03
Feb

O Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró enviou uma recomendação ao Ministério da Justiça e ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para que seja providenciada a total separação dos presos pertencentes às diferentes facções criminosas, dentro da Penitenciária Federal localizada naquele município.

Em uma inspeção realizada na terça-feira (31), o procurador da República Emanuel Ferreira (autor da recomendação) conversou com diretores e chefes administrativos da penitenciária e ouviu relatos quanto ao temor dos agentes de que, devido ao aumento do número de presos, não seja mais possível efetuar a devida separação das facções, de modo a evitar possíveis confrontos.

O documento expedido pelo MPF alerta que membros de pelo menos duas facções - Família do Norte (FDN) e Comando Vermelho (CV) - já dividem alas dentro do presídio, compartilhando espaços de vivência e de banho de sol. A unidade prisional comporta 208 presos e hoje conta com 151 custodiados, porém, como esse número já corresponde a mais de 72% da capacidade total, tem se tornando cada vez mais difícil assegurar a total separação das facções.

Recentemente, inclusive no próprio Rio Grande do Norte, facções criminosas se enfrentaram dentro de presídios estaduais, levando à morte de mais de uma centena de presos, além de fugas e ataques fora dos presídios, que levaram temor à população. Por isso mesmo, o MPF entende que já se justifica uma atuação preventiva por parte do Ministério da Justiça e do Depen em relação à penitenciária em Mossoró.

O Ministério Público Federal recomenda que esses órgãos apliquem "quaisquer medidas que julgar tecnicamente viáveis para o alcance de tal fim, como, por exemplo, promover a transferência de presos para outra Unidade Prisional Federal com menor número de custodiados". Os gestores responsáveis terão 60 dias para enviar à Procuradoria da República em Mossoró a documentação comprovando se as medidas foram efetivadas. Caso a recomendação não seja atendida, o MPF poderá adotar ações tanto judiciais quanto extrajudiciais.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
02
Feb

ananbezerraO Hospital universitário Ana Bezerra comemora amanhã seu aniversário. Para lembrar os 65 anos da principal maternidade da região, uma programação foi preparada pela superintendência da unidade de saúde.

A programação terá início às 5h com alvorada com a filarmônica do município por ruas da cidade. Às 7:45h acontecerá hasteamento das bandeiras em frente ao hospital, às 8h será celebrada uma missa e em seguida uma solenidade onde terá fala de autoridades, será lido histórico da unidade de saúde e servidores serão homenageados.

Para a celebração da importante data diversas autoridades confirmaram presença, dentre elas a reitora da universidade, professora Ângela Paiva, o presidente nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Kleber Morais, a prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, entre outros.

O Hospital Universitário Ana Bezerra é uma referencia em atendimento para a região Trairi, com serviço humanizado e atendendo, de porta aberta, a outras regiões do estado com qualidade nos serviços de maternidade.

banner_carloschagas

Comentários (0)
02
Feb

gilmar_emparnA meteorologia tem mudado neste início de 2017 e o que prometia ser um ano com chuvas acima da média histórica no rio Grande do Norte, parece não ser mais tão certo de acontecer.

Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), os fenômenos que garantem maiores quantidades de chuvas não ocorreram, apenas não existem mais aqueles que impedem das chuvas acontecerem, como o caso do El Niño.

Com isso, as chuvas no Rio Grande do Norte, segundo a Emparn, devem ficar na média histórica, com algumas regiões chovendo mais e outras chovendo abaixo da média histórica.

Um dos cenários mais preocupantes é para as regiões Trairi, Agreste e Litoral Sul que, segundo a EMPARN, devem ficar com chuvas abaixo da média histórica, podendo caracterizar mais um ano de seca para estas regiões.

Em entrevista ao programa Conexão Trairi, o meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot, afirma que o cenário tem mudado devido ao não aquecimento do oceano Atlântico. "Não temos mais um fenômeno de aquecimento do oceano Pacifico, mas o oceano Atlântico também não tem se aquecido o suficiente para garantir maiores precipitações chuvosas, por isso a mudança nas previsões climáticas", destacou Gilmar.

