Banner
23
Jul

IMG_20190718_084449485

O dia 18 de julho de 2019 vai ficar marcado no calendário de atividades científicas do Hospital Universitário Ana Bezerra pela realização do seu I Seminário de Triagem Neonatal.

O evento foi idealizado e realizado pela equipe do Projeto de Extensão Retorno do 5º. Dia e serviço ambulatorial de Triagem Neonatal do Huab e que tem a coordenação da enfermeira Lana Farias. A organização contou com o apoio da Secretaria de Saúde do Município de Santa Cruz, da V URSAP e da FACISA /UFRN, que cedeu seu auditório.

A mesa de honra foi composta por Severino Clemente da Silva Filho, representando a superintendência do Hospital Universitário Ana Bezerra, por Maura Roberta Guilherme de Lima, Gerente da Unidade Regional de Saúde Pública (V URSAP), por Mayhara Myrna Bezerril Freire de Lima Galvão, Coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz/RN e por Wilton Rodrigues Medeiros, representando a Gerência de Ensino e Pesquisa do Huab.

O Seminário teve como público alvo colaboradores e residentes do HUAB, profissionais da Atenção Básica da V URSAP e estudantes dá FACISA.

O Hospital Universitário Ana Bezerra - Huab faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

IMG_20190718_105122490

banner_odontopremium

Comentários (0)
23
Jul

REUNIO-JESC

Membros do comitê gestor dos I Jogos Escolares de Santa Cruz (JESC) se reuniram, no final da tarde desta segunda-feira (22), no Centro Administrativo, para definir os últimos detalhes para a abertura do evento esportivo.

No encontro, ficou definida a programação de abertura do JESC, que terá desfile dos atletas saindo da Praça da Matriz, a partir das 15h, e percorrendo algumas ruas do Centro da cidade, até chegar ao Estádio Iberezão, local da cerimônia oficial de abertura.

Várias escolas já confiram presença no desfile de abertura, que terá a participação dos atletas das 13 modalidades que farão parte dos JESC.

A primeira edição dos Jogos Escolares de Santa Cruz contará com a participação de quase 800 alunos/atletas, acontece no período de 29 de julho a 08 de agosto e reunirá 17 escolas municipais, estaduais e privadas.

banersaomiguel

Comentários (0)
23
Jul

santiago_2

O município de São Miguel do Gostoso-RN está na maior expectativa para o espetáculo "Auto de Santiago: Discípulo da Liberdade", que acontece nesta quinta-feira (25) e sexta-feira (26) de julho, na Praia da Xêpa, a partir das 20h. Os últimos ensaios já estão sendo realizados e está quase tudo pronto para estreia.

O espetáculo é baseado na história do discípulo e na experiência dos peregrinos que realizam o Caminho de Santiago na Espanha, descrito no livro O Diário de Um Mago, do escritor Paulo Coelho, Legenda Áurea de Tiago Voragine (1260), entre outros testemunhos. Os Caminhos de Santiago são os percursos dos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o século IX para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, cujo suposto sepulcro se encontra na catedral de Santiago de Compostela.

"É uma peça única, criada e produzida por jovens de São Miguel do Gostoso, que pretende mostrar a missão evangelizadora de libertação de São Tiago", explica Ricardo André, produtor.

O evento tem a realização do Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC) e da Guajirú Produções e é financiado por meio de doações em conta corrente especifica: BANCO DO BRASIL (001) - Conta Corrente: 27.021-0 – Ag. 3525-4.

Após o espetáculo, tanto na quinta-feira quanto na sexta-feira, o público poderá aproveitar o restante da noite ao som de MPB, com Almir Felipe, no dia 25 e Elenilson Júnior, no dia 26. Outra novidade. Durante os dois dias, a Secretaria Municipal de Turismo vai promover uma Feira de Artesanatos locais.

banner_odontopremium

Comentários (0)
23
Jul

capacitasuas-002

Técnicos da secretaria municipal de Assistência Social de Santa Cruz participam, desde a semana passada, de cursos ofertados por meio do Programa Nacional de Capacitação do SUAS (CapacitaSUAS).

Santa Cruz é um dos quatro polos estaduais e as atividades desenvolvidas na capital do Trairi reúnem trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de municípios de toda a região.

Na primeira etapa da capacitação, realizada de 15 a 19 de julho, no campus do IFRN/Santa Cruz, foram ministrados os cursos de Introdução ao Exercício do Controle Social do SUAS e Atualização sobre as Especificidades e Interfaces da Proteção Social Básica do SUAS.

Já na segunda etapa, iniciada nesta segunda-feira (22) e que segue até a próxima sexta-feira (26), na sede da Unopar, os cursos serão Proteção Social Especial e Vigilância Socioassistencial.

