Banner
23
Jun

O grupo de pesquisa Os Espaços na Modernidade, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promove o I Encontro Nacional Espaços e Modernidade: Acervos, Cidades, Biografias e Identidades. O evento ocorre de 27 a 30 de junho no auditório A do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

O encontro tem o objetivo de debater, avaliar e divulgar o trabalho com os acervos documentais relativos a aspectos da modernidade como cidades, biografias e identidades. Pretende-se ampliar o debate sobre as temáticas relacionadas aos objetos de pesquisa e aos trabalhos de extensão realizados pelo grupo e comunidade acadêmica em geral.

O evento busca ainda ampliar as experiências no trabalho com acervos biográficos, bem como sua relação com a produção historiográfica, revelando novos caminhos, além de sugerir procedimentos de pesquisa, conjecturar abordagens e aportes teóricos e favorecer a circulação de ideias.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento.

supercopia_ok

Comentários (0)
23
Jun

portoalegreal

Trabalho, Stress e Saúde. Esse foi o tema do 19° Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho e do 9° Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de junho, em Porto Alegre, e contou com a participação de duas servidoras da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A Casa foi representada pela psicóloga Andrezza Amaral e pela assistente social Cláudia Catarina, que compartilharam, durante os eventos, a atenção do legislativo estadual aos seus servidores.

"Valorizar e trazer melhorias para o servidor é fundamental para alcançarmos um novo cenário de gestão de pessoas na nossa instituição, exatamente o que temos realizado na Assembleia Legislativa e dividimos com os demais participantes dos eventos", destaca Andrezza. "Trabalhamos de forma multidisciplinar e contamos com a participação ativa dos servidores para o sucesso dos nossos programas", explicou Cláudia. As duas integram a Coordenadoria de Recursos Humanos da Casa.

Modelos de programas de qualidade de vida no trabalho, a Síndrome de Burnout e a felicidade no trabalho foram alguns dos principais assuntos debatidos no Fórum e no Encontro e a psicóloga Andrezza Amaral acredita que poderá implantar novas ações semelhantes as que vêm sendo praticados por outras instituições no Brasil e fora dele. Além de servidores de diversas instituições, os eventos contaram com palestrantes nacionais e internacionais.

As ações referentes aos programas de qualidade de vida do trabalho apresentadas pelas servidoras foram demandadas e aprovadas pela equipe de Gestão da Assembleia Legislativa em seu Planejamento Estratégico concluído para execução no biênio 2017/2018.

arraiaradiobanner2017

Comentários (0)
22
Jun

plantaopolicial-ok

A Policia Militar registrou uma morte e um gravemente ferido na cidade de Japi, região Trairi do estado. Os crimes ocorreram na noite de hoje na residência das vítimas, que são pai e filho.

Segundo informações preliminares, homens invadiram a casa das vítimas e atiraram diversas vezes. O pai identificado inicialmente por Beto, sofreu alguns disparos de arma de fogo e foi socorrido em estado grave para Natal. Já seu filho, identificado por Romildo, morreu na hora, também vítima de disparos de arma de fogo.

Não há informações de quem cometeu e nem as motivações deste crime. A Polícia Militar fez diligências no local, mas não conseguiu colher informações mais precisas de acusados. O caso será investigado pela Polícia Civil em Santa Cruz.

Comentários (0)
22
Jun

ministeriopublico_logo

O Ministério Público da comarca de Justiça de Santa Cruz ajuizou hoje Ação Civil Pública Anulatória com pedido de tutela de urgência, contra o Município de Santa Cruz e todos os vereadores da atual legislatura pedindo a nulidade do aumento de subsídio concedido no ano passado pela Câmara de Vereadores.

Diante da repercussão gerada pelo aumento do subsídio dos vereadores do Município de Santa Cruz para a legislatura 2017/2020, foi instaurado o Inquérito Civil n° 06.2016.00004226-6, cujo objeto era apurar a legalidade do referido acréscimo salarial.

No decorrer da instrução, ficou constatado que a Lei Municipal n° 713/2016 extrapolou o prazo estabelecido pelo artigo 21, parágrafo único, da Lei Complementar n° 101/2000, fazendo com que a referida norma municipal padeça do vício de nulidade de pleno direito.

Segundo a ação, a publicação do Projeto de Lei aprovado pelos vereadores passou do prazo limite de 4 de agosto do ano passado. Há entendimento que a votação em plenário ocorreu neste dia, mas a publicação da lei, que declara a validade da legislação, foi feita posterior o prazo limite dado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Com isso, o Ministério Público deu entrada em ação judicial na Vara Cível da Comarca de Santa Cruz, tendo por objeto a declaração de nulidade da Lei Municipal supramencionada. No bojo da ação, foi requerida a antecipação de tutela para que seja imediatamente corrigida a ilegalidade constatada, com o retorno do salário para o seu patamar anterior.

Caso a ação seja considerada válida pela Justiça, os vereadores voltam a receber subsidio de R$ 4.300,00, e só poderão aumentar o subsídio no final da legislatura atual, em 2020, para a próxima legislatura, já que é proibido por lei, aumentar o subsidio dentro da própria legislatura.

