Banner
05
Mar

camara_seminariocapacitacaoA Câmara Municipal de Santa Cruz iniciará nesta segunda-feira, 06 de março, uma série de eventos visando a qualificação do Poder Legislativa Municipal.

O primeiro Seminário será voltado para os Vereadores e a Direção do Legislativo. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Monik Melo, o objetivo da ação é qualificar todos os servidores, afim de prestarem o melhor serviço possível à população.

Comentários (0)
05
Mar

FOTO_SEDE-PREFEITURADESANTACRUZ-OK

A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Administração, divulgou, nesta sexta-feira (03), o Edital de Convocação nº 001/2017 do Processo Seletivo Simplificado da Assistência Social. Trata-se da convocação dos candidatos aprovados no certame para a contratação, em caráter temporário.

Os candidatos, que assumirão cargos em serviços ligados à Assistência Social, têm dois dias (06 e 07 de março de 2017) para compareceram ao Departamento de Recursos Humanos, localizado na sede da Prefeitura de Santa Cruz, no horário das 08h às 11h30 e das 14h às 16h30.

Os documentos que deverão ser apresentados pelos candidatos no ato de sua apresentação são os seguintes: originais e 01 (uma) cópia xerográfica da Cédula de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Comprovação de Obrigações Eleitorais, Certificado de Reservista (se for o caso), PIS/PASEP, Carteira de Trabalho, comprovação da escolaridade exigida para o cargo, casamento ou averbação de divórcio, comprovante de residência, comprovante de conta corrente do Banco do Brasil (se tiver), conforme o item 9.2 do Edital nº 001/2017 do Processo Seletivo, bem como ainda os candidatos convocados deverão preencher no ato do comparecimento declaração de bens e declaração de acumulação de cargos (se for o caso).

O não comparecimento até às 16h30 do dia 07 de março de 2017, será considerado como desistência do candidato, na forma da Lei.

Confira a lista dos convocados:

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS

Assistente Social

Flavia Moura de Medeiros

Fabricia Maria Soares da Silva

Alyne Celly da Rocha

Cristiane França da Silva

Psicólogo

Alexsandra Braga Torres

Agente Social

Camila Vanessa Martins da Silva

Angelica Cardoso da Silva Soares

Marlene Claudete Dantas

Andrea Rodrigues de Medeiros

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV

Orientador Social

Heloise Chiarelli Alves Medeiros Pessoa

Rosimeire Alves de Souza

Oficina de Artes

Eduardo Vicente Silva Campelo

Oficina de Capoeira

Idalino Suprici da Silva Azevedo

Oficina de Judô

Claudionor Araújo da Silva Júniot

Oficina de Futsal

Ricardo Wagner Azevedo de Lima

Eliane Silva da Luz

Oficina de Violão e Percussão

Antônio Estevam Fernandes

Oficina de Sopro e Teclado

Jofran das Chagas e Silva

Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS

Agente Social

Zildaina de Lima Silva

Programa Bolsa Família

Entrevistador

Ana Célia Gonçalo Campo

Francisca Verônica de C. Bezerra

Sávio Moreira de Lima

Isabel Cristina F. de Lima Gomes

Digitador

Sidney Silvane dos Santos

Whalida de Carvalho Limeira

Esmael Suel da Silva

Ianny Karoliny Ferreira Azevedo

Comentários (0)
05
Mar

rafael_usinachinaO deputado federal Rafael Motta (PSB) visitou uma "solar farm", uma especie de fazenda de energia solar, na cidade chinesa de Jiangshan. O local alia produção energética ao cultivo de plantas medicinais chinesas. "A China é hoje o maior produtor de energia solar do mundo e podemos adaptar experiências positivas como essas para o Brasil, em especial o Nordeste, que tem grande potencial devido às condições climáticas da região e a irradiação solar", afirmou o deputado federal.

A solar farm visitada por Rafael Motta tem mais de 700 mil células fotovoltaicas, instaladas pela Chint, mesma empresa que assinou um protocolo de intenções com o Governo do Estado para a instalação de uma fábrica de produção de placas para captação de energia solar no Rio Grande do Norte.