Para a secretária de Assistência Social de Santa Cruz, Dayse Martins, que vem participando dessa programação de capacitações, o objetivo é aprimorar os serviços prestados pelo Sistema Único de Assistência Social para a população santa-cruzense.

capacitasuas-001-ok

banersaomiguel

Comentários (0)
23
Jul

Universitrio_de_Medicina_Haroldo_Segundo.Foto.Salomo_Medeiros

Esteve visitando no período da tarde desta segunda-feira (22), o município de Felipe Guerra uma equipe técnica da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (SETUR), composta pela coordenadora de Obras e Serviços Turísticos, Camila Duarte e a subcoordenadora de Infraestrutura Cecília Guedes.

As duas representantes do órgão de turismo estadual no decorrer da visita, de acordo com informações são para que as mesmas possam conhecer in loco as potencialidades turísticas do município de Felipe Guerra, mandado pela subsecretária de Turismo do RN, Solange Portela, do qual possam estar mais informados e conhecendo mais de perto a realidade das referidas potencialidades existentes.

Já na agenda a equipe técnica da SETUR foi recebida pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luiz Agnaldo no Castelo de Dona Ritinha, sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Logo após a visita, a equipe foi recepcionada pelo o Prefeito Haroldo Ferreira e a primeira-dama, secretária de Saúde, Girlene Ferreira.

"O município de Felipe Guerra tem um grande potencial turístico e imensas riquezas naturais para ser mostrado aos turistas", afirmou o gestor Haroldo Ferreira ao enumerar a grandeza das potencialidades para a equipe da SETUR, informando que da parte do governo municipal de Felipe Guerra o que deveria ser feito no sentido para que o turismo viesse acontecer o governo municipal fez a parte dele,disse,ele exemplificando como a estrada do Corredor do Brejo que dá acesso as cachoeiras e ao Lajedo do Rosário, localizada na zona rural do município de Felipe Guerra.

Enfatizando ele que para o turismo tornasse uma realidade será necessário os investimentos por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Turismo, além de parcerias com a iniciativa privada,porque somente o município de Felipe Guerra não tem essas condições.

A equipe da SETUR esteve visitando a Cidade Baixa, Comunidade do Brejo e Lajedo do Rosário,quando na oportunidade fizeram fotos,gravaram vídeos e irão produzir relatório que servirá como uma prévia da vinda da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte, Ana Maria Costa.

Ela chegará à cidade de Felipe Guerra, dia 9 de Agosto para participar de Audiência Pública.

Estiveram acompanhando a visita da equipe técnica da SETUR no Lajedo do Rosário,o presidente do Conselho Municipal de Turismo,Adailton Alves,Estudante de Medicina Haroldo Segundo e o guia Geilson Fernandes.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
22
Jul

conselhotutelar-002_1

A comissão especial eleitoral do processo de eleição do Conselho Tutelar de Santa Cruz divulgou, nesta segunda-feira (22), o resultado final da prova de conhecimentos específicos, uma das fases do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020/2024. A prova foi realizada no último dia 07 de julho.

Após a divulgação do gabarito e o período para recursos, a lista dos aprovados apresenta os nomes dos 17 candidatos postulantes ao cargo de conselheiro tutelar e que estão aptos para seguirem no pleito.

Os candidatos aprovados estão sendo convocados para uma importante reunião, no próximo dia 30 de julho, a partir das 15h, na sede do CREAS, para tratar de questões gerais a respeito das eleições. A presença de cada candidato é indispensável.

Veja no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br) o resultado final com os nomes dos aprovados.

carto_bem_estar

Comentários (0)
22
Jul

FOTO_SEDE-PREFEITURADESANTACRUZ-OK

Dois novos editais foram lançados nesta sexta-feira (18) pela Prefeitura de Santa Cruz convocando dois médicos e uma professora, aprovados no último concurso público realizado no município e com a finalidade de preencher vagas no quadro efetivo da administração municipal.

O Edital de Convocação nº 022/2019 traz as informações referentes aos médicos convocados, são eles: Flaviery Madson dos Santos Lima e Amandda Shennya Guedes Vieira. Já o Edital de Convocação nº 023/2019 é o que se refere ao cargo de professor, que deverá ser ocupado por Israele Teixeira Lucas.

Nas duas convocações o prazo para comparecimento na secretaria municipal de Administração (sede de Prefeitura de Santa Cruz) é o mesmo, de 22 a 26 de julho, das 08h às 11h e de 14h às 17h, de segunda a quinta-feira. Na sexta-feira o horário é das 08h às 11 horas.

No site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br) é possível acessar os editais com todas as informações necessárias sobre prazos e documentação exigida para efetivação das profissionais convocados.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
22
Jul

Facisa_certook

Mais de 40 mil estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) voltam às aulas nesta segunda-feira, 22, quando começa período letivo 2019.2. Os estudantes da UFRN estão distribuídos entre a educação infantil, técnica, graduação e pós-graduação. Neste semestre, ingressam 2.733 novos estudantes na graduação, sendo 2.284 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 217 para preenchimento de vagas residuais, 40 do curso de Letras Libras e 192 do reingresso de 2º ciclo.

