Banner
20
Jul

Aniversrio_Clinica_TrairiA Laboclínica Trairi completou nesta quarta-feira 9 anos de atuação em Santa Cruz. A clínica hoje é uma das referencias na região em atendimento médico e realização de exames.

Tudo começou com um trabalho empreendedor do farmacêutico bioquímico, Dr. Aderson Leão, que apostou na cidade e hoje tem um trabalho reconhecido, com diversos pacientes passando pelo local diariamente, em atendimento com diversos profissionais de várias áreas médicas.

A comemoração dos 9 anos foi com um café da manhã para os presentes ao local. Dr. Aderson Leão agradeceu a todos os clientes, parceiros e amigos que direta ou indiretamente colaboram para o sucesso da LaboClínica Trairi.

Comentários (0)
20
Jul

Luiz_Gomes_-_Membro_Honorrio_Vitalcio_da_Anatra_-_Foto_DivulgaoO Partido Ecológico Nacional (PEN) realiza no próximo dia 27 de julho o 1º Encontro Regional do Seridó para começar a discutir a participação do partido nas eleições de 2018.

O presidente estadual do PEN, Luiz Gomes, explicou que o evento vai nortear o futuro do partido e contará com representantes de todos os municípios da região. "Esse evento é importante para o PEN, porque mostra que o partido sai na frente discutindo o próximo pleito, mas sempre escutando a população", pontuou.

O evento será realizado na Câmara Municipal de Caicó, a partir das 9h. Durante o Encontro Regional, também serão eleitos os presidentes do PEN Jovem e do PEN Mulher.

banner_carloschagas

Comentários (0)
20
Jul

REUNIO-FESTIVAL_GASTRONMICO-001A Prefeitura de Santa Cruz voltou a trata da quinta edição da Feira de Avicultura do Trairi – Fest Frango. Uma reunião na noite da última segunda-feira (17), no auditório do escritório local do Sebrae, reuniu representantes de bares e restaurantes e o tema central foi o Festival Gastronômico, uma das principais atrações do evento.

Estiveram presentes no encontro, além dos empresários, a secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, o gerente do escritório regional do Sebrae, Gustavo Cosme, o presidente  e o diretor executivo da seccional do RN da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Artur Fontes Torres e Glauco Gobbato, respectivamente.

O evento teve uma apresentação sobre a atuação da Abrasel, uma palestra de Design para pequenos negócios de Alimentação Fora do Lar promovida pelo Sebrae, além de apresentação da secretária Marcela Pessoa sobre as novidades programadas para a edição deste ano do Festival Gastronômico.

A reunião foi considerada extremamente positiva pela Prefeitura, 16 estabelecimentos que trabalham com alimentação na cidade manifestaram interesse em participar do Festival Gastronômico deste ano.

Com intensa programação, o Fest Frango acontece durante três dias, 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro.

REUNIO-FESTIVAL_GASTRONMICO-003

supercopia_ok

Comentários (0)
19
Jul

IMG-20170719-WA0033As Polícias Militar e Civil efetuaram na manhã desta quarta-feira a prisão de um homem acusado de praticar assaltos em Santa Cruz.

Foi preso Fábio Firmino da Costa, 22 anos. Ele estava em uma residência no Conjunto Cônego Monte. Contra Fábio Firmino existe dois mandados de prisão por assaltos.

As Polícias Militar e Civil continuam em operação na cidade em busca de prender outros acusados de praticar assaltos, contando inclusive com a presença de homens do Batalhão de Choque da PM no auxílio das buscas contra criminosos em Santa Cruz.

Comentários (0)
18
Jul

tomba_aertonnovacruzO deputado estadual Tomba Farias prestigiou na noite de ontem a posse de Pe. Aerton Sales como pároco em Nova Cruz, cidade do Agreste Potiguar.

Bem conhecido da população santa-cruzense, Pe. Aerton Sales foi um sacerdote importante na Paróquia de Santa Rita de Cássia, deixando um belo trabalho missionário e administrativo na cidade de Santa Cruz, especialmente no processo de construção do Santuário de Santa Rita de Cássia.

