Banner

IMG-20161206-WA0096O cantor baiano Netinho esteve na manhã de hoje em Santa Cruz.

Ele veio pagar uma promessa no Santuário de Santa Rita de Cássia. Netinho se recupera de grave problema de saúde e credita a intercessão de Santa Rita como uma das responsáveis por sua recuperação.

Além de visitar o Santuário, o cantor deu uma entrevista exclusiva a Rádio Santa Cruz AM.

Ele foi recepcionado pelo reitor do Santuário, Pe. Vicente Fernandes e as secretárias municipais Marcela Ravena, de Gabinete Civil, e Marcela Pessoa, de Turismo. Ainda acompanhou Netinho na visita o santacruzense e ex-deputado, Cláudio Porpino.

IMG-20161206-WA0095

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

Tomba.JPG-parlamentoO Projeto de Lei 119/16, de autoria do deputado Tomba Farias (PSB), que isenta do pagamento de multas e juros dos tributos estaduais pelos servidores público do Estado foi um dos destaques entre as 15 matérias analisadas e votadas hoje na reunião da Comissão de Justiça e Redação (CCJ) realizada na manhã desta terça-feira (6). A iniciativa, aprovada por unanimidade, vai beneficiar os servidores da administração estadual que estiverem com seus rendimentos em atraso.

"Esse é um projeto de cunho social muito importante para os servidores do Estado, principalmente no momento de crise econômico-financeira. O Projeto autoriza o Poder Executivo a isentar de multa os servidores que estão com o pagamento dos tributos em atraso", afirmou o relator da matéria, deputado Albert Dickson (PROS).

Em sua justificativa, o deputado Tomba Faria escreveu que "o atraso do pagamento dos servidores estaduais já entra no terceiro mês consecutivo sem que o Governo repasse a correção monetária aos servidores, também prevista na Constituição Estadual, quando não efetuado o pagamento no último dia do mês trabalhado".  A matéria segue agora para a Comissão de Administração, Serviços Públicos e Trabalho e posteriormente ao plenário da Assembleia Legislativa para votação final.

ESTRADAS

Tomba Farias também solicitou ao Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER) o início das obras da operação tapa-buracos na região do Trairi. O parlamentar destacou que a mesma solicitação foi feita há mais de um ano, mas os serviços não foram iniciados.

"O Governo do Estado prometeu, mas as obras ainda não começaram. Faço um apelo para que se iniciem os serviços não apenas da RN 023, que liga o município de Santa Cruz a Lajes Pintadas, mas de toda a região do Trairi", disse o deputado.

supercopia_ok

Comentários (0)

IMG-20161206-WA0066O Jovem Nathan Rocha da Silva, 17 Anos, diagnosticado com leucemia, precisa de doação de sangue de qualquer tipo com urgência. Natural de Santa Cruz, ele está internado na UTI do Hospital do Coração em Natal.

As doações podem ser feitas no HEMOVIDA, que fica localizado próximo ao Hospital Onofre Lopes, na Avenida Nilo Peçanha, 199, Petrópolis, continuação da Avenida Prudente de Morais.

Comentários (0)

adutora_monsenhor_expeditoOs problemas no abastecimento de água em Santa Cruz continuam. A informação foi confirmada pela direção técnica do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) do município.

De acordo com a autarquia municipal, dois graves motivos tem feito o abastecimento acontecer de forma mais demorada em cada setor da cidade: constantes paradas ao longo da Adutora Monsenhor Expedito e menor quantidade de água enviada pela CAERN nos últimos meses.

Nas últimas semanas, o SAAE tem notado que, praticamente, todos os dias têm acontecido interrupções no fornecimento de água para Santa Cruz. Sem a água chegar de forma satisfatória, o abastecimento tem sofrido interrupções, demorando a abastecer cada setor.

De acordo com o diretor técnico do SAAE, Irimar Vasco, as constantes paradas tem prejudicado Santa Cruz. "Quase todos os dias, a adutora tem parado de bombear água para Santa Cruz por cerca de duas a três horas. Isso faz com que se demore mais para abastecer cada setor, pois quando estamos em um bairro abastecendo e para de chegar água, as casas abastecidas começam a secar mais rapidamente e quando a água volta, começa do início do setor o abastecimento, fazendo com que as partes altas tenham demoras de até 20 dias serem abastecidas", ressaltou o diretor técnico.

Ainda segundo Irimar Vasco, outro grave problema tem sido a diminuição na quantidade de água enviada para Santa Cruz. "Estamos no período mais quente do ano, quando as pessoas consomem mais. E exatamente neste período, a CAERN tem enviado menos água para Santa Cruz. Se compararmos novembro a outubro, foram menos 20 milhões de litros de água enviados, dificultando nossas manobras de abastecimento", destacou Irimar Vasco.

