Banner
30
Aug

japi2017

A cidade de Japi foi a única da região Trairi a diminuir em sua população no último ano.

Segundo dados de estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Japi tem até julho de 2017 5.247 habitantes, contra 5.306 habitantes em julho de 2016, uma redução de 1,11% no número de moradores no município.

O crescimento habitacional da região Trairi foi de 0,99% em um ano, impulsionado pelos crescimentos, especialmente, nos municípios de Serra Caiada, Jaçanã, Tangará e Santa Cruz, que cresceram acima, ou próximo, a 1%.

banner_odontopremium

Comentários (0)
30
Aug

bb-santacruzO Banco do Brasil está intensificando a divulgação de uma nova linha de crédito que permite a portabilidade do seu empréstimo para a instituição financeira com as melhores condições do mercado.

Com o Empréstimo Consignado Portabilidade, o cliente pode solicitar a transferência de seus empréstimos contratados em outros bancos para o Banco do Brasil de Santa Cruz, e ter as parcelas debitadas em folha de pagamento.

Para que a ação seja possível, a empresa ou ente público que o cliente trabalha, deve ter convênio com o BB para consignar empréstimos em folha de pagamento. Além disso, o cliente negocia diretamente com o BB as taxas de juros e o valor das parcelas das operações que deseja migrar.

Para solicitar a portabilidade, o cliente precisa informar ao Banco do Brasil o número do contrato a ser migrado, a quantidade de prestações que ainda restam de cada operação e o saldo devedor de cada operação.

Se o interessado já for cliente do Banco do Brasil, ele deve verificar se possui Contrato de Adesão às Cláusulas Gerais do CDC assinado. A assinatura é feita uma única vez e viabiliza o acesso a todas as linhas de crédito. Confira o cliente já tem o contrato assinado acessando sua conta pela internet, verificar também se tem limite de crédito disponível, sua margem consignável disponível com o seu empregador e informar o número do contrato, quantidade de prestações que restam e saldo devedor das operações a migrar para o BB.

A portabilidade é uma oportunidade interessante que os clientes devem ficar atentos para garantir que os empréstimos contratados possam ser quitados com as melhores condições do mercado.

Para mais informações, basta ir a agência do banco do Brasil de Santa Cruz e conhecer a linhas de crédito disponível.

banner_carloschagas

Comentários (0)
30
Aug

DESFILE-OKOs 195 anos de independência do Brasil serão comemorados com uma intensa programação em Santa Cruz/RN. A Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Educação, desenvolverá por mais um ano a "Semana da Pátria", que culminará com o tradicional "Desfile Cívico de 07 de Setembro".

A cerimônia de abertura da "Semana da Pátria" acontece na próxima sexta-feira (01), no Pátio da Matriz, a partir das 8h. Na ocasião, será realizada a corrida do "Fogo Simbólico da Pátria", hasteamento dos pavilhões e apresentações das bandas marciais das escolas do município.

A programação também contará com hasteamentos e arreamentos dos pavilhões nas escolas, passeio ciclístico e o "Desfile Cívico de 07 de Setembro".

07 de Setembro

Desde o primeiro mandato da Prefeita Fernanda Costa, o "Desfile Cívico de 07 de Setembro" passou por mudanças importantes. Saiu do período da manhã e passou a ser realizado à tarde, a partir das 15h, e passou também a ser temático. A mudança de horário trouxe mais conforto ao público e desenvolver um tema especifico enriqueceu ainda mais as apresentações das escolas e instituições que participam do evento.

Depois de tratar de temas como inclusão, de homenagear mulheres potiguares que se destacaram em várias áreas, o desfile desse ano em Santa Cruz/RN contará a história do próprio município. Com o tema: "Revisitando a História do Município de Santa Cruz", as escolas e instituições lembrarão os fatos marcantes, personalizados que contribuíram para o desenvolvimento do município e as transformações pela qual Santa Cruz passou.

Cada instituição que irá participar do desfile recebeu um subtema e já vem preparando por alguns meses a sua apresentação.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)
30
Aug

IMG-20170830-WA0021A academia NadarVida Fitness vai celebrar os dias dos profissionais de nutrição e educação física, responsáveis pela melhorias da qualidade de vida da população em suas áreas específicas.

