Banner
14
Fev
14
Fev

FOTO-SADEDOHOMEM

Cerca de 25 homens participam da primeira edição da Semana de Saúde dos Homens. A iniciativa, fruto da parceria entre a secretaria municipal de Esportes e Lazer e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), tem o objetivo de incentivar a prática de exercícios físicos entre os homens atendidos na atenção básica do município. A programação do projeto foi iniciada na última segunda-feira (11).

A programação de atividades da Semana de Saúde dos Homens foi planejada e está sendo acompanhada pelo coordenador do NASF, Franklin Bulhões, que também é educador físico. São atividades de musculação, aeróbias e anaeróbias, realizadas sempre na parte da noite, nas dependências do Estádio Iberezão e do Centro de Treinamento (CT).

A Semana de Saúde dos Homens segue até o próximo dia 22 de fevereiro e trata-se de uma ação inédita no município, voltada para promover a saúde do homem por meio de atividades físicas regulares. O grande objetivo do projeto é conscientizar os participantes a combater o sedentarismo.

banner_carloschagas

Comentários (0)
13
Fev

tomba_aparte

Observando que a atual administração estadual está repetindo os mesmos erros das gestões dos ex-governadores Rosalba Ciarlini e Robinson Faria, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) cobrou que a governadora Fátima Bezerra (PT) faça o "dever de casa" necessário para tirar o Rio Grande do Norte do estado de crise em que se encontra. O parlamentar disse que Fátima tem a obrigação de tomar decisões duras, como a privatização de estatais, como a Caern, Potigás, a federalização da UERN, além da revisão do pagamento do contrato do estádio Arena das Dunas.

"São medidas necessárias. O governo tem que abrir mão do cômodo discurso populista do sindicalismo e cortar a própria carne. Não há mágica para tirar o estado da crise. A não execução de medidas dessa natureza só vai aprofundar cada vez mais o rombo nas contas públicas. Vale lembrar que o déficit de caixa aumenta a cada mês", disse.

CONTRAPARTIDA

Destacando que não tem nada contra a Universidade do Rio Grande do Norte, Tomba Farias disse, no entanto, que a federalização da UERN, por exemplo, tem que ser discutida, já que o ensino superior não é obrigação do estado. Na opinião do parlamentar, a federalização da universidade pode ser viabilizada junto ao governo Bolsonaro como sendo uma de forma contrapartida para o apoio do Estado a reforma da Previdência. Tomba ressalta que a instituição consome anualmente cerca de 380 milhões dos cofres públicos para atender inclusive alunos de outros estados, como o Ceará, Paraíba e Pernambuco", disse. Ilustrando a sua opinião, o parlamentar ressaltou que pagar uma universidade privada para alunos do Rio Grande do Norte sairia ainda mais barato do que manter a Universidade.

Para o parlamentar, não adianta Fátima ficar cobrando apenas austeridade dos Poderes, sem "cortar" a própria carne e rever o pagamento do contrato com o Arena das Dunas, as privatizações da Potigás e da própria Caern, que ao ser privatizada geraria uma receita de milhões de ICMS, imposto do qual atualmente ela é isenta por ser uma empresa estadual.

Para Tomba, se essas medidas tivessem sido efetivadas pelos governos anteriores, o estado não estaria com a folha de pagamento dos servidores em atraso, e o governo teria dinheiro em caixa para investir no seu desenvolvimento, ao exemplo da vizinha Paraíba.

banersaomiguel

Comentários (0)
13
Fev

FEIRA-AGRICULTOR

Santa Cruz sediará nesta quinta-feira (14) a primeira edição da Feira da Agricultura Familiar. Essa iniciativa faz parte de um projeto idealizado pela Secretaria Especial de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e que será desenvolvido no município a partir de edital vencido pela Prefeitura de Santa Cruz, que contempla não apenas a capital do Trairi, mas também municípios da região.

A feira tem caráter regional, uma das condicionalidades do projeto. Desta forma, reunirá a produção da agricultura familiar dos municípios que integram o Território Regional do Trairi. A feira também comercializará produtos oriundos do artesanato regional, de várias tipologias.

De acordo com o secretário de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros, o principal objetivo desse projeto é oferecer meios de comercialização ao agricultor familiar. "Do campo para a feira, sem atravessadores. E da feira para as casas dos cidadãos. Uma oportunidade de oferecer para a população produtos frescos e de absoluta qualidade, numa relação em que todo mundo sai ganhando", disse Eduardo Medeiros.

A primeira edição da Feira da Agricultura Familiar reunirá inicialmente 24 feirantes. Acontece nesta quinta-feira (14), a partir das 06h, em uma estrutura que será montada na Praça Presidente Vargas (Praça da Matriz).

carto_bem_estar

Comentários (0)
12
Fev

deputado_tomba_no_plenrio_03

O superintendente substituto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Danyel Lopes de Paiva, comunicou nesta terça-feira ao deputado estadual Tomba Farias (PSDB) que a sua solicitação de construir uma rotatória no trecho da estrada que dá acesso ao município de Campo Redondo será atendida, juntamente com a realização da obra de aplicação asfáltica da BR-104. Segundo o dirigente do órgão federal, o estudo de viabilidade para a execução dos benefícios já está em curso.

