Banner
11
Jun

Reitores e representantes das universidades públicas do estado e o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), classificaram como "estado de indigência e penúria" a situação da pesquisa científica no RN. Eles participaram de encontro com parlamentares da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social, da Assembléia Legislativa do RN (ALRN) nesta quarta-feira, 7. Do encontro, resultou a proposição de uma audiência pública, marcada para o dia 22 de junho, quinta-feira, na sede do poder legislativo.

Ao falar sobre o orçamento destinado a ciência e tecnologia no RN, o presidente da FAPERN, Uílame Umbelino, historiou como instituições de ensino e de pesquisa europeias e asiáticas contribuem para o desenvolvimento dos dois continentes. "É o conhecimento que gera informações, tecnologias e inovação, como patentes, registros e outras criações. E tudo isso traz benefícios para o desenvolvimento humano e social".

Perdas para o RN

Propositor da audiência sobre recursos para os programas de desenvolvimento tecnológico, o deputado estadual Hermano Morais pontuou: "O nosso estado está perdendo recursos pela falta de contrapartida das parcerias com instituições que financiam projetos na área de ciência e tecnologia. O orçamento para o setor não é cumprido. Queremos reverter esse quadro, pois o Rio Grande do Norte tem um potencial muito grande para ser desenvolvido. É através do conhecimento que se conseguem riquezas".

O deputado estadual Fernando Mineiro, que conduziu o encontro, lembrou que, dos 12 milhões de reais orçamentários previstos para ciência e tecnologia em 2017, nada foi executado até o momento. "Estamos reunidos aqui para que haja aporte de recursos,  para que os projetos não fiquem parados nem o estado perca seus cientistas para outros estados", declarou.

Em nome dos reitores, a presidente do Fórum, Ângela Maria Paiva Cruz, expôs a gravidade da situação e citou que o RN tem 2 mil doutores, 82% deles titulados pela UFRN. A respeito desse recurso, advertiu: "O Rio Grande do Norte não tem valorizado o seu potencial de doutores e a indigência vai piorar se o estado não valorizar esse potencial". Ao final da audiência, a reitora deixou um recado: "A falta de investimento em pesquisa no Rio Grande do Norte gera perda para a produção do conhecimento científico e retarda mais ainda o desenvolvimento".

Novos passos

Do encontro de hoje, além da audiência pública na quinta-feira, 22, para aprofundar as discussões sobre a liberação de recursos ficou acertado uma reunião com o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias, deputado José Dias, para a colocação de emendas, e a inclusão de recursos na Lei Orçamentária para 2018.

Participaram do encontro os reitores das Universidades federais UFERSA e UFRN, Instituto Federal (IFRN) Universidade Estadual (UERN),o pró-reitor de Pesquisa da UERN, Vander Mendonça; o vice-reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo; o pró-reitor de Pós-graduação da UFRN, Rubens Maribondo, e o diretor administrativo da FAPERN, Paulo Waldemiro.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
10
Jun
expocatolica2017-1 expocatolica2017-2

A cidade de Santa Cruz é o município destaque da Feira Internacional de produtos e serviços para igrejas e para o turismo religioso, ExpoCatólica 2017, considerado o maior evento de promoção do seguimento católico da América Latina e reúne mais de 200 expositores, durante quatro dias na Capital Paulista.

Está é a quinta vez este ano, que a Prefeitura de Santa Cruz viabiliza a participação do município em feiras e eventos do seguimento que ajudam a impulsionar o nosso atrativo turístico, por meio de exposição em stand e entrega de material publicitário e que reflete diretamente no aumento do número de visitantes ao Santuário de Santa Rita de Cássia.

Estão participando da ExpoCatólita, prestando informações ao público sobre o Santuário e compartilhando de experiências com outros atrativos turísticos do seguimento, a Secretária de Turismo de Santa Cruz, Marcela Pessoa, bem como a Coordenadora de Turismo, Silvia Ferreira.

