Banner
24
May

camara_sessaocamaraplenarioEm mais uma sessão ordinária do Legislativo Municipal, os vereadores santa-cruzenses teceram elogios à festa de Santa Rita de Cássia.

Em todos os pronunciamentos, os legisladores ressaltaram a importância dos festejos para o município, não só no cunho religioso, mas social e econômico, gerando divisas a cidade e beneficiando a população.

O vereador Tarcísio Reinaldo destacou que a festa hoje é um sucesso graças ao empenho do município em deixar a cidade organizada. "As pessoas tem gosto de voltar a Santa Cruz e vê a cidade organizada e bem cuidada. Isso traz mais turistas ao município, em um papel decisivo do poder público", ressaltou o vereador.

Já Thiago Fonseca, líder do governo na Câmara, enfatizou a movimentação no comércio nos dias de festa. "A movimentação econômica na cidade é impressionante. Vemos as pessoas ganhando mais, empregando mais e ficamos felizes em ver que a festa cresce a cada ano beneficiando os comerciantes locais", destacou Thiago.

O presidente do legislativo municipal, Monik Melo, enfatizou a parceria entre Paróquia e Prefeitura na realização dos festejos. "Tudo que se viu foi organização, eventos bem participados e acredito que o dia da procissão foi marcante para todos, reunindo milhares de pessoas na cidade. Foi impressionante" finalizou Monik Melo.

supercopia_ok

Comentários (0)
23
May

tomba_discursofesta2017

A tradicional festa de Santa Rita de Cássia, no município de Santa Cruz, foi destaque no pronunciamento do deputado Tomba Farias (PSB) durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (23). O parlamentar elogiou a organização do evento, o trabalho dos agentes de trânsito e a segurança.

"É uma satisfação falar sobre os dez dias de festa que aconteceram em Santa Cruz. Trânsito e policiamento bem organizados. Estamos no caminho certo. O sucesso da Festa de Santa Rita é uma prova de que se consagra a geração de emprego e renda através do turismo religioso na região", disse Tomba.

Tomba Farias falou ainda que mais de 70 mil pessoas passaram pela procissão que aconteceu na segunda-feira (22) e além disso, ressaltou a participação do presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira (PSDB) e do deputado Dison Lisboa (PSD) no evento religioso. Segundo o parlamentar, mais de 500 ônibus passaram pela cidade durante os festejos.

"Fica a certeza de dever cumprido. Vamos continuar trabalhando pela cidade que agora luta para chegada do teleférico", disse Tomba, parabenizando a prefeita da cidade, Fernanda Costa (PMDB), pela realização da festa.

O deputado Galeno Torquato (PSD) aproveitou a ocasião para parabenizar o deputado Tomba por ser o "precursor do turismo religioso no Rio Grande do Norte".

supercopia_ok

Comentários (0)
23
May

tvnovena

A Pastoral da Comunicação de Santa Cruz, a PASCOM, comemora o resultado dos trabalhos da TV Santa Rita, que na plataforma web alcançou um total de 591.809 internautas, durante 10 dias de programação das festividades de Santa Rita de Cássia. O destaque maior aconteceu no encerramento, com um alcance de 285.559 pessoas nas redes sociais.

Os números mostram a força da TV Santa Rita na evangelização pelos meios digitais. O coordenador da PASCOM, Frankleibe Cosme comemorou o resultado e frisou a importância do trabalho em equipe. "A PASCOM é um time, uma equipe que o trabalho de cada um foi importante para fazer o sucesso da Festa de Santa Rita", disse.

O diretor da TV Santa Rita, Wallace Azevedo, explicou que a dedicação do grupo foi fundamental. "Somos uma pastoral, mas precisávamos fazer um trabalho impecável, Santa Rita merecia essa grande homenagem. Mesmo com todos desafios, dificuldades e momentos de dor que vivenciamos nos últimos dias, foi fundamental para todos nós se dedicar mais e ver os frutos desse serviço para Jesus Cristo".

