Banner
15
Sep

ENTREGA-PESQUISA-001

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC/Fecomércio RN), com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz/RN, realizou uma pesquisa com o objetivo de avaliar a percepção do público que participou dos festejos de Santa Rita de Cassia em 2017, levantando dados sobre o perfil (origem, sexo, idade etc.), as razões que os levaram a participar da festa da padroeira da cidade, os gastos com hospedagem, alimentação e compras, além da mensuração do grau de satisfação com os serviços públicos utilizados durante o evento.

Os números da pesquisa foram apresentados na noite desta quinta-feira (14) pelo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN), Marcelo Queiroz, ao participar da inauguração da Casa do Empresário de Santa Cruz. O levantamento foi entregue aos representantes da Prefeitura de Santa Cruz no evento, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, e o Vice-prefeito Ivanildinho. A Prefeita Fernanda Costa não participou da inauguração por estar cumprindo agenda administrativa em Brasília/DF.

A pesquisa revela números extremamente positivos da festa e também dos serviços públicos. O levantamento conseguiu comprovar que a devoção, associada ao lazer, são os pontos fortes do evento, com 98% das pessoas entrevistadas revelando que indicaria a festa pra alguém e 98,1% afirmando que pretende voltar em 2018.

Quanto às notas conferidas aos itens da festa, destacam-se o Santuário de Santa Rita de Cássia, que obteve 9,57, e a nota atribuída à infraestrutura da cidade (urbanização, calçamento e iluminação), 8,69. A nota geral, que representa uma média de todos os itens do evento pesquisados, foi de 9,36.

Os dados da pesquisa foram coletados no período de 18 a 22 de maio de 2017. 500 pessoas (52% mulheres e 48% homens), de diferentes idades, foram entrevistas.

No site da Prefeitura (www.santacruz.rn.gov.br) a pesquisa "Perfil dos Participantes dos Festejos de Santa Rita de Cássia" está disponível na íntegra.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)
15
Sep

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN) publicou edital sobre a abertura de 220 vagas para os cursos técnicos de Enfermagem, Registros e Informações em Saúde, Agente Comunitário em Saúde e Massoterapia, para ingresso no semestre letivo de 2018 com horários nos turnos matutino e vespertino.

As inscrições para o processo seletivo começam no dia 25 de setembro e seguem até o dia 23 de outubro no site do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve). A taxa de inscrição custa R$ 30. Aqueles que desejam concorrer ao curso de Massoterapia devem ter certificado de conclusão do Ensino Médio ou curso equivalente e ser maior de 18 anos.

Para os demais cursos podem se candidatar estudantes a partir dos 16 anos que estejam cursando o segundo ano do ensino médio; os que já concluíram ou estejam cursando o terceiro ano; e ainda aqueles que comprovarem por meio do exame supletivo, a pendência em até duas disciplinas para conclusão do último ano escolar.

Serão reservadas 50% das vagas, por curso, para os candidatos que cursaram ou estejam cursando o ensino médio, integralmente, em escolas públicas. As provas serão aplicadas no dia 19 de novembro em Natal, em locais divulgados posteriormente pela Comperve. Mais informações sobre a seleção são acessíveis pelo edital.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)
15
Sep

evento-trabalhoinfantil-001

Santa Cruz/RN foi destaque no 35º Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (ENAFIT) apresentando o trabalho que o município desenvolve no combate ao trabalho infantil.  O evento acontece desde o último domingo (10) e segue até esta sexta-feira (15), no Serhs Natal Grand Hotel, em Natal/RN. Promovido pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT), através Delegacia Sindical no Estado do Rio Grande do Norte, o encontro tem como tema: "A Auditoria-Fiscal do Trabalho combate o retrocesso social e o ataque ao trabalhador".

Nesse evento todos os debates acontecem norteados pelo tema escolhido e o município de Santa Cruz, primeiro no Estado a elaborar um plano para erradicar o trabalho irregular de crianças e adolescentes, foi convidado a participar do painel "A experiência do Rio Grande do Norte no Combate ao Trabalho Infantil". A participação santa-cruzense aconteceu na manhã da última quarta-feira (13).

A secretária de Assistência Social de Santa Cruz/RN, Dayse Martins, relatou para o público presente toda a experiência vivenciada na capital do Trairi, que desde o primeiro mandato da Prefeita Fernanda Costa, ganhou uma atenção especial e se transformou em uma das prioridades da gestão municipal. Dayse Martins ressaltou que desde 2013, após a realização de um diagnóstico, o município vem realizando ações de enfrentamento ao trabalho infantil de modo intersetorial, com o apoio de todas as secretarias vinculadas as políticas setoriais e com resultados significativos.