"A solar farm tem mais de 400 hectares e 200 megawatts instalados. Além disso, no espaço há também cultivo de plantas medicinais, feito pela comunidade local, gerando renda não só para os técnicos, como também para os pequenos agricultores", afirmou o parlamentar.

Integrante da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados e secretário da Frente Parlamentar de Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Econômica, Rafael Motta visitou a China em missão oficial.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
05
Mar

Raniere_no_curso_do_TCE_2A Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN) está disponibilizando um modelo de regimento interno atualizado para as casas legislativas do Estado. O documento está disponível para os presidentes de Câmaras na sede da entidade em Natal e pode ser solicitado pelo telefone 3211-0845.

O objetivo da Fecam-RN, segundo o presidente da entidade, Raniere Barbosa, é facilitar a atualização das Câmaras Municipais potiguares, melhorando ainda mais o trabalho dos vereadores a favor das suas cidades.

"Esta é uma ação simples, mas de fundamental importância para o bom funcionamento do poder legislativo municipal. São várias as reivindicações junto a Fecam-RN neste sentido e, agora, estamos atendendo a este pleito para que as Câmaras possam melhorar ainda mais seus trabalhos pelos cidadãos potiguares", disse Raniere, que também é presidente da Câmara Municipal de Natal.

supercopia_ok

Comentários (0)
04
Mar

plantaopolicial-okO município de Campo Redondo viveu uma noite de sexta e madrugada de sábado de terror. Diversas ações criminosas foram registradas na zona rural e na cidade.

As ocorrências começaram na comunidade rural Baldo, onde três homens fortemente armados assaltaram três populares e roubaram suas respectivas motos. Todas as ocorrências foram bastante violentas com ameaças as vítimas.

Já na cidade de Campo Redondo, na madrugada de hoje, diversos homens invadiram a sede do município em dois carros. Lá, assaltaram clientes que estavam em um bar, depois roubaram feirantes que estavam montando suas bancas para a feira livre do município e ainda fizeram alguns reféns para arrombar a agência dos Correios de Campo Redondo.

Após todas as ocorrências, os homens ainda saíram da cidade atirando por diversas vezes e ameaçando os populares.

A Polícia Militar do Trairi se mobilizou e começou uma perseguição contra os acusados de cometer os crimes. A Polícia Conseguiu recuperar os dois veículos utilizados nos roubos e o cofre da agência dos Correios.

Agora, homens da Polícia Militar de Santa Cruz e da Paraíba estão fazendo um cerco na zona rural de Picuí, no estado vizinho, em busca de prender os homens envolvidos na ação. Um cerco está sendo feito na mata para prender os assaltantes.

A qualquer momento mais detalhes desta ocorrência grave em Campo Redondo.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
03
Mar

Fernanda_CostaDemonstrando insatisfação com a forma do Estado em negociar o transporte escolar, a prefeita de Santa Cruz Fernanda Costa concedeu entrevista ontem no programa Conexão Trairi, da Rádio Santa Cruz AM,  para explicar o porquê de não ter renovado o acordo para transporte de alunos da rede estadual de ensino.

Segundo Fernanda, o estado não tem feito repasses de verbas que justifiquem o transporte feito, transferindo apenas responsabilidades que são suas para os municípios. "A verba repassada pelo estado não custeia a quantidade de alunos da rede estadual que transportamos diariamente, mas surgem as cobranças por um transporte de maior qualidade, sendo que a responsabilidade financeira é bem maior para o município. Isso é quase uma transferência de responsabilidade, o que tem trazido prejuízos para os cofres públicos e para os alunos da rede municipal que não tinham um transporte mais adequado. Por isso que resolvemos fazer essa experiência esse ano e ao final do ano vamos apresentar uma proposta ao Estado, caso aceite o acordo poderá ser assinado novamente", destacou Fernanda.