A página da Paróquia de Santa Rita, onde a TV Santa Rita veicula seu conteúdo, teve alcance total de 620.678 internautas durante a programação, mostrando a força da webTV nessa nova fase da comunicação religiosa em Santa Cruz.

Nos próximos dias uma grade de programação será anunciada, além da preparação para a Festa do Padroeiro do bairro Paraíso, São João Batista, e da Romaria Mariana de Julho.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
23
May

FOTO_SEDE-PREFEITURADESANTACRUZ-OK

A Prefeitura de Santa Cruz está convocando MÔNICA APARECIDA DE VASCONCELOS MELO, aprovada no Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Assistência Social (Edital nº 001/2017). A candidata está sendo convocada para a efetivação de sua contratação, em caráter temporário, para o cargo de assistente social, com atuação no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

De acordo com o Edital de Convocação nº 008/2017, a candidata terá dois dias, 25 de maio (quinta-feira), das 8h às 12h e das 14h às 16h30, e 26 de maio (sexta-feira), das 8h às 12h, para se apresentar ao setor de Recursos Humanos na sede da Prefeitura de Santa Cruz.

Os documentos necessários e outras informações estão disponíveis no Edital de Convocação nº 008/2017: http://www.santacruz.rn.gov.br/site/images/assistencia-008.pdf. 

Comentários (0)
23
May

ARTESENATO

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (23), à unanimidade, o Projeto de Lei de autoria do Governo de Estado que institui o Programa do Artesanato do Rio Grande do Norte (PROARTE-RN). A proposta tem por finalidade fortalecer e fomentar o desenvolvimento do artesanato potiguar. Líder do Governo na Casa, o deputado Dison Lisboa (PSD) destacou a aprovação da matéria.

"É um projeto de grande relevância para o segmento, que visa à melhoria das condições de vida dos artesãos, preservando os aspectos culturais e ambientais do Estado", disse ele reforçando também as emendas apresentadas ao projeto na Assembleia Legislativa. "Contribuem e enriquecem a proposta", acrescentou Dison.

Dentre as alterações encartadas no projeto original, destaca-se a que regulamenta o percentual de reserva de exposição de produtos artesanais oriundos de artesãos e produtores potiguares em espaços públicos de comercialização mantidos pelo Estado. A emenda estabelece o percentual de 20% nos dois primeiros anos de vigência da lei; 40% no terceiro e quarto ano; e 60% a partir do quinto ano.

Autores das emendas que condicionam os percentuais de exposição dos produtos artesanais locais, os deputados Hermano Morais (PMDB) e Márcia Maia (PSDB) comentaram as modificações sugeridas. "Desde o início nos preocupamos em conversar com o segmento, realizando reuniões e audiências públicas para aperfeiçoar o projeto", observou Márcia. Para Hermano, as modificações, precedidas de discussões anteriores, "enriquecem a matéria".

Outra emenda encartada pelo Legislativo Estadual ao projeto estabelece que os produtos artesanais produzidos no Estado sejam certificados pelo "Selo de Qualidade Artesanal Potiguar", instituído por meio da Lei nº 10.173, de autoria da deputada Márcia Maia.

O Projeto de Lei segue agora para apreciação pelo Executivo Estadual.

Comentários (0)
22
May

procisssao2017

Após um domingo intenso, com mais de 500 ônibus com fieis na cidade, e registro de mais de 40 mil pessoas nas celebrações, ficaram os questionamentos: Será que os devotos de outros municípios viriam na segunda a Santa Cruz? Seria intensa a presença de fiéis na procissão de Santa Rita? A festa está mesmo consolidada?

A resposta para todas essas perguntas foi um sonoro SIM! Esse sim veio das ruas lotadas, do pátio da Matriz cheio de gente e dos relatos dos companheiros de imprensa que ficaram chocados com a participação popular na procissão da padroeira de Santa Cruz.

Mesmo somente a capital do Trairi ser feriado, os devotos da santa das causas impossíveis deram um jeito e participaram do encerramento da maior festa de padroeiro do Rio Grande do Norte. Resultado, milhares de pessoas nas ruas em uma bela demonstração de fé.