Para tentar minimizar estes problemas, o gestor do SAAE Santa Cruz, Ângelo Giuseppe, esteve em audiência nesta segunda-feira (05) com o deputado estadual Tomba Farias, mostrando a realidade do abastecimento de água da cidade. O legislador se comprometeu em ir a CAERN para cobrar que a água seja enviada regularmente para Santa Cruz, minimizando os problemas enfrentados pela população.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)

cantorgospelcrRevelado no Programa de TV do apresentador Raul Gil, o cantor gospel Robinson Monteiro estará se apresentando na cidade de Campo Redondo, no Trairi. Sucesso no Brasil no ano de 2001, ficou conhecido como "Anjo", chegando a vender mais de um milhão de cópias do seu álbum. Robinson estará se apresentado em praça pública nesta terça-feira (6).

A apresentação acontecerá a partir das 19 horas, numa Noite de Louvor, na Feira Livre, com entrada franca. Robinson Monteiro estará lançando seu mais novo trabalho o álbum "É só Crer" que é apontado pela crítica como um dos grandes destaques dentre os lançamentos do Gospel no Brasil.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)

Coletiva_Deicor_Demis_Roussos_6O governador Robinson Faria afirmou nesta segunda-feira (05) que as forças policiais do Estado vão continuar combatendo o crime e defendendo o cidadão. "Não vamos nos intimidar, estamos realizando operações exitosas em atuações conjuntas da Polícia Civil, da Polícia Militar e com o apoio da Força Nacional", declarou o chefe do executivo em entrevista coletiva concedida no auditório da Escola de Governo em Natal.

Acompanhado do secretário adjunto de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Raimundo Florêncio, do delegado geral da Polícia Civil, Clayton Pinho, do delegado adjunto da Polícia Civil, Correia Júnior e do comandante da Força Nacional no RN, major Armando Vale, o governador reforçou a necessidade de massificar a divulgação do telefone 181 para que a população denuncie pessoas e instalações suspeitas de prática de crime. O número atende no horário das 06h às 0h e o cidadão não precisa se identificar e tem a garantia de sigilo absoluto.

"O nosso Governo não aceita intimidações. Vamos continuar realizando as operações policiais com o objetivo de proteger a população e o cidadão do nosso Estado", reforçou Robinson.

banner_carloschagas

Comentários (0)

festivalcerroCom inspiração na Campanha da Fraternidade de 2017, a terceira edição do Festival ANCORÁ - Curta Ambiental Nordeste Cerro Corá 2016 traz este ano a temática "Biomas Brasileiros", de 08 a 10 de dezembro, no município de Cerro Corá.

O Festival conta com duas mostras competitivas: Mostra de Curtas Ambientais  do Brasil, compostas de filmes produzidos em qualquer lugar do país; e a Mostra de Curtas Ambientais Estudantil de Cerro Corá, composta por filmes produzidos por estudantes cerro-coraenses. Além da realização de debates entre organizadores, profissionais da área e espectadores, incluindo crianças, estudantes e adultos; e da Mostra Cine Rural, que leva cinema e entretenimento à população e vai acontecer no dia 08 de dezembro, na quadra de esportes do Assentamento Santa Clara II, a partir das 17h30.

Os interessados em exibir seus audiovisuais, com no máximo 1 minuto, devem realizar a inscrição até amanhã (6), pelo e-mail contato@casufilmes.com seguido do link do vídeo postado no YouTube e, no assunto, conter o título do filme. O arquivo também pode ser encaminhado através de Wetransfer, Dropbox ou afins, contudo, não será aceito DVD's. A premiação é em dinheiro. Leia regulamento completo: https://drive.google.com/.../0B_vfid-b3oXeWEtTZWlXbGFJVzQ/view

O III ANCORÁ é um Projeto da CASU Filmes e ONG Navima. Nesta terceira edição conta com o patrocínio da Força Eólica do Brasil, que é uma Joint Venture da Neoenergia com a Iberdrola e com o apoio da Prefeitura Municipal de Cerro Corá, do Sebrae/RN, da Pousada Colina dos Flamboyants e da Água Mineral Santa Clara. Todo o acesso ao Festival é gratuito e será realizado no Cine Canário, com premiação na Praça Central.

supercopia_ok

Comentários (0)

Conselheiro_Gilberto_Jales_apresenta_voto_durante_sessoO Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) decidiu emitir parecer prévio favorável à aprovação, com ressalvas, das contas do governador Robinson Faria relativas ao exercício financeiro de 2015. O parecer será enviado para a Assembleia Legislativa do RN, a quem cabe, com base na análise da Corte, julgar as contas do Governo.

O processo foi relatado pelo conselheiro Gilberto Jales, cujo voto foi aprovado por unanimidade. Segundo o voto do conselheiro, a aprovação com ressalvas se deu porque as constatações do relatório técnico "são de natureza formal, seja por descumprimento de exigências legais e regulamentares, seja por se tratarem de impropriedades técnicas, não comprometendo a aprovação das contas sob apreço".

O Tribunal de Contas irá abrir processos autônomos para apurar fatos constatados pela equipe técnica, entre eles o descumprimento das exigências legais para abertura de créditos suplementares. Além disso, a decisão estabeleceu a inclusão de quatro temas no Plano de Fiscalização Anual. São eles: "a legalidade e economicidade das renúncias de receita, em especial aquelas realizadas com base em programas de desenvolvimento econômico como o PROADI" e "a legalidade do cancelamento de Restos a Pagar processados praticado nos exercícios 2015 e 2016", no plano 2016/2017; e no plano 2017/2018, "a efetividade dos instrumentos de planejamento do Estado", além da "eficácia, eficiência e efetividade dos meios utilizados para controle e cobrança da Dívida Ativa".

