Banner
18
Jul
18
Jul

Check-Up_Vascular__5

A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, regional do Rio Grande do Norte – SBACV/RN realiza dia 17 de agosto, o Check-up Vascular, no shopping Via Direta. A ação envolve médicos angiologistas, cirurgiões vasculares e residentes da especialidade para oferecer, gratuitamente, atendimento individualizado e informações à população.

O Check-up Vascular consiste em realizar consultas médicas para trabalhar a prevenção e orientar sobre os fatores de riscos das doenças vasculares como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), a trombose e o aneurisma; problemas de circulação no geral, maneiras de prevenção e tratamento, orientação quanto aos sinais e sintomas estão entre as atividades da campanha. Em 2018, o evento atendeu cerca de 800 pessoas.

carto_bem_estar

Comentários (0)
17
Jul

deputado_tomba_no_plenrio_03

O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) denunciou que o governo do Rio Grande do Norte pretende fechar o hospital regional de Canguaretama, segundo informações que foram a ele repassadas através de moradores do município. Para o parlamentar, o cenário da saúde do estado é tão caótico que pode ser comparado a suicídio.

"Primeiro foi a tentativa de fechar o hospital Ruy Pereira, depois foi a ameaça de sustar o repasse do hospital infantil Varela Santiago. Agora é o hospital de Canguaretama que enfrenta a possibilidade de fechamento. Concordo com os deputados Vivaldo Costa e Kelps Lima quando cobram providências sobre a questão dos suicídios na ponte Newton Navarro. No entanto, eu digo que a situação da saúde pública do nosso estado está parecendo o suicídio da população", desabafou o parlamentar.

Tomba Farias explica que o quadro da saúde publica é tão grave que pacientes com problemas no fêmur esperam até 15 dias para serem transferidos para hospitais especializados, e quando isso acontece os pacientes já se encontram sequelados.

Para o parlamentar, que é presidente da Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa, é preciso que apareça "um governador ou governadora que resolva os problemas da saúde e segurança do Rio Grande do Norte".

FECHAMENTO

Segundo a direção do hospital regional de Canguaretama revelou ao blogueiro Lucas Tavares, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) já comunicou que haverá um redimensionamento de 40 para 20 leitos no hospital, além do fechamento de duas salas cirúrgicas e a redistribuição de servidores para outros locais.

Ainda segundo a direção, a medida irá ocasionar o direcionamento de mais pacientes para os hospitais de Natal, causando superlotação, como já acontece no Hospital Walfredo Gurgel.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
17
Jul

REUNIAO-SETEDESETEMBRO-001

A comissão intersetorial de eventos da Prefeitura de Santa Cruz voltou a se reunir, na noite desta terça-feira (16), para definir detalhes da Semana da Pátria 2019 e do desfile cívico de "7 de Setembro".

A reunião aconteceu na Escola Miguel Lula de Farias e definiu pontos importantes, como a abertura da programação, que ocorrerá no dia 01 de setembro com um passeio ciclístico intitulado de "Expedição da Pátria".

O encontro também tratou de questões estruturais e de logística, bem como da manutenção do desfile na Rua João Bianor Bezerra, mudança promovida no ano passado e que teve avaliação extremamente positiva.

O tema que será trabalhado esse será "Patrimônio Cultural: Os Bens Materiais e Imateriais do Nordeste Brasileiro". As escolas que participarão das comemorações pela independência do Brasil, 28 no total, irão desenvolver essa temática em suas apresentações por meio de subtemas já distribuídos com as instituições.

Blog_Edipo_Autismo_1950x300px-FINAL

Comentários (0)
17
Jul

banco-do-nordeste_logo

Nesta sexta-feira, 19 de julho, serão conhecidos os vencedores do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional – Edição 2019. O anúncio será feito às 14h30, como parte da programação do XXV Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, que comemora os 67 anos do BNB. O evento será realizado na sede da instituição, em Fortaleza.

O concurso recebeu 284 inscrições, distribuídas nas categorias Grande Prêmio Nacional, para trabalhos sobre o tema "Microcrédito urbano como ferramenta de desenvolvimento econômico e social", prêmios nacionais por mídia (TV, rádio, internet e mídia impressa), prêmios estaduais (incluindo todas as mídias), prêmio extrarregional, para trabalhos realizados fora da área de atuação da instituição, e prêmio universitário.

Os trabalhos jornalísticos premiados apresentam iniciativas de promoção ao desenvolvimento regional realizadas no Nordeste, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo de diferentes perspectivas: econômica, turística, educacional, cultural e ambiental.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
17
Jul

OFICINA-CLICK-INFANTIL-001

A secretaria municipal de Educação de Santa Cruz, realizou, na noite desta terça-feira (16), dentro da programação da formação continuada que realiza com os educadores do município, uma oficina voltada para conceitos práticos do Portal Clickideia.

O encontro desta terça-feira (16), realizado nas dependências da Escola Miguel Lula, no Conjunto Cônego Monte, reuniu os professores da educação infantil. No próximo dia 23 de julho, essa mesma formação será destinada aos professores do ensino fundamental.

A ideia foi apresentar aos professores, na prática, todos os recursos que Portal Clickideia reúne e como eles podem ser utilizados junto aos alunos.

