Banner
18
Mar

camaraokok

A oposição santa-cruzense continua tentando desenvolver ações pensando na campanha eleitoral.

Na sessão desta terça-feira, o vereador João Victor colocou requerimento pedindo detalhamento dos recursos do teleférico, o que foi negado pela Mesa Diretora da Câmara, com base no regimento interno.

A Mesa Diretora entendeu que os recursos estão disponibilizados na Lei de Acesso a Informação, fato que pode ser conferido por toda a população, inclusive os vereadores, e que o requerimento do vereador oposicionista serve apenas para tentar se promover politicamente.

O presidente do Legislativo Municipal, Fábio Dias, reafirmou ao Blog que a Câmara sempre tem cumprido seu papel fiscalizador e que continuará fazendo isso com responsabilidade, e não com ações políticas que tentem prejudicar o município.

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)
18
Mar

logopref

O prefeito Ivanildinho publico decreto com medidas de contingenciamento de pessoas nos espaços públicos. Veja o decrerto na íntegra:

DECRETO MUNICIPAL Nº 1.845, DE 17 DE MARÇO DE 2020.

O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTA CRUZ, Estado do Rio Grande do Norte, no uso das atribuições que lhe confere a Lei Orgânica Municipal;

Considerando, que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos, e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, na forma do Artigo 196, da Constituição Federal;

Considerando, a Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020 que estabeleceu a quarentena como forma de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrentes do coronavírus responsável pelo surto de 2019;

Considerando, que no último dia 11 de março, a Organização Mundial de Saúde - OMS elevou a classificação do surto do COVID-19 para PANDEMIA;

Considerando, o panorama mundial a respeito da elevada capacidade de propagação do novo coronavírus, dotado de potencial efetivo para causar surtos pandêmicos;

Considerando, por fim, o aumento exponencial dos casos do novo coronavírus (COVID-19) no Brasil, nos últimos dias;

DECRETA:

Art. 1º. As medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrentes do Novo Coronavírus (Covid-19), no âmbito do município de Santa Cruz/RN, ficam definidas neste Decreto.

Art. 2º. Ficam suspensas, pelo prazo de 15 (quinze) dias, a partir do dia 19 de março de 2020, no âmbito do município de Santa Cruz/RN, as atividades escolares da rede municipal de ensino, que envolvam alunos e professores. Sendo mantidas as atividades de cunho meramente administrativo.

Parágrafo Único: Fica reservado o dia 18 de março de 2020, para o acolhimento de pais ou responsáveis, e alunos, visando a orientação acerca das ações a serem tomadas na comunidade escolar sobre o Novo Coronavírus.

Art. 3º. Ficam suspensos, por 30 (trinta) dias, a partir do dia 19 de março de 2020:

I – O atendimento presencial do público externo que puder ser prestado por meio eletrônico ou telefônico;

II - A participação de servidores públicos, próprios ou cedidos, que prestem seus serviços nas repartições municipais, em capacitações e eventos fora do município, excetuados os casos devidamente justificados pela sua indispensabilidade e autorizados pela Chefia do Executivo Municipal;

Art. 4º. Ficam suspensos, por tempo indeterminado, a partir do dia 19 de março de 2020:

I – A concessão de licenças e férias dos servidores municipais que desempenham suas funções nos órgãos ligados à saúde pública;

II – A concessão de alvarás para eventos de qualquer natureza;

III – Os eventos e as reuniões, no âmbito da administração municipal, com público estimado superior a 50 pessoas;

IV – As atividades exercidas nos equipamentos públicos esportivos, tais quais, Quadras, Ginásios, Estádios de Futebol e Centro de Treinamento, além das academias comunitárias;

V – As competições esportivas promovidas pelo Poder Público Municipal;

VI – Os eventos no Teatro Municipal Candinha Bezerra;

VII – As atividades originárias dos Clubes de Convivência para Pessoas Idosas, que acarretem riscos à saúde dos mesmos;

Art. 5º. Qualquer servidor público, empregado público ou contratado por empresa que presta serviço para o Município de Santa Cruz – RN, que apresentar febre e/ou sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia e prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais) ou que tenha retornado de viagem internacional, nos últimos 14 (catorze) dias, deverá permanecer em casa e adotar o regime de teletrabalho, conforme orientação da chefia imediata.

