Banner
25
May

 

preconceiti

A Assembleia Legislativa segue trabalhando para colaborar com os processos de adoção no Rio Grande do Norte. Na tarde desta quinta-feira (25), Dia Nacional da Adoção, a Casa realizou audiência pública para debater o tema, reunindo autoridades e pessoas ligadas à causa. O debate foi proposto pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB) e lotou auditório da Assembleia.

Desde 2015, a adoção tem sido tema central de vários debates no Poder Legislativo. Na audiência, que também faz alusão à Semana Estadual de Adoção, o foco principal dos participantes foi a discussão sobre os preconceitos no momento de se adotar. Para os participantes, é preciso que os interessados em adotar um filho deixem de lado as exigências para se escolher um novo membro na família.

"Há muito preconceito, que muitas vezes começa na falta de informação sobre a adoção. Em boa parte dos casos, os pretendentes quererem escolher uma criança que seja parecida fisicamente com a família, uma criança saudável, por terem receio de acolher e amar um grupo de irmãos", explicou Cristiane Dantas.

A deputada informou que, em 2016, 183 crianças foram adotadas no Rio Grande do Norte, segundo o relatório da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ). Os dados do Cadastro Nacional da Adoção, do Conselho Nacional de Justiça, também nos revelam uma realidade que continua preocupante, com aproximadamente de 39.500 pretendentes e mais de 7.500 crianças aguardando serem adotadas no país. Porém, há uma média de pouco mais de cinco pretendentes para cada criança.

"No Rio Grande do Norte, temos 404 pretendentes para 26 crianças. Pelas estatísticas, as crianças acima dos seis anos e as que são da raça parda ou formam grupos de irmãos, são a maioria das que aguardam ter um novo lar, uma nova família. Por que essa conta não fecha? A reposta é o preconceito", disse a deputada.

Segundo o coordenador estadual da Infância e Juventude, juiz José Dantas, além do preconceito para a adoção, outro fator que precisa ser amplamente discutido é a forma de se proteger as crianças em situação de risco dentro das famílias. O magistrado afirma que é preciso dar celeridade nos processos para a retirada de jovens sob a guarda de pais que não têm condições de cuidar da criança.

O juiz usou como exemplo o receio que a Justiça tem em retirar de casa filhos de pais usuários de drogas, por exemplo. A morosidade, no entendimento do magistrado, prejudica a criança, que é impedida de conseguir um novo lar.

"Temos que encontrar alternativas para que os processos sejam os mais céleres possíveis para ajudar os filhos e os pais.É preciso que a destituição de pais que não têm condições de cuidar dos filhos ocorra de maneira rápida. Fica se dando chances aos pais e mães e muitas vezes esquecemos dos direitos dos filhos. Temos que descobrir o ponto certo para destituir esse pai e essa mãe do poder familiar. É algo que deve se discutir de forma clara. Até quando se pode esperar? Até quando podemos dar chances a esses pais para ficar com os filhos? Não estamos esquecendo dos filhos em prol dos pais?", questionou o juiz.

Para Cristiane Dantas, ainda falta informação e cumprimento do que é regulamentado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que determina que a prioridade é atender as necessidades e interesses da criança ou adolescente.

"A adoção é uma medida de proteção que garante o direito à convivência familiar e comunitária, quando esgotadas todas as alternativas de permanência da criança na família de origem. É por isso que, neste sentido, o Poder Judiciário, o Poder Legislativo e o Poder Executivo e especialista estão aqui, de mãos dadas para ajudar a superar essas barreiras", disse a deputada.

Ainda segundo a parlamentar, a Assembleia tem demonstrado preocupação com o tema, demonstrando isso desde 2015, quando a presidência da Casa realizou a campanha "Amor não se Escolhe", que foi além do ato de conscientizar e conheceu de perto a realidade das crianças e adolescentes que vivem nos abrigos a espera de uma família.

"Adotar é um ato de coragem e de responsabilidade por aquele novo ser que entra na família e vai ser parte dela para sempre. A quem ainda tem preconceito em adotar uma criança negra, por exemplo, eu gostaria dizer que a maior semelhança que você como pai ou mãe pode querer ver no seu filho, é na igualdade de atitudes, da educação, da honradez e caráter e amor que transmitirá para elas", finalizou a parlamentar.

Comentários (0)
25
May

encontrotec_camara1O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz, Monik Melo, juntamente com duas técnicas da instituição, estão participando hoje e amanhã de um encontro regional sobre orientações aos novos gestores públicos municipais.

A formação acontece em Caicó e é promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Estão sendo repassadas pelo Tribunal orientações de como os novos gestores, de prefeituras ou câmaras de vereadores, devem se portar nos mais diversos aspectos que rodeiam administração pública, especialmente contratos, licitações e prestações de contas.