A prefeita ainda falou que o feedback que é feito por parte de órgãos ligados ao estado não tem acontecido, o que causa prejuízos ao município. "Ano passado tivemos dificuldade para aprovar nossa prestação de contas, porque a DIRED emitiu relatório demonstrando insatisfação com o transporte escolar, então acredito que será importante o estado conhecer a realidade da execução do transporte escolar, as dificuldades cotidianas e vê que não é simples executar um programa deste tamanho com recursos limitados", enfatizou a gestora municipal.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
03
Mar

FOTO-TRANSPORTE-ESCOLAR-OKO impasse entre a Prefeitura de Santa Cruz e o Governo do Estado para o transporte escolar dos estudantes deve se manter, pelo menos, por este ano.

Insatisfeita com falta de verbas e apoio para o transporte coletivo de alunos das redes municipal e estadual de ensino, a Prefeitura de Santa Cruz tomou a inédita decisão de transportar apenas os estudantes de sua rede, deixando o estado responsável por transportar os alunos que lhe competem.

Para que isso ocorra, foi feito um cadastramento dos estudantes da rede municipal que irão utilizar o transporte escolar, seja ele da zuna rural para zona urbana, ou o transporte feito entre diferentes comunidades rurais.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, cerca de 400 alunos vão utilizar este transporte, com garantia de maior eficiência nos serviços. Cada estudante irá receber uma carteirinha de identificação.

Em contrapartida, o Governo do Estado ainda não tomou a decisão de como será o transporte escolar dos alunos de sua rede de ensino. Dados da 7ª Diretoria Regional de Educação (DIRED) revelam que mais de 420 alunos dependem do transporte na zona rural para zona urbana para estudar.

Com a nova realidade, encontros estão acontecendo entre a Secretaria Estadual de Educação e a DIRED para que o problema seja revertido e que o transporte aconteça normalmente para os estudantes matriculados no estado.

Comentários (0)
03
Mar

plantaopolicial-okA Polícia Militar registrou na noite de ontem um homicídio na cidade de São Tomé, região Potengi do estado.

A vítima foi identificada por José Edmilson da Silva, de 30 anos. Ele estava em sua residência, quando recebeu a ligação de um homem não identificado o chamando para a área de lazer São Sebastião. No local, José Edmilson foi alvejado por um tiro de arma de fogo calibre 12 na cabeça. A vítima morreu na hora.

A Polícia Militar fez diligencia em busca de prender acusados da ação, mas não foi detido ninguém e a lei do silencio prevaleceu no local. O caso agora será investigado pela Polícia Civil.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
03
Mar

jogocomemorativo8marcoNa estreia do Flamengo na Libertadores da América, a torcida organizada do time em Santa Cruz, denominada RN de Santa Cruz, realiza um evento para reunir todos os flamenguistas do Trairi.

Comemorando dois anos de existência, os flamenguistas estão sendo convocados para assistir o jogo no Point Pizzaria, na Praça Coronel Ezequiel, no Centro de Santa Cruz na próxima quarta-feira, dia 8. Lá terá a exibição do jogo, show com o cantor Felipe Santos e sorteio de brindes.

Além de se confraternizar, a organização espera criar um hábito para assistir os jogos do Flamengo em conjunto, com os torcedores tendo uma opção de assistir aos jogos entre amigos.

supercopia_ok

Comentários (0)
03
Mar

A Polícia Rodoviária Federal encerrou a meia-noite de quarta (01/3), a Operação Carnaval 2017. Durante o período do carnaval a fiscalização e o policiamento nas rodovias federais, contou com efetivo extra. Policiais que trabalham administrativamente e policiais que trabalham em outras unidades operacionais foram remanejados para compor equipes.

Durante a operação, a PRF realizou ações educativas com o objetivo de sensibilizar as pessoas que fossem viajar durante o feriadão, para os cuidados com a segurança do trânsito. Um total de 1.026 pessoas foram sensibilizadas através da ação do Cinema Rodoviário e abordagens educativas em unidades operacionais da PRF.

Durante a operação foram fiscalizados 5.102 veículos e 5.829 pessoas. 3.123 motoristas foram submetidos ao teste de etilômetro, dos quais 68 foram autuados. 2.660 condutores foram autuados por infrações diversas, sendo 312 só por ultrapassagens proibidas. 33 pessoas foram presas, sendo 12 por embriaguez e 21 por outros crimes. 1.477 veículos tiveram imagens capturadas por transitarem em excesso de velocidade.

