Banner
30
Dez

Fiscalizao_no_Walfredo_Gurgel

A Juíza Federal Gisele Leite deferiu, na tarde desta sexta-feira (27), o pedido de medida liminar, com prazo de 48 horas, para que o Governo do Estado promova o abastecimento da farmácia do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel/Clovis Sarinho. A decisão judicial vem a favor da Ação Civil Pública movida pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte - CREMERN em desfavor do Estado, buscando, inclusive por meio de medida liminar, que a Sesap abasteça as unidades hospitalares com antibióticos descritos no Relatório da Fiscalização do Conselho recentemente realizada, para que não ocorra a suspensão dos serviços.

No último dia 13 de dezembro, após diversas denúncias, por seu corpo técnico, o CREMERN realizou fiscalização no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, na qual foram constatadas inúmeras irregularidades, que estão descritas no Relatório de Vistoria n.º 162/2019/RN. Com base nessa inspeção, foi verificado o grave desabastecimento de antibiótico, medicamento indispensável para o atendimento dos pacientes, situação que acarreta o aumento do índice de infecção hospitalar, com suas consequências para a saúde dos pacientes. Dos 42 itens de antibióticos padronizados no hospital, estão em falta 23, ou seja cerca de 55%. A SESAP está ciente deste fato e há promessa de que alguns itens serão abastecidos ainda este mês.

De acordo com a decisão judicial, caso não haja o cumprimento da medida no prazo acima determinado, fica de logo autorizado o bloqueio de valores das contas públicas do Estado, via BACENJUD, no valor de R$ 1.682.452,40 (um milhão, seiscentos e oitenta e dois mil, quatrocentos e cinquenta e dois reais e quarenta centavos), quantia suficiente para compra dos antibióticos faltantes, aquisição que será realizada pela Direção Geral do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel/Clovis Sarinho, por meio de procedimento administrativo próprio.

Para o presidente do Cremern, Marcos Lima de Freitas: "A decisão judicial é a favor da boa prática da Medicina e da saúde da população", declarou.

A Ação Civil Pública Nº: 0813327-56.2019.4.05.8400 foi movida pela Assessoria Jurídica do Cremern, tendo como responsáveis os advogados Klevelando Santos e Tales Barbalho.

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)
30
Dez

Rveillon_2020_Felipe_Guerra.Foto.Divulgao

O município de Felipe Guerra, na região Oeste do Rio Grande do Norte está em contagem regressiva para a realização de mais uma grande virada de ano novo, quando estará mantendo a tradição de realizar um dos maiores réveillon do interior do estado do Rio Grande do Norte.

"As nossas expectativas é que iremos realizar mais uma grandiosa festa de fim de ano", afirmou o Prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira ao também comentar das bandas que serão as atrações musicais estando no gosto do povo.

Uma das maiores cantoras de forró romântico, a ex-vocalista da banda Mastruz Com Leite, a cantora Kátia Cilene estará apresentando um novo repertório de sua carreira solo, além dos cantores Cezar Cardoso, Claudinho e Juninho, ambos das bandas Forró Balanciar e Forró da Mídias,respectivamente estarão apresentando um novo repertório para festejar o novo ano que estará chegando.

Desde o dia 11 deste mês que oficialmente o gestor felipense Haroldo Ferreira fez a apresentação das atrações, informando toda uma infraestrutura que será montada para receber os milhares de visitantes e turistas que chegam nessa época do ano para celebrar a virada do ano na cidade de Felipe Guerra.

Dos estacionamentos para acomodar carros e motos, além de banheiros químicos, seguranças, bombeiros, equipe de policiais e de profissionais da saúde que estarão de plantão e uma ambulância estando em posição de ponto estratégico para eventuais casos de socorros.

Com mais de 12 minutos de queima de fogos de artifícios, o réveillon de Felipe Guerra apresenta aos olhos dos milhares dos habitantes, visitantes e turistas um verdadeiro show pirotécnico consagrando-se numa das mais belas celebrações do interior do estado do Rio Grande do Norte.

Dos seus pontos mais altos, o réveillon em Felipe Guerra foi constituído ao longo dos últimos sete anos como uma das grandes marcas da gestão do Prefeito Haroldo Ferreira com sua organização, boas atrações, sendo destacados a sua tranqüilidade numa festa celebrativa de rara beleza para todos que festejam do ano novo.