O último relatório sobre a previsão de chuvas para a quadra de fevereiro a maio no Nordeste será apresentado em um encontro de meteorologistas que acontece em Natal na segunda quinzena de fevereiro.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
02
Feb

elcio_daoA Associação dos Vaqueiros da Região Trairi (AVART) tem nova presidência eleita.

Em pleito realizado na última terça-feira (31), foi eleito presidente Élcio Vagner. Ele tem como vice-presidente o senhor João Bastos (Dão). A chapa foi eleita com 32 dos 47 votos possíveis para o pleito. A chapa concorrente obteve 14 votos.

A posse da nova diretoria da AVART deve acontecer ainda este mês de fevereiro. O mandato dos eleitos é por um período de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo tempo.

Comentários (0)
02
Feb

FOTO-MATABURRO-01A Prefeitura de Santa Cruz iniciou a construção de "mata-burros" em estradas vicinais na zona rural do município. A construção, em alguns casos, atende a pleitos antigos de moradores, em outros, técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura identificaram a necessidade da instalação.  Três comunidades rurais já foram beneficiadas: Malhadas dos Bezerros, Volta e Cacaruaba.

O Secretário de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros, explicou que os mata-burros são construídos através de uma parceria entre a Prefeitura e a própria comunidade, que juntos viabilizam o material necessário para a construção e a mão de obra. "É uma iniciativa inovadora e que vem dando certo. Essa parceria vem tornando viável a construção dos mata-burros nas comunidades rurais do nosso município", explicou Eduardo Medeiros.

Segundo Eduardo Medeiros, esta ação será de forma gradua levada para outras comunidades do município.

O mata-burro tem como finalidade impedir a fuga de animais de propriedades rurais, sobretudo, para evitar que eles invadam rodovias e causem graves acidentes. Esta ação faz parte dos serviços de manutenção das estradas vicinais do município, que tem como finalidade melhorar a acessibilidade e condições das vias, beneficiando moradores de várias comunidades rurais.

supercopia_ok

Comentários (0)
02
Feb

RAFAEL_MOTTA_2okokokokokO deputado federal Rafael Motta (PSB) viabilizou, durante o recesso parlamentar, em parceria com gestores municipais, a liberação de quase R$ 5 milhões para os municípios potiguares. O montante foi destinado, principalmente, para a saúde local, mas foi liberado verbas também para a educação, agricultura e pavimentações.

No caso da saúde, os recursos foram destinados, em sua maioria, para a compra de equipamentos, insumos e reforma de unidades médicas municipais. Os municípios beneficiados com essa liberação foram: Assú, Baía Formosa, Bento Fernandes, Caicó, Campo Redondo, Canguaretama, Coronel João Pessoa, Ipanguaçu, Jaçanã, Lajes, Macau, Marcelino Vieira, Nova Cruz, Parelhas, Riachuelo, Santa Cruz, Santo Antônio, São Bento do Trairí, São Fernando, São Miguel, São Vicente, Touros, Upanema e Vera Cruz. Felipe Guerra, Janduís, Monte das Gameleiras e Passa e Fica já haviam recebido recursos para fins semelhantes em novembro de 2016.

"Trabalhamos em parceria com esses municípios na destinação de recursos e esses valores chegam em boa hora para amenizar a crise na saúde local, além de representar também melhorias importantes na educação e na questão estrutural, viabilizando transporte escolar e pondo fim em ruas de barro, por exemplo. Continuaremos o nosso trabalho para liberar ainda mais recursos ao longo deste ano", afirmou o deputado Rafael Motta.

Comentários (0)
02
Feb

Rogrio_com_Meireles_ministro_da_FazendaPresidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE), o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) se reuniu nesta terça-feira (31) com os ministros Henrique Meireles, da Fazenda, e Fernando Bezerra Filho, de Minas e Energia. Em pauta, a reforma tributária e o fomento a energia eólica, respectivamente.