A PRF verificou nesse período um problema recorrente nas estradas em todo o Brasil: a falta do uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção para crianças pelos ocupantes dos veículos. Das multas sobre o cinto de segurança, 80% foi motivado pelos passageiros, sendo 136 autuados, enquanto 35 motoristas foram multados pelo mesmo motivo. As imprudências estão previstas no artigo 167 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), sendo graves, com multas de R$ 195,23, tendo 5 pontos na CNH.

Quando o passageiro é uma criança menor de sete anos e meio é obrigatório um dispositivo apropriado à sua faixa etária, como a cadeirinha. Essa atenção preserva adequadamente sua segurança e conforto. Durante as fiscalizações da PRF no carnaval foram identificados 24 motoristas que descuidaram dessa obrigação, e tiveram o registro da multa gravíssima, que custa R$ 293,47 e acarreta 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Em todas elas o motorista é o responsável pela falha do passageiro e arca com a multa. Na ocorrência de acidente, uma pessoa solta no interior coloca em risco todas as outras, mesmo as com cinto de segurança.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
03
Mar

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) está com matrículas abertas para o Curso Básico de Percussão. Ao todo são oferecidas 20 vagas e as inscrições seguem abertas até esta sexta-feira, dia 03 de março.

O curso é direcionado para iniciantes e para pessoas que já possuem conhecimentos prévios de música. Ele está programado para acontecer aos sábados e tem 16 aulas com duração de uma hora cada. Além disso, também ocorrem mais três encontros para os ensaios do recital de conclusão do curso.

O valor do investimento é de R$ 400, divididos em três parcelas. Interessados em participar devem comparecer à Secretaria de Extensão, localizada na Escola de Música, das 8h às 12h. As aulas se iniciam no dia 04 de março. Outras informações podem ser consultadas pelos telefones (84) 9 9193-6429 e (84) 3342-2229, ramal 102.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
01
Mar

Pelo menos 43 pessoas foram assassinadas no Rio Grande do Norte durante o período de carnaval deste ano. As mortes foram registradas entre as primeiras horas da sexta (24) e o final da manhã desta quarta-feira (1°) – um aumento de 41,4% de acordo com o Observatório da Violência do RN (OBVIO). Ano passado, durante todos os dias de folia, foram 29 assassinatos. Já em 2015, foram contabilizados 24 homicídios.

Do total de assassinatos no estado, 40 pessoas foram mortas por arma de fogo, duas por arma branca e uma por espancamento. Entre os mortos há uma mulher.

Ainda de acordo com os dados do Observatório, a maioria dos assassinatos registrados no período de carnaval deste ano aconteceu na capital. Foram 13 até o momento. Veja a tabela completa:

Natal: 13
Mossoró: 5
Parnamirim: 4
Ceará-Mirim: 2
São Gonçalo do Amarante: 2
Extremoz: 2
São José de Mipibu: 2
Arez: 1
Grossos: 1
Macau: 1
Martins: 1
Santa Cruz: 1
Tangará: 1
São Pedro: 1
Assu: 1
Porto do Mangue: 1
Carnaúba dos Dantas: 1
São Paulo do Potengi: 1
Itajá: 1
Nísia Floresta: 1

Comentários (0)
01
Mar

Viabilizado por meio de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o Mestrado Profissional em Gestão e Inovação de Saúde está com inscrições abertas para formação de sua primeira turma.

Os interessados podem se inscrever até 17 de março, no endereço https://sigaa.ufrn.br. São 15 vagas anuais para o curso, que terá duração de 24 meses e 12 professores vinculados ao Programa. O início do curso está previsto para o mês de julho.

O curso é voltado à formar profissionais capazes de incorporar métodos e fundamentos científicos na prática profissional e constituir especialistas capazes de diagnosticar, propor e avaliar soluções para problemas no âmbito da saúde.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
01
Mar

O Ministério Público Federal (MPF) em Assu está com inscrições abertas para o processo seletivo de estagiário de Direito. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de março – sempre de 10h às 16h, nos dias úteis – e são gratuitas. O interessado deve preencher o formulário de inscrição disponível no endereço eletrônico http://www.mpf.mp.br/rn/estagie-conosco/concursos-de-estagio/2017/processo-seletivo-para-estagio-de-direito-procuradoria-da-republica-no-municipio-de-assu, onde também constam os editais com regras e datas gerais do concurso. Depois de preenchido o formulário, deve levar a documentação necessária até a Procuradoria da República no Município, localizada na rua Sinhazinha Wanderley, 912, no Centro de Assu.