Para Tomba Farias, a cidade de Nova Cruz ganha muito com o sacerdote. "Pe. Aerton é um exemplo de padre, querido por todos por onde passa e não tem duvidas que a população de Nova Cruz ganha muito com sua chegada para comandar os destinos da igreja católica nesta cidade do Agreste", ressaltou o deputado estadual.

banner_carloschagas

Comentários (0)
18
Jul

ministeriopublico_logoAs Prefeituras de Sítio Novo, Boa Saúde, Serra Caiada, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã e São Bento do Trairi têm prazo de 80 dias para adotar medidas de redução de pelo menos 20% das despesas com pessoal, incluindo custos com cargos em comissão, contratos temporários e funções de confiança. Essas medidas estão previstas em recomendações expedidas pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte até que sejam reconduzidas as despesas dos sete municípios a patamar inferior ao limite prudencial previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 60%.

Para atender a redução recomendada pelo MPRN, os prefeitos devem também extinguir cargos e funções, exonerar servidores não estáveis e os estáveis por ato normativo motivado. Essas providências estão previstas na Constituição Federal. Caso as recomendações não sejam acatadas, os gestores podem ser responsabilizados por crime funcional e pela prática de ato de improbidade administrativa previsto na Lei Federal nº 8.429/92.

Nas recomendações, o Ministério Público destaca que "o município tem o dever de controlar e regular suas despesas e receitas, sob pena de desequilíbrio orçamentário e financeiro e, consequentemente, endividamento, o que desencadeia total insegurança em todas as instituições que o compõem".

O MP afirma que, caso as prefeituras não cumpram com as orientações, tomará as medidas cabíveis para com as administrações municipais.

Tangará e Cerro-Corá também foram notificados

Neste mês de julho, dois municípios já haviam recebido recomendações idênticas: Tangará e Cerro-Corá. O prazo de 80 dias para que ambos atendam a redução de 20% das despesas com pessoal já está em vigor e as prefeituras devem comprovar o cumprimento da recomendação às suas respectivas Promotorias.

Com informações do G1

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
18
Jul

karat-okA gestão da Prefeita Fernanda Costa é marcada pelas ações ligadas ao esporte e que contemplam inúmeras modalidades, das mais populares, as que reúnem um maior número de praticantes, àquelas que começam a ganhar mais adeptos no município. Um bom exemplo vem do karatê.

Arte marcial milenar, encontrar praticantes em Santa Cruz não chega a ser uma novidade, porém, para aqueles que levam o esporte verdadeiramente a sério e que sonham alto, representar a cidade em competições importantes dentro e fora do Estado, a dificuldade em captar patrocinadores ou até mesmo em obter apoio do poder público foi sempre um grande obstáculo. Uma realidade que vem mudando na atual administração municipal.

Mesmo diante de um cenário de constantes quedas nas arrecadações dos municípios e que leva a um contingenciamento de recursos, Santa Cruz vem colocando em prática o seu calendário esportivo, que contempla várias modalidades e que preenche o ano inteiro, além disso, apoia outras iniciativas, firma parcerias, abre as portas dos equipamentos públicos ligados ao esporte de uma maneira que possibilite resultados positivos, exemplo da academia do CT, e tem sido a principal parceira de atletas, de diferentes modalidades, quando o assunto é a viabilidade de viajar com o intuito de participar de uma competição importante em território potiguar, ou até mesmo em competição de nível nacional e que ocorrem em outros estados.

Foi com o fundamental apoio da Prefeitura que uma equipe formada por seis  karatecas santa-cruzenses participou do IV Campeonato Nacional Karatê-Dô Tradicional – CKTB. O evento aconteceu no período de 13 a 16 de julho, em Maceió/AL. Na bagagem dos atletas: bons resultados, medalhas e a satisfação de ter tido a chance de representar a sua cidade.

O secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, ressaltou a atenção dada pela Prefeitura de Santa Cruz para um número cada vez maior de modalidades esportivas, consequentemente, de atletas. "Mesmo com a dificuldade que os municípios enfrentam, essa é uma realidade, nós temos nos esforçado bastante para desenvolver um trabalho que atinja os que pratiquem esporte no nosso município de uma maneira geral, independente do seu objetivo, seja por lazer ou pensando em seguir carreira naquela modalidade. Na condição de gestor público, afirmo que não podemos concentrar nossas ações somente em determinadas modalidades. Hoje o esporte nos dá inúmeras possibilidades e é preciso assistir não somente os que correm atrás de uma bola, cujo objetivo é o gol, mas é também preciso acolher os que nadam, os que correm, os que lutam, reconhecendo a importância de cada uma dessas modalidades dentro do contexto das políticas públicas que envolvam o esporte e que são desenvolvidas no nosso município", afirmou.