Este foi o terceiro encontro com ministros no mesmo dia para o deputado Rogério Marinho, que no início da manhã se juntou a bancada potiguar e ao governador Robinson Faria para tratar de ações a favor da segurança pública do Rio Grande do Norte junto ao ministro da Justiça, Alexandre Moraes.

Já no início da tarde, o encontro de Rogério foi com Fernando Bezerra Filho. Na reunião entrou em discussão a importância da eficiência energética para os shoppings e lojistas, uma das reivindicações da Frente CSE. Rogério aproveitou para abordar a importância da expansão da energia eólica para o país.

No fim da tarde o deputado tucano seguiu para o Ministério da Fazenda. Com Henrique Meireles a pauta girou em torno de propostas para a reforma tributária. O tema é um dos mais reivindicados pelos integrantes da Frente CSE.

"Estamos recomeçando os trabalhos na Câmara e essas pautas são consideradas fundamentais para a retomada do desenvolvimento do país. Da nossa parte, será mais uma temporada de total empenho a favor da recuperação econômica do Brasil e a consequente melhoria de vida dos brasileiros", disse o parlamentar.

banner_carloschagas

Comentários (0)
02
Feb

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) recebeu quatro novos membros: a procuradora da República Marina Romero de Vasconcelos, removida da Procuradoria da República no Distrito Federal (PR/DF) já está atuando em Natal; Maria Clara Lucena Brito, removida da Procuradoria do Piauí, responderá pela Procuradoria no Município de Caicó; Anderson Danillo Lima foi lotado na PRM em Pau dos Ferros; e o procurador da República Renan Paes Felix, que veio da Paraíba, já está instalado e atuando em Natal, embora responda pelos municípios sob a jurisdição da 15ª Vara da Justiça Federal, localizada no Município de Ceará-Mirim.

Com o ingresso dos novos membros, o MPF/RN contará com um total de 18 procuradores da República, distribuídos entre Natal, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros e Assu. Confira, baixo, endereços e telefones das Procuradorias da República instaladas no RN.

supercopia_ok

Comentários (0)
02
Feb

O governador Robinson Faria participa, na manhã desta quinta-feira (2), da abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa com a tradicional leitura da mensagem anual. O evento, que tem início com a revista às tropas da Polícia Militar pelo presidente da Casa, Ezequiel Ferreira de Souza, começa às 9h30.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
02
Feb

Vacinao_febre_amarela_do_Sindbuggy_-_Foto_DivulgaoO Sindicato dos Bugueiros Profissionais (Sindbuggy) realizou esta semana uma campanha de vacinação contra a febre amarela de olho na prevenção à doença devido ao convívio constante da categoria com turistas que vem de regiões afetadas pelo surto.

De acordo com o presidente do Sindbuggy, Luiz Thiago Manoel, foram vacinados mais de 100 profissionais. "Nós lidamos diariamente com turistas, muitos dessas regiões afetadas pelo surto da doença. Então realizamos essa ação preventiva para imunizar os bugueiros e dar mais segurança aos demais turistas", explicou.

A vacinação é recomendada para pessoas de 6 meses a 60 anos que vão viajar para regiões de risco. Não há um registro de suspeita da doença no litoral e o Rio Grande do Norte não faz parte da área de risco, os bugueiros profissionais se adiantaram na prevenção para não servirem de "porta de entrada" da doença no Estado. A campanha foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
01
Feb

FOTO-PREFEITURATerminam hoje as inscrições para o processo seletivo simplificado destinado à contratação temporária de profissionais para atuarem em diversos serviços ligados à Secretaria de Assistência Social de Santa Cruz, visando a continuidade dos serviços públicos essenciais oferecidos à população. No edital publicado são apresentados os cargos, requisitos mínimos, jornada de trabalho, vagas e remuneração.

Ao todo, são ofertadas 32 vagas, sendo 15 para nível superior e 17 para nível médio.