Segundo Monik Melo, a formação deve garantir ainda mais transparência ao trabalho desenvolvido pela atual gestão da Câmara de Vereadores de Santa Cruz. "Estamos investindo bastante em atividades que deixam o trabalho da Câmara mais transparente e capacitações como esta só vem reafirmando aquilo tudo que estamos planejando e executando, com o poder Legislativo mais próximo da realidade pedida pelos órgãos fiscalizadores", enfatizou Monik Melo.

Além do presidente do Legislativo municipal, participam do encontro a diretora geral da Câmara de Vereadores de Santa Cruz, a advogada Dra. Nadjani Amarante, e a diretora de Administração, Recursos Humanos e Finanças da Câmara, Jussara Fernandes.

encontrotec_camara2

Comentários (0)
25
May

ananbezerra

No próximo dia 31 de Maio o Hospital Universitário Ana Bezerra – Huab, localizado na cidade de Santa Cruz, RN, participará do 2o mutirão nacional da Rede Ebserh.

O 2o Mutirão Nacional da Rede de hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) disponibilizará mais de 8 mil procedimentos, o que equivale ao dobro de atendimentos realizados na primeira edição. A iniciativa contará com a participação de todos os 39 hospitais universitários filiados à estatal, nas cinco regiões do país.

As unidades oferecerão cirurgias, exames, consultas e ações educativas que têm como objetivo reduzir a demanda reprimida nas unidades e no Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de 3.700 pessoas estão envolvidas nas atividades do Mutirão incluindo médicos, enfermeiros, demais profissionais da área assistencial e administrativa, entre outros.

Com atendimentos previstos e disponibilizados para 15 cirurgias ginecológicas, 28 consultas de pré-natal, 60 consultas de mastologia, 200 coletas de exames laboratoriais, 150 ultrassonografias, 70 mamografias, além de inúmeras ações educativas, o mutirão no Huab reduzirá sensivelmente as demandas reprimidas em diversos procedimentos. Também será um momento de interação com seus usuários, muito importante na relação hospital/pacientes.

O evento contará com o envolvimento dos empregados e colaboradores do hospital, reforçados por uma equipe composta por residentes, professores e alunos dos cursos oferecidos pela UFRN/FACISA.

Os agendamentos (regulação) dos atendimentos oferecidos serão feitos através da Secretaria de Saúde de Santa Cruz.

banner_carloschagas

Comentários (0)
25
May

armacompresos2505A Polícia Militar de Santa Cruz efetuou ontem prisões de acusados de cometerem crimes na cidade e fugitivos do sistema prisional potiguar.

A primeira prisão aconteceu no início da noite quando dois elementos foram avistados pela Polícia no bairro Paraíso em atitude suspeita. Após perseguição da Polícia e troca de tiros, um dos homens foi captura e com ele foram apreendidos uma arma e drogas. O outro envolvido na ação conseguiu fugir.

Já na madrugada desta quinta-feira, um a quadrilha com várias atuações no estado, principalmente em Natal e Caicó, inclusive, segundo a polícia, os integrantes estavam em Caicó para tentar matar um desafeto.

De acordo com o Blog do Jair Sampaio, de Caicó, Foram presos: Nalisson Caetano (morador da Pompéia Zona Norte), Alan Carlos, Pepeu (morador de Caicó e fugitivo do Pereirao - responde art.33 e 157), Cláudio Clebeson, vulgo Claudinho (morador de Caicó fugitivo do Pereirão art 157).

Os Elementos foram pegos com dois Revólveres, 23 munições e teriam saído de Caicó com destino a Natal, depois de tentar matar um desafeto. As guarnições de Japi, São Bento do Traíri, GTO de Santa Cruz e Rádio Patrulha participaram da ação.

Larissa Padilha, moradora da Pompéia Zona Norte, também acompanhava a quadrilha e foi presa juntamente.

Todos os presos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, onde foram feitos os devidos flagrantes.

arraiaradiobanner2017

Comentários (0)
25
May

645.pos

Uma nova empresa no ramo de óticas que irá se instalar em Santa Cruz está selecionando pessoas de ambos os sexos para envio de currículos para o início de suas atividades.

Os interessados devem enviar currículo para loja@opticaartvisao.com.br A seleção ocorrerá nas próximas semanas, mas os interessados devem enviar o currículo o mais rápido possível.

Mais informações no telefone (84) 99644-6160.

banner_carloschagas

Comentários (0)
24
May

thiagofonseca_tribuna

O vereador Thiago Fonseca (PMDB) entrou com requerimento ontem na Câmara de Vereadores solicitando ao município a criação de uma clínica para tratamento de dependência química no município.

Segundo o legislador, a clínica foi solicitada na primeira vez que ele foi legislador e reforçou o pedido, tendo em vista a importância da temática. "Essa clínica é de extrema necessidade para o município, pois a dependência química é uma doença e precisamos de espaço de recuperação para estes dependentes para melhorias de sua vida e de seus familiares", ressaltou Thiago Fonseca.

