Banner
02
Jun

matriz_prontafesta

Na vésperas da Solenidade de Pentecostes, a Capela de Nossa Senhora das Graças recebe a vigília de espera deste domingo tão importante para o Catolicismo. A vigília acontecerá na sexta-feira (03), no Conjunto Cônego Monte, a partir das 20h.

"No dia de Pentecostes (no termo das sete semanas pascais), a Páscoa de Cristo completou-se com a efusão do Espírito Santo, que se manifestou, se deu e se comunicou como Pessoa divina: da Sua plenitude, Cristo Senhor derrama em profusão o Espírito" (CIC, n. 731), diz o Catecismo da Igreja Católica. E para celebrar esse momento, os catequistas e crismandos assumirão o primeiro momento da vigília com a celebração do LUCERNÁRIO e a segunda parte com a Renovação Carismática Católica. As comunidades paroquiais que não participarem da celebração podem realizar em suas localidades no livro do catequista, na página 196, preparando a Igreja para o Domingo de Pentecostes.

A Solenidade de Pentecostes é um fato marcante para toda a Igreja, para os povos, pois nela tem início a ação evangelizadora para que todas as nações e línguas tenham acesso ao Evangelho e à salvação mediante o poder do Espírito Santo de Deus. A Paróquia de Santa Rita prepara celebrações em Santa Cruz a partir das 7h, na Igreja Matriz, 10h e 14h no Santuário de Santa Rita, e à noite uma solenidade especial com transmissão ao vivo da TV Santa Rita pelo Facebook live e Youtube, às 19h, na Igreja Matriz.

banner_carloschagas

Comentários (0)
01
Jun

IMG-20170601-WA0138Santa Cruz está de luto. Faleceu nesta tarde o comerciante aposentado Francisco Adriano da Silva, ou simplesmente Chico Adriano. Ele estava internado em um hospital em Natal após problemas de saúde.

Aos 91 anos, o Sr. Chico Adriano estava internado após sofrer uma isquemia mesentérica, problemas no intestino grosso. Ele passou os últimos dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e apresentou melhoras nos últimos momentos de sua vida, mas hoje faleceu ainda na unidade de saúde.

O senhor Francisco Adriano da Silva deixa 8 filhos (dois já haviam falecidos). Seu corpo será velado em sua residência na Rua Marechal Castelo Branco, no bairro 3 a 1. A missa de corpo presente será amanhã, a partir das 16h, na Matriz de Santa Rita e em seguida o sepultamento para o cemitério Pe. Manoel Gadelha.

Empreendedor desde pequeno, "seu" Chico Adriano foi um dos grandes nomes do pioneirismo do comércio local, deixando vários empreendimentos para a sua família, a família Adriano, uma das mais tradicionais da região Trairi. Ele sempre foi um homem respeitado e querido pela população santa-cruzense.

supercopia_ok

Comentários (0)
01
Jun

ufrn_psicologia2

O campus de Santa Cruz da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza hoje e amanhã a segunda edição do Encontro de Psicologia. A programação acontecerá na sede do próprio campus.

Voltado também para a comunidade externa acadêmica, o encontro tem como objetivo discutir o Direito a Cidade, focando as dificuldades que cada um tem de se socializar para viver em conjunto melhor.

A programação consta de palestras, mesas redondas e minicursos que serão oferecidas gratuitamente. A abertura acontece hoje a noite, a partir das 18:30h, no auditório da UFRN com uma palestra e atrações culturais.

arraiaradiobanner2017

Comentários (0)
01
Jun

monikmelo_tribuna

O presidente do Legislativo municipal, vereador Monik Melo (PTN), destacou que o município de Santa Cruz necessita atualizar suas leis para continuar no caminho de desenvolvimento.

Citando o novo Código Tributário como referencia, Monik Melo destacou que Santa Cruz precisa melhorar outras leis e que a Câmara será protagonista neste processo. "Nossa gestão não irá engavetar nenhum projeto de lei, precisamos discutir, melhorar e aprovar na medida em que for de utilidade da população. Mas, é inegável que nossas leis precisam melhorar, já fui procurado por vários construtores que querem investir na cidade, mas que pedem a mudança no Código Tributário, que está defasado, assim como nosso Plano Diretor, de 2006, que precisa de adequações e a Câmara está disposta a fazer estas mudanças com responsabilidade", enfatizou o parlamentar.

Monik Melo ainda destacou que a própria legislação da Câmara de Vereadores, o regimento interno, e a lei orgânica do município passarão por atualizações. "Nosso regimento interno atrapalha os trabalhos do Legislativo, pois está ultrapassado, bem como a lei orgânica municipal. já estamos fazendo estudos junto com a Procuradoria da Câmara de Vereadores e queremos em breve montar uma comissão provisória para analisar essas leis e fazer as atualizações necessárias", destacou o presidente da Câmara.

A expectativa do presidente do Legislativo é que na próxima sessão ordinária seja montada a comissão dos vereadores que irá analisar mudanças no regimento interno e na lei orgânica do município.

arraiaradiobanner2017

Comentários (0)
01
Jun

programacomnforroalex

A Rádio Santa Cruz AM inicia sua programação junina especial na manhã desta quinta-feira, dia primeiro de junho.

O programa Super Manhã Santa Cruz, apresentado pelo radialista Alex Santos, está recebendo a banda Forró Xegado, que tocará diversos sucessos e irá embalar a manhã dos ouvintes da emissora.