Para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), são ofertadas 10 vagas, 06 para nível superior e 04 de nível médio. As vagas são para assistente social (04), psicólogo (02) e agente social (04), este último com exigência de nível médio. Para o Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos as vagas ofertadas são para orientador social (02), com exigência de graduação de ensino superior em pedagogia, e mais 08 vagas de nível médio para os cargos de facilitadores em: artes manuais (01), capoeira (01), judô (01), futsal (02), dança (01), violão/percussão (01) e facilitador em instrumentos de sopro (01).

O processo seletivo ainda destina 04 vagas para atuação no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). Os cargos são de nível médio e superior: assistente social (01), psicólogo (01), advogado (01) e agente social (01). Para o setor do programa Bolsa Família são destinadas 08 vagas, sendo todos os cargos com exigência de nível médio. Os cargos são: entrevistador do CadÚnico/PB (04 vagas)e digitador CadÚnico/PBF (04 vagas).

As inscrições para o processo seletivo público simplificado poderão ser realizadas até hoje exclusivamente no Teatro Municipal Candinha Bezerra, situado na Rua Lourenço da Rocha, n° 40, Centro, Santa Cruz/ RN, no horário das 08h às 11h e das 14h às 17h.

De acordo com o edital, os valores da taxa de inscrição são de R$ 40,00 (quarenta reais) nível superior e R$ 30,00 (trinta reais) nível médio.

O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, consiste em análise curricular com avaliação de títulos; e a segunda, de caráter classificatório, que consistirá em entrevista. A contratação é imediata e o período é o disposto na lei municipal número 623, de 26 de dezembro de 2011.

supercopia_ok

Comentários (0)
01
Feb

REUNIO-EDUCAO-31.01_001A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação (SEME), promoveu na manhã desta terça-feira (31) um encontro entre gestores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais. Na pauta do encontro, o planejamento das ações para o ano letivo 2017.

O encontro desta terça-feira (31), realizado no auditório da SEME, teve como um dos principais pontos abordados a Jornada Pedagógica 2017, que será realizada durante a última semana do mês de fevereiro. Na ocasião, a equipe da Secretaria de Educação fez alguns direcionamentos pedagógicos e realizou a divisão dos "grupos de trabalho" que irão atuar no planejamento da Jornada.

Início do ano letivo

O retorno às aulas nas escolas municipais está marcado para o dia 02 de março e a Prefeitura de Santa Cruz informa que há vagas em todas as modalidades de ensino que o município oferece, da creche ao ensino fundamental II.

Para que a matricula seja realizada é preciso que os pais, ou responsáveis, se dirijam à escola que deseja matricular o seu filho portando os documentos pessoais do aluno, bem como o cartão de vacina do mesmo, documentos pessoais do responsável e comprovante de residência. As matriculas estão sendo feitas no horário das 8h às 12 horas.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
01
Feb

ifrn_alunaeuaA aluna Rarielly Virgínia Medeiros, do 4° ano do Curso Técnico Integrado em Mecânica, está em Washington D.C, capital dos Estados Unidos, participando do Programa Jovens Embaixadores.  Rarielly está passando três semana no país, conhecendo sua história e participando ainda de reuniões em organizações.

O Jovens Embaixadores é um programa do governo americano que busca promover a integração entre diferentes culturas e o espírito voluntário em jovens de todo o mundo. O objetivo final é aprimorar a formação de pessoas com vontade e capacidade para contribuir com a mudança do mundo. "Durante o período no país, participamos de workshops sobre liderança, justiça social, sobre como detectar problemas na nossa comunidade e resolvê-los quando voltarmos ao Brasil", explicou Rarielly.

Do Brasil, foram selecionados 50 jovens, entre eles, a estudante do Campus Santa Cruz e um outro estudante de escola pública de Parnamirim, Alyson Medeiros Dantas. Eles participam ainda de reuniões com autoridades do governo dos EUA, líderes comunitários, visitam escolas e projetos sociais. Como representantes da juventude brasileira, fazem ainda apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo.