Na oportunidade, as representantes de Santa Cruz realizaram uma visita técnica ao Santuário e Memorial de Nossa Senhora Aparecida e ao Museu de Cera. Ao final, se reuniram com a Secretária de Turismo de Aparecida, como também com os representantes da empresa que administra equipamentos turísticos na cidade de Aparecida – SP.

arraiaradiobanner2017

Comentários (0)
10
Jun
10
Jun

dr.christiferclinicahemo

O Centro de Nefrologia Santa Rita começa a oferecer outros serviços para a região Trairi.

O foco principal sempre será o trabalho de diálise junto aos pacientes, mas a proposta do centro é se tornar uma clínica com atendimento de referencia em diversas especialidades, dando mais opções para os pacientes do Trairi e regiões vizinhas.

Na próxima terça-feira mais uma especialidade começa a ser oferecida na clínica. Será o atendimento em urologia com o médico especialista Dr. Christophe Anselmo. As consultas podem ser marcadas pelos telefones (84)3291-2036/ 3291-3497. O médico ainda atende pelos planos de saúde Unimed, Amil, Caurn e Cassi.

Dr. Christophe Anselmo é um conceituado urologista. Médico graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Cirurgião Geral pós-graduado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Urologista pós graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Agende sua consulta pelos telefones (84)3291-2036/ 3291-3497. Para conhecer Centro de Nefrologia Santa Rita basta ir ao Conjunto Cônego Monte, localizado vizinho ao Hospital Regional Aluízio Bezerra.

Comentários (0)
10
Jun

gincana_trabalhoinfantil1Alunos da Rede Municipal de Ensino de Santa Cruz estão participando nesta sexta-feira(09) de uma gincana com a temática sobre o trabalho infantil.

O evento, que acontece no ginásio de esportes Deputado Marcílio Furtado, faz parte da Semana Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil desenvolvida pela Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A programação segue até segunda-feira (12), dia mundial de luta contra o trabalho infantil, com uma caminhada envolvendo alunos da rede Municipal e Estadual de Ensino de Santa Cruz.

gincana_trabalhoinfantil2

gincana_trabalhoinfantil3

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
09
Jun

SOMPOSIODESPORTIVOUFRNA Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) realiza hoje o I Simpósio de Fisioterapia Desportiva da FACISA. O evento acontece no próprio campus loca da UFRN durante toda a manhã de sexta-feira.

O encontro é gratuito e as inscrições poderão ser feitas na hora do evento. A formação contará com palestras, mesas redondas e discussões sobre a temática, que tem crescido a cada dia.

É um desejo antigo da FACISA realizar um evento sobre fisioterapia esportiva, pois é uma das áreas que mais cresce em atuação no mercado, e pode ajudar, especialmente, aos atletas amadores, que praticam exercícios físicos regularmente.

supercopia_ok

Comentários (0)
09
Jun
09
Jun

ricardomotta_parlamentoO Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte determinou o afastamento do deputado estadual Ricardo Motta das atividades parlamentares pelo prazo de 180 dias. A suspensão do exercício foi deferida pelo desembargador Glauber Rêgo, após pedido feito pelo Ministério Público Estadual. Conforme a decisão, o deputado fica proibido durante este período de utilizar os serviços fornecidos pela Assembleia Legislativa, embora sem prejuízo de sua remuneração.

Ricardo Motta também está proibido de acessar e frequentar as dependências da Assembleia Legislativa, bem como de manter contato com testemunhas de acusação e com os colaboradores que firmaram acordo com o Ministério Público e, ainda, de se ausentar da Comarca de Natal por período superior a 15 dias sem informar à Justiça. A decisão será publicada na edição do Diário da Justiça Eletrônico (DJe) desta quinta-feira (8), previsto para às 20h.

