Banner
20
Jun

caravanaparaibaDando seguimento a programação da Caravana das Águas nesta segunda-feira (19), em favor da retomada das obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, a comitiva da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte acompanhou visita à Barragem de Boa Vista, no município de São José de Piranhas, na Paraíba. Com capacidade aproximada de 300 milhões de metros cúbicos, a barragem é um dos sete reservatórios que compõem o complexo hídrico do eixo norte.

Integrante da Frente Parlamentar da Água na Assembleia do RN e líder da comitiva que representa a Casa Legislativa na ação itinerante, o deputado Fernando Mineiro (PT) defendeu durante as visitas a necessidade de engajamento do Governo do Estado para a chegada das águas do São Francisco no Rio Grande do Norte.

"Enquanto parlamentares nos cabe cobrarmos ao Governo do RN as ações necessárias para dotar o Estado com a estrutura necessária para recebimento das águas do Rio, quer seja nas questões tocantes à drenagem e saneamento, quer seja em infraestrutura hídrica", argumenta Mineiro.

Após a visita à barragem, a Caravana das Águas seguiu para um ato religioso, ainda no município de São José de Piranhas, onde foi celebrada uma missa em favor da retomada das obras da Transposição. O evento reuniu parlamentares dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, além da comunidade local. Ao final da cerimônia, os participantes seguiram em procissão até o trecho da obra da Barragem de Boa Vista.

Outro integrante da Frente Parlamentar da Água no RN que se fez presente ao evento foi o deputado Hermano Morais (PMDB), que enalteceu a iniciativa do Senado Federal e das Casas Legislativas pela Caravana das Águas. "Essa comunhão de esforços entre Estados e igreja é fundamental para a retomada das obras da Transposição, dando fim ao sofrimento do povo nordestino que já vem sendo castigado pela seca há seis anos", disse Hermano.

A Caravana das Águas é uma iniciativa do Senado Federal, por meio da Comissão de Desenvolvimento Regional, em parceria com a Assembleia Legislativa do RN e demais legislativos dos estados beneficiados pela Transposição.

Nesta terça-feira (20) a Caravana segue a sua agenda com destino aos municípios potiguares de Pau dos Ferros e Caicó, onde participará de audiências públicas para debater o tema e ações necessárias para a chegada das águas nas regiões do Alto Oeste e Seridó do Estado.

A Caravana das Águas iniciou as suas atividades na manhã de ontem, percorrendo a Estação de Bombeamento EBI - 3, em Salgueiro (PE), e Barragem de Jati, no Ceará.

Em 2015, uma comitiva formada por parlamentares norte-rio-grandenses e paraibanos também visitou as obras da transposição que resultou numa audiência pública com o então ministro da Integração na Assembleia do Rio Grande do Norte.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
20
Jun

plenarioasselbleiaA Assembleia Legislativa publicou, nesta terça-feira (20), em boletim eletrônico, o ato que cria a Comissão Especial para análise do mérito da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de número 01, de 2017, que institui Regime Fiscal Especial no Rio Grande do Norte. A Comissão será composta por seis parlamentares e desempenhará suas atividades até o final deste ano.

"Trata-se de uma matéria de suma importância para o Estado, pois trata da contenção de despesas e dos novos investimentos. Pela proposta, os gastos da administração pública devem ser limitados às despesas empenhadas no exercício anterior, razão pela qual esta PEC deve receber ampla atenção da Assembleia", justifica o presidente da Casa, deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), que assina o ato de criação.

De acordo com o despacho do presidente, a Comissão Especial contará com seis deputados estaduais, sendo três titulares e três suplentes. O primeiro grupo será formado pelos seguintes parlamentares: Carlos Augusto Maia (PSD), Dison Lisboa (PSD) e Getúlio Rêgo (DEM). Já os deputados Hermano Morais (PMDB), Albert Dickson (PROS) e Cristiane Dantas (PCdoB) integram o segundo grupo.

A Comissão Especial desempenhará suas atividades e concluirá os trabalhos até o final deste ano. No próximo dia 27 de junho, às 8h30, os deputados nomeados para a análise da PEC se reúnem na Casa para eleger o presidente e o vice-presidente da Comissão.

supercopia_ok

Comentários (0)
20
Jun

assembleiaestudoO Curso de Especialização em Comunicação Pública, pós-graduação lato sensu, oferecido pela Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (EALRN), está com inscrições abertas. O edital foi lançado no boletim eletrônico de 8 de junho. Direcionado, especialmente, à qualificação de servidores do Legislativo Federal, Estadual e Municipal, o curso tem o objetivo de modernizar o processo de gestão do Poder Legislativo, promovendo a valorização do servidor, seja pelo incremento da titulação acadêmica, com avanço na formação escolar de nível superior, seja pelo aprimoramento de seu desempenho funcional.