A Corte de Contas também decidiu pelo envio das recomendações presentes no relatório para o Executivo Estadual, acerca da necessidade de adotar medidas cabíveis para equacionar o déficit relativo à Previdência do Estado; dar prioridade à cobrança da Dívida Ativa do Estado, cujo saldo em 2015 era de R$ 6,1 bilhões, "com a adoção de um melhor controle do respectivo crédito, inclusive com o monitoramento permanente"; adoção de procedimentos para diminuir a inadimplência no âmbito da Caern, fixada em R$ 55 milhões em 2015, e diretrizes para sanar "os elevados aportes financeiros" do tesouro estadual no âmbito da Datanorte, que em 2015 chegaram a R$ 73 milhões; entre outras.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

quitinobocaiuva

Escola Quintino Bocaíuva reelegeu diretor

A rede estadual de ensino passou na última terça-feira por processo de eleição dos novos diretores das instituições de ensino de mais de 700 escolas em todo o estado.

Na região Trairi, 21 escolas definiram seus novos gestores. Em Santa Cruz, sete escolas conheceram os diretores que assumem a nova gestão a partir do início de 2017, para biênio até final de 2018.

Os eleitores em Santa Cruz foram os seguintes: na Escola Cosme Ferreira Marques, a chapa eleita foi Francisco das Chagas Carlos Sales diretor, tendo como vice Veraneide Calixto da Silva.

Na escola Isabel Oscarlina Marques, a diretora eleita foi Walteiza dos Santos Santiago Freira, tendo com vice Maria Auxiliadora Ferreira de Lima. Na escola João Ferreira de Souza, foi eleita diretora Maria do Socorro de Souza, tendo como vice-diretor Clodoaldo Farias de Andrade.

Na escola José Bezerra Cavalcanti, o diretor eleito foi Marcos Ribeiro Costa, tendo como vice-diretora eleita Josirene Olegário da Silva Costa. Na Escola Pedro Severino Bezerra, a diretora eleita foi Maria de Fátima Soares de Pontes.

Na escola Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro, o atual diretor Wandeburg Monteskier Costa da Silva foi reeleito. Ele tem como vice-diretor Meire Jan Silva. Já na escola Rita Nely Furtado, o diretor eleito é Josenaldo Fernandes da Silva, tendo como vice Joacildo de Medeiros Galvão.

A única escola de Santa Cruz com disputa foi a Quintino Bocaíuva. O atual diretor Diogo Pereira da Silva, foi reeleito com 77,72% dos votos válidos. Ele tem como vice a professora Francisca Zélia Justino Rodrigues. O outro candidato foi Francisco das Chagas Pontes, que obteve 22,28% dos votos válidos.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

O governo federal deve enviar nesta semana ao Congresso Nacional uma proposta de reforma da Previdência para mudar as regras de aposentadoria. A medida é considerada prioritária pelo Palácio do Planalto para recuperar a economia.

Na Câmara dos Deputados, os parlamentares podem votar a medida provisória que muda o currículo do ensino médio.

Entre as comissões, os partidos continuarão a indicar nomes de integrantes para o colegiado que irá rever a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que abriu brecha para liberar o aborto até o terceiro mês de gravidez.

Com informações do G1

supercopia_ok

Comentários (0)

A Receita Federal deve anunciar nesta semana a liberação para consulta do último lote regular de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. Serão liberadas também restituições dos exercícios de 2008 a 2015 de declarações que deixaram a malha fina. O crédito bancário para os contribuintes incluídos na lista será feito no próximo dia 15.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte terá que acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone, no número 146. O Fisco disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações e à situação cadastral no CPF. Os contribuintes que não forem relacionados no último lote terão que aguardar a liberação de lotes residuais no próximo ano.

Comentários (0)

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva Cruz, recebeu o prefeito eleito de Macau, Tulio Lemos, para reunião que durou cerca de uma hora, oportunidade em que foram tratados vários assuntos que ligam a instituição a Macau, inclusive a reabertura do Campus de Macau que há anos não conta com cursos presenciais.

Durante o encontro realizado nesta sexta-feira (2), a reitora Ângela Paiva afirmou que "esta é a primeira vez que vejo um prefeito de Macau buscar parceria com a UFRN e fico muito feliz, pois tenho certeza de que a instituição tem muito a oferecer de contribuição ao desenvolvimento do município".

Segundo Tulio Lemos, Macau tem cerca de 20% de analfabetos. "Precisamos erradicar essa mancha, mas também queremos a contribuição da UFRN para nos ajudar a estudar o nosso subsolo em busca de água potável. Precisamos da instituição para dar andamento ao Projeto das Águas Mães de Salinas, norteamento na produção de energias renováveis e em outros setores que representem a contribuição para o crescimento de Macau".