Em julho de 2018, o parlamentar havia solicitado ao DNIT a implementação da obra, já que, segundo ele, os frequentes acidentes que acontecem no local, resultam na perda de vidas dezenas de pessoas.

De acordo com o DNIT, além da rotatória solicitada por Tomba Farias, a futura obra de pavimentação asfáltica da BR-104 no trecho que cruza com o acesso a Campo redondo, vai melhorar também o acesso ao município.

Tomba Farias enfatizou por sua vez que trata-se de uma obra que deve ser implementada em regime de urgência. "É urgente a necessidade de implantar a rotatória no KM 137 da BR 226. Ficaremos vigilantes para que o DNIT realize essa obra de importante impacto para a segurança das pessoas, mobilidade e economia da região", ressaltou.

ACESSOCAMPOREDONDO

carto_bem_estar

Comentários (0)
12
Fev

ivanildinho_vencedor

A diplomação e posse de Ivanildinho e Glauther Adriano para os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, em Santa Cruz seguem com datas indefinidas.

Segundo a 16ª Zona Eleitoral, a resolução determina que a diplomação ocorra até o dia 28 deste mês. Antes disso, prazos devem ser cumpridos.

A prestação de contas dos candidatos vencedores e vencidos deve ser feitas até esta quarta-feira, dia 13. Após isso, a juíza eleitoral, Dra. Giselle Cortez, fará o julgamento das contas, para só então diplomar os candidatos eleitos.

Após a diplomação, a Câmara dos Vereadores deve dar posse imediata a Ivanildinho e Glauther Adriano.

carto_bem_estar

Comentários (0)
11
Fev

IFRN_fachadaatualizadaok

Os semestres letivos das instituições públicas potiguares será iniciado nesta segunda-feira.

Os campi do IFRN e da UFRN já estão recebendo os alunos novatos e veteranos desde as primeiras horas desta manhã.

Cada instituição preparou atividades de acolhida para recepcionar os estudantes, mostrar como funciona as instituições e melhorar o acesso dos alunos aos serviços ofertados.

Este mês será de inicio de atividades educacionais. A rede estadual retoma as atividades na próxima segunda-feira, dia 18 e a rede municipal de ensino na última segunda deste mês, dia 25.

bannerfestajapi

Comentários (0)
11
Fev

bolsa-familia-gov-SP

O setor do Cadastro Único da Secretaria Municipal de Assistência Social está alertando os beneficiários do programa Bolsa Família para atualizar a declaração escolar dos seus filhos.

Uma das exigências na área da educação do programa social é que as crianças devem estar cadastradas para ter acesso ao programa. Com isso, anualmente, os pais ou responsáveis devem se dirigir ao setor com a declaração escolar para realizar a atualização.

O dado é importante para garantir que o controle realizado seja feito corretamente e que o aluno esteja em sala de aula, buscando uma melhor educação para seu futuro e garantindo um direito assegurado pela Constituição Nacional.

Além da declaração escolar, também faz parte das condicionalidades da educação a frequência escolar, que é medida bimestralmente e os alunos devem comparecer a, pelo menos, 80% das aulas.

banner_carloschagas

Comentários (0)
11
Fev

renato-competicaojuijtisu

O jovem atleta santacruzense Renato Silva está realizando uma campanha em suas redes sociais para conseguir apoio para participar do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jtisu que acontecerá entre abril e maio deste ano em Barueri, São Paulo.

Renato Silva é uma das revelações da modalidade esportiva no Rio Grande do Norte e tem conquistado diversas medalhas em todos os campeonatos que participa, sendo destaque entre os atletas de sua idade.

Para ajudar, de acordo com Renato, basta falar com ele em suas redes sociais, especialmente o Instagram que é @renato_silva_jj ou pelo telefone 98783-8090. Todas as ajudas são bem-vindas para fazer o jovem representar Santa Cruz na competição nacional.

banersaomiguel

Comentários (0)
11
Fev

gian_arbitro

A seleção de Senador Georgino Avelino goleou por 5 x 1 a seleção da Costa Rica em partida válida pelo desafio Internacional de Beach Soccer que acontece no município de Tibau do Sul.

A partida ocorreu na tarde deste sábado 09 de fevereiro, ao golear a seleção Costarriquense, a seleção Georginense mostra o potencial em vencer a seleção que já se prepara para outra competição Internacional. A seleção Georginense é comandada pelo Secretário Municipal de Esportes de Georgino Avelino José Júnior.

No comando do apito, o árbitro santacruzense Gian Dantas, que tem se destacado no apito em diversas competições estaduais nos últimos anos.

banner_odontopremium

Comentários (0)