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)
26
Dez

Deputado_Tomba_projeto_de_emenda_parlamentar_sem_a_necessidade_de_convnios

Está tramitando na Assembleia Legislativa um Projeto de Emenda à Constituição (PEC) do Rio Grande do Norte, que garantirá aos municípios potiguares o direito de receber, do governo do Estado, recursos provenientes das emendas parlamentares impositivas, sem a obrigatoriedade de celebração de convênios ou instrumentos congêneres, como ocorre atualmente. A alteração na Constituição do Estado, proposta pelo deputado estadual Tomba Farias (PSDB), permitirá aos municípios mais autonomia e agilidade, uma vez que os recursos financeiros poderão ser utilizados, conforme a necessidade da municipalidade, seja para a execução de obras de infraestrutura, saneamento, ou até mesmo aquisição de máquinas ou veículos.

"Com a destinação direta dos recursos às Prefeituras haverá maior agilidade na transferência de verbas, possibilitando aos prefeitos a pronta utilização nos projetos de seus interesses e necessidades", defende Tomba Farias, que é deputado municipalista e direciona o seu mandato para a defesa dos interesses dos municípios potiguares.

De acordo com a da PEC das emendas impositivas, embora as prefeituras passem a receber os recursos sem a necessidade da celebração de convênio, há critérios definidos para a utilização do dinheiro que será aportado diretamente nos cofres municipais. As prefeituras não poderão utilizar a verba, por exemplo, para pagar despesas com pessoal e encargos sociais relativas a ativos, inativos e pensionistas, nem tampouco encargos referentes ao serviço da dívida.

A PEC prevê o aporte de recursos através de dois instrumentos: "transferência com finalidade definida", onde a verba deverá ser utilizadas para os fins específicos previstos na emenda de inciativa dos deputados e " transferência especial", na qual os prefeitos deverão destinar pelo menos 70% dos valores em infraestrutura nos seus municípios.

Para Tomba Farias, a aprovação da PEC representa um avanço na administração pública dos municípios. "Com a alocação direta dos recursos para as Prefeituras, haverá maior agilidade na transferência dos mesmos, possibilitando aos prefeitos a pronta utilização nos projetos de seus interesses e necessidades. Ao final desse processo, toda a população dos municípios ou, mais especificamente, as pessoas carentes que dependem da ação das Prefeituras serão as maiores beneficiadas", explica o parlamentar.

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)
26
Dez

Laboratrio-de-espctrometria-de-massa-no-ICB-IV-004-16-Foto-Marcos-Santos20160108_002-750x500

Em 2019, Natal registrou um caso de dengue, zika ou chikungunya a cada 20 minutos. Entre os dias 1º de janeiro e 7 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já contabiliza 24.509 casos notificados das três arboviroses, além de 50 mortes.

Os dados foram coletados para o mais recente boletim epidemiológico da SMS, realizado na primeira semana deste mês, e mostram que foram notificados 15.733 casos de dengue, 8.290 de chikungunya e outros 486 de zika.

As três arboviroses são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O inseto tem hábitos diurnos e está adaptado ao ambiente urbano. As altas temperaturas e a umidade constante favorecem ao desenvolvimento do vetor.

As regiões Leste e Sul concentram o maior número das três doenças, representando 53% dos casos notificados em Natal. A distribuição por grupo de faixa etária mostra que os mais atingidos são os do grupo entre 20 e 39 anos, seguido do grupo entre 40 e 59 anos.

O bairro com maior número de registros é o do Planalto, na zona Sul, com 2.042 casos, sendo 1.723 de dengue, 298 de chikungunuya e 21 de zika. Ainda de acordo com os dados sobre dengue, a capital potiguar vai terminar o ano com o maior número de casos notificados da doença desde 2003 – data em que os levantamentos epidemiológicos começaram a ser emitidos município.

O recorde anterior era de 2008, ano da maior epidemia registrada na capital, com 15,5 mil casos. Com relação ao número de mortes, 31 dos 50 óbitos foram relacionados com a dengue, outros 17 com o vírus da chikungnya e duas pessoas morreram com suspeita de zika.

Dados:

Casos de arboviroses: 24.509

Dengue: 15.733 casos

Chikungunya: 8.290 casos

Zika: 486 casos

Mortes: 50

Fonte: Boletim Entomoepidemiológico das Arboviroses

Com informações do Agora RN

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)
26
Dez

sem-titulo-2

As vendas no Natal subiram 9,5% em termos nominais, sobre 2018, segundo informou a Alshop, associação dos lojistas de shopping centers, nesta quinta-feira (26). É o melhor desempenho desde 2014, início da crise econômica, a pior da história do país, que afetou duramente as vendas do varejo até 2018.

"Tem que festejar porque o Natal foi bastante positivo. E a expectativa é que até o dia 31 esse ritmo mais forte se mantenha por causa das vendas pré-réveillon e do período de trocas de produtos", disse Nabil Sahyoun, presidente da Alshop.

A retomada da geração de empregos neste ano, a liberação do saldo do FGTS, a queda da taxa de juros da economia especialmente ao longo de 2019 e a redução da inflação explicam o desempenho do fim do ano, diz Sahyoun.