Parágrafo Único. As determinações contidas no caput do presente Artigo, serão compreendidas como medidas de quarentena.

Art. 6º. Os servidores públicos municipais com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos; os portadores de doenças respiratórias agudas e crônicas; os portadores de doenças crônicas graves em geral; as gestantes e as lactantes, poderão permanecer em casa e adotar o regime de teletrabalho, desde que possuam determinação médica atestada em laudo médico detalhado, e autorizado por sua chefia imediata.

Art. 7º. Aos servidores que se utilizarem indevidamente das medidas dispostas nos Artigos 5º e 6º, do presente Decreto, responderão a Processo Administrativo Disciplinar – PAD, nos termos da legislação municipal em vigor.

Art. 8º. Os dirigentes máximos dos órgãos e entidades da administração municipal direta e indireta implementarão medidas estruturais que se fizerem necessárias e que forem recomendadas por órgãos de saúde pública, dentre elas:

I – Adotar medidas de profilaxia, assepsia, sanitárias e de informação em relação ao Novo Coronavírus;

II – Recomendar a realização de reuniões virtuais ou, não sendo possível, que estas sejam realizadas, exclusivamente, com a participação das pessoas indispensáveis à tomada de decisões, à instrução e conclusão do expediente.

III – Determinar a seus subordinados, medidas suplementares ou complementares, que vise ser necessárias ao melhor cumprimento em sua secretaria, preferencialmente, por Portaria.

Art. 9º. As medidas previstas neste Decreto poderão ser reavaliadas a qualquer tempo, e seus prazos minorados ou majorados conforme decisão específica.

Art. 10º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito de Santa Cruz/RN, em 17 de março de 2020.

Ivanildo Ferreira Lima Filho

Prefeito

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)
17
Mar

A Paróquia de Santa Rita de Cássia, em consonância com determinação da Arquidiocese de Natal, publicou uma série de medidas em busca de se evitar a propagação do coronavírus entre os fieis santa-cruzenses.

Entre as medidas, estar a recomendação de que os fieis evitem o comparecimento nas missas, podendo acompanhar via internet as celebrações, incluindo a missa da Coroa de Santa Rita de Cássia, que acontece próximo domingo, o cancelamento da celebração da Crisma que seria realizada no próximo sábado e a procissão de São José no bairro DNER, que seria realizada na quinta-feira, acontecendo apenas a missa de encerramento no bairro.

A seguir a determinação completa da Paróquia de Santa Rita de Cássia:

71aae96a-3e8e-4fde-8feb-943bb5617ab1

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)
17
Mar

tribunal-regional-eleitoral-do-rio-grande-do-norte-tre-rn

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte publicou comunicado aos eleitores que a partir de hoje, dia 17, os atendimentos nos Cartórios Eleitorais, nas Centrais do Cidadão e nos postos de atendimento serão feitos exclusivamente pelo sistema de agendamento.

Os eleitores devem acessar o site www.tre-rn.jus.br e marcar o horário de sua preferência.

A medida preventiva segue as orientações da Organização Mundial de Saúde e autoridades sanitárias brasileiras evitando a aglomeração e ao mesmo tempo protegendo os eleitores e servidores da Justiça Eleitoral do RN.

O agendamento possibilita os serviços de alistamento, transferência, e regularização eleitoral. A medida será reavaliada na sessão plenária desta quarta feira (18/3), ocasião em que o pleno deliberará eventual prorrogação ou ampliação da restrição ora imposta.