Por várias oportunidades, a reitora pediu a participação do pró-reitor João Evangelista – que é macauense – e recomendou a revisão dos cursos presenciais que funcionarão com a reabertura do Campus de Macau, cujo processo encontra-se no Ministério da Educação (MEC).

banner_carloschagas

Comentários (0)

pe.vicente_santacruzA igreja católica precisa de mais sacerdotes como Pe. Vicente Fernandes Neto, pároco de Santa Rita de Cássia.

Sem medo de utilizar a tribuna da igreja, ou as rede sociais, Pe. Vicente faz hoje o que muitos sacerdotes fizeram há anos atrás: defender a justiça social e procurar melhorar a sociedade em que vivemos, priorizando os mais pobres e necessitados.

Foi assim neste final de semana, quando em sermão, o padre desabafou. Falou sobre a insuportável onda de insegurança do nosso estado, que fez mais uma vítima inocente, um professor da cidade de Tangará. E sugeriu até que o governador renunciasse, pois, segundo o padre, nosso representante do executivo estadual não dá mais conta de tirar o estado desta situação. Tudo em um tom sereno e que nos fez lembrar da importância da igreja de procurar ser a voz dos que mais necessitam, e daqueles que não tem de onde socorrer para serem ouvidos.

Pe. Vicente nos fez lembrar Monsenhor Raimundo Gomes Barbosa, com a famosa faixa me frente à igreja: "Adutora sim, voto sim. Adutora não, voto não!". Naquela época, muitos encararam como politicagem de Monsenhor, mas hoje todos entendemos que ele utilizou aquele meio para chamar atenção da sociedade e fazer com que seu rebanho não sofresse mais cede. Hoje é um herói da sociedade santacruzense. Assim o fez Pe. Vicente, buscando uma sociedade mais justa em meio a tanta violência.

Mas, como nem sempre é compreendido, foi injustiçado por um veículo de comunicação que disse que era para ele ter até vergonha na cara pelas palavras que usou, distorcendo a importância de todos estes fatos históricos que citei acima e que a igreja precisa retomar para ser a voz da sociedade, onde o sacerdote estiver. Sem se intimidar, padre Vicente respondeu assim ao veículo de comunicação:

"O que é ter vergonha na cara:

Vergonha na cara é você ter coerência, caráter, personalidade, respeito pelo outro. Vergonha na cara é você não ser vendável, não viver a mendigar as esmolas governamentais, para manter um meio de comunicação maquiador e inverídico.

Vergonha na cara é você não ser omisso diante de uma situação desastrosa que vive o nosso RN, vivemos num verdadeiro rastro de sangue de norte, sul, leste e oeste do estado.

Vergonha na cara é saber se comportar com hombridade em qualquer situação, em que você possa se reportar, inclusive nas redes sociais.

Vergonha na cara é você ter coragem e mostrar seu rosto, sem medo de ser retaliado por aqueles que dominam, oprimem e muitas vezes são indiferentes à atual situação em que vivemos, porque para alguns o importante são as gorjetas mensais, por publicarem uma maquiagem mal feita e não publicarem a verdadeira e real situação em que vivem a segurança, a saúde, as estradas, os funcionários e os aposentados do nosso RN.

Somos chamados para anunciar e denunciar. Anunciamos o reino de Deus e denunciamos as injustiças praticadas por aqueles que se dizem representar os anseios do povo sofrido e explorado a cada dia.

Mas senhor Robson Pires, eu entendo a sua revolta e o seu desequilíbrio emocional comigo ou com qualquer outro padre. O senhor perdeu um império de mais de trinta anos, o senhor era um verdadeiro coronel da comunicação no Seridó, quando dominava a RÁDIO RURAL DE CAICÓ, onde tiveram coragem e tiraram do ar, o maior desserviço daquela região, que foi o seu domínio da rádio. Rádio essa, que era usada para os seus próprios interesses, tornando-lhe temido por alguns políticos seridoenses, onde eram chantageados a todo instante. Isso sim que merece ter vergonha na cara e não usar de jogo baixo e sorrateiro. Não se preocupe que o título mencionado no seu blog, não me amedronta e nem me diminui em nada. Rezo pela sua sanidade. Paz e bem."

E assim continuará o sacerdote pároco de Santa Cruz, orgulhando a muitos que o compreendem e fazendo outros tantos não o compreenderem, mas, acima de tudo, continuará sendo uma voz incansável em busca de uma sociedade melhor.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)

IMG-20161203-WA0098A seleção de Santa Cruz conquistou na tarde de hoje o título do Matutão 2016.

Jogando no Iberezão, em Santa Cruz, o time venceu o América de Touros pelo placar de 1x0, gol de Robinho aos 43 do segundo tempo, e ficou com a taça.

Treinado por Jackson Jaedson, que também é secretário de Esportes do município, a seleção de Santa Cruz é formada por 99℅ dos jogadores do município, valorizando os atletas amadores da cidade, que deram conta do recado e garantiram o título para a capital do Trairi. Importante taça em um dos principais torneios amadores do Rio Grande do Norte.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

sebrae_palestrafredO escritório de Santa Cruz do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) realiza na próxima quinta-feira um evento com duas palestras voltadas para os empreendedores do Trairi.