Para poder se inscrever, o estudante necessita estar matriculado em uma das instituições conveniadas com a Procuradoria da República no Rio Grande do Norte; ter concluído pelo menos 40% da carga horária ou dos créditos necessários do curso; e não deve estar para se formar nem no primeiro, nem no segundo semestre deste ano.

A prova está prevista para ser aplicada no dia 12 de março, constando de 40 questões de conhecimento específico e ainda uma questão discursiva, que "consistirá na elaboração de dissertação, análise e interpretação e/ou elaboração de peça ou texto jurídico". Essa última, contudo, só será corrigida caso o candidato obtenha, na prova objetiva, classificação até o 15º lugar.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
01
Mar

O Tribunal Regional do Trabalho informa que nos primeiros dias deste mês de março estará sendo publicado edital de  licitação,  para contratação de empresa de prestação de serviços de limpeza e conservação.

A empresa contratada irá prestar os referidos serviços nas unidades da sede do TRT em Natal (Complexo Judiciário Ministro Francisco Fausto), e nas Varas do Trabalho do interior do Estado.

As empresas interessadas em participar do certame poderão acessar o edital, quando este for publicado,  no link a seguir:

https://www.trt21.jus.br/Asp/Licitacao/Editais.asp 

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
26
Feb


IMG-20170226-WA0000A primeira noite do Carnaval de Santa Cruz foi realizada com sucesso. Milhares de pessoas saíram as ruas nos blocos carnavalescos e participaram dá festa gratuita na Vila de Todos.

O carnaval em Santa Cruz volta a ser movimentado na noite de terça com festa aberta na Vila.

supercopia_ok

Comentários (0)
25
Feb

assassinatosabadocarnaval2017A Polícia Militar registrou no final da tarde de hoje, sábado de carnaval, o primeiro homicídio em 2017 em Santa Cruz.

A vítima foi identificada inicialmente por Fernando. Segundo a Polícia Militar, o jovem estava na Avenida Paulo Afonso, no bairro Paraíso, quando quatro homens saíram de um veículo e atiraram contra ele diversas vezes. O jovem morreu na hora.

Policiais militares estão isolando a área aguardando a chegada do ITEP. A Polícia Militar faz diligencia em busca dos acusados de cometer o crime. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
25
Feb

BANNER-CARNAVAL2017A Prefeitura irá promover dois dias de festa durante o carnaval em Santa Cruz. Além do desfile dos blocos carnavalescos no primeiro dia de folia (sábado, 25 de fevereiro), na Praça Cel. Ezequiel, haverá festa também na Vila de Todos. A festa esse ano tem o tema: "Com paz e alegria, caia na folia".

No sábado (25), a partir das 23h, se apresentam "Max, Neide e Banda Estrelar" e "Gerliane Souza". No último dia de carnaval, terça-feira (28), também a partir das 23h, "Batuka Moleque" e "Kamarguinho Mulekeiros". Todos os shows acontecem no palco da Vila de Todos.

O carnaval de Santa Cruz contará com a participação dos blocos: "Os Cavernas", "Os Largados", "Os Viciados na Cachaça", "Os Dominados", "Extravasa Folia", "As Kengas", "Bloco do Preá", "Zero Discriminação", "Os Sem Frescura" e "Unidos do Samba".

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
24
Feb

fernanda2016-fernanda1O carnaval começa amanhã e o pagamento dos servidores de Santa Cruz já está efetuado.

Cumprindo com o compromisso responsável de pagar os servidores em dias, a prefeita Fernanda Costa efetuou o pagamento de forma antecipada, para garantir que os servidores municipais possam festejar os próximos dias com seu salário pago.