Denominado EducaNutri, o evento levará para a rua atividades físicas e nutricionais de forma gratuita a população. A ação acontece na próxima sexta-feira, a partir das 16h, na Rua Cosme Ferreira Marques, no Centro, em frente a NadarVida Fitness.

No local do evento acontecerão diversas atividades físicas como funcional, dança, pilates, musculação na academia e demonstração de esportes que são disponibilizados na NadarVida Fitness como Judô, Jiu Jitsu, Karatê e Muay Thai.

Na parte nutricional, o evento está sendo coordenado pela nutricionista Layne Christina, que tem consultório na NadarVida Fitness e conta com apoio da FACISA, que enviará estudantes do curso de nutrição para ajudar a avaliar as pessoas presentes ao evento. As avalições físicas serão feitas, além de dicas de nutrição, verificação de PA e HGT e degustação de alimentos saudáveis.

Fica o convite para toda a população participar da primeira edição do EducaNutri, que acontecerá sexta-feira, das 16h às 22h, de forma gratuita para a população.

banner_odontopremium

Comentários (0)
30
Aug

futsalfemininoComo forma de incentivar o futsal feminino, a Prefeitura de Santa Cruz realizará no próximo dia 16 de setembro (sábado) o Torneio Intermunicipal de Futsal Feminino 2017. A competição, que já está com inscrições abertas, deverá reunir equipes de vários municípios da região e terá premiação em dinheiro para as primeiras colocadas, além de troféus e medalhas.

Para confirmar a participação no torneio, o responsável pela equipe deve se dirigir à sede da secretaria municipal de Esportes e Lazer (Centro de Treinamento).  Mais informações também poderão ser obtidas através do telefone: 84 987474428.

O congresso técnico, que definirá as regras da competição, deverá ser realizado no dia 01 de setembro, a partir das 16h, no CT, com a participação dos representantes das equipes inscritas.

banner_carloschagas

Comentários (0)
30
Aug

Na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), pais e mães participam de um conjunto de ações que fazem parte do Planejamento Familiar, garantindo direitos iguais a mulheres e homens acerca da escolha em ter ou não ter filhos. O objetivo é apoiar e orientar, deixando os indivíduos cientes dos recursos de concepção e contracepção, como pílulas, temperatura basal, dispositivo intrauterino, laqueadura tubária e os demais métodos hormonais, cirúrgicos e de barreira.

O assistente social da Maternidade, Thiago Diniz explica que o Planejamento Familiar funciona de forma a contemplar o que está proposto pelo Ministério da Saúde e os critérios previstos na lei do planejamento familiar. "Nós trabalhamos numa perspectiva multiprofissional por meio de atividades clínicas e educativas e aconselhamentos desde a manifestação da vontade da mulher até a realização da cirurgia", disse.

As mulheres gestantes participam do protocolo do planejamento familiar na Maternidade, quando possuem algum fator que configure a gestação como de alto risco ou de risco habitual com história de partos cesáreos, é o que afirma a enfermeira Fernanda Dantas: "Se a mulher é uma gestante inserida no programa, evoluiu para um parto vaginal e permanece com o desejo de realizar a laqueadura tubária, ela deve retornar a partir de 42 dias pós-parto para passar pela consulta médica e exames pré-operatórios para realizar o procedimento". "Se a via de parto indicada para a gestante for uma cesariana, a equipe médica pode realizar uma laqueadura simultaneamente, caso haja o desejo ou a indicação clínica para a laqueadura tubária daquela paciente", acrescenta.

Para a realização da cirurgia existe um protocolo de inclusão, em que se observam os critérios para a mulher poder participar do planejamento familiar, como a idade da paciente, a quantidade de filhos tidos por cesariana (duas ou mais), histórico gestacional, laudo médico ou doença que comprometa a vida ou a saúde da mulher ou do bebê.

"Planejamento Familiar diz respeito, também, ao controle e a quantidade de filhos e o intervalo de uma gestação para outra. Nosso objetivo é dar apoio e orientar a paciente para que faça a escolha adequada e esteja consciente do seu método de contracepção, enfatizando que a laqueadura tubária pode não ser o único recurso a ser utilizado, mas, sim, o último, devido ao fato de ser uma cirurgia definitiva e de que a mulher deve estar preparada e consciente de sua escolha", afirma Maria Fonseca.