A turma tem iniciação prevista para o segundo semestre deste ano, no dia 18 de agosto de 2017, com aulas que acontecerão um final de semana por mês (sexta, sábado e domingo). Com duração de 24 meses, o curso terá 400 horas de carga horária, e formação acadêmica com Especialização (pós-graduação lato sensu). Estão sendo disponibilizadas 60 vagas, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso. (Art. 3º c/c § 1º do art. 4º do Ato da Mesa nº 126/2014).

As inscrições já podem ser feitas até o dia 20 de julho de 2017, das 08h às 17h, na central de atendimento da Escola da Assembleia do Rio grande do Norte, localizada na Rua Açu, nº 426, Bairro do Tirol.

Além dos servidores da Casa Legislativa, o curso tem como público alvo servidores de órgãos conveniados à Escola até a data da publicação deste Edital, portadores de titulação acadêmica nível mínimo de graduação.

Confira o edital completo: http://www.al.rn.gov.br/portal/escola/editais 

arraiaradiobanner2017

Comentários (0)
20
Jun

centronefrologia_logoO Centro de Nefrologia Santa Rita oferece a partir desta semana mais uma especialidade para a população do Trairi e regiões vizinhas.

Desta vez, as pessoas que estão precisando se consultar com um endocrinologista tem a opção da consulta com o Dr. Lissandro Barros. Ele estará realizando amanhã atendimentos no Centro de Nefrologia a partir das 15h.

Dr. Lissandro Barros é especialista certificado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia com CRM-RN 4950. Os interessados podem entrar em contato com o Centro de Nefrologia pelos telefones (84)3291-2036/ 3291-3497.

banner_carloschagas

Comentários (0)
20
Jun

semanainternaifrnO campus de Santa Cruz do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realiza até a próxima quinta-feirea a Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho - SIPAT.

O evento contará com diversas palestras relacionadas a temática de prevenção de acidentes. O evento é promovido pela Comissão Interna de Saúde do Servidor Público - CISSP, pela Briga de Incêndio, COASS e o Campus Santa Cruz.

Na quarta-feira, 21 de junho, haverá um treinamento de abandono do prédio, em que todos os presentes deverão participar.

arraiaradiobanner2017

Comentários (0)
19
Jun

caranavaasselbleiaokA comitiva de deputados estaduais do Rio Grande do Norte, integrantes da bancada federal potiguar e membros do Poder Legislativo dos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará já deu início as atividades da Caravana das Águas. Os parlamentares buscam a retomada das obras do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, paralisadas em razão de demanda judicial.

"Essa caravana é fundamental nesse momento, porque está para ser decidida, no Supremo Tribunal Federal, a retomada das obras de transposição do São Francisco, no Eixo Norte, que são uma alternativa para enfrentar a seca prolongada na nossa região", explica o deputado Fernando Mineiro (PT), que integra a comitiva.

A programação da manhã desta segunda-feira (19) se concentrou no município de Terra Nova, em Pernambuco. À tarde, as visitas ocorrem em outros municípios que serão beneficiados com as águas do Rio São Francisco: Jati (CE) e São José de Piranhas e Cajazeiras (PB).

Na terça-feira (20), a Caravana chega ao RN, para realizar audiências públicas nos municípios de Pau dos Ferros e Caicó, nos turnos da manhã e tarde, respectivamente.

A Caravana acontece por ação da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal e conta com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado, por meio da Frente Parlamentar das Águas e do Comitê de Ações de Combate à Seca.

A cobertura da programação pode ser acompanhada pela TV Assembleia ou por meio dos perfis do parlamento potiguar nas redes sociais.

supercopia_ok

Comentários (0)
19
Jun

FOTO-SEDEPREFEITURA-SITEA Prefeitura Municipal de Santa Cruz/RN, por meio da Secretaria Municipal de Administração, vem realizar a convocação para o cargo em caráter temporário, na ordem de chamada dos candidatos classificados, nos termos do Edital do Processo Simplificado nº 001/2015, para atuação na Secretaria Municipal de Saúde, no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF I e CAPS AD III) , a candidata Patrícia Vital de Lima, que deve comparecer na sede da Prefeitura de Santa Cruz, até 20 de junho, no horário das 08:00hs às 11:30hs e das 14:00hs às 16:30hs.