A ação mostra compromisso da gestão com os servidores e ajuda a movimentar a economia local, já que o carnaval terá dois dias de folia promovidos pela prefeitura, no sábado e terça-feira, com desfiles de blocos carnavalescos e festas gratuitas na Vila de Todos.

banner_carloschagas

Comentários (0)
24
Feb

som_automotivo_ok

Foto ilustrativa

O Ministério Público do Rio Grande do Norte, através da comarca de Santa Cruz, publicou recomendação para utilização de equipamentos sonoros durante o carnaval nas cidades que compõe a comarca.

Segundo documento assinado pelo promotor, Dr. Eugênio Carvalho Ribeiro, o uso de equipamentos de som, seja ele automotivo ou individual, só poderá ser feito até às 22h de cada noite de carnaval, em áreas residenciais das cidades.

Durante o dia, o limite de utilização dos equipamentos de som ficará condicionado às reclamações dos moradores, que devem acionar os trabalhos da Polícia Militar, caso abusos ocorram. A noite, não há limite de som no período das 18h às 22h, sendo este o horário máximo para utilização de equipamentos sonoros em áreas residenciais.

Após o horário limite, apenas os locais públicos em que a Prefeitura da cidade irá realizar as festividades carnavalescas, estão liberados para ter equipamentos sonoro, contratados pela prefeitura, ficarem ligados durante a madrugada.

Caso haja descumprimentos das normas, segundo a recomendação, a Polícia Militar deve levar o equipamento sonoro e ficar apreendido no pátio da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Santa Cruz, e caso haja desacato da autoridade, o individuo pode ser detido em flagrante para futuras sanções.

Além das recomendações para os foliões, os proprietários de estabelecimentos comerciais como bares, lanchonetes e similares devem ficar atentos, pois está proibido que clientes ou fregueses liguem equipamentos sonoros nos estabelecimentos.

Segundo o documento do Ministério Público, o estabelecimento comercial deve ter em letras garrafais e local visível a seguinte frase: NESTE ESTABELECIMENTO É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A UTILIZAÇÃO DE SOM AUTOMOTIVO. Caso o proprietário descumpra a norma, poderá sofrer sanções da Polícia Militar e do próprio Ministério Público.

As recomendações são válidas para o período carnavalesco dos seguintes municípios que compõe a comarca de Santa Cruz: Japi, Lajes Pintadas, Campo Redondo, São Bento do Trairi, Coronel Ezequiel, Jaçanã e Santa Cruz.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
24
Feb

PROJETO-CASADASPALAVRAS-001Com o total apoio da Prefeitura, o projeto A Casa das Palavras se instalou em Santa Cruz durante dois dias, 21 e 22 de fevereiro (terça e quarta-feira). Várias atividades culturais foram desenvolvidas: cordel, mamulengo, música, palestra, teatro e poesia. Toda a estrutura necessária para que os eventos fossem realizados foi disponibilizada pela Prefeitura de Santa Cruz, que incentivou a vinda do projeto por reconhecer a sua importância na valorização da cultura potiguar. As apresentações foram prestigiadas por um bom público e, nesta quarta-feira (22), também esteve na plateia a Prefeita Fernanda Costa.

Nos dois dias em que esteve em Santa Cruz, o projeto A Casa das Palavras reuniu os poetas Antônio Francisco e Edcarlos Medeiros, o Grupo Caçuá de Mamulengo, a Banda Filarmônica de Cruzeta, com regência do maestro Bembem Dantas, o Grupo de Poesia de Santa Cruz (Apoesc), o grupo Teatral Facetas e a Banda de Música Mestre João Roberto Paz e União. As apresentações aconteceram todas na Praça Coronel Ezequiel, de forma gratuita. O evento também contou com oficina de Mamulengo e uma palestra do escritor Thiago Gonzaga,  abordando o tema "Uma Vida Transformada pelos Livros", no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

O projeto também deixou instalada uma "minibiblioteca" na Praça Coronel Ezequiel Mergelino, que poderá ser utilizada pela população da seguinte maneira: quem pega um livro para ler, deverá deixar outro no local.