O Planejamento Familiar acontece da forma que está prevista na Lei Federal 9.263, de 12 de janeiro de 1996, descrita no artigo 226 da Constituição Federal, e diz respeito a planejar a chegada dos filhos e, também, prevenir a gestação indesejada. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 120 milhões de mulheres em todo o mundo desejam evitar a gravidez. Deste modo, a Lei do Planejamento Familiar foi desenvolvida com o intuito de conscientizar quanto à gravidez e à instituição familiar.

supercopia_ok

Comentários (0)
29
Aug

bb-santacruz

A agência de Santa Cruz do Banco do Brasil está convocando os clientes que desejam antecipar seu décimo terceiro salário para comparecer a agência e conhecer as linhas de crédito oferecidas pela instituição financeira.

O cliente pode antecipar em até 80% seu décimo terceiro salário, aposentadoria ou pensão, desde que seja cliente do Banco do Brasil. A liberação do crédito é feita no ato da solicitação, de forma simples e sem burocracia.

Os principais critérios para que o crédito seja liberado são os seguintes: Possuir conta corrente ativa no BB; Receber salário em conta corrente no BB; Limite de crédito vigente e disponível; Possuir Contrato de Adesão às Cláusulas Gerais do CDC assinado.

Após a solicitação do cliente, o valor creditado imediatamente em sua conta corrente. O pagamento do crédito será feito no recebimento do 13º salário ou no vencimento do contrato, o que ocorrer primeiro e o limite máximo para a linha de crédito é de até R$ 20 mil.

Caso o cliente tenha alguma dúvida ou quiser conhecer a linha de crédito, basta ir a agência do banco do Brasil de Santa Cruz e ter a facilidade de acesso ao serviço.

supercopia_ok

Comentários (0)
29
Aug
28
Aug

AO-SOCIAL-001

A Prefeitura de Santa Cruz foi uma das parceiras na realização do "RedeMais em Ação", ação social e de cidadania promovida pela rede de supermercados  que beneficiou  centenas de santa-cruzenses na manhã/tarde deste sábado (26).

Com uma estrutura montada em parte do estacionamento e no hall de entrada da unidade de Santa Cruz/RN do supermercado, a população teve acesso a inúmeros serviços, entre eles, os da área de saúde, ofertados através de profissionais mobilizados pela secretaria municipal de Saúde de Santa Cruz, que também enviou para o evento a sua unidade móvel de saúde. Os serviços ofertados foram: aferição de pressão arterial, teste glicêmico, teste rápido de HIV, atendimento médico, entre outros.

O "RedeMais em Ação" também contou com corte de cabelo, oficinas de automaquiagem, lavagem de cabelo, hidratação e demonstração de produtos, emissão de documentos, fotografia 3x4, atividades de lazer e recreativas.

Essa foi a 15ª edição do evento promovida pela rede de supermercados, a primeira em Santa Cruz/RN, e os números superaram todas as expectativas. Foram realizados, das 9h às 15h, 2.269 atendimentos.

AO-SOCIAL-003

supercopia_ok

Comentários (0)
28
Aug

Facisa_certook

A Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), campus de Santa Cruz da UFRN, promove a partir da próxima segunda-feira mais uma edição da Semana de Nutrição.

O evento, que acontece nas dependências da FACISA, visa mostrar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes ao longo do ano nas disciplinas que compõe o curso de nutrição, além de formar a população com palestras e oficinas.

A semana também serve para comemorar o dia do nutricionista lembrado em 31 de agosto. Os estudantes estão coordenando os trabalhos e as ações que serão levadas ao público externo a partir de segunda.

Uma das oficinas que será ofertada a população é a que trata sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado pelo Ministério da Saúde que contem dicas de como deve ser feita uma alimentação saudável.

Durante a semana, a população está sendo convidada pela FACISA para participar de todas as atividades, além de conhecer a estrutura da clínica escola de nutrição que pode ser utilizada pela população cotidianamente.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)