Na apresentação de Santa Cruz/RN foram relatadas ações, resultados alcançados, além da exibição de um vídeo institucional ilustrando todo o trabalho que é desenvolvido pela Prefeitura. A experiência exitosa de Santa Cruz/RN emocionou várias pessoas e recebeu inúmeros elogios.

Além da secretária Dayse Martins, participaram do painel o procurador regional do trabalho, Xisto Tiago de Medeiros Neto e a auditora-fiscal do trabalho, Marinalva Cardoso Dantas.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)
14
Sep

TOMBA_FARIA_FAZ_HOMENAGEM_A_IBERE

"São três anos de ausência de um homem íntegro, que sabia unir as pessoas e que doou toda sua história pelo Rio Grande do Norte", disse o deputado estadual Tomba Farias (PSB) iniciando seu pronunciamento nesta quinta-feira (14) na Assembleia Legislativa. Ele homenageou o ex-governador Iberê Ferreira de Souza, lembrando sua contribuição para o Estado e para a cidade de Santa Cruz.

"Se estivesse vivo, Iberê poderia ser hoje um grande nome para unir forças e governar o Rio Grande do Norte. Sua educação, seu comprometimento com o desenvolvimento da sua cidade Santa Cruz e do Estado, são marcas deste homem que faz muita falta para todos nós. Como seu amigo, fui testemunha de sua luta pelo nosso Estado e pela vida. Em nome do povo do Rio Grande do Norte, agradecemos pelo grande político que ele foi", falou Tomba, emocionado.

Iberê Ferreira de Souza foi deputado estadual, deputado federal, secretário de Estado de várias pastas, vice-governador e governador do RN. Faleceu no dia 13 de setembro de 2014, mesmo dia do falecimento do empresário Siderley Toscano, ontem, em Currais Novos, que também foi lembrando por Tomba. "Outra grande perda. Um homem pioneiro nas telecomunicações, criando a primeira TV a cabo do RN", ressaltou o deputado.

Tomba Farias finalizou seu discurso reforçando as ações em todo o Estado trazidas pelo político, como o projeto de produção de frango, que transformou a cidade de Santa Cruz na maior produtora da ave no RN, gerando emprego e renda até hoje aos munícipes. Ele falou do jeito simples e elegante do político. "Faz muita falta ao Rio Grande do Norte", concluiu.

banner_carloschagas

Comentários (0)
14
Sep

casadoempresariosantacruz

Santa Cruz terá a partir de hoje um espaço reservado para os empresários realizarem encontros e discutir melhorias para o desenvolvimento de suas atividades.

Será inaugurada nesta noite de quinta-feira a Casa do Empresário, prédio que abrigará as principais instituições que dão apoio aos pleitos dos comerciantes locais: a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (SindVarejo).

O local, que funcionará no Centro da cidade, será para referencia para o atendimento destas entidades, além de receber os comerciantes filiados que queiram realizar encontros de planejamento e até capacitações com sua equipe.

Toda a estrutura foi montada para garantir que o empresário local seja melhor atendido e tenha um suporte necessário nas suas principais ações, além de pleitear em conjunto melhorias estruturais e sociais na cidade que beneficiem a classe empresarial e a população em geral.

A Casa do Empresário estará aberta de segunda a sexta-feira, em horário comercial, com técnicos preparados para atender aos comerciantes e a população em geral que queira tirar duvidas do desenvolvimento das atividades empresariais de Santa Cruz.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)
14
Sep

SAAESANTACRUZOKO Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) de Santa Cruz publicou nota, através de sua Assessoria de Comunicação Social, negando acusações de alguns órgãos de imprensa que estariam insinuando que o SAAE estaria comercializando água de forma irregular em Santa Cruz.

Segundo a nota oficial divulgada nesta manhã, a distribuição de água é igual para todos, sem prioridades ou benefícios extras. Veja a seguir a nota no íntegra:

Nota de Esclarecimento

O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Santa Cruz (SAAE) esclarece a população sobre as falsas insinuações de que o órgão estaria comercializando água de forma irregular no município de Santa Cruz.