A Casa das Palavras

A Casa das Palavras é um projeto itinerante, que leva arte e encantamento às pessoas. Em pouco mais de dois anos de existência, o projeto já percorreu mais de 12 municípios (Assú, Mossoró, Angicos, Pau dos Ferros, Currais Novos, Parelhas, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, Macaíba, Natal, Ceará-Mirim, entre outros) e instalou 30 minibibliotecas. A cada minibiblioteca que fica funcionando, pode-se dizer que um instrumento lúdico e artesanal passa a ajudar na conquista da cidadania e autonomia da população que tem acesso aos livros.

A Casa das Palavras tem o patrocínio da Cosern, Oi e Governo do RN – através da Lei Câmara Cascudo. Em Natal, o projeto é patrocinado pela Unimed Natal, Arena das Dunas e Prefeitura do Natal - através da Lei Djalma Maranhão. Em Santa Cruz, as ações tiveram o apoio da Prefeitura de Santa Cruz.

PROJETO-CASADASPALAVRAS-003

PROJETO-CASADASPALAVRAS-007

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
24
Feb

JORNADA-PEDAGGIA-001Buscando consolidar o planejamento e as ações estratégicas para o ano letivo, estabelecendo metas para melhoria do processo ensino aprendizagem no município, a Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza, desde a última terça-feira (21), a Jornada Pedagógica. Com o tema "Educação: a construção se faz por todos e para todos", o planejamento segue até esta quinta-feira (23) com a participação de gestores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino.

No primeiro dia, terça-feira (21), aconteceu a abertura oficial do evento e foram ministradas palestras no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Já nesta quarta-feira (22), educadores estiveram reunidos para o planejamento das escolas municipais por polos, na sede da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Na quinta-feira (23), último dia da jornada, os educadores irão consolidar as ações programadas em suas respectivas escolas.

A Jornada Pedagógica é a última ação de planejamento para o ano letivo, que nas escolas do município terá início na segunda-feira, dia 6 de março.

banner_carloschagas

Comentários (0)
24
Feb

ifrn-fachada-centralOs alunos que estão encerrando o ensino fundamental, ou que terminaram ano passado, são de escolas públicas e querem melhor se preparar para o exame de seleção do IFRN já podem se inscrever no ProItec 2017.

O programa, que funciona como um cursinho a distancia preparatório, não tem limite de vagas e os interessados devem acessar o portal do IFRN para se inscrever e garantir participação para melhor se preparar para a seleção.

O aluno inscrito do ProItec recebe uma material didático com livras e DVDs para estudar para o exame de seleção, que acontecerá em outubro. Além disso, o estudante já garante a inscrição gratuita no exame e que irá concorrer apenas com estudantes de escolas públicas.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
24
Feb

REUNIAO-FACISA-OKA parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz e a Faculdade de Ciência da Saúde do Trairi (FACISA), campus de Santa Cruz da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), se fortalece cada vez mais. Um bom exemplo foi a recente oficialização da doação do prédio da Escola Miguel Lula, realizado pelo Poder Público Municipal para o projeto de expansão da instituição federal.

Nesta terça-feira (21), fruto dessa parceria, uma reunião entre o Secretário de Esportes de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, com representantes da FACISA, definiu que o Centro de Treinamento José Rodrigues da Rocha (CT) será utilizado também como local de estágio de alunos dos cursos de fisioterapia, nutrição e enfermagem oferecidos pela UFRN na capital do Trairi.

Jackson Jaedyson explicou que a parceria consiste no uso das instalações do CT para as atividades dos alunos que estão em fase de conclusão de seus cursos e que, entre elas, estão os atendimentos em saúde que são oferecidos para população. "Toda terça e quinta, pela manhã, professores e alunos estarão realizando esses atendimentos. É uma parceria que beneficia também a população, afinal, pessoas hipertensas, obesas e diabéticas estarão sendo assistidas", afirmou.

Reformado e ampliado durante o primeiro mandato da Prefeita Fernanda Costa, o Centro de Treinamento dispõe, além de amplo espaço e estrutura moderna, de uma academia com equipamentos de ponta.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
24
Feb
retirocarnaval2017

Comentários (0)
24
Feb

FOTO-SEDE-PREFEITURAO resultado final da segunda fase (entrevistas) do Processo Seletivo Simplificado da Assistência Social de Santa Cruz foi divulgado pela Comissão Organizadora do certame. Como a fase de entrevistas era a última etapa do processo, os candidatos agora deverão ficar atentos para o edital de convocação, que deverá ser divulgado em breve.