Os Cartórios Eleitorais de Santa Cruz orientam aos eleitores da região que as medidas devem ser cumpridas na realidade local.

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)
17
Mar

605577d2-ba8a-4316-a08d-11d6a75d5608

Santa Cruz começa a sentir os impactos do novo coronavírus.

Apesar de não ter casos suspeitos, mas as recomendações do Ministério da Saúde para que se evite aglomerações em busca de que o vírus se propague sem facilidades tem feita a rotina começar a mudar na cidade.

Neste contexto, dois eventos importantes já foram cancelados.

A Rádio Santa Cruz AM cancelou o WorkShop Marketing e Política, que aconteceria nesta quarta-feira, voltado para os pré-candidatos ao pleito deste ano.

Já o promotor de eventos Anderson Lima adiou o show com o artista Mução, que aconteceria no próximo dia 26. Ambos os eventos seriam realizados no Teatro Candinha Bezerra.

Novas medidas serão tomadas nos próximos dias que devem mudar a rotina dos santa-cruzenses.

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)
15
Mar

LOGOMARCA_PREFEITURA

NOTA À POPULAÇÃO

A Prefeitura de Santa Cruz informa à população que está adiada a inauguração da Quadra Poliesportiva da Rua São Braz, no bairro Paraíso, que seria realizada na próxima segunda-feira, dia 16 de março.

O adiamento observa as novas recomendações feitas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), que estão pedindo que se evite aglomerações de pessoas, para que o coronavírus não se propague com maior facilidade.

O Estado do Rio Grande do Norte já tem um caso confirmado e é preciso seguir as todas recomendações para que a população tenha minimizada a chance de ser infectada.

O adiamento acontece também porque o prefeito Ivanildinho ficará, voluntariamente, em quarentena durante sete dias a partir deste sábado (14), após o retorno da viagem feita a Europa nesta semana, para verificar os equipamentos do Teleférico de Santa Cruz, na Suíça.

O prefeito seguirá a nova recomendação do Ministério da Saúde publicada nesta sexta-feira (13) que pede aos passageiros que estão retornando do exterior, mesmo sem sintomas, para ficarem em isolamento durante 7 dias para verificar se apresentam ou não os sintomas do novo coronavírus.

O gestor municipal está bem de saúde e não está apresentando nenhum sintoma do vírus, mas ficará em observação nos próximos dias a fim de garantir que não haja nenhum problema para a população.

A Prefeitura de Santa Cruz pede que as pessoas mantenham a calma e as precauções já tão divulgadas pela imprensa para que se controle o vírus, especialmente realizando higienização constante, e se evite aglomerações de pessoas dificultando a circulação do vírus.

A Prefeitura de Santa Cruz pede ainda tranquilidade a população, pois não há casos suspeitos na cidade, mas quer ressaltar a população das precauções necessárias para que se evite os impactos do coronavírus na cidade.

Assessoria de Comunicação Social

Comentários (0)
12
Mar

89731649_1601223623362997_7074122302597627904_o

A Prefeitura de Santa Cruz vai entregar mais um importante equipamento público para a população santa-cruzense.

Desta vez, será inaugurada a quadra poliesportiva localizada na Rua São Braz, no bairro Paraíso. O local será mais um importante espaço para prática esportiva dos jovens de nossa cidade.

A inauguração será na próxima segunda-feira, dia 16, com a abertura oficial da Copa Bené de Futsal, principal competição esportiva de nossa cidade.

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)
12
Mar

661ad55d06e1234c1efb7102542e73bf

Em outubro deste ano, eleitores de todo o Brasil devem ir às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. A menos de 7 meses das eleições municipais, pré-candidatos começam a se organizar nos estados, e as eleições movimentam os bastidores da política. Como neste ano o pleito terá regras novas, muitas delas criadas em razão da popularização das redes sociais ou em decorrência de problemas identificados pela Justiça Eleitoral em experiências internacionais e nacionais, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por meio da Escola da Assembleia, realizará nos próximos dias 31 de março e 01 de abril, o Seminário "Eleições 2020: Novas Regras".

