Banner
31
Out

IMG_20191030_091137031_HDR

O Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde realizou nesta quarta-feira, 30, mais uma ação de combate à sífilis, aberta a comunidade de Santa Cruz e municípios vizinhos.

O evento aconteceu na praça Tequinha, localizada em frente ao Hospital, durante toda a manhã. O local foi cedido gentilmente pelos proprietários e serviu plenamente aos objetivos propostos.

Foram realizados diversos momentos de orientações e esclarecimentos sobre a prevenção e os cuidados no tratamento quando necessário. Houve distribuição de preservativos masculinos e femininos bem como a realização de testes rápidos para verificação de possíveis infectados.

Segundo o Ministério da Saúde a sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.

A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal previne a sífilis congênita e é fundamental.

IMG_20191030_102831607_HDR

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
31
Out

ufrn_logo

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza na próxima quinta-feira, 7, o evento UFRN Aberta, que busca reforçar o compromisso com a transparência e a promoção da participação social. O evento acontece a partir das 9h, na Superintendência de Comunicação (Comunica), onde o reitor José Daniel Diniz Melo receberá os jornalistas do estado para fazer um balanço dos 100 primeiros dias de gestão, apresentar os pontos de destaque da universidade e mostrar as ações planejadas para os próximos anos.

A programação inclui uma visita ao Departamento de Comunicação (Decom-UFRN) e à Comunica, onde os visitantes terão um panorama sobre a comunicação da instituição de ensino. De acordo com o superintendente de Comunicação da UFRN, Sebastião Faustino, a iniciativa tem a intenção de mostrar um pouco do que a UFRN faz nas diversas áreas de atuação, além de se aproximar mais da imprensa e estreitar os laços com a sociedade.

Os profissionais da comunicação interessados em participar do encontro devem confirmar presença até 5 de novembro, enviando nome completo do profissional e do veículo de comunicação, além do contato telefônico, para o e-mail confirme@reitoria.ufrn.br.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
31
Out

banco-do-nordeste_logo

O Banco do Nordeste tem a ouvidoria com melhor índice do país no "Ranking de Qualidade de Ouvidorias", publicação do Banco Central (BACEN). A avaliação é realizada entre as instituições financeiras com mais de 4 milhões de clientes e o resultado é relativo ao terceiro trimestre deste ano.

O BNB é o único banco do país desta categoria a conquistar a nota máxima de 5 no trimestre. O ranking é formado a partir das demandas registradas pelo público e considera bancos comerciais, múltiplos, cooperativos, de investimento, filiais dos bancos estrangeiros, caixas econômicas, sociedades de crédito, financiamento e investimento (SCFI) e administradoras de consórcio.

O funcionamento das ouvidorias é regulado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Elas têm atribuições de prestar atendimento de última instância às demandas dos clientes e usuários de produtos e serviços que não tiverem sido solucionadas nos canais de atendimento primário da instituição; atuar como canal de comunicação, inclusive na mediação de conflitos; e informar ao Conselho de Administração a respeito de suas atividades.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
31
Out

Pintura_no_Cemitrio_pblico_de_Felipe_Guerra.Foto_1

Os três cemitérios públicos do município de Felipe Guerra estão passando por manutenção, conforme informou nesta quinta-feira (31), o Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura,Suelliton de Brito.

Na manutenção está sendo feito reparos desde limpeza, pintura e consertos na parte elétrica no cemitério Antônio Leite na Cidade Alta, do cemitério do Mulungu e do Arapuá,ambos esses últimos localizados na zona rural do município de Felipe Guerra.

A manutenção faz parte do cronograma estabelecido pelo governo municipal de Felipe Guerra, na gestão do Prefeito Haroldo Ferreira e sob a coordenação geral do secretário Suelliton de Brito.

Os reparos são para que os cemitérios públicos quando irá acontecer o dia de finados no próximo sábado, dia 2 de Novembro e os locais estejam organizados e limpos para receber a visitação dos parentes e familiares dos entes queridos dos falecidos.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
30
Out

fabiodias

O presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Dias, fez discurso contundente na sessão realizada ontem (29) em Santa Cruz sobre a atuação distorcida dos vereadores oposicionistas da cidade.