Rarielly se anima ao afirmar que está vivendo novas experiências, desde andar de avião pela primeira vez até conhecer a neve e fazer amigos de várias partes do mundo. "A experiência tem sido incrível. Tão incrível que quase não temos tempo para nada, a não ser em relação ao Programa", confessou

"Além de todo esse aprendizado e essa coleção de experiências novas, de amigos novos, a gente volta com os horizontes ampliados, conhecendo mais sobre o que é a cultura de um outro país, com um vocabulário ainda maior em inglês e inúmeras outras coisas que ainda vamos aprender porque ainda estamos no meio do intercâmbio", concluiu a jovem que, além do curso técnico em Mecânica, é bolsista do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais Específicas (NAPNE), do Campus Santa Cruz. A experiência, além do desempenho escolar, ajudou a estudante a ser selecionada como Jovem Embaixadora do Brasil nos EUA.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
01
Feb

REUNIAO-SEBRAE-02A Prefeita Fernanda Costa participou na tarde desta terça-feira (31) do "Encontro dos Prefeitos da Região do Trairi" promovido Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O encontro teve como finalidade apresentar o trabalho que é desenvolvido pelo Sebrae na região, além de aproximar a entidade dos gestores públicos. O encontro aconteceu no auditório do Sebrae, escritório região do Trairi, em Santa Cruz/RN.

Na ocasião foram apresentadas também sugestões de projetos que estimulam o empreendedorismo e a promoção de desenvolvimento através do apoio aos pequenos negócios de cada município.

Acompanhada do Vice-prefeito, Ivanildo Ferreira (Ivanildinho), e da Chefe de Gabinete, Marcela Ravena, a Prefeita Fernanda Costa reconheceu que a parceira com o escritório local do Sebrae, que vem desde o seu primeiro mandato, tem resultado extremamente positivo. A gestora enalteceu a parceria com a entidade, sobretudo, nas ações de fortalecimento da atividade turística, nos inúmeros projetos desenvolvidos em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz.

REUNIAO-SEBRAE-01

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
01
Feb

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu na última segunda-feira, 30, a visita do ministro da Educação, Mendonça Filho, que presenciou a inauguração da nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC). O setor teve a capacidade ampliada de 10 para 23 leitos, correspondentes a 30% do total disponível no Estado.

"Esta é uma conquista muito importante para o atendimento às crianças prematuras. Na UTI os bebês renascem, aqui a vida é celebrada todos os dias", comemorou a superintendente da MEJC, Sônia Barreto. Os recursos de aproximadamente R$ 2,5 milhões para reforma, ampliação e aquisição de novos equipamentos foram advindos de repasses dos Ministérios da Saúde e Educação, entre eles o Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários (REHUF).

Para a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, o investimento agrega valor social pelos benefícios proporcionados à população. Angela Paiva ainda ressaltou a inauguração de cinco leitos de UTI Neonatal no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e mais 10 leitos que serão inaugurados em breve no Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), que atualmente funcionam de modo semi-intensivo.

Após reconhecer a importância da universidade para a formação responsável, o ministro Mendonça Filho homenageou o trabalho humanizado prestado pelos servidores da MEJC. "Sinto-me feliz em contribuir para a saúde e a educação da população do RN", declarou. A solenidade contou com a presença de parlamentares, autoridades, servidores da UFRN e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), gestora do hospital.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
01
Feb

Os agricultores familiares do Rio Grande do Norte receberam, em 2016, investimento total de R$ 136 milhões em recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), administrado pelo Banco do Nordeste. O crédito, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), alcançou famílias de agricultores e produtores rurais de todos os 167 municípios potiguares.

Apesar dos efeitos da seca registrados nos últimos anos, o valor contratado aumentou 5,3% em relação a 2015, passando para R$ 136 milhões, bem como a quantidade de operações cresceu 9,7%, totalizando 28.358 em 2016.

Cerca de 94% dos recursos foram destinados para empreendimentos localizados na região semiárida potiguar. As áreas que mais demandaram crédito foram: bovinocultura (leiteira e de corte), ovinocultura, fruticultura e caprinocultura, seguidas de outras atividades como avicultura e apicultura, por exemplo.