Com informações do G1

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)
24
Dez

matriz_prontafesta

Véspera de Natal e a Paróquia de Santa Rita de Cássia já prepara sua programação para atrair os fiéis para celebrar o nascimento de Jesus Cristo.

Este ano, a novidade da programação é que haverá apenas uma celebração da missa do Natal em Santa Cruz.

A missa será celebrada na Matriz de Santa Rita de Cássia, a partir das 19h. Nós anos anteriores, aconteciam celebrações nas capelas dos bairros, mas esse ano, tudo ficou concentrado para a Matriz em um horário mais universal para a população.

A Paroquia de Santa Rita de Cássia ainda realizará amanhã, dia 25, às 10h missa do Natal no Santuário de Santa Rita de Cássia.

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)
24
Dez

20191223212039VHM395

Os correntistas do Banco do Brasil (BB) não pagarão a tarifa sobre o cheque especial que entrará em vigor em junho do próximo ano. Em nota oficial, a instituição financeira informou que optou pela isenção para os atuais e os novos clientes ao longo de 2020.

Segundo o BB, a medida tem como objetivo fortalecer a relação com os clientes. "A isenção da tarifa no cheque especial demonstra proporcionar a melhor experiência para nossos clientes está no centro da nossa estratégia. A medida demonstra que buscamos cada vez mais aliar a oferta de produtos e serviços de qualidade, com a definição de preços e taxas ainda mais competitivos", disse o presidente do banco, Rubem Novaes, em nota.

Em novembro, o Conselho Monetário Nacional (CMN) limitou os juros do cheque especial a 8% ao mês, o equivalente a 151,8% ao ano. Atualmente, a taxa está em 12,4% ao mês, o equivalente a 305,9% ao ano.

O teto dos juros entrará em vigor em 6 de janeiro. Para financiar em parte a queda da taxa, o CMN autorizou as instituições financeiras a cobrar, a partir de 1º de junho do próximo ano, tarifa de quem tem limite do cheque especial maior que R$ 500 por mês. Equivalente a 0,25% do limite que exceder R$ 500, a tarifa será descontada do valor devido em juros do cheque especial.

Fonte: Portal Grande Ponto

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)
24
Dez

20191223200856185456a

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) no primeiro semestre de 2020 já têm data marcada. Estudantes de todo o país poderão começar a se inscrever no dia 28 de janeiro. O prazo vai até as 23h59 de 31 de janeiro.

As informações sobre o calendário do programa foram publicadas no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (23), em edital do Mistério da Educação. Os interessados podem se inscrever no portal do Prouni.

O ProUni oferta bolsas de estudo integrais (100%) ou de 50% a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. O programa tem dois critérios de avaliação: desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e renda.

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)
23
Dez

80030558_1523481011137259_6392518616289378304_n

A Prefeitura de Santa Cruz realizou na última quinta-feira (19) a entrega dos primeiros Selos #EuSeleciono para as empresas que estão ajudando com a maior quantidade de material reciclável para os catadores de nossa cidade.

A escolha das empresas foi feita pelos próprios catadores, que apresentaram aqueles que mais têm destinado material para o galpão de triagem de Santa Cruz.

O prefeito Ivanildinho fez a entrega do selo, acompanhado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Dias, e destacou a importância do selo como estimulo para que as empresas continuem ajudando a coleta seletiva e para que os outros estabelecimentos comerciais se estimulem a ajudar mais e fortalecer a parceria para a coleta seletiva em nossa cidade.

Outros Selos #EuSeleciono devem ser entregue nos próximos meses para mais empresas parceiras da campanha de coleta seletiva de Santa Cruz.

As primeiras empresas que receberam o Selo #EuSeleciono são as seguintes: M4Net, Supermercado Araújo, Contemporari Ambientes, Apollo Casa e Construção, Magazine Luiza e Shekinah Calçados.

80474104_1523481067803920_8265423763810549760_n

80092031_1523480894470604_762532634080313344_n

79423417_1523480837803943_8957841769748234240_n

78557885_1523481111137249_2795284090557825024_n

80862927_1523480947803932_2432303377737056256_n

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)
23
Dez

79753337_1525126670972693_3506862392279564288_n

A noite do último sábado (21) ficou mais emocionante com o Concerto Natalino da Banda Filarmônica Mestre João Roberto Paz e União.

Com participação especial do cantor santacruzense Jady Araújo, várias peças musicais que retiraram o Natal foram executadas e emocionou a todos que prestigiaram o evento.

O concerto encerrou com maestria nosso "Natal que Encanta na Terra da Santa". Foram 4 dias de evento que lotaram os espaços em que ele foi executado, levando as famílias a comemorar o Natal em nossa cidade.

80032366_1525126730972687_3191677338249068544_n

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)