Com expectativa da grande público, serão ministradas as palestras "Varejo Consciente – A alma dos negócios de sucesso", que tem como palestrante um dos mais renomados nomes do SEBRAE no país, Fred Alecrim. A outra palestra é "Marketing e Mídias Sociais", que será ministrada por Ann Cyntia.

Para participar do evento, os interessados já podem se inscrever no SEBRAE. A taxa de inscrição custa apenas R$ 10,00 e caso o empreendedor queira participar da palestra e adquirir o livro de Fred Alecrim, o valor fica em R$ 30,00. O evento acontecerá no auditório do IFRN Santa Cruz.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

ptbrn_executivaO presidente do diretório estadual do PTB, Getúlio Batista, assumiu nesta quinta-feira (1) em Brasília uma cadeira na Executiva Nacional do partido. Essa é a segunda vez na história do partido que um representante potiguar assume a vaga.

Getúlio agradeceu a oportunidade de lutar pelo partido também em nível nacional. Ele lembrou que o partido existe no RN há 34 anos e que nesse período apenas Fernando Bezerra, na condição de senador, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), líder do governo e ainda ministro, assumiu a função.

"Estou muito grato ao presidente Roberto Jefferson e aos demais membros da Executiva. Me sinto muito honrado em poder ocupar esse lugar. É mais um passo para o fortalecimento do partido no RN", externou.

banner_carloschagas

Comentários (0)

IMG-20161202-WA0167Os esforços de uma equipe comprometida com o desenvolvimento de uma política voltada para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes foram reconhecidos nesta sexta-feira (02) e Santa Cruz foi certificado com o “Selo Unicef – Município Aprovado”. A solenidade de entrega da certificação aconteceu na Escola de Governo (Centro Administrativo), em Natal/RN.

A Prefeitura enviou uma comitiva formada por gestores e técnicos de várias secretarias para representar Santa Cruz, um dos 49 municípios potiguares contemplados na edição 2013-2016 do “Selo Unicef”. Adolescentes santa-cruzenses também estiveram na comitiva.

Para receber a certificação, a Prefeitura de Santa Cruz criou uma equipe multidisciplinar com técnicos de várias áreas da administração pública (assistência social, saúde, educação, esportes e lazer) para colocar em prática as ações estratégicas e, consequentemente, atingir os indicadores de impacto social preconizados pelo Unicef para que o município pudesse receber a certificação. As ações foram desenvolvidas com o objetivo de garantir sete direitos: de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; e de brincar, praticar esportes e se divertir.

supercopia_ok

Comentários (0)

Os três aviões da Força Aérea Brasileira (fAB) que estavam na Colômbia para o resgate de vítimas do acidente com o avião da Chapecoense deixaram, no fim da tarde desta sexta-feira (2) a Base Aérea de Rionegro, em direção a Chapecó (SC), levando 56 corpos. Antes do destino final, haverá uma parada em Manaus, para abastecimento e para o desembaraço alfandegário.

Antes do embarque dos corpos, houve uma cerimônia religiosa na Base Aérea, celebrada por um padre colombiano. A previsão é que os aviões cheguem às 8h deste sábado (3) em Chapecó. O velório coletivo de 51 das 71 vítimas do acidente será logo em seguida, no estádio do clube alviverde, a Arena Condá.

Comentários (0)

A Câmara dos Deputados marcou para a próxima semana a votação, em plenário, da medida provisória (MP) que estabeleceu uma reforma no ensino médio.

Por ter força de lei, a MP está em vigor desde que foi editada, em setembro, pelo presidente Michel Temer.

Após ter sido publicada no "Diário Oficial da União", a proposta foi analisada por uma comissão especial do Congresso, que aprovou o texto na última quarta (30). Concluída a análise do texto pelo plenário, a MP seguirá para o Senado.

A proposta originalmente enviada pelo governo Temer previa que os conteúdos de artes, educação física, filosofia e sociologia deixariam de ser obrigatórios no ensino médio e o conteúdo dependeria do que fosse incluído na futura definição da Base Nacional Curricular Comum.

Com informações do G1

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)

IMG-20161201-WA0189Santa Cruz enviará uma comitiva formada por gestores, técnicos, adolescentes e outros profissionais para a solenidade de premiação do Selo Unicef – Município Aprovado (edição 2013 – 2016). O evento acontece nesta sexta-feira (02), na Escola de Governo, em Natal/RN, a partir das 8 horas. Santa Cruz é um dos 49 municípios potiguares que irão receber a certificação por apresentar melhorias nos indicativos infantis.

A metodologia desta edição inclui "Ações Estratégicas" (o que os municípios precisam realizar) e "Indicadores de Impacto Social" (os resultados que os municípios precisam melhorar) que envolvem sete direitos: de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; e de brincar, praticar esportes e se divertir.