A quantidade de profissionais que serão contratados temporariamente para os serviços ligados à Assistência Social (CRAS, CREAS, SCFV e Bolsa Família) está especificada no Edital 001/17 (http://www.diariomunicipal.com.br/femurn/materia/BFD7F6EB), serão 32 no total.

Confira as listas com o resultado final do processo:

Bolsa Família (clique aqui e veja a classificação)

Centro de Referência de Assistência Social-CRAS (clique aqui e veja a classificação)

Centro de Referência Especializado da Assistência Social-CREAS (clique aqui e veja a classificação)

Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos-SCFV (clique aqui e veja a classificação)

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
24
Feb

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) decidiu permitir novas nomeações e posses de professores e especialistas em educação aprovados no concurso público realizado através do edital 001/2015, desde que seja demonstrada a real necessidade e risco de comprometimento de aulas pela falta de pessoal e que sejam vagas oriundas de reposição decorrente de aposentadoria ou falecimento dos servidores.

Segundo o voto do relator, conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, acatado pelos demais conselheiros na sessão desta quinta-feira (23), a Secretaria Estadual de Educação deverá demonstrar o risco de prejuízos ao ano letivo em relação a cada disciplina e escola da rede de ensino. As nomeações do referido concurso estavam suspensas após medida cautelar da Corte de Contas, agora revista em razão pedido de reconsideração da Secretaria Estadual de Educação e da Secretaria Estadual de Administração.

A medida cautelar anteriormente concedida era motivada pela falta de comprovação por parte das secretarias acerca do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. "Não resta suficientemente comprovado que as nomeações solicitadas atendem as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, pois além de não se demonstrar com precisão o impacto financeiro que as novas nomeações causarão em um estado que já em severa crise, nem mesmo se demonstra se as vagas que se pretende ocupar foram abertas em razão da morte ou aposentadoria de servidores, permitindo nomeação excepcional, conforme regulamentado pela já referida LRF", aponta o voto.

Comentários (0)
23
Feb


IMG-20170223-WA0094O deputado estadual Tomba Farias participou na noite de hoje da abertura do Carnaval em Nova Cruz.

Acompanhado do ex-prefeito Cid Arruda e de correligionários, Tomba prestigiou a passagem de blocos de um dos carnavais mais animados do Agreste.

O legislador estadual ainda destacou a sempre marcante receptividade do povo novacruzense para com ele e parabenizou os populares pela animação nos festejos carnavalescos.

supercopia_ok

Comentários (0)
23
Feb

penosaco2017Mostrando compromisso com o eleitor e cumprindo promessa de campanha, o vereador Ernesto Luiz, de Lajes Pintadas, realiza no próximo sábado a segunda edição do "Pé no Saco".

O evento visa levar alegria e momentos de diversão no início do carnaval para os populares do sítio Saco de Dentro, na zona rural de Lajes Pintadas, uma das principais bases do vereador. Para animar os festejos, a banda Amigos Forrozeiros tocará durante a tarde toda.

O segundo "Pé no Saco" conta ainda com apoio da Prefeitura de Lajes Pintadas.

Comentários (0)
23
Feb

EXPOTEC-PNAIC-002No ano passado, a Prefeitura de Santa Cruz aderiu e desenvolveu ações previstas no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) durante todo o ano letivo. Parte do que foi produzido pelos professores e alunos integrados ao projeto foi exposta durante a sexta edição da Exposição de Tecnologia, Ciência e Cultura (EXPOTEC), realizada de 15 a 17 de fevereiro pelo campus de Santa Cruz do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

O material exposto foi fruto das várias atividades realizadas junto aos alunos da rede municipal de ensino. Tudo o que foi produzido faz parte das atividades que têm como objetivo principal a elevação dos índices de alfabetização dos estudantes. São elementos que contribuem para o desenvolvimento de atividades lúdicas nas práticas educacionais.

PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

banner_carloschagas

Comentários (0)