A direção do  SAAE informa que:

1 – Não existe a retirada de água na estação de bombeamento, ou em quaisquer locais administrados pelo SAAE, para atividades particulares de terceiros, seja pessoa física ou jurídica;

2 – Quando o abastecimento tem problemas e alguns serviços públicos ficam com falta de água, o SAAE utiliza carros-pipa da Prefeitura de Santa Cruz ou locados para abastecer órgãos essenciais para a população como escolas, hospitais, postos de saúde, sempre com a solicitação dos mesmos por escrito e arquivado no SAAE;

3 – O SAAE administra um poço localizado dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Santa Cruz. Este poço contém água que não serve para consumo humano, apenas para consumo animal e de plantações. Sempre que solicitado, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, o SAAE destina de forma gratuita a população da zona rural carros-pipa da Prefeitura para ajudar nas atividades rurais do agricultor familiar;

4 – Caso o agricultor queira contrata, por livre e espontânea vontade, um carro-pipa para retirar água do poço localizado dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA), ele pede autorização do SAAE e retira a água de forma gratuita, água essa que serve apenas para consumo animal e para plantações;

5 – O SAAE reitera sua responsabilidade em abastecimento de água na cidade de Santa Cruz e colaboração sempre que necessário na zona rural, para minimizar os problemas enfrentados pela população que sofre a mais de 6 anos com a seca prolongada que atinge Santa Cruz e região.

Assessoria de Comunicação Social

banner_odontopremium

Comentários (0)
14
Sep

festaradio_segundoloteA festa de aniversário da Rádio Santa Cruz AM é um sucesso total. E nesta quinta-feira começou a venda do segundo lote para o evento do próximo sábado na Fama Casa Show.

O novo lote promocional já está sendo comercializado ao preço de R$ 50,00 área VIP e R$ 30,00 pista. As senhas estão sendo vendidas na Online for Men e com Nonô na Maré Mansa.

O evento terá como atração principal a forrozeira de sucesso Marcia Fellipe. Além dela, se apresentam na Fama Casa Show Tonny Farra e Forró Puxado. A festa promete ter recorde de público na Fama Casa Show.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)
14
Sep

tomba_homenagenssiderley1O deputado estadual Tomba Farias participou na noite desta quarta-feira de celebração de missa de corpo presente e das últimas homenagens prestadas a Siderley Menezes, em Currais Novos.

Acompanhado de Carlson Gomes, Tomba Farias destacou o pioneirismo de Siderley Menezes, fundador da Sid'ys TV e um dos grandes empreendedores do interior do Rio Grande do Norte, ajudando a dezenas de famílias do Seridó ao longo de sua vida.

Tomba Farias destacou a emocionante cerimônia religiosa e afirmou que o levado deixado por Siderley Menezes será perpetuado na história da comunicação potiguar.

tomba_homenagenssiderley2

tomba_homenagenssiderley3

banner_carloschagas

Comentários (0)
14
Sep

multivacinaoA Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Saúde, realiza a Campanha de Multivacinação, com o objetivo de sensibilizar crianças e adolescentes de zero a 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias) sobre a importância de estar com o cartão de vacinação em dia.

A campanha foi iniciada nesta segunda-feira (11) e segue até o dia 22 de setembro. O "Dia D" será 16 de setembro.

Todas as unidades de saúde do município estão preparadas, abastecidas com as vacinas que integram o calendário nacional de imunizações. Para crianças de até sete anos de idade estão disponíveis as seguintes vacinas: BCG, hepatite B, VIP, VOPb, rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, penta (une a tetravalente e a hepatite B), meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada), DTP, Hepatite A e varicela.

Já crianças e adolescentes com idade entre 7 e 15 anos devem tomar os seguintes imunizantes: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, dTpa, meningocócica C conjugada, HPV e varicela.

Para saber se a criança ou adolescente está com alguma vacina pendente basta se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua casa portanto o cartão de vacina.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)
13
Sep

ibere-saudades

Num dia como hoje, 13 de setembro de 2017, Santa Cruz ficou órfã de um dos seus filhos mais queridos e ilustres, o ex-governador Iberê Ferreira de Souza.

São 3 anos de saudades. Saudades de um homem que lutou por 40 anos de sua vida por Santa Cruz, região Trairi e o Rio Grande do Norte. Saudades do seu pioneirismo na comunicação, fundando a Rádio Santa Cruz AM, um dos grandes bens que ele deixou para o Trairi. Saudades de um verdadeiro cavalheiro, que atendia bem a todos e proseava sempre que solicitado.

Iberê Ferreira de Souza deixou um legado de luta por sua região, conseguindo recursos para obras em todos os municípios do Trairi e sempre esteve presente ao lado da população nas horas mais difíceis do município, como na enchente de 1981.

Só nos resta homenagear um dos maiores homens públicos do Rio Grande do Norte, que perdeu sua vida vítima do câncer, mas que seu legado continuará perpetuado por todo o sempre nos corações dos santacruzenses e de todos aqueles que gostavam de Iberê Ferreira de Souza.

banner_carloschagas

Comentários (0)