Através da secretaria municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), a Prefeitura de Santa Cruz tem um diálogo muito próximo das associações, das agremiações, dos agentes comunitários que lidam com o esporte. Essa aproximação permite que as ações na área do esporte e do lazer alcancem seus objetivos, tanto no âmbito social, de promoção da inclusão, saúde e combate às drogas, quanto no alto rendimento, ou seja, quando os objetivos são os resultados, as conquistas esportivas e uma carreira consolidada.

Comentários (0)
18
Jul

O Departamento de Morfologia (DMOR), do Centro de Biociências (CB), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e o Instituto Técnico e Científico de Perícia (ITEP-RN) firmam parceria para doação de cadáveres não reclamados oriundos de mortes não criminosas ou violentas. A portaria de número 080/2017 do ITEP-RN dispõe de um protocolo referente a essas doações às instituições de ensino.

De acordo com a portaria, o fato decorre da necessidade da utilização de cadáveres nos cursos vinculados à área da saúde, especificamente nas escolas de medicina das instituições de ensino superior, com fins de estudo ou pesquisa científica. Atualmente, apenas a UFRN e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) encontram-se em acordo com a Lei federal 8.501/92, que trata do assunto.

Em reunião realizada no último dia 22 de junho, a UFRN, a UERN e o ITEP firmaram termos de compromisso para o encaminhamento dos corpos e a viabilização de melhorias significativas para o ensino na área médica.

Segundo o professor Expedito Nascimento, do Departamento de Morfologia da UFRN, a cada 50 cadáveres que chegam ao ITEP, um pode ser enquadrado com as características de ensino. "Os corpos irão suprir a demanda do curso médico na nossa instituição, não apenas na graduação nos campi de Natal e Caicó, como também para os cursos voltados para o treinamento de cirurgiões de toda a região Nordeste", destaca o professor.

O diretor-geral do ITEP, Marcos Brandão, ressalta que essa é uma forma de desafogar os espaços que esses corpos não reconhecidos ocupam, assim como contribuir para a sociedade com a doação deles para o ensino. "No ITEP temos corpos não reclamados em grande volume, um inclusive que está aqui desde 2015, o que gera certo problema para receber e analisar outros. Essa portaria que estabelecemos é crucial para a formação de futuros profissionais da saúde que hoje são estudantes das universidades com as quais estamos contribuindo", ressalta o diretor.

Para o professor Fausto Guzen, diretor da Faculdade de Ciências da Saúde da UERN, a parceria proporciona uma melhor qualificação dos alunos. "Enfrentamos problemas todo o semestre com a falta de corpos para o ensino. No semestre passado, tínhamos apenas um corpo para as aulas, o que prejudicou bastante as disciplinas que necessitam do conhecimento anatômico. O aprendizado da anatomia do corpo humano é crucial para a qualidade da formação do aluno e também para melhoria do ensino", diz o professor.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte possui um Programa de Doação Voluntária de Corpos. Para conhecer o programa clique aqui.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
17
Jul

Fest-Frango_okok

A Prefeitura de Santa Cruz volta a se reunir hoje (17) com parceiros para planejar a realização da quinta edição da Feira de Avicultura do Trairi – Fest Frango. O encontro, que acontece no auditório do escritório local do Sebrae, a partir das 19h, reunirá também representantes de bares e restaurantes locais e terá como tema principal o Festival Gastronômico, umas das atrações da Feira.

Esse ano, entre os parceiros da Prefeitura na realização do evento, está a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL/RN), que enviará representantes para a reunião.

Na programação do encontro de hoje (17), está prevista uma apresentação da ABRASEL, palestra de Design para pequenos negócios de alimentação Fora do Lar, além de assuntos relacionados à organização do evento. Qualquer proprietário de bar ou restaurante da cidade interessado em participar da reunião poderá se fazer presente.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
16
Jul

tomba_encontroezequiel2017

O deputado estadual Tomba Farias foi acolhido pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, em sua fazendo no município de Currais Novos na tarde deste sábado.

O encontro serviu de confraternização e reuniu diversos deputados do estado, além do governador do estado Robinson Faria. A ação é feita anualmente pelo deputado Ezequiel Ferreira no período da festa de Sant'Ana, onde ele acolhe amigos e aliados em sua fazenda.

O encontro também serviu para que os políticos presentes conversassem sobre os desafios do estado e buscar melhorias em diversas áreas no Rio Grande do Norte, com a Assembleia Legislativa tendo papel primordial para o desenvolvimento do estado.

banner_carloschagas

Comentários (0)