Com a ação ajuizada hoje, não há previsão para decisão judicial, mas o Ministério Público aguarda que a antecipação de tutela requerida seja analisada o mais rápido possível. A Câmara de Vereadores poderá apresentar defesa sobre o processo.

supercopia_ok

Comentários (0)
22
Jun

fotopfsanta

A Polícia Federal realizou na manhã desta quinta-feira (22) uma operação nas cidades de Santa Cruz, Campo Redondo, São Bento do Trairi, Tenente Laurentino Cruz e Currais Novos

Denominada LAGEDO, a operação serviu para desarticular uma quadrilha envolvida em arrombamento de caixa eletrônico na região. Pessoas foram presas e armas foram apreendidas nas primeiras horas desta manhã.

A operação deve ser detalhada pela Polícia Federal ao longo do dia.

supercopia_ok

Comentários (0)
22
Jun

FEIRA-LIVRE

A Feira Livre de Santa Cruz foi antecipada para amanhã. A medida foi assinada pela prefeita Fernanda Costa através de decreto governamental.

A antecipação da feira livre é motivada, principalmente, pelo feriado municipal de São João, no sábado. Com o feriado, as empresas poderiam se prejudicar em exigir que os servidores trabalhassem, por isso da antecipação da feira, para deixar a situação opcional para cada empresário.

A medida é rara e só acontece, geralmente, quando há feriados no sábado.

arraiaradiobanner2017

Comentários (0)
22
Jun

saojoaosbt2017

A Prefeitura Municipal de São Bento do Trairi realiza a partir de hoje a primeira edição do São João do Povo, evento junino que busca movimentar a cultura e a economia local.

Durante três dias de evento, uma grande estrutura foi montada na Praça de Eventos do município para acolher os comerciantes locais, que poderão comercializar seus produtos, sempre com foco neste período junino, e a população de São bento e municípios vizinhos.

O São João do Povo terá apresentações de quadrilhas juninas, espaços para brincadeiras com crianças, sanfoneiros locais tocando músicas típicas de São João e atrações musicas em três noites, de 22 a 24 de junho.

Comentários (0)
22
Jun

festivaljuninocamporedondo

A cidade de Campo Redondo vive os últimos preparativos para o seu Arraiá. Neste dia 22 de junho, quinta-feira, acontece no Ginásio "O Adautão" o IV Festival Cultural promovido pela Secretaria de Educação em parceria com a Assistência Social e a Secretaria de Cultura. Apresentações culturais, quadrilhas dos programas sociais e escolas, são muitas as atrações e surpresas preparadas pela equipe.

Acontecerá ainda um Cortejo Cultural, pelas principais ruas da cidade, denominado 'Na Boca da Noite'. Os grupos teatrais Casa de Taipa de Santa Cruz e Boi de Reis Sete Estrelas de São José do Campestre marcarão presença. O Festival terá início a partir das 15 horas e segue por toda noite. Dias 27 e 28 de junho a festa terá continuidade com o Festival de Quadrilhas de todo estado.

supercopia_ok

Comentários (0)
22
Jun

pfemsantacruz

A Polícia Federal faz operação nesta manhã em, pelo menos, três cidades da região Trairi.

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e prisão em Santa Cruz, São Bento do Trairi e Campo Redondo. Cerca de cinco viaturas estão nas cidades na operação. Segundo informações extraoficiais, pessoas já foram detidas e armas de grosso calibre apreendidas.

A Polícia Federal ainda não divulgou o teor da operação, mas ao longo do dia uma coletiva de imprensa deverá ser realizada.

Foto André Fotos

Comentários (0)
21
Jun

tomba_aparte

"Márcia, amacie o seu coração, pois a "Guerreira" deixou aqui uma grande história e um grande legado, como mãe, administradora, prefeita, vereadora deputada constituinte; por onde ela passou deixou sua história. Vamos daqui para frente só lembrar os momentos bons, a sua vida, os exemplo que ela deixou, inclusive para os administradores jovens".

A declaração é do deputado estadual Tomba Faria (PSB), que em aparte a deputada estadual Márcia Maia (PSDB), destacou que a ex-governadora Wilma de Faria, que faleceu na última quinta-feira, foi parceira de todo o Rio Grande do Norte, levando a presença do seu governo para os municípios potiguares.

"Wilma deixa saudades e a lembrança de uma "Guerreira", uma mulher corajosa, que gostava de desafios", destacou o parlamentar.

Tomba afirmou que a então governadora Wilma Faria foi parceira de sua gestão quando prefeito de Santa Cruz e o ajudou, com recursos do Estado, a construir o Santuário de Santa Rita de Cássia. "Foi assim por todo o Rio Grande do Norte. Ela levou água para japi, Coronel Ezequiel, Jacanã, São Bento e Campo Redondo. Todos os municípios do estado têm a sua marca", enfatizou.

Tomba Farias finalizou lembrando que, em 1981, quando uma grande enchente destruiu Santa Cruz, uma nova cidade foi construída em seis meses, graças ao empenho de Wilma e do então governador Lavoisier Maia.

arraiaradiobanner2017

Comentários (0)