A procissão coroa toda a festa da padroeira da cidade, que foi uma das maiores dos últimos tempos, e que emocionou a todos durante 10 dias de festejos.

Agora, fica a saudade de ver as ruas cheias de gente, saudade das demonstrações de fé, saudades dos eventos sociais e do ardor das pessoas por Deus e pela intercessão de Santa Rita de Cássia. Parabéns a todos os envolvidos e que venha a festa de Santa Rita 2018.

arraiaradiobanner2017

Comentários (0)
22
May

PROCON

A Assembleia Legislativa conseguiu junto ao Procon a garantia de que o órgão vai atuar para garantir a imediata abertura de pelo menos 12 agências bancárias no interior do Rio Grande do Norte. O deputado Hermano Morais (PMDB) participou de reunião na manhã desta segunda-feira (22) com o diretor do Procon/RN, Cyrus Benavides, e recebeu a garantia por parte do órgão. A reunião foi resultado de uma audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa, por proposição de Hermano, no dia 16 de maio.

Na ocasião, a população de vários municípios relatou o problema com a falta de agências devido às explosões causadas por criminosos. Em alguns casos, segundo relataram, havia terminais fechados há mais de 15 meses sem a substituição por parte das instituições bancárias. Por isso, Hermano fez a cobrança para que o órgão de defesa do consumidor atue nesse caso.

"Há moradores que precisam ir de São Paulo do Potengi até Macaíba para conseguir um terminal bancário, pagando transporte caro. É preciso garantir a segurança, mas a população não pode ser penalizada com a falta de bancos em suas cidades", disse o deputado.

Hermano usou como argumento para a solicitação junto ao Procon medidas tomadas na Paraíba e Pernambuco, onde bancos receberam multas diárias pelo não funcionamento das agências e terminais. De acordo com o Procon, o caso será estudado e junto com o Sindicato dos Bancários, quando serão identificadas as cidades onde há a necessidade de reabertura de agências e se definirá o prazo para as providências dos bancos.

"Os bancos a cada ano que passa batem recorde de lucros e estão negligenciando a reabertura de suas agências, prejudicando a população. Esta precisa se deslocar para cidades vizinhas com intuito de realizar suas operações. O munícipio que ainda tem agências de bancos, principalmente públicos, convive com a superlotação e mau atendimento nos terminais. Isso é preciso mudar", disse Hermano Morais.

Junto a Hermano, participaram da audiência no Procon Estadual com o coordenador Cyrus Benavides o poresidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio, e o presidente do Sindicato dos Bancários do RN, Gilberto Monteiro.

Comentários (0)
22
May

conab

Criada a partir da lei 8.029/90, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou suas atividades em 1991, contribuindo para a regularidade do abastecimento e a garantia de renda ao produtor rural. Por seus 27 anos de atividades no Rio Grande do Norte, foi homenageada pela Assembleia Legislativa em sessão solene realizada7 na manhã desta segunda-feira (22), numa iniciativa do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

"Esta solenidade está carregada de reconhecimento acerca da importância da Conab em assegurar o atendimento das necessidades básicas da sociedade e o enorme reconhecimento acumulado sobre a atividade agrícola no Brasil. Acreditamos que este seja um grande momento para refletir sobre o relevante compromisso da empresa com sua missão institucional de construir uma história longa e consistente com a agricultura brasileira", afirmou Ezequiel Ferreira.

Na solenidade foram homenageados servidores e dirigentes que atuam ou atuaram na companhia. O presidente do Legislativo do RN destacou o trabalho da Conab, que possui unidades armazenadoras em Natal, João Câmara, Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró e Umarizal. O parlamentar citou que, nos últimos cinco anos, foram comercializadas mais de 210 mil toneladas de milho através do programa Vendas em Balcão, auxiliando os pequenos e médios criadores potiguares a atravessar uma das mais duras secas que atingiram o RN.

"Celebrar 27 anos de atividade é para quem, no mínimo, resistiu à passagem do tempo e à sua erosão destruidora. Acreditamos que este seja um grande momento para refletir sobre o relevante compromisso da empresa com sua missão institucional de construir uma história longa e consistente com a agricultura brasileira", disse o deputado, que enalteceu a dedicação dos servidores e dirigentes que atuaram e atual na companhia.

Pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), foram aplicados, nos últimos quatro anos, mais de R$ 12 milhões para aquisição da produção de 2.238 agricultores familiares. A produção foi distribuída para 594 entidades em 59 municípios do RN.

Ao falar em nome dos homenageados, o superintendente de Orçamento e Finanças, Dalmo Mendes Vieira, citou outras frentes de atuação da Conab, como o fornecimento de alimentos básicos às populações mais vulneráveis: acampados, quilombolas, indígenas, comunidades atingidas por barragens, entre outras. Registrou a assistência humanitária internacional, por meio de doações a países com calamidades públicas.

"As ações da Conab constituem-se em iniciativas das mais relevantes. Matar a fome é mais do que vencer a morte", afirmou o superintendente, que fez menção especial ao "talento, dedicação e profissionalismo de todos os colaboradores", reafirmando a gratidão por executarem de forma eficiente e eficaz suas tarefas.

HOMENAGEADOS

Alexandre Filgueira Souza e Silva. Procurador na Superintendência Regional da CONAB/RN (1999 a 2003), e primeiro advogado da então recém-criada Superintendência Regional do RN.

Boris Pinheiro Minora de Almeida. Atual Superintendente Regional

Cleide Edvirges Santos Laia, servidora de carreira da Conab que atualmente ocupa a Diretoria de Política Agrícola.

Cleide Edvirges Santos Laia. Servidora de carreira que atualmente ocupa da diretoria de Política Agrícola.

Ezequiel José Ferreira de Souza. Diretor Nacional de Operações e Diretor Nacional de Gestão de Estoques (1997 a 2002). Em 1998 criou a Superintendência Regional no RN, até então vinculada ao Ceará.

Fábio Vinicius de Souza Mendonça. Engenheiro Agrônomo, já ocupou o cargo de Superintendente Regional (março/2016 a janeiro de 2017).

Francisco de Freitas Diniz. Diretor técnico da Delegacia Federal da Agricultura – RN, Presidente da EMATER e Superintendente Regional da Conab no RN (2000 a 2003).

Francisco de Freitas Diniz. Ex-superintendente regional (2000 a 2003).

João Maria Lúcio da Silva. Administrador de empresas, ocupou o cargo de superintendente Regional no período (2011 a 2016).

José Alvares Vieira. Presidente do Sistema FAERN / SENAR, membro do Conselho Fiscal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA, e Presidente do Conselho deliberativo do SEBRAE/RN para o quadriênio 2015/2018.

Paulo César de Oliveira Cavalcanti. Superintendente Regional (1998 a 1999). In memorian.

Satyro Gil de Souza Filho. Servidor de carreira, foi Superintendente Regional (2003 a 2007).

Comentários (0)
22
May

procissao-santarita2014

DIA 22 – SEGUNDA – FEIRA – DIA FESTIVO DEDICADO A SANTA RITA DE CÁSSIA

07h – Missa no Santuário – Cel. Pe. Vicente Fernandes

09h – Missa Solene (Matriz) – Cel. Dom Matias Patrício.

10h – Missa no Santuário – Dom Jaime Vieira Rocha – Arcebispo Metropolitano

11h – Leilão

12h – Missa da Coroa – Cel: Pe. Vicente Fernandes

15h – Missa dos Peregrinos – Dom Jaime Vieira Rocha (Arcebispo Metropolitano).

16h – Procissão de Santa Rita de Cássia

18h – Bênção do Santíssimo – Arreamento das bandeiras.

supercopia_ok

Comentários (0)
22
May

Policiais da 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil, com apoio de policiais militares do Grupo Operacional Tático (GTO) prenderam em flagrante, neste domingo (21), Jeovane Fonseca de Andrade, que estava portando um revólver calibre 38 com munições, no centro do município de Santa Cruz.

O homem tinha em seu desfavor um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Federal, e é suspeito de envolvimento com roubos de caixas eletrônicos e agências dos Correios. 

Jeovane foi preso e autuado pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, sendo encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)