O Clickideia é uma ferramenta adquirida pelo município para oferecer apoio pedagógico aos professores nas aulas ministradas cotidianamente e que foi muito bem recebida pelos educadores que compõem a rede municipal de ensino.

No final do encontro, os professores que participaram da oficina sobre o Portal Clickideia elaboraram um Plano de Aula com Tecnologia, chamado de PAT, que será utilizado no dia a dia com os alunos.

OFICINA-CLICK-INFANTIL-003

banner_carloschagas

Comentários (0)
17
Jul

Julho_Verde_6

"O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê". Você sabia que são esperados 43 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço, por ano, no Brasil? Esse número foi divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCa) e nos serve de alerta quanto ao alcance dessa doença no país. Para auxiliar no trabalho de conscientização da importância do diagnóstico precoce, desde o início do mês acontece no Rio Grande do Norte, o Julho Verde. E, dando continuidade à programação, a Campanha promove neste sábado (20), a Caminhada Verde, no Parque das Dunas de Natal, a partir das 8h e segue até às 11h. O evento é aberto ao público no geral.

A concentração da Caminhada ocorre às 9h, na entrada do Parque e em seguida tem show com Sanderson e Banda (paciente reabilitado após tratamento de câncer de boca). A ação é mais uma forma encontrada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço – SBCCP para chamar a atenção da sociedade e para que, juntos, possam mudar o cenário atual no que se refere a doença. Ainda segundo o INCa, são 10 mil mortes ao ano, decorrentes do câncer de laringe e cavidade oral, decorrente do diagnóstico tardio. Se mantenha distante dessas estatísticas. Uma das alternativas é a mudança de hábito, como: alimentação saudável, prática de exercícios físicos, ter uma boa higiene pessoal, cuidados com exposição solar, não fumar, consumir bebida alcoólica com moderação e manter relações sexuais com preservativos. Tais modificações contribuem muito à prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

Com um programa sempre voltado para a informação e o acolhimento com a sociedade e a capacitação dos profissionais da saúde, o Julho Verde vem realizando ação em hospitais, promovendo simpósios para profissionais da área e, agora, chega ao Parque das Dunas com a Caminhada Verde para uma manhã de encontro e diálogos entre equipe médica multidisciplinar, secretárias e a população.

O Julho Verde é coordenado no RN pelo Dr. Luiz Eduardo Barbalho de Mello, presidente da SBCCP. Tem como objetivo orientar a população sobre a prevenção, sintomas e tratamento da doença e a melhor forma de combater o câncer na região do pescoço e cabeça. O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho.

carto_bem_estar

Comentários (0)
16
Jul

centraldocidadaonovo1

O prédio construído pelo governo do estado para servir como nova sede da Centro do Cidadão de Santa Cruz está abandonado e acumulando lixo, que tem trazido prejuízo para os moradores ao redor.

A obra foi concluída há vários meses e aguarda boa vontade do governo do Estado para ser entregue a população.

No local, plantas já tomam conta de parte da estrutura, e existe lixo em todo o terreno, que está isolado. Segundo populares, não há manutenção na estrutura, o que tem feito com que a obra se tornasse um problema, com a falta de manutenção.

O governo do estado ainda não marcou a data da inauguração da nova sede da Centro do Cidadão em Santa Cruz, mas quando for fazer a entrega será necessário reparos e mais gostos público para fazer o prédio funcionar.

centraldocidadaonovo2

centraldocidadaonovo3

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
16
Jul

VISITA-PINGUELA-001

A Prefeitura de Santa Cruz concluiu na manhã desta segunda-feira (15) o serviço de melhorias em um acesso alternativo existente em nosso município há vários anos que liga o Centro da cidade ao bairro do Paraíso dentro do leito do Rio Trairi.

Conhecido como "Pinguela", o acesso é utilizado diariamente por centenas de veículos e pedestres para cruzar os bairros, sendo uma alternativa para os moradores, sem precisar utilizar a ponte que liga o Centro ao bairro Paraíso.

No serviço, foi colocado material para deixar o local mais alto que o leito do rio Trairi e quatro canos de 400 milímetros para que a água passe por debaixo do acesso, fazendo com que os motoristas e os pedestres transitem com maior facilidade. Foram também instalados refletores nas duas margens para melhorar a iluminação do local e permitir a utilização da passagem também no período noturno.

O prefeito Ivanildinho esteve na obra e constatou de perto que a ação, mesmo sendo simples, traz importantes benefícios para os moradores do bairro Paraíso, que trafegam com maior segurança pelo local.

VISITA-PINGUELA-002

VISITA-PINGUELA-003

Blog_Edipo_Autismo_1950x300px-FINAL

Comentários (0)
15
Jul

tomba_junior1

O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) participou na noite deste domingo (14) do aniversário da liderança política Junior Balada, na cidade de Pedro Velho.

O aniversário de Junior aconteceu em praça pública e reuniu grande quantidade de pessoas, que parabenizaram o aniversariante e mostraram a força da liderança de Junior Balada hoje no município.

Tomba destacou que estará ao lado de Junior Balada em seu projeto político e ressaltou que a liderança tem vontade de trabalhar pelo desenvolvimento do município.

tomba_junior2

Blog_Edipo_Autismo_1950x300px-FINAL

Comentários (0)