O programa tem início às 9h e segue até meio-dia com muito forró com uma das melhores bandas da região Trairi. Todos ligados através do rádio na frequência 1410 AM ou pelo site: www.radiosantacruzam.com.br

Comentários (0)
01
Jun

tiago_plenario2

O vereador Thiago Fonseca (PMDB) colocou requerimento na última sessão legislativa solicitando da Secretaria de Educação a possibilidade de um cursinho pré-ENEM para os alunos mais carentes do município.

Em seu discurso, o vereador destacou que a base do requerimento é um estado que possa ser feito pela secretaria para tentar viabilizar a solicitação. "Acredito que seja extremamente importante para os alunos mais carentes um cursinho preparatório para que eles aumentem as chances de ingressar em um curso superior, tendo em vista a grande concorrência existente", frisou o parlamentar que é líder do governo na Câmara de Vereadores.

O requerimento de Thiago Fonseca foi aprovado por unanimidade pelos colegas da Câmara.

Comentários (0)
01
Jun

FOTO-VACINAO-2

A Prefeitura de Santa Cruz alerta que a campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o próximo dia 09 de junho, em todo o Brasil. Uma nova chance para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que ainda não se vacinaram.

Em Santa Cruz, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as doses da vacina são disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS's). Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. A contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo.

Este ano, a novidade da campanha é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS. Além deles, crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, também deverão se vacinar.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
01
Jun

raimundofernandes_plenario

O vereador Raimundo Fernandes se mostrou preocupado com a situação do transito de Santa Cruz na última sessão plenária na Câmara de Vereadores, terça-feira passada.

O vereador colocou em pauta um requerimento para que seja formada uma delegação de vereadores para uma audiência com o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens, o senhor Jorge Ernesto Pinto Fraxe (DER) para tratar de assuntos referentes ao transito do município.

Além disso, Raimundo Fernandes ainda sugeriu ao município a colocação de um semáforo no entroncamento das RN que liga Santa Cruz á São Bento do Trairi e Coronel Ezequiel, entre ás Ruas Padre Antônio Rafael, João Cipriano e Paulo Afonso, ambas situadas no Bairro do Paraíso, no conhecido setor de Arataca.

Segundo Raimundo Fernandes, é necessário ainda mais investimento no trânsito do município. "Foram feitas melhorias visíveis no Centro da cidade, mas o bairro Paraíso precisa de um semáforo naquele entroncamento e precisamos dialogar com o DER melhorias ainda mais profundas no trânsito de Santa Cruz", ressaltou Raimundo em discurso no plenário.

Os requerimentos foram aprovados por unanimidade no plenário da Casa Legislativa.

Comentários (0)
31
May

tomba_imbassahySanta Cruz hoje deu mais um passo decisivo para a liberação dos recursos para última etapa da construção do Teleférico do município.

Após um encontro histórico da prefeita Fernanda Costa e do deputado Tomba Farias com o presidente da República Michel Temer em março passado, hoje, o deputado Tomba Farias teve encontro com o ministro da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy. O ministro é um dos mais influente do primeiro escalão do presidente Temer.

A pauta do encontro, que foi articulado pelo ex-deputado federal Henrique Alves, foi a liberação dos recursos para compra dos equipamentos para o teleférico de Santa Cruz. Tomba Farias voltou a enfatizar a importância do teleférico para a economia regional e para consolidar ainda mais Santa Cruz como um dos principais destinos turísticos do Nordeste brasileiro.

Após o encontro, o deputado Tomba Farias saiu esperançoso que os recursos sejam liberados em breve. "Foi um encontro decisivo e aguardamos agora só que os recursos cheguem na conta da Prefeitura para licitarmos e comprarmos os equipamentos necessários para que o teleférico de Santa Cruz sai do papel. O sonho está cada vez mais próximo", destacou Tomba Farias.

arraiaradiobanner2017

Comentários (0)
31
May

 

 SECRETARIO

A apresentação do relatório da secretaria de Saúde Pública, referente ao último quadrimestre do exercício de 2016, na audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira, pela Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) transformou-se num debate produtivo sobre o setor que agradou tanto aos deputados como ao secretário George Antunes e sua equipe técnica.

"Pela exposição do secretário George Antunes e a sua equipe deu para se perceber que a secretaria de Saúde deu um avanço nesse terceiro quadrimestre, embora faltem condições de trabalho. Na nossa opinião foi um debate muito positivo. Ficou claro o esforço da equipe para a melhoria dos serviços oferecidos à população", disse o presidente da CFF, deputado George Soares (PR).

O secretário George Antunes disse na comissão que só este ano a secretaria perdeu mais de 500 funcionários e que precisava do apoio dos deputados para a aprovação do projeto autorizando a contratação provisória de profissionais da área médica.

De acordo com o relatório a dotação para o terceiro quadrimestre foi de R$ 1,7 bilhão e já foram liquidados R$ 1,3 bilhão.

O secretário disse quer mais de 60% dos recursos da saúde são destinados ao pagamento de pessoal, porque ao longo do tempo a secretaria estadual de Saúde absorveu muitos serviços das atividades primárias.

"A secretaria tem poucos recursos para investimentos em obras, equipamentos, medicamentos e tecnologia da informação. Quando se tem baixo investimento as atividades se tornam mais caras porque temos que contratar empresas privadas, o que custa bem mais caro. Para o próximo ano vamos apresentar o orçamento para a saúde", disse o secretário George Antunes.

Participaram da audiência os deputados George Soares, Cristiane Dantas (PCdoB), Dison Lisboa (PSD), Getúlio Rêgo (DEM), Carlos Augusto (PSD), Márcia Maia (PSDB), José Dias (PSDB) e Nélter Queiroz (PMDB).

Comentários (0)