Na última sexta-feira (25), dia em que foi feito o anuncio oficial dos municípios que seriam certificados, a Prefeita Fernanda Costa comentou sobre a excelente informação recebida e externou a sua felicidade. "Estávamos todos muitos ansiosos e recebemos com uma imensa alegria, com a satisfação do dever cumprido, da luta, da batalha para que nós pudéssemos ter os avanços voltados para as nossas crianças, para os nossos adolescentes, num trabalho que foi desenvolvido nesses quatro anos e que, graças a Deus, agora culmina com essa certificação como resposta, como comprovação dos avanços que conquistamos", disse Fernanda Costa.

Comentários (0)

IMG-20161201-WA0188Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, realizou no último sábado(26), no Estádio Municipal Iberê Ferreira de Souza (Iberezão), as finais das duas principais competições de futebol de campo do município:  o "Municipal" e o "Ruralzão". As competições tiveram início no último mês de julho e reuniram 28 equipes. Foram mais de 60 partidas disputadas.

O título de campeão do "Ruralzão" ficou com o "Rancho Kambito", que superou na final do time do "Pau de Leite". Já no "Municipal",  o campeão foi o  "Eva bary", que  levou a melhor sobre a equipe do "Juventude".

Acompanhada do Deputado Estadual Tomba Farias, a Prefeita Fernanda Costa prestigiou os jogos das finais das duas competições e ratificou o seu apoio ao esporte amador do município, além de agradecer a participação das equipes e o empenho dos profissionais da Secretaria de Esportes e Lazer na organização de mais uma competição de sucesso realizada na sua gestão.

Além de uma premiação que vai de troféus e medalhas, a competição busca valorizar ainda mais os atletas com premiação em dinheiro, como também com a entrega de uniformes completos às equipes vencedoras.

As finais da competição foram prestigiadas com a presença do ex-jogador Athirson, ídolo do Flamengo e com passagens também pela Seleção Brasileira, além de clubes como o Santos, Cruzeiro e outros clubes do futebol europeu. Hoje treinador, Athirson comandará o Alecrim no Campeonato Estadual 2017.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)

santacruzok_canindeSanta Cruz hoje vive mais um dia histórico. A cidade completa 102 de existência, comemorando um passado de lutas, um presente de conquistas e um futuro promissor.

Atualmente, o município é um dos que mais cresce no estado e gera emprego e renda, especialmente após o advento do turismo religioso e de ter se tornado um polo universitário, com campus da UFRN e IFRN.

Os anos tem sido de consolidação nestas áreas, que promete muito desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida dos santa-cruzense.

Parabéns a capital do Trairi e que a cidade continue a crescer e melhorar para seus filhos naturais e os adotados por este povo batalhador e acolhedor.

Foto Canindé Soares

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) realiza no dia 30 de novembro, o I Mutirão Nacional da sua Rede de Hospitais Universitários Federais, para atender pacientes com a realização de cirurgias, exames e consultas. A iniciativa conta com ações para mais de três mil pessoas nos 39 hospitais filiados, presentes nas cinco regiões do Brasil.

No Rio Grande do Norte, os três hospitais universitários da UFRN estarão envolvidos na ação, o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) realizam em um único dia, 25 cirurgias urológicas e 20 cirurgias de retirada de nódulos mamários, respectivamente, e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), localizado na cidade de Santa Cruz, oferta 400 atendimentos para os municípios do interior, entre mamografias, ultrassonografias, exames de PSA e cirurgias de ligadura de trompas.

As unidades geridas pela EBSERH no RN mobilizam, simultaneamente e ao longo de 10 horas ininterruptas de trabalho, equipes de cirurgiões, anestesistas, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos e outros profissionais de saúde.

De acordo com a ouvidoria da HUAB serão oferecidos, também, serviços de prevenção do câncer bucal e atividades educativas com residentes médicos e multiprofissionais e estudantes sobre os seguintes temas: câncer de próstata, câncer de colo uterino, câncer de mama e câncer de boca. A ação tem início às 7h e vai até às 22h, nas dependências do hospital.

A expectativa do evento é diminuir em cerca de 32% a fila de espera dos hospitais e do Sistema Único de Saúde (SUS) em especialidades pontualmente escolhidas e de acordo com o perfil de cada instituição participante, levando em conta as carências locais.

O mutirão é uma oferta extra de serviços, fora da rotina normal das unidades. Outras informações podem ser conferidas por meio dos telefones (84) 3291-2324/3291-2325, ramal 208, ou pelo site da EBSERH.

supercopia_ok

Comentários (0)

souza

O professor Mairton França, titular da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do RN, e o engenheiro, professor e escritor Clauder Arcanjo são os mais novos cidadãos norte-riograndeses. Os títulos foram entregues na manhã desta quarta-feira (30) em sessão proposta pelo deputado Souza Neto (PHS) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

O parlamentar destacou o extenso currículo dos homenageados e a importância da outorga do título. "Minha fala é revestida de um caráter especial e pessoal. Tenho certeza que os títulos de cidadania que o Poder Legislativo do RN entrega hoje ao professor Mairton França e ao engenheiro, professor e escritor Clauder Arcanjo, são, de fato, manifestação de reconhecimento e também de justiça. Os agraciados passam a ser irmãos, conterrâneos, parte de nós mesmos", disse.