O candidato convocado deverá comparecer munido de documentos originais e 01 (uma) cópia xerográfica de: Cédula de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Comprovação de Obrigações Eleitorais, Certificado de Reservista (se for o caso), PIS/PASEP, Carteira de Trabalho, Comprovação da Escolaridade exigida para o cargo, Casamento ou Averbação de Divórcio, Comprovante de Residência, Comprovante de Conta Corrente do Banco do Brasil (se tiver), conforme o item 11.2 do Edital nº 001/2015 do Processo Seletivo, bem como ainda os candidatos convocados deverão preencher no ato do comparecimento, Declaração de Bens e Declaração de Acumulação de Cargos.

O não comparecimento até às 16:30hs do dia 20 de junho de 2017 será considerado como desistência do candidato, na forma da Lei.

supercopia_ok

Comentários (0)
19
Jun

banco-do-nordeste_logoLevar conhecimento sobre as linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, FNE, a empreendedores de todos os municípios da área de atuação do Banco do Nordeste, composta pelos nove estados nordestinos, mais o Norte de Minas Gerais e Espírito Santo. É essa a ideia central do programa FNE Itinerante, que acontece desde 2009 e prioriza os municípios de baixa renda e/ou com a economia estagnada. No Rio Grande do Norte, o programa começa na próxima semana com três edições nas cidades de Afonso Bezerra, Severiano Melo e Carnaubais, respectivamente, nos dias 20, 21 e 22 de junho.

O FNE Itinerante tem o formato de um encontro de negócios, onde as informações institucionais do BNB e dos parceiros na ação, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN), são repassadas aos convidados: micro, pequenos e médios empresários da cidade sede do evento e, eventualmente, municípios vizinhos. A divulgação das linhas de financiamento inclui o depoimento de  um empreendedor cliente do Banco e a assinatura de contrato de empréstimo.

Este ano, 15 municípios potiguares receberão a caravana do Programa, com a novidade da realização de dois eventos em Natal, em regiões onde os empreendedores têm mais dificuldades de acesso ao crédito. "No geral, os empresários natalenses têm um índice de 'bancarização' bem melhor que outras cidades contempladas com o FNE Itinerante, mas nós conseguimos identificar bolsões onde eles encontram dificuldades na obtenção de empréstimos", explica o gerente de Desenvolvimento Territorial, Agnelo Peixoto Neto.

[BANNER}

Comentários (0)
19
Jun

O Grupo de Pesquisa Espaços da Modernidade, do Departamento de História, da Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN), realiza, entre os dias 27 e 30 deste mês, o I Encontro Nacional Espaços e Modernidade: Acervos, cidades, biografias e identidades. O evento acontece nos auditórios A, B e C do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

O encontro tem como objetivo debater, avaliar e divulgar o trabalho que é feito com os acervos documentais que possuem relação com aspectos da modernidade, como cidades, biografias e identidades. Além disso, também busca ampliar as discussões sobre as temáticas trabalhadas pelo Grupo de Pesquisa Espaços da Modernidade.

O evento terá a participação de pesquisadores de diferentes universidades e instituições do Brasil e conta com a realização de mesas-redondas e espaços para debates de grupos de trabalhos temáticos. As inscrições para ouvintes e para apresentação de trabalhos estão abertas até o dia 21 de junho.

As inscrições para ouvintes devem ser realizadas através da página do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Já para os interessados em apresentar trabalhos, após se inscreverem no Sigaa, é necessário fazer ainda o cadastramento no site do encontro. Nessa mesma página está disponível toda a programação do evento. 

Outras informações podem ser obtidas através do e-mail encontroespacosemodernidade@gmail.com. 

Comentários (0)
18
Jun

plantaopolicial-ok

O Blog O Paralelo traz a informação de que um homem foi assassinado dentro de sua residência no final da noite deste sábado (17), em Santa Cruz, capital da região do Trairi do RN.

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima foi identificada pelo nome de Iranilson Pereira da Silva, 37 anos, vulgo"Naninho", que trabalhava como mototaxista, ele foi atingido por 2 (dois) disparos de arma de fogo. O suspeito do crime é o seu enteado, o pintor Rodrigo da Silva Gonçalves, de 24 anos, que logo após praticar o crime se evadiu do local.

Segundo informações apuradas pelo Blog O Paralelo, o crime ocorreu por volta das 23:30 hrs. na rua Travessa Luiz Marques, no bairro DNER. Ainda de acordo com informações da Polícia Militar, a vítima não resistiu aos ferimentos e foi a óbito no local, dentro do quarto do casal. A esposa declarou a Polícia que não houve discussão entre o padrasto e o enteado.

O Itep foi acionado para remoção do corpo e exames de praxe. O caso será investigado pela 9ª DRP de Santa Cruz. Este é o quinto homicídio registrado em Santa Cruz em 2017.

arraiaradiobanner2017

Comentários (0)