Na decisão, o relator do processo observa que: "no caso concreto, considero que foram demonstrados a materialidade e os indícios da autoria delitiva e/ou de participação do Deputado investigado (fumus comissi delicti) no esquema de desvio de verbas públicas no âmbito do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, que importou no gigantesco prejuízo ao erário estadual de mais de R$ 19.000.000,00 (dezenove milhões de reais), mediante liberação de pagamentos, por meio de ofícios, cujas despesas correlatas inexistiam, e que supostamente foi o beneficiário de uma quantia aproximada de R$ 11.000.000,00 (onze milhões de reais), representando 60% (sessenta por cento) dos valores rastreados na operação Candeeiro".

O MP sustenta que o afastamento do deputado é necessário, pois é um instrumento de garantia da ordem pública e conveniente à instrução criminal. De acordo com o Ministério Público, autor da acusação, "no que tange às formas de repasse dos valores ilícitos recolhidos, o colaborador pontuou que foram sempre entregues em espécie e em mãos do requerido".

Com informações do G1

Comentários (0)
08
Jun

tomba_alienacaoDurante a sessão plenária desta quarta-feira (7) da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Tomba Farias (PSB) solicitou o uso de recursos provenientes da alienação de bens do Estado para ações nas áreas de saúde e segurança. De acordo com o parlamentar, a razão para o pedido de retirada de pauta da matéria na sessão de ontem (6) foi motivada pela preocupação da Casa da nova receita ser utilizada com custeio e não investimento.

"O Estado enfrenta graves problemas na saúde e segurança. A alienação de bens do Estado vai permitir uma receita extra para o Governo e não somos contra isso. Agora, esses recursos devem ser empregados em ações permanentes e não transformados em despesas corriqueiras. É essa definição que estamos pleiteando", esclarece Tomba, ressaltando que o Executivo também deveria ter decretado calamidade pública na segurança, a exemplo do que fez também no dia de ontem com a saúde pública.

Tomba Farias aproveitou a oportunidade para cobrar do Governo uma solução para a questão da Universidade do Rio Grande do Norte (UERN), cuja despesa anual gira em torno de R$ 350 milhões. "O executivo estadual assume uma responsabilidade que não é sua, o Ensino Superior, quando não pode arcar com as suas obrigações constitucionais, como é o caso do Ensino Médio", explicou o parlamentar durante o seu pronunciamento.

Currais Novos

O deputado Tomba Farias também registrou, na fala realizada na sessão desta quarta-feira, que encontrou recentemente o prefeito de Currais Novos Odon Júnior (PT), de quem cobrou ações em favor da educação e da saúde do município. "Eu disse ao prefeito que não acreditava que um prefeito petista não estava cumprindo com o piso salarial dos professores. Também lembrei a ele da Clínica de Hemodiálise, uma cobrança feita quando ele era vereador e que deve agora ser executada", narrou Tomba, reforçando que o seu mandato na Assembleia está à disposição do município de Currais Novos.

Comentários (0)
08
Jun

semanatrabalhoinfantil1Santa Cruz está vivenciando desde a última terça-feira a Semana Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil. As atividades são coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Santa Cruz.

As atividades forma iniciadas com um Encontro de Sensibilização que ocorreu na sede do Centro de Referencia em Assistência Social (CREAS). Representantes da Secretaria de Assistência Social, Ministério do Trabalho, escolas e outros órgãos participaram da reunião.

No encontro, o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, Aprendizagem e Proteção ao Adolescente Trabalhador (FOCA) discutiu as politicas públicas existentes para diminuição do trabalho entre menores de idade de forma irregular.

Agora, os trabalhos estão focados nas escolas. Cada instituição de ensino está desenvolvendo atividades com os estudantes para tratar sobre o assunto. Uma gincana com os melhores trabalhos acontecerá nesta sexta-feira, no Ginásio Poliesportivo da cidade.

A Semana Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil segue até o próximo dia 12 de junho. A programação terá  palestras, abordagens sociais, entrevistas a emissoras de rádio e o encerramento será no dia 12 de junho, uma segunda-feira, com uma caminhada que pede proteção as crianças contra este mal social.

semanatrabalhoinfantil2

semanatrabalhoinfantil3

banner_carloschagas

Comentários (0)