A clínica solicitada teria diversos atendimentos com especialistas e seria de responsabilidade do município. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

supercopia_ok

Comentários (0)
24
May

casamentocomunitariotj

Imagem ilustrativa

Estão abertas as inscrições para os 300 casamentos comunitários que o Tribunal de Justiça irá realizar em agosto em Santa Cruz. A inscrição acontece no 2º Cartório de Notas, que funciona na Travessa Paz e União, no Centro da cidade.

Com as comemorações de 125 anos de atuação do Tribunal, vários municípios polos potiguares receberão o projeto social. Já estão marcadas cerimonias em Natal, São Gonçalo do Amarante e Santa Cruz.

Na capital do Trairi, os casamentos ocorrerão no dia 23 de agosto. Serão 300 casais que irão se casar comunitariamente e de graça, com todas as despesas custeadas pelo Tribunal de Justiça.

Ao comparecer ao cartório, o casal deve portar comprovante de residência, certidões de nascimento, xerox das identidades e carteira profissional. O procedimento é gratuito mas para ter direito a isso, o casal deve ter renda de até dois salários mínimos. Quem estiver desempregado também terá direito à gratuidade.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
24
May

ifrn_pesquisadoresescolasNa sexta-feira, dia 12/05, parte da equipe de pesquisadores do projeto "A leitura na formação integral dos jovens do Trairi", em fase de finalização, visitou duas escolas da Região, a fim de divulgarem o documento elaborado com os dados analisados sobre o perfil de leitores literários dos alunos ingressantes em 2016 no Campus Santa Cruz do IFRN: Escola Estadual Professora Herondina Caldas, em Serra Caiada, e Escola Estadual Severino Bezerra Ambas, em Tangará.

O projeto teve início em agosto e encontra-se na fase de conclusão. Coordenado e orientado pela professora de Língua Portuguesa e Literatura,Mylenna Vieira Cacho, a equipe é constituída também por três alunos do quarto ano de Informática do integrado: Paulo Ricardo das Chagas Oliveira, Nadja Elizabeth de Andrade Fontes e Roger Cadmiel de Freitas.

Sobre a pesquisa, o aluno Paulo Ricardo afirma "Possibilitou-me ter um olhar atento à realidade, sobretudo aos problemas encontrados na Região Trairi,e perceber na pesquisa o caminho para análise e reflexão em busca de encontrar melhorias educacionais e sociais."

Os pesquisadores continuarão os estudos em 2017 com intuito de analisar o perfil dos novos estudantes ingressos em 2017, fazendo um comparativo com os do ano anterior e refletindo sobre as políticas públicas e a importância da leitura literária para a formação crítica e cidadã dos sujeitos.

supercopia_ok

Comentários (0)
24
May

PROFISSA

O profissional dos novos tempos. Este foi o tema que o consultor e palestrante Fábio San Martin abordou em palestra realizada na manhã desta quarta-feira (22), no auditório Cortez Pereira, para os servidores da Assembleia Legislativa.

O palestrante fez uma explanação partindo do princípio de que o sucesso ou fracasso de uma organização depende dos profissionais, não apenas em relação aos aspectos técnicos, mas principalmente em relação aos aspectos comportamentais.

“Não queiramos ser medianos, do tipo um profissional com nota 7, mas tentemos ser o melhor no que fazemos. Quando mudamos, o ambiente e a empresa também mudam”, afirmou. 

Fábio San  Martin integra a equipe da consultoria San Martin & Niklas, que há 17 anos atua na área de gestão, consultoria e treinamento em mais de 175 empresas. O palestrante é formado em Administração de empresas e possui MBA em Gestão de Negócios pelo Ibmec.

Comentários (0)
24
May

camara_sessaocamaraplenarioEm mais uma sessão ordinária do Legislativo Municipal, os vereadores santa-cruzenses teceram elogios à festa de Santa Rita de Cássia.

Em todos os pronunciamentos, os legisladores ressaltaram a importância dos festejos para o município, não só no cunho religioso, mas social e econômico, gerando divisas a cidade e beneficiando a população.

O vereador Tarcísio Reinaldo destacou que a festa hoje é um sucesso graças ao empenho do município em deixar a cidade organizada. "As pessoas tem gosto de voltar a Santa Cruz e vê a cidade organizada e bem cuidada. Isso traz mais turistas ao município, em um papel decisivo do poder público", ressaltou o vereador.

Já Thiago Fonseca, líder do governo na Câmara, enfatizou a movimentação no comércio nos dias de festa. "A movimentação econômica na cidade é impressionante. Vemos as pessoas ganhando mais, empregando mais e ficamos felizes em ver que a festa cresce a cada ano beneficiando os comerciantes locais", destacou Thiago.

O presidente do legislativo municipal, Monik Melo, enfatizou a parceria entre Paróquia e Prefeitura na realização dos festejos. "Tudo que se viu foi organização, eventos bem participados e acredito que o dia da procissão foi marcante para todos, reunindo milhares de pessoas na cidade. Foi impressionante" finalizou Monik Melo.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)