Segundo o superintendente estadual do BNB no RN, José Mendes Batista, "a agricultura familiar é a grande responsável pela produção de alimentos agrícolas no Brasil e no Rio Grande do Norte. A concessão do crédito ajuda a desenvolver a economia local, diminuir o êxodo rural, ampliar a oferta de alimentos e aumentar a qualidade de vida do agricultor além de outros benefícios".

A expectativa do Banco do Nordeste para 2017 é investir mais de R$ 141 milhões na Agricultura Familiar potiguar, por meio do Pronaf.

Comentários (0)
28
Jan

O Deputado Estadual Tomba Farias (PSB) participou na noite de hoje (28) das solenidades de encerramento da Festa do Padroeiro São Sebastião, em Japi/RN. Juntamente com o Prefeito Jodoval Pontes, do Vice-Prefeito Ivanilson Medeiros e de vereadores do município, Tomba acompanhou a celebração da novena pelo Pe. Murilo e pelo Pe. Antônio, e também a procissão pelas ruas da cidade. Tomba também falou aos cidadãos reforçando que o seu mandato parlamentar está inteiramente à disposição das causas pela melhoria da qualidade de vida dos japienses.

tombajapi05

tombajapi05

tombajapi05

tombajapi05

 

 

Comentários (0)
27
Jan


REUNIO-EDUCAO-02Com o objetivo de planejar as ações pedagógicas para o ano letivo de 2017 na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou um encontro, na manhã desta terça-feira (24), entre gestores e coordenadores das escolas municipais de Santa Cruz. A Prefeitura pretende, através desses encontros, ouvir os gestores e coordenadores e debater sobre assuntos importantes como a gestão democrática, os papeis dos coordenadores pedagógicos e gestores e as ações da secretaria de educação para o ano letivo.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Santa Cruz, Adelma Costa, os encontros com os profissionais da educação deverão acontecer periodicamente, pois fortalecem as ações da secretaria buscando melhorar cada vez mais os índices educacionais da rede municipal de educação em Santa Cruz.

A formação para os gestores e coordenadores das escolas municipais contou com a palestra do mestre em educação professor Ivanilson Costa e aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
27
Jan
cinema27a29

supercopia_ok

Comentários (0)
27
Jan

O prazo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi prorrogado para até as 23h59 de domingo (29), de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Segundo o MEC, o resultado está mantido para segunda-feira (30) e as inscrições são realizadas no http://sisu.mec.gov.br/.

O MEC anunciou a alteração nesta tarde de quinta-feira (26), após o ministro da Educação, Mendonça Filho, ter admitido no período da manhã que os programas oferecidos pelo governo atraem um grande contingente de interessados e que, em alguns momentos, os sistemas do MEC enfrentam dificuldade diante da demada.

Antes disso, o ministério já tinha decidido alterar o cronograma do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (Prouni) por "precaução técnica" para garantir o atendimento dos estudantes. Tanto o Fies quanto o Prouni tiveram datas de início e fim das inscrições adiados em um dia.

Prouni - inscrições: 31 de janeiro a 3 de fevereiroFies - inscrições: 7 a 10 de fevereiro

O total de bolsas ou de contratos de financiamentos que será oferecido ainda não foi divulgado.

banner_carloschagas

Comentários (0)
27
Jan

A20170125-MulherDetida Polícia Rodoviária Federal prendeu nessa quarta-feira (25) um homem foragido da justiça. Ele viajava em um caminhão que passava pela BR-101, em Parnamirim/RN, quando uma equipe da PRF abordou o veículo para fiscalização. Os policiais constataram que um dos passageiros, que fora contratado como "chapa", ajudante que realiza a carga ou descarga de produtos no caminhão, era procurado pela condenação pelo crime de roubo.
O detido, de 39 anos, foi encaminhado à central de flagrantes da Polícia Civil do RN, que providenciará os trâmites de seu encaminhamento para cumprimento da pena.