Afirmando que os vereadores tem espalhado "fake news" sobre as finanças do SAAE de Santa Cruz, Fábio Dias reforçou a importância de se manter seriedade sobre temas importantes e não tentar fazer palanque em cima de situações difíceis que a população tem passado, como é o caso do abastecimento de água.

Fábio Dias convidou os vereadores para que juntos possam procurar a governadora Fátima Bezerra, que foi votada pela oposição, mas que até agora não buscaram dialogo com a gestora estadual em busca de liberação de mais água para Santa Cruz por parte da CAERN.

O presidente da Câmara criticou a tentativa de abertura da CPI sem justificativas. "O que temos visto nos últimos dias são os vereadores da oposição espalhando fake News nas redes sociais, mas não vi nenhuma mobilização para o diálogo entre os representantes da cidade e a governadora Fátima, que foi votada por vocês (vereadores oposicionistas). Queremos que o problema se resolva, mas que o assunto seja tratado com seriedade e não para ser feito politicagem com essa situação", enfatizou Fábio Dias.

A mesa diretora da Câmara de Vereadores tem mantido contato permanente com o SAAE e tem articulado encontros e diálogos para que a problemática seja discutida da forma mais correta para a população.

Foto Blog RSantos

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
30
Out

MG_4220

A oposição de Santa Cruz mais uma vez tentou se aproveitar do sofrimento das pessoas para fazer politicagem e emplacar uma CPI sobre o SAAE sem justificativa.

Após o SAAE ter liberado informações requeridas pela Câmara, os vereadores João Victor e Paulo César começaram a divulgar em redes sociais e blogs informações incompletas das contas do SAAE e a partir daí, alguns integrantes da oposição começaram a tentar emplacar uma CPI contra o SAAE.

As contas do SAAE são publicas e estão disponibilizadas para toda a população no Portal da Transparência da Instituição (www.saae.santacruz.rn.gov.br), inclusive atualizadas constantemente com informações interessantes para o público.

A divulgação das contas apenas corroborou que os gastos públicos no SAAE são feitos de forma correta e que o problema vivenciado por escassez no abastecimento de água atualmente não pode ser utilizado para se tentar aproveitar da situação de sofrimento da população para fazer palanque.

Resultado: com a falta de argumentação no requerimento e sem justificativas fortes para abertura da CPI, a Mesa Diretora da Câmara, encaminhou a assessoria jurídica o pedido, que deve ser arquivado na Casa.

O que a população espera da Câmara é a união de esforços, junto a estado e município, para que o problema seja minimizado, pois a escassez de água é algo sério e que tem trazido prejuízos para todo estado, e não pode ser utilizada como pretexto se fazer ações que não são justificadas.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
30
Out

46fab23c-755b-4c9d-97e1-419ad2001b21

A Prefeitura de Santa Cruz está finalizando os serviços da reforma da Vila de Todos.

A obra consiste em construção de um muro que cerca o espaço, pintura de toda a Vila, derrubada dos quiosques existentes no meio do ambiente, que não estavam sendo utilizado, e construção de uma caixa de água grande para abastecimento de prédios existentes na Vila de Todos.

Os serviços serão concluídos até o final desta semana e é intensão da gestão municipal que a Vila se torne o principal local para realização de grandes eventos públicos da cidade.

O prefeito Ivanildinho, que visitou o espaço no último domingo (27), destacou a Vila de Todos é ideal para realização de grandes festas e o ambiente deverá ser utilizada com mais frequência.

O primeiro grande evento que a Vila irá receber é o aniversário do deputado estadual Tomba Farias, na próxima sexta-feira (01), festa gratuita e aberta a população, já com a obra finalizada.

7d6b035b-28b0-4f74-86c8-675afee4c528

314624a5-d927-4c38-bc27-80e5eedda0be

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
30
Out

ddd3effdc0dff6bc7818f0ab1cff7a69

O projeto de lei que institui a Política Estadual do Trabalho, Emprego e Renda do RN (Peter/RN), o Fundo Estadual do Trabalho do RN (FET/RN) e que dispõe sobre o Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e renda do RN, foram aprovados pela Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa do RN (CFF) na manhã desta quarta-feira (30). O projeto de Lei que autoriza Caern a realizar o pagamento de contrapartidas de obras de saneamento básico em Natal e interior do Estado também foi aprovado.