Natural de Fortaleza, José Mairton França foi breve em seu discurso. "O lugar de onde somos é aquele que nos identifica. Que escolhemos ser, viver e ser felizes. Para mim, este lugar é o Rio Grande do Norte. Minha terra das oportunidades. Desde criança ouço minha avó, a mãe do meu pai falar do povo daqui sempre com muita admiração. E ela me falou que a origem do meu sobrenome é potiguar. Uma alegria para mim", destacou.

Um pouco mais emocionado, o também cearense Clauder Arcanjo agradeceu à família e amigos. "Obrigado. Estou muito emocionado e feliz. Nesta terra de Cascudo estou há quase 30 anos. Minha Santana do Acaraú está um pouco enciumada, sabe que estou morrendo de amores pelo solo potiguar, mas devo dizer que nunca rompemos com nossa terra natal. Mas o solo potiguar está marcado em minha memória afetiva", discursou.

LANÇAMENTO

Depois da entrega dos títulos o professor Clauder Arcanjo lançou o livro Cambono, de sua autoria, na Assembleia Legislativa. Em formato de novela-folhetim , o autor constrói uma trama labiríntica em que o cotidiano dos moradores da fictícia Licânia é retratado de forma surpreendente.

OS HOMENAGEADOS

Antônio Clauder Alves Arcanjo (Clauder Arcanjo)

Engenheiro civil, formado, em 1985, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é natural de Santana do Acaraú-CE. Escritor, publicou as seguintes obras: Licânia (contos), Lápis nas veias (minicontos), Novenário de espinhos (poemas), Uma garça no asfalto (crônicas), e o livro de aforismos, edição bilíngue português-espanhol, Pílulas para o silêncio (Píldoras para el silencio), lançado em outubro de 2014, em Salamanca – Espanha. No prelo, obras inéditas nos seguintes gêneros: romance, resenhas literárias e novela. Reside em Mossoró-RN, desde 1986, sendo um dos editores da Sarau das Letras. É membro da Academia Mossoroense de Letras (AMOL), da Academia Maçônica de Letras do Rio Grande do Norte (AMLERN), da Sociedade Brasileira para Estudos do Cangaço (SBEC) e do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP). Cronista semanal dos jornais Gazeta do Oeste e O Mossoroense, além de colaborador de diversos sites literários. Clauder Arcanjo é, também, um dos coordenadores do programa Pedagogia da Gestão, na Tv Cabo Mossoró (TCM), programa este voltado para o incentivo às boas ações de gestão, educação e cultura na região.

José Mairton Figueiredo de França

Nasceu na cidade de Fortaleza - CE. Em 1990 chegou ao Rio Grande do Norte para residir com a família na cidade do Natal, onde morou até 1994. É economista, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre em economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ocupou os cargos de Diretor de Pós-Graduação e Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação no período de 1998 a 2000 na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). No campo da pesquisa acadêmica, o Prof. Mairton França foi líder do grupo de pesquisa sobre "estudos de eficiência e produtividade" da Faculdade de Ciências Econômicas da UERN. Na Prefeitura Municipal de Mossoró em janeiro de 2005, assumiu a função de assessor técnico da Secretaria Municipal da Cidadania, e depois o cargo de Gerente Executivo da Gestão Ambiental (em outubro de 2005 a dezembro de 2012). Atuou no Grupo de Trabalho Local para a elaboração do Plano Diretor de Mossoró-RN, na elaboração do Código Municipal de Meio Ambiente e como colaborador na elaboração do Código de Obras, Edificações e Posturas e dos Planos de Mobilidade Urbana e de Gestão dos Resíduos Sólidos do Município de Mossoró. Atualmente ocupa o cargo de Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, onde preside o Conselho Estadual de Recursos Hídricos - CONERH, o Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONEMA e o Conselho de Administração da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte-CAERN, tem conseguido através de reiteradas visitas ao ministério da Integração à liberação de Recursos para obras importantes como a Barragem de Oiticica e projetos de integração de Bacias hidrográficas, bandeiras defendidas pelo Secretário e pelo Governo do Estado.

Comentários (0)

azul

Em alusão ao Novembro Azul, período que marca a campanha nacional de conscientização de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Assembleia Legislativa preparou a programação especial 'Circuito Saúde', voltada para o atendimento dos servidores da Casa. A ação, de iniciativa do setor Médico, acontece ao longo desta quarta-feira (30), na sede do Legislativo.

"Trata-se de um mutirão multiprofissional com ações direcionadas para a saúde do homem, em especial à prevenção do câncer de próstata. Dentre os diversos atendimentos que estão sendo oferecidos, destacamos a coleta de exame PSA (Antígeno Prostático Específico), que serve para diagnosticar alterações na próstata. É mais uma iniciativa da Assembleia em atenção à saúde e qualidade de vida de seus servidores", explica o coordenador de saúde e assistência social da Casa, Ricardo Fonseca, ressaltando ainda a campanha do Outubro Rosa promovida pelo setor.

Além do exame PSA, o Circuito Saúde contempla consulta médica com urologista, vacinação antitetânica e hepatite b, aferição de pressão, teste de glicemia, ginástica laboral, orientações sobre alimentação saudável, prevenção à DST's, distribuição de folhetos e preservativos, além de práticas integrativas, complementares e uso de florais.