Para o campus de Santa Cruz, são 40 novos alunos do curso de Enfermagem, que iniciarão o semestre nesta segunda-feira.

Os ingressantes do Sisu que tiveram os cadastros efetivados até 15 de julho devem confirmar vínculo na primeira semana de aula, entre os dias 22 e 26, para assegurar o interesse e a disponibilidade de frequentar as aulas e demais atividades acadêmicas.

O procedimento é realizado, presencialmente, nas coordenações de cursos, mediante assinatura de uma lista de confirmação. Os estudantes que tenham conseguido vaga após 29 de julho devem confirmar vínculo após o início das aulas, até 9 de agosto.

Os alunos regulares podem solicitar rematrícula entre os dias 22 e 23, período em que os alunos especiais ordinários devem realizar suas matrículas, em componentes curriculares para o período 2019.2. As solicitações são efetuadas no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (Sigaa), onde os departamentos, orientadores acadêmicos e coordenadores de curso farão análise e deferimento até o dia 24.

Com a volta às aulas algumas unidades que durante o período de recesso funcionaram em horários especiais, como a Biblioteca Central e a Cooperativa Universitária, retornam aos horários normais. E o ônibus circular também.

banner_odontopremium

Comentários (0)
22
Jul

INTERNOS-DD

Internos de todas as unidade prisionais do Rio Grande do Norte terão a oportunidade de concluir o ensino fundamental ou médio, por meio do Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja), em outubro próximo. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Departamento de Promoção à Cidadania, está viabilizando a realização do exame em todas as unidade prisionais do Rio Grande do Norte.

O Encceja é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), voltado para jovens com idade mínima de 15 anos e 18 anos, para a certificação no ensino fundamental e médio, respectivamente.

O exame pode beneficiar a População Privada de Liberdade (PPL) e no estado a educação passou a ser uma das prioridades no sistema prisional. O secretário Pedro Florêncio tem criado condições para que todas as unidades prisionais do estado possam estar preparadas para dar oportunidade ais internos de participarem do Encceja, a ser realizado nos dias 8 e 9 de outubro.

A responsável pelo Departamento de Promoção à Cidadania, Alcinéia Rodrigues dos Santos explicou que até 2018, apenas unidade maiores aderiam, como Alcaçuz e os presídios de Caicó e Mossoró. "Em 2019, todas a unidades irão participar, inclusive o CDP da triagem, com internos interessados em fazer a prova", disse.

De acordo com Alcinéia, para ter direito a certificação o interno necessita alcançar uma nota mínima de 100 em todas a áreas de conhecimento e 500 na redação. Caso o candidato alcance a nota mínima e algumas áreas e outras não, ele tem a oportunidade de repetir em uma próxima edição do exame, apenas nas disciplinas em que não alcançou o ponto de corte.

Além da certificação, por orientação da diretriz nº044 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os apenados têm direito a outro benefício, que seria a remissão da pena. "É o mesmo direito que os internos que estudam ou fazem o Exame Nacional do Ensino Médio(Enem). Contudo, apesar da diretriz, depende do entendimento do juiz. No RN existe casos de remissão proporcional", revelou.

Além da prova presencial, o candidato ainda tem o direito de tentar a certificação pelo ensino a distância, cumprindo a carga horária necessária. Em ambos os casos, os apenas passam pela análise do Inep, que emite um parecer à Secretaria de Estado da Educação para a emissão das certificações

carto_bem_estar

Comentários (0)
22
Jul

simposio_do_cremern__sucesso_2

Neste sábado (20), o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte – CREMERN realizou o I Simpósio sobre Publicidade Médica. O evento gratuito teve como palestrantes a jornalista Michelle Rincon, que abordou o tema "Mídias Sociais e suas armadilhas" e o psiquiatra, vice-presidente do CFM e relator da Resolução CFM nº 1974/11, Emmanuel Fortes, que falou sobre o tema: "Publicidade Médica: Como acertar", além de participar do debate no final do simpósio.

O I Simpósio sobre Publicidade Médica foi um sucesso, com a participação de mais de 100 pessoas no auditório da Associação Médica do RN – AMRN. Uma realização do Cremern, com apoio da AMRN e a Unimed. Em breve será disponibilizado o vídeo completo do simpósio no canal do YouTube do Cremern.

O Código de Ética Médica estabelece que a publicidade médica deve ser socialmente responsável, discreta e verdadeira, respeitando a privacidade e intimidade do indivíduo, não visando o lucro e sim, a informação. A ética prevê que a medicina não deve em nenhuma circunstância ser exercida como comércio, tendo a publicidade como único objetivo, a prestação de serviços.

banner_carloschagas

Comentários (0)