No primeiro dia, o Seminário será aberto com a servidora do Tribunal Regional Eleitoral Lígia Limeira, que vai falar sobre "Financiamento de Campanha e Prestação de Contas". Em seguida, será a vez do advogado eleitoral Thiago Cortez, que com ampla experiência na área, vai proferir palestra sobre "Condutas Vedadas". Na parte da tarde, a jornalista Renata Passos, encerra o dia com o tema "Convença nas Eleições".

Já no dia 01 de abril, o evento começa com o tema "Inelegibilidade e Registro de Candidaturas", discutido pelo advogado eleitoral Felipe Cortez. E "Mudanças para as Eleições 2020" será o tema que encerra o seminário com o servidor do Tribunal Regional Eleitoral, Arlley Andrade.

A principal alteração se refere às campanhas pela internet e às fake news. Apesar de a votação ocorrer apenas em outubro, o lançamento de pré-candidatos está autorizado, e políticos e partidos devem observar as regras para não infringirem a legislação.

O evento acontecerá no auditório da instituição acadêmica, localizado no anexo da Rua Açu, 426, Tirol. Para participar basta se inscrever pelo site http://escola.al.rn.dti.systems e pelo aplicativo da Escola.

PROGRAMAÇÃO

31 de março

9h às 11h - Financiamento de Campanha e Prestação de Contas – Ligia Limeira (TRE)

11h às 13h - Condutas Vedadas - Advogado Eleitoral Thiago Cortez

13h às 14:30 – Horário para almoço

14:30 às 16:30 - Convença nas Eleições - Jornalista Renata Passos

01 de abril

9h às 10:30 - Inelegibilidade e Registro de Candidaturas - Advogado Eleitoral Felipe Cortez

11h às 13h - Mudanças para as Eleições 2020 - Arlley Andrade (TRE)

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)
12
Mar

medicinaok1

A medicina potiguar acaba de receber um grande anúncio. Os Grupos Delfin Saúde, referência em diagnóstico por imagem e Incor Natal, especialista em clínica e procedimentos de alta complexidade ligados ao coração, fecharam a compra do prédio onde funcionou o Papi, na Av. Afonso Pena, em Natal.

A notícia traz uma grande alegria e conforto aos potiguares, que terão a ampliação da oferta de serviços de saúde especializados, como urgência pediátrica, maternidade, UTIs, entre outros, além de simbolicamente devolver a Natal o hospital que sempre esteve no coração do potiguar.

Num período de dificuldades financeiras, os grupos Delfin Saúde e Incor Natal possibilitam a ampliação do mercado de trabalho e dão uma forte demonstração de confiança na economia do RN.

O prédio onde funcionou o Papi possui aproximadamente 2.860 m2, o que comporta uma capacidade de até 150 leitos, além centro cirúrgico, centro de cuidados intensivos, consultórios, etc. A estrutura funcionará anexa ao Hospital Rio Grande que se transformará em um Complexo Rio Grande com uma potencialidade de até 600 leitos, entre enfermarias e apartamentos, tornando a maior unidade hospitalar da rede privada do Rio Grande do Norte e um das maiores da região Nordeste.

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)
12
Mar

sintomas-coronavirus-910x650

Novo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde às 16h20 desta quinta-feira (12) aponta que o Brasil tem 77 casos confirmados de novo coronavírus. Com mais registros, o estado de São Paulo tem 42 pacientes infectados pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), agente causador da doença Covid-19.

Os principais dados do balanço são:

77 casos confirmados, eram 52 casos na quarta-feira

1.427 casos suspeitos

1.156 descartados

No novo balanço, pela primeira vez aparecem casos confirmados em Pernambuco e no Paraná.

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)