Hospital Universitário Ana Bezerra promoverá ação em prol do diagnóstico do câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres no mundo. No Brasil, são estimados cerca de 74 mil novos casos da doença em 2023. No nosso país, ele também é o tipo de câncer que mais mata a população feminina.

Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, o Hospital Universitário Ana Bezerra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huab-UFRN) e integrante da rede de hospitais universitários públicos federais administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará no período de 19 a 31 de outubro, um mutirão de prevenção da doença.

Destinado a mulheres a partir dos 40 anos de idade, o mutirão tem estimativa de realizar 280 atendimentos, entre exames de mamografia e ultrassonografia mamária, distribuídos entre os municípios de Santa Cruz, Coronel Ezequiel, Campo Redondo, Boa Saúde, Tangará, São Bento do Trairi, Sitio Novo, Japi, Lajes Pintadas, São José do Campestre e Serra Caiada, todos já confirmados, mediante articulação com as Secretarias Municipais de Saúde.

No dia do mutirão, as pacientes precisam trazer documento pessoal com foto, comprovante de endereço, cartão SUS e requisição prévia para realização do exame.

O Huab é um hospital estratégico para o SUS, por oferecer assistência materno-infantil para mais de 30 cidades do interior do Rio Grande do Norte, bem como, ser cenário de prática para a formação de estudantes de graduação dos cursos da área de saúde da UFRN e unidade executora de programas de residência médica e multiprofissional em saúde.

Além do mutirão de exames, durante todo o mês são realizadas ações educativas de conscientização, sensibilização e informação em saúde sobre as principais estratégias de identificação do câncer de mama e na orientação das mulheres sobre o autocuidado.

89a5d93b ab88 4115 b28b 91f187ea9e57

Artigos semelhantes