Outros detidos – Outras NOVE pessoas foram encaminhadas à Polícia Civil por crimes diversos. Uma delas também em Parnamirim devido a porte ilegal de arma de fogo. PRFs abordaram um carro no km 102 da BR-101. Eles encontraram no interior do veículo um revólver calibre 38 com seis munições. O motorista, de 21 anos, foi preso e também encaminhado à central de flagrantes da Polícia Civil.
Foi presa também em Parnamirim, no Km 109 da BR-101, na entrada de Pium, uma mulher de 30 anos que conduzia um carro.  Após consulta aos sistemas de segurança, foi verificado que existia um mandado de prisão em aberto pelos crimes de furto e formação de quadrilha, em desfavor da condutora.

 Carros recuperados – Mesmo sem conseguir a prisão dos bandidos, também houve a recuperação de veículo roubado nas proximidades do conjunto Cidade das Flores, em São Gonçalo do Amarante/RN.
No final da noite de ontem (25), um cidadão compareceu ao Posto da PRF da BR-406, para informar que o veículo do seu amigo, um Peugeot 207, acabara de ser assaltado por dois homens que estavam em uma motocicleta. Os bandidos fugiram, abandonando o carro próximo ao gancho de Igapó. O proprietário recebeu logo seu veículo de volta.

Comentários (0)
27
Jan


whatsapp_image_2017-01-27_at_10.52.39Um revólver, mais de 500 facas artesanais, celulares e drogas foram achados na manhã desta sexta-feira (27) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz. A informação foi confirmada pelo governo do estado. Homens do Grupo de Operações Especiais (GOE) do governo do Rio Grande do Norte e agentes penitenciários da força-tarefa federal realizaram uma operação nos pavilhões 4 e 5  nesta manhã.

Por volta das 6h30 desta sexta-feira (27) homens do Grupo de Operações Especiais (GOE) do governo do Rio Grande do Norte e agentes penitenciários da força-tarefa federal entraram em Alcaçuz. De acordo com o titular da Sejuc, Wallber Virgolino, a Operação Phoenix deve durar 30 dias e tem como objetivo "retomar, permanecer, reestabelecer e reformar o presídio".

Com informações do G1

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
26
Jan


FEIRAA cidade de Santa Cruz recebe nesses dias 26,27,28,29 de janeiro uma das maiores feiras do mundo: a feiras do BRÁS 25 DE MARÇO chega a nossa cidade com ofertas imbatíveis com preço de fabrica.

São roupas masculina,feminina,bijolterias,brinquedos e muito mais,são 4 dias de feira pra você aproveitar a preço de fábrica. Será quinta, sexta, sábado e domingo direto de São Paulo para Santa Cruz a famosa feira do Braz e da 25 de Março. A feira funcionará na Vila de Todos.

ATENÇÃO PARA OS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO:

Horário de funcionamento
Das 09 da manhã as 08 da noite
Com muitas novidades para os clientes!
Tudo a preço de fábrica.
Todos os tipos de cartões são aceitos!
Venham conferir!

Comentários (0)
25
Jan

FOTO-ESCOLA-OKAs aulas nas escolas do município terão início no dia 02 de março e o período de matriculas já está aberto. A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que pais ou responsáveis já podem efetivar as matriculas de seus filhos. O comunicado serve tanto para os que precisam renovar suas matriculas quanto para alunos novatos.

Para que a matricula seja realizada é preciso que os pais, ou responsáveis, se dirijam à escola que deseja matricular o seu filho portando os documentos pessoais do aluno, bem como o cartão de vacina do mesmo, documentos pessoais do responsável e comprovante de residência. As matriculas estão sendo feitas no horário das 8h às 12 horas.

A rede municipal de ensino de Santa Cruz atende às crianças a partir dos 2 anos de idade, que poderão ser matriculas nas creches do município.  As demais escolas oferecerem o ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano) e fundamental 2 (6º ao 9º ano).