Na fila de espera para o exame de PSA, o servidor Ricardo Alexandre de Oliveira (41) comemorou a iniciativa. "É uma oportunidade que a Assembleia nos oferece para checarmos as nossas condições de saúde e nos prevenirmos de algumas doenças. Ações louváveis como essa devem se repetir constantemente", disse ele, ressaltando ainda a importância do diagnóstico precoce para a cura do câncer.

As ações do Circuito Saúde tiveram início na última terça-feira (29) com a estação anti-estresse, oferecendo atendimento com aromaterapia, reflexologia somática, shiatsu e outros equipamentos de destencionamento somático.

Câncer de Próstata

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Rio Grande do Norte terá mais de 900 casos de câncer de próstata até o final do ano. O Estado apresenta a 3º pior taxa do Nordeste, com 57,8 mil casos para cada 100 mil pessoas.

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença. Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de aproximadamente 90%.

supercopia_ok

Comentários (0)

codigo

O Código Estadual de Segurança Contra Incêndio e Pânico (CESIP) foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) em reunião plenária desta quarta-feira (30) A CFF acatou o substitutivo apresentado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde a matéria foi amplamente discutida, ouvindo o Corpo de Bombeiros, o CREA, Fecomércio, Fiern, Faern e Sinduscon.

"Esse projeto foi bastante debatido e tramita na Casa há dois anos. Em nosso relatório estamos permitindo a terceirização dos serviços de parecer para licenciamento, que só poderá ser feito por profissional com especialização na área, já que o Corpo de Bombeiros não poderia permanecer exclusivo nesse trabalho, visto que não tem quadro suficiente para atender a demanda", disse o deputado Dison Lisboa (PSD), relator da matéria.

O relator alterou o Artigo 57 do substitutivo da CCJ proibindo ao militar da ativa e servidor civil da ativa do quadro do Corpo de Bombeiros ser proprietário ou consultor de empresa de projeto, comercialização, instalação, manutenção e conservação nas áreas de prevenção e combate a incêndio e pânico.

"Além disso, depois de estudo aprofundado e ouvindo as entidades da área, reduzimos a majoração das taxas, que no projeto original enviado pelo Governo era de 100% para 70%, ficando no nível praticado por Estados vizinhos", reforçou o relator. A matéria segue agora para a Comissão de Administração e posteriormente ao plenário da Assembleia para votação final.

Para o presidente da Comissão de Finanças e Fiscalização, deputado Tomba Farias (PSB), o substituto agradou as entidades e ao corpo de bombeiros, resolvendo um problema que vinha se arrastando por dois anos.

"Esse projeto, está tramitando desde 2014 e era preciso ter uma solução para que o trabalho não seja interrompido. Vai melhorar a qualidade de vida da população e dar mais celeridade ao processo de regularização dos pareceres quanto à segurança contra incêndio e pânico", afirmou Tomba.

Na reunião, que contou com a presença dos deputados José Dias (PSDB), George Soares (PR) e Ricardo Motta(PSB), foram aprovadas outras seis matérias, limpando a pauta da Comissão.

supercopia_ok

Comentários (0)

FOTO_SEDE-PREFEITURADESANTACRUZ-OKA Prefeitura de Santa Cruz está realizando uma campanha que aborda um importante tema: a poluição sonora. O objetivo é o de conscientizar a população do mal que o som alto ocasiona aos seres humanos e ao meio ambiente.

Spots estão sendo veiculados no rádio e em carro de som com uma informação voltada, principalmente, para donos de bares, restaurantes e de estabelecimentos que utilizam equipamentos de som, bem como, para proprietários de motocicletas com escapamentos alterados e que emitem um som acima do permitido. A mensagem ressalta que é preciso respeitar o sossego alheio e que atitudes contrárias podem ser enquadras em crime ambiental, com sanções previstas em lei.

A iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz atende a uma recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte.

banner_carloschagas

Comentários (0)

MOSTRA-CAMPO-REDONDO-CARTAZPelo terceiro ano consecutivo a prefeitura de Campo Redondo, através da secretaria de educação, realiza a III Mostra Educacional e Cultural. A ação acontecerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro na Escola Aida Ramalho.  Diversos trabalhos científicos e culturais, resultados de aula de campo, ações do Programa Brasileiro de Educação Cidadã implantando no município, estarão sendo expostos.

Resultados de mostras escolares, exposições de projetos, apresentações culturais, musicais, salas temáticas, oficinas de libras e braile, uma variedade de iniciativas nas mais diversas áreas do conhecimento, serão apresentadas. A III Mostra Educacional e Cultural reúne estudantes e educadores da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, além da comunidade.

"Esta será uma oportunidade de vivermos um amplo intercâmbio entre as escolas da cidade e zona rural. Além disse os alunos poderão disfrutar do aprendizado e itinerância do Museu de Ciências Morfológicas da UFRN e do Teatro de João Redondo do projeto João Redondo pelo meio do mundo", destacou a secretária Simone Cortez.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)