"Esse projeto de lei é importante porque com a provação dele, o Rio Grande do Norte ficará habilitado a receber recursos fundo a fundo do programa de fomento ao trabalho. Além do mais, ele não gera impacto financeiro ao Estado", destacou o deputado Francisco do PT.

O outro projeto apreciado e votado na reunião da CFF, autoriza a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) a realizar o pagamento de contrapartidas de convênios celebrados entre a União e o Estado para obras de saneamento básico em Natal e interior do Estado.

"O projeto foi aprovado com emenda que limita o uso de recursos da Companhia a R$ 9 milhões para serem aplicados nas obras de esgotamento sanitário que estavam ameaçadas de paralisação na capital e cinco cidades do interior – São José do Seridó, São João do Sabugi e Parelhas, na região do Seridó; São Paulo do Potengi, na região do Potengi e Pendências, no Vale do Açu. Esse projeto é muito importante pois vai beneficiar os municípios da região Oeste", explicou o presidente da comissão, Tomba Farias (PSDB).

Participaram da reunião os deputados Tomba Farias (PSDB), Getúlio Rego (DEM), Cristiane Dantas (SDD) e Francisco do PT.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
30
Out

Parque-da-Ciencia-MCC_17Jan19_Cicero-Oliveira-BR25-300x200Um espaço para explorar os cinco sentidos humanos: olfato, audição, tato, paladar e visão. Essa é a proposta de criação do Jardim Sensorial, que será inaugurado nesta quinta-feira, 31 de outubro, às 8h30, no Parque das Ciências, no Museu Câmara Cascudo (MCC), em Natal. Além da inauguração, será realizada, durante todo o dia, uma vasta programação com compartilhamento de experiências, cursos práticos, atividades lúdicas e visitas guiadas.

O Jardim Sensorial nasceu de um projeto de extensão dentro do programa do Parque das Ciências, idealizado este ano. A proposta foi encaminhada para o Circuito Urbano do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) e foi aprovada, sendo o único evento que faz parte do Circuito Outubro Urbano da ONU no estado. "Nós fomos o único projeto selecionado este ano no edital do Habitat no RN", revela a professora Magnólia Araújo, uma das coordenadoras do Parque das Ciências.

Segundo ela, os jardins sensoriais nasceram como espaços de inclusão de pessoas cegas e são muito comuns na Europa, mas, no Brasil, existem poucos espaços como esse. "No Jardim Sensorial do MCC, a experiência começa com a sequência de plantas que estimulam o olfato, muitas delas são medicinais, depois passamos para as que estimulam a visão, o paladar, o tato e a audição", ressalta.

O percurso todo é acessível a cadeirantes e as plantas são identificadas com letras ampliadas, para quem tem baixa visão, e também em Braille, para cegos. Segundo Magnólia Araújo, o Jardim também terá abordagem voltada para educação em ciência. "Há vários temas que podem ser explorados no Jardim Sensorial, então escolas também podem agendar visitas", explica.

Para visitar o espaço, os interessados podem ir ao local ou fazer agendamentos de grupos com visitas acompanhadas por monitores do Parque, da terça-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. As visitas podem ser agendadas entrando em contato com o Parque das Ciências, pelo Facebook ou Instagram, ou mesmo pelo email parquedaciencianatal@gmail.com.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
30
Out

Coronel_Azevedo_sesso_plenria

O deputado estadual Coronel Azevedo (PSC) voltou a cobrar prioridade do Governo estadual no pagamento aos servidores públicos efetivos, em detrimento àqueles que ocupam cargo em comissão.

O parlamentar externou sua opinião em pronunciamento durante a sessão plenária desta terça-feira, 29, na Assembleia Legislativa. "Infelizmente, ontem, Dia do Servidor Público, não tivemos nada a celebrar, somente a lamentar que o governo tenha ignorado a ordem cronológica de pagamento e dado a prioridade aos que ocupam os cargos comissionados", disse.

Coronel Azevedo lembrou o atraso de salários dos servidores públicos estaduais e os problemas que isso têm acarretado aos cidadãos, que dependem do pagamento dos vencimentos por parte do Executivo estadual.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)