Comentários (0)
25
Jan
cinema27a29

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
25
Jan

REUNIO-AGRICULTORES-OKAgricultores familiares participaram, na última sexta-feira (20), de uma reunião para a apresentação do "Processo de Chamada Pública" desenvolvido pela Prefeitura de Santa Cruz. O encontro aconteceu no Centro Administrativo e foi organizado em parceria entre as secretarias de Educação e Agricultura. O objetivo foi apresentar a metodologia, que já vem sendo utilizada nos últimos anos, para agricultores que desconhecem o processo e que ainda não foram cadastrados.

A "Chamada Pública" funciona como uma espécie de pequeno processo de licitação, na qual os agricultores locais e da região são cadastrados objetivando fornecer gêneros alimentícios para a merenda escolar. O processo obedece a Resolução nº 26 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que preconiza que 30% dos recursos oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) sejam utilizados com a agricultura familiar.

Atender às necessidades nutricionais dos alunos reflete na aprendizagem e rendimento, bem como promove hábitos alimentares saudáveis. Segundo especialistas, adquirir produtos da agricultura familiar, leva em conta aspectos como variedade, a certeza de que os alunos irão consumir alimentos frescos, respeitando a cultura e os habitares locais.

banner_carloschagas

Comentários (0)
25
Jan

brazil-prison-_nacho_doce_reuters-2As Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) divulgou nesta quarta-feira (25) que pelo menos 56 presos fugiram da Penitenciária de Alcaçuz desde a rebelião que deixou 26 detentos mortos no sábado (14). Quatro deles já foram recapturados.

O número foi divulgado após uma recontagem dos presos na operação de intervenção e retomada do controle da penitenciária realizada nesta terça (25) com participação de policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Choque (BPChoque) e de agentes penitenciários do Grupo de Operações Especiais (GOE).

Segundo as secretarias, o número de fugas pode ser maior, já que alguns presos não responderam à chamada realizada nesta terça e podem estar ausentes do presídio em razão de alvarás de soltura. A Sejuc ainda vai cruzar os dados para confirmar as informações.

"Nada do que aconteceu nesses dias em Alcaçuz é privilégio do Rio Grande do Norte. Isso já vem ocorrendo em outros estados e é possível que acontece em mais. Mas nós trabalhamos de forma integrada para controlar a situação o mais rápido possível", disse o secretário de Justiça e Cidadania do RN, Wallber Virgolino.

Além dos foragidos, dez presos estão em hospitais. O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) também confirmou a morte de 26 presos nas rebeliões. Segundo o Itep, a expectativa é que não sejam encontrados mais corpos de presos mortos na penitenciária.

Com informações do G1

banner_carloschagas

Comentários (0)
25
Jan

Banda-de-Msica-04A Prefeitura de Santa Cruz oferece uma oportunidade para quem deseja estudar música. Estão abertas as inscrições para aulas sobre "Teoria e Estruturação Musical". A capacitação é oferecida através da Banda de Música Mestre João Roberto Paz e União, por meio de sua escola de música.

O período de inscrições teve início no em 23 de janeiro e segue até o 02 de fevereiro, pela internet no endereço camiloregent5.wixsite.com/bdmsantacruz. O início das aulas está previsto para o dia 14 de fevereiro.  As vagas são limitadas e gratuitas. Para o semestre 2017.1 estão sendo ofertadas aulas nas segundas e terças-feiras (15h às 16h) e terças e quartas-feiras (09h às 10h).

O Maestro Camilo Henrique, coordenador da  Banda de Música de Santa Cruz, explicou que as aulas de Teoria e Estruturação Musical têm como objetivo preparar os alunos para estarem aptos para a leitura musical de partituras e conhecimentos básicos de teoria musical, com vistas à prática de instrumentos de sopro e percussão e consequente ingresso na Banda de Música.

A Banda de Música Municipal fica situada à Rua Marechal Castelo Branco, 187 – Bairro Três a Um, por trás da Yamaha, no prédio da Maçonaria.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)