Banner
bannerfesta
12
May

A Superintendência de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte formaliza sua adesão à Linha de Produção de Conteúdos Destinados às TVs Públicas do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) da Agência Nacional de Cinema (ANCINE).

A adesão garantiu à Televisão Universitária (TVU), sem qualquer custo financeiro, o acesso a 248 horas de conteúdo inédito produzido no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (PRODAV). Essas 248 horas de programação estarão divididas em 94 obras seriadas e não seriadas, nos gêneros de ficção, animação e documentário, para os públicos infantil, jovem e adulto.

Em 2014 e 2015, o PRODAV selecionou, em regime de concurso público, projetos de produção independente de obras audiovisuais brasileiras com destinação inicial para o campo público de televisão. Os editais visavam a atendimento à demanda mapeada conjuntamente pela ANCINE, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SaV/MinC), Associação Brasileira da Televisão Universitária (ABTU), Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM) e Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec). As obras ficaram prontas e agora começam a ser exibidas."Estivemos participando da construção desses editais e apostamos muito nessa oportunidade para enriquecer a programação da nossa emissora", disse o professor José Zilmar Alves da Costa, superintendente de Comunicação da UFRN. O professor ressaltou que as obras distribuídas agora são do primeiro edital. "Outra leva de obras está a caminho, dos projetos aprovados no segundo edital de 2015, que estão em fase de produção", acrescentou.

A data de estreia das obras na programação da TVU ainda não foi definida. A direção da TVU também vai definir em breve um cronograma para as transmissões. Para cada obra inédita recebida, a TVU terá três meses de exclusividade de exibição.

As obras serão exibidas com recursos de acessibilidade como closed caption e audiodescrição, tornando toda programação acessível para todos os públicos.

REDECOMGIFBlog

Comentários (0)
12
May

TORNEIODOTRABALHADOR-002A Prefeitura de Santa Cruz realizou com sucesso o Torneio de Trabalhador. A competição de futebol aconteceu no último domingo (07), com todas as partidas disputadas no Estádio Municipal Iberê Ferreira de Souza (Iberezão).

A competição teve que ser remarcada em virtude das fortes chuvas que caíram na data inicialmente prevista para a realização do torneio.

Essa foi a terceira edição do Torneio do Trabalhador, organizado através da secretaria municipal de Esportes e Lazer. 15 equipes participaram e a campeã foi a "Red Bull", o "Atlético Araraú" foi o vice-campeão.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
12
May

O Serviço Social do Comércio está com inscrições abertas das vagas remanescentes para os cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São 23 vagas disponibilizadas em quatro cidades potiguares: Natal (Zona Norte: 10 e Centro:2), Macaíba (2), Mossoró (7) e Caicó (2).

Para se candidatar é preciso se inscrever nas centrais de relacionamento das unidades Sesc de cada cidade. As inscrições são feitas mediante taxa de R$ 20, valor este que o aluno ou responsável deverá pagar mensalmente até outubro. As vagas são destinadas exclusivamente para trabalhadores do comércio e seus dependentes

O conteúdo do curso contempla aulas e materiais didáticos referentes às disciplinas abordadas no Exame – Línguas Portuguesa e Estrangeira, Artes, História, Geografia, Ciências da Natureza, Química e Matemática e suas tecnologias.

Para se inscrever, é preciso estar munido de cópias dos documentos de identidade (RG e CPF), incluindo dos pais ou responsáveis em caso de menores de idade; comprovante de residência; histórico escolar do Ensino Médio ou declaração de que está cursando o Ensino Médio; cópia do cartão de associado Sesc RN (categorias comerciário ou dependente de comerciário).

supercopia_ok

Comentários (0)
11
May

santacruz-feiraguiasNatal sedia de hoje até o próximo domingo a 37ª edição do Congresso Brasileiro dos Guias de Turismo, uma feira voltada para todos os guias de turismo do país, que buscam conhecer localidades potenciais de turismo e discutir a área e o trabalho da categoria.

Com o evento sendo realizado no Centro de Convenções de Natal, foram preparados diversos ambientes e um deles é para divulgar os destinos turísticos potiguares, com bases nas atividades que são desenvolvidas em cada região.

Santa Cruz está presente ao evento. Com um estande de 19 metros quadrados, a capital do Trairi está levando os principais equipamentos turísticos da cidade para que os profissionais guias de turismo possam conhecer o destino local.

Mas, além de participa do congresso, Santa Cruz será um dos destinos potiguares que receberá visita de um grupo de guias de turismo em um dos dias de evento, provavelmente no próximo sábado, dia da abertura da festa da padroeira da cidade.

supercopia_ok

Comentários (0)
11
May

mariofarias_tribuna

O vereador Mário Farias (PMDB) entrou com um projeto de lei na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores que tem como objetivo instituir a Semana Municipal da Agricultura Familiar.

O legislador, que é o representante da Câmara de Vereadores no Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, destacou a importância de se dedicar uma semana de atividades para os agricultores locais. "O homem do campo tem sofrido bastante com a seca, mas é preciso lidar com ela, e a semana que estamos propondo visa levar capacitação, formação ao homem do campo", justificou Mario Farias.

O projeto de lei é fruto de diversas discussões entre o vereador, a gestão da agricultura municipal e representantes do Conselho de Desenvolvimento Sustentável. O projeto foi encaminhado as comissões da Casa Legislativa e deverá ser votado em plenário nas próximas semanas.

banner_carloschagas

Comentários (0)
11
May

OFICINA-TEMATICA-001

O Secretário de Esporte e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, participou, na semana passada, de uma oficina temática que debateu o paradesporto potiguar. O evento aconteceu no dia 03 de maio (quarta-feira), no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus de Santa Cruz.

Jackson Jaedyson destacou a importância do evento explicando o seu objetivo, que foi conhecer a realidade dos municípios, estimular a inclusão e preparar para o futuro através da capacitação de profissionais. "O esporte é um importante instrumento de inclusão, através dele se resgata a autoconfiança, a autoestima, mesmo daqueles com dificuldade motora e intelectual. Por isso a importância de se fomentar o paradesporto", ressaltou.

Promovido por meio da parceria entre as secretarias de Esportes e Lazer de Santa Cruz e do Estado, além da 7ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC), o evento reuniu professores de educação física, de educação especial, gestores de escola, profissionais de educação especial, alunos, secretários municipais, gestores do esporte e lazer e representantes de secretarias e entidades que trabalham com pessoas com deficiência.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
11
May

Em cumprimento aos trâmites previstos no Edital 22, de agosto de 2016, que trata do concurso público para provimento de cargos de Professor da Carreira do Magistério de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFRN, a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal divulgou, via Diário Oficial, o nome da organizadora do certame.

A Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN – Funcern, após parecer da Procuradoria Jurídica do Instituto, que indicou dispensa de licitação, será a entidade responsável pela organização e realização do concurso para professores do Instituto. O Edital nº 22, que traz em seu quadro geral 58 vagas para 28 disciplinas, ainda prevê a formação de comissão de servidores que, junto à Funcern, tratará do cronograma do processo e da publicação de edital complementar, que trará conteúdos programáticos das provas, informações sobre a forma, os procedimentos e o período de inscrição, além das condições de isenção de taxa de inscrição, entre outros.

Comentários (0)
11
May

GM_condenado

Uma ação do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) resultou na condenação do ex-deputado estadual Gilson Moura e do Supermercado Nordestão, dentro da chamada Operação Pecado Capital. As investigações apontaram que, pelo menos, R$ 30 mil em multas que deveriam ser aplicadas ao supermercado, em 2008, pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/RN) foram substituídas por punições mais leves, como simples advertências.

Em troca, a empresa doou, irregularmente, alimentos à campanha do parlamentar, que foi candidato a prefeito de Parnamirim em 2008. Gilson Moura foi quem indicou Rychardson de Macedo, então diretor geral do Ipem/RN, e comandava junto com ele e outros envolvidos (dentre os quais o advogado Lauro Maia, filho da então governadora Wilma de Faria) o esquema de irregularidades desbaratado pela Operação Pecado Capital.

Na ação de improbidade, de autoria do procurador da República Rodrigo Telles, o MPF apontou que o instituto reduziu a fiscalização e impôs simples advertências à empresa, em seis ocasiões, mesmo quando o Nordestão foi flagrado de forma reincidente na prática de infrações administrativas, pelos fiscais do Ipem. Os produtos doados pela empresa, como propina, foram oferecidos como "cafés da manhã", pelo então candidato Gilson Moura, a seus potenciais eleitores à Prefeitura de Parnamirim.

supercopia_ok

Comentários (0)
11
May

Audincia_Ministrio_da_Sade_2

Em audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o governador Robinson Faria solicitou o aumento dos repasses federais para incremento do teto de média e alta complexidade (MAC) para o Sistema Único de Saúde do Rio Grande do Norte e o apoio para realizar um mutirão de cirurgias ortopédicas e eletivas. A reunião realizada em Brasília nesta tarde (10) contou também com as presenças dos deputados federais Fábio Faria, Antônio Jácome e Beto Rosado, e dos secretários de Estado da Saúde, George Antunes, da Comunicação, Juliska Azevêdo, do titular da pasta de Gestão de Projetos, Vagner Araújo, e das Relações Institucionais, Getúlio Ribeiro.

Na reunião o governador situou o ministro sobre o cenário financeiro do RN, incluindo os gastos com demandas judicias em 2016 e até março de 2017 que ultrapassam os R$ 102 milhões, sendo R$ 89.615,988,02 milhões no ano passado e R$ 12.547.605,54 até o momento neste ano.

O reforço financeiro para aplicação na saúde pública potiguar é referente a assistência hospitalar, oncologia, SAMU, UTIs, hemorrede e serviços da hemoterapia e tecnologia da informação. A solicitação de aumento de repasse é explicada pelo número crescente de pacientes e portadores de doenças degenerativas; aumento de casos de diabetes, arteriosclerose, hipertensão, cânceres, entre outros.

O governador afirmou que em um momento de dificuldade financeira é importante poder contar com o apoio do Governo Federal. "Existe um clamor da sociedade pela melhoria da saúde pública, principalmente nesse momento de crise por qual passa o Brasil. Mas saímos daqui confiantes e com a certeza que o ministro Ricardo Barros será sensível para uma causa tão importante", encerrou.

REDECOMGIFBlog

Comentários (0)
10
May

zeorlandobannerA programação social da Festa de Santa Rita começo no próximo sábado com uma grande novidade, a primeira edição da "Noite Inesquecível".

A noite será com uma festa aberta ao público no pátio da Matriz de Santa Rita e terá dois ícones da música brega do nosso país: Zé Orlando e Messias Paraguai. O evento começa às 22h.

A festa foi viabilizada com apoio do deputado Tomba Farias junto ao Governo do Estado e